Como usar Breath Builder?

Breath Builder é uma simples maquininha respiratória, fácil de ser fazer de forma caseira. Breath Builder permite a pessoa aumentar sua qualidade respiratória, aumentando sua capacidade pulmonar e o controle muscular que a envolve, como o diafragma. Breath Builder  é um cilindro de plástico transparente contendo uma bolinha de pingue-pongue e um tudo na parte superior para que se sopre e se sugue o ar. O objeto é ao expirar o ar para dentro do Breath Builder, a bolinha de pingue-pongue suba até a parte superior e ao inspirar, a bolinha de pingue-pongue permaneça na parte superior do Breath Builder. Existem diversas tipos de exercícios com Breath Builde, aqui aprenderemos três. Breath Builder é usada por todos os instrumentistas de sopro. Veja foto abaixo do Breath Builder. 

Relembre abaixo o que é Inspiração e Expiração. 
Inspiração: A inspiração é o processo de sugar o ar para dentro dos pulmões.
Expiração: Expiração é o processo  liberar, de expelir o ar contido nos pulmões para fora do corpo.

Neste exercício use o diafragma, mas de forma mais natural possível, sem exercer excessiva força e compresão, e também deve se tomar cuidado em não confundir o tencionar dos músculos do Abdômen com uso do diafragma.  Preste atenção no uso do diafragma e verifique que a região do diafragma esteja verdadeiramente se enchendo de ar. Mas se lembre sempre: use o diafragma de forma mais natural possível, semelhante ao uso quando estamos deitados. Nas oitavas mais agudas na flauta, tencionamos mais o diafragma para sustentar as notas e em notas mais graves tencionamos menos.

Nos exercícios abaixo, a repetição excessiva poderá causar sensações como tonturas ou náuseas, devido a hiperventilação que é provocada pela troca de gases, que acontece em proporções acima dos parâmetros normais, considerando-se uma respiração normal.  Na ocorrência destas sensações, interromper o exercício e sentar, permanecendo nessa posição até os sintomas cederem e só então prosseguir, procurando não forçar a sucção e sim mantê-la continuamente, mesmo não sendo em intensidade tão grande.

Exercício 1 – Apenas Expirar todo o ar dos pulmões. 

Sugue o máximo de ar que conseguir (Inspiração) e em seguida sopre todo ar para dentro do Breath Builder (Expiração) de tal forma que a bolinha de pingue-pongue suba até a parte superior do Breath Builder. Repita este processo o quanto julgar necessário, sugestão de 5 minutos.

Exercício 2 – Expirar e Inspirar

Sugue o máximo de ar que conseguir (Inspiração) e em seguida sopre todo ar para dentro do Breath Builder (Expiração) de tal forma que a bolinha de pingue-pongue suba até a parte superior do Breath Builder, e quando o ar dos pulmões estiver acabando, sugue novamente o ar para dentro (Inspiração), mas sem retirar a boca do Breath Builder e sem deixar a bolinha de pingue-pongue cair.  Repita este processo o quanto julgar necessário, sugestão de 7 minutos. Depois de dominado a técnica do exercício 1, não se faz mais necessário fazê-la, você pode começar direto no exercício 2 e 3. 

Exercício 3 – Com Articulações

Sugue o máximo de ar que conseguir (Inspiração) e em seguida sopre todo ar para dentro do Breath Builder (Expiração) de tal forma que a bolinha de pingue-pongue suba até a parte superior do Breath Builder e faça duas articulações com a língua, ‘TE’ ‘TE’,  e quando o ar dos pulmões estiver acabando, sugue novamente o ar para dentro (Inspiração), mas sem retirar a boca do Breath Builder e sem deixar a bolinha de pingue-pongue cair e, faça novamente as  duas articulações com a língua, ‘TE’ ‘TE’.  Você pode fazer esses exercícios com três articulações (TE , TE, TE), com quatro (TE, TE, TE)... Repita este processo o quanto julgar necessário, sugestão de 7 minutos. Veja abaixo algumas articulações:

No Vídeo abaixo, temos uma demonstração de uso Breath Builder:

Google Video


Onde comprar?

No Brasil,
Maria Leonor
(11) 2297-9967

No Estados Unidos
Flute Word


Este artigo e parte do artigo Como faço para melhor e aumentar minha capacidade respiratória para tocar flauta e assim ter um som mais bonito e melhor performance?. Leia este artigo que será muito proveitoso, alem de maior explicação, há outros tipos de exercícios respiratório para flautistas.

Nilson Mascolo Filho




Ċ
Nilson Mascolo Filho,
1 de jul de 2011 07:08