Cuidados e Limpeza com Flauta de Prata ou Banhada a Prata
Limpeza da Flauta Transversal

A Prata é um dos materiais mais usado para Flautas Transversal, ela permite o instrumento ter uma ótima resposta sonora, um som Brilhante, Vivo e Colorido. 

Seja a Flauta banhada de Prata ou de Prata maciça, desejamos que seu brilho sempre esteja reluzente e para isso precisamos ter alguns cuidados no manuseio, manutenção e limpeza nos quais apreenderemos aqui. 

É importante compreender que além da limpeza da prata, e importante e necessário limpar os eixos e trocar por um óleo novo e reajustes, que deverá ser feito por um profissional. 

Fragilidade da Prata. 

A Prata é sensível ao enxofre, sódio, alguns ácidos e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico e alimentos. Um dos maiores responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre. [i] 

Cuidados e limpeza básica com sua flauta de Prata Maciça ou Banhada. 

- Sempre lave as mãos antes de usar a Flauta. Ao lavar as mãos você evita que elementos químicos, resíduos de alimentos e suor entre em contato direto com a prata. 

- Ao término do estudo ou concerto, enxugue perfeitamente o interior da flauta com o auxílio da vareta de limpeza e um pano absorvente (tipo fralda de algodão), isso evitará que a umidade deteriore as sapatilhas e oxide o instrumento. Limpe-o por fora (de preferência com outro pano, seco e não abrasivo) para retirar o excesso de suor e gordura presentes em nossas mãos.[ii] 

- Ao término do estudo, limpe e guarda a Flauta na caixa do instrumento. Nunca deixe a Flauta por muito tempo exposta, em mesas ou estantes, como vimos acima, um dos maiores responsável pelo escurecimento da prata é a poluição atmosférica. [iii] 

Tome sempre um cuidado especial em não raspar as sapatilhas com o pano ao limpar a parte externa do tubo da Flauta. 

Uso de produtos para limpeza da Flauta 


Em casos de flautas velhas, quando já oxidada, preta, um pano seco não resolve para devolver o brilho da Prata. Neste caso o melhor a Fazer é levar ao um profissional que desmontará a flauta e usará um especifico produto de limpeza. Veja seção do site Conserto/Ajuste de Flauta.

Produto para limpeza profunda
No entanto, para os que não têm acesso a um profissional, e aos que mesmo orientando, se aventure em limpar com produto químico seu próprio instrumento, segue a indicação do uso do produto “Silvo - Polidor de metais para Prataria e metais brancos.” Não use Kaol ou Brasso por serem mais agressivos a prata, a melhor opção é o Silvo.  Você pode usar também Wenol ou Simichrome. 

Produto para trazer de volta o brilho

Hagerty Silversmiths - Silver Polish
Um excelente produto importado que não faz limpeza profunda, mas deixa a flauta banhada a prata ou de prata maciça brilhando de novo e polida, é o Hagerty 10120 Silversmiths' Silver Polish. Recomendo.

Compre no Amazon:







Produto retardar as manchas na prata

3M Silver Protector Strips
A 3M disponibiliza uma fita chamada '3M Silver Protector Strips' que absorve sulfetos no ar, ajudando a manter o seu instrumento banhado a prata ou de prata maciça por mais tempo brilhando, sem escurecer e sem manchas. 

Compre no Amazon:




Nilson Mascolo Filho 

Nota:
[i] Site FazFacil.com.br 
[ii] Raul Costa d'Avila, Manutenção e Cuidados com a Flauta Transversal - Clique aqui 
[iii] Site FazFacil.com.br


Limpeza, Lubrificação e Ajuste (LLA) para sua Flauta-Transversal

Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista e professor de flauta, autor deste site com maior conteúdo e a maior referência de Flauta no Brasil e fora dele, autor de 10 métodos para flautas,oferece também serviços de luthieria para que sua flauta toque perfeitamente ou volte a tocar perfeitamente. 

Limpeza, Lubrificação e Ajuste (LLA)
Um profissional serviço de limpeza, lubrificação e ajuste é muito importante ser feita a cada 6 meses ou pelo menos uma vez por ano, para que sua flauta continue tocando perfeitamente e tenha uma vida útil maior. Neste tipo de serviço de Limpeza, Lubrificação e Ajuste (LLA), sua flauta será completamente desmontada, limpa e polida todas suas partes com uso de produto importado de alta qualidade. No bocal a rolha de vedação será limpa, testada e trocada se necessário. As molas da flauta serão todas testadas e substituídas se necessário. Todas as sapatilhas serão testas e limpas por produto importado especial para limpeza de sapatilhas, e substituídas as que apresentarem deficiência herméticas (acima de duas terão um valor adicional por sapatilhas). Todos os mecanismos da flauta (eixos e parafusos) serão limpos e lubrificados com novo óleo. Nos ajustes finais, calços serão trocados se forem necessários. Todos estes procedimentos de Limpeza, Lubrificação e Ajuste serão realizados com todo criterioso cuidado e experiência de Nilson Mascolo Filho.

Preços:
Flauta estudante: R$300,00
Flauta profissional: R$380,00
Obs.: Em caso de envio via correio o custo será a cargo do cliente.

Luthieria/Loja de Flauta e Escola de Flauta - Estudantes de Flauta
Rua Abadiânia, 673 -  900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000

Nilson Mascolo Filho
Whatsapp: (11) 99366-0470
Fone: (11) 99366-0470

Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente na luthieria.