Como adequar e aproveitar melhor o tempo de estudo?

Marta Ozzetti / Publicado na Revista Weril n.º 131

Como adequar e aproveitar melhor o tempo de estudo? Essa é uma pergunta comum entre os estudantes de flauta de nível médio, ou seja, aqueles que já possuem conhecimento do instrumento e de leitura musical e pretendem desenvolver sua técnica. Nesta matéria, procuraremos dar uma orientação básica para o aluno e também indicar alternativas de exercícios e repertório a serem estudados.

O tempo de estudo pode ser dividido em três partes:

- Exercícios de sonoridade

- Exercícios de técnica e escala

- Repertório

Existem muitos exercícios nos métodos de flauta e ainda a possibilidade de se criar outros. Porém, é imprescindível escolher alguns e se aprofundar neles. A prática do estudo deve ser diária ou pelo menos freqüente. O tempo total precisa ser administrado para cada uma das três partes referidas acima. A princípio, a proporção entre elas pode ser igual; com o tempo, o estudante pode alterar a relação, sempre orientado por um professor.

A seguir, alguns exemplos de exercícios adequados para as duas primeiras partes propostas para este plano de estudo.

Exercícios

Sonoridade

O estudo de sonoridade tem como objevo melhorar o nosso som, deixando-o mais bonito. Ele se baseia em notas longas em forma de escala cromática e com intervalos gradualmente progressivos. Estes exercícios devem ser executados de forma lenta e com muita atenção. No início do século 19, o grande flausta e inventor Theobald Boehm apresentou em seu livro “The Flute and Flute-playing in Acouscal, Technical, and Arsc Aspects” esta forma eficiente de estudar sonoridade e décadas depois, o flausta francês Marcel Moyses escreveu sua obra prima " De La Sonorite - Art Et Technique" com mesmo conceito que Boehm originalmente inventou. Mesmo hoje, séculos depois de Boehm nos ensinar esta forma de estudar sonoridade, é ainda o modo mais eficiente e no qual uso neste método e inúmeros autores que escreveram sobre sonoridade igualmente.

De la Sonorité by Marcel Moyse

Publicado em 1934, De la sonorité propõe um método para adquirir uma bela sonoridade na flauta. Criados para o uso de flautistas avançados, os exercícios devem dar um meio para os músicos transformarem seus sons e obterem um timbre diferente e melhor. De la sonorité é dividido em cinco partes: 1. Timbre e homogeneidade de tom nos 3 registros 2. Flexibilidade de tom (especialmente no registro grave) 3. Notas de ataque e empastamento 4. Plenitude de tom 5. Manejo do tom na interpretação .

Para estudar este livro, leia este artigo: Como estudar a Arte da Sonoridade de Marcel Moyse por Marcel Moyse

Daily Warm Up Routine (sound exercises) by Sir James Galway

Sir James Galway, um dos maiores flautistas do mundo, desenvolveu 4 exercícios para aquecer a embocadura e desenvolver seu som com uma rotina diária de estudos.

Técnica e Escala

Galway, Scale exercise

Excelente e simples estudo de escala utilizada e composta pelo grande Mestre James Galway em seus festivais e Masterclass.

Sir James Galway, (nascido em 8 de dezembro de 1939) é um virtuoso flautista irlandês de Belfast, apelidado de "O Homem com a Flauta de Ouro". Ele estabeleceu uma carreira internacional como flautista solo e influenciou gerações com sua vibrante forma de tocar flauta.

Galli, Exercicio di Primo Grado - Op. 309

Excelente estudo de escala de nível fácil e muito melódico.

Raffaele Galli (Florença, 21 de fevereiro de 1824 - Florença, 2 de janeiro de 1889) foi um virtuoso flautista e compositor italiano.

O objetivo deste método é o desenvolvimento técnico-motor do flautista. O livro é baseado em escalas e intervalos por ser o estudo de escala e intervalos a base fundamental no estudo da flauta. Em suas 162 páginas, o método é composto com uma introdução com pontos importantes para o estudo de técnica. Enter

Taffanel, Grands Exercices Journaliers de Mecanisme (EJ)

Coleção de 17 exercícios diários de mecanismo de flauta, por Paul Taffanel e Philippe Gaubert. Todas as dificuldades do instrumento estão aí contidas. Cada exercício é precedido por uma tabela onde são indicadas as diferentes articulações. Estes exercícios podem ser trabalhados alternadamente em diferentes graus de intensidade. O Grands Exercices Journaliers de Mecanisme (EJ) é a parte 4 do Método de Flauta Completa de Taffanel e Gaubert. Considerado o guia prático para Flauta, o Método Completo para Flauta foi co-escrito por Paul Taffanel (1844-1908) e Philippe Gaubert (1879-1941). Publicado em 1923, este método é fortemente progressivo: ajudando o iniciante desde o início, deve desenvolver e ajudá-lo a dominar a teoria, técnica e timbre necessários deste instrumento

Reichert , 7 Daily Exercises for Flute, Op. 5

Matheus André Reichert (Pays-Pas, 1830-1880) foi um virtuoso flautista belga, chegou ao Brasil em 1859, contratado pelo imperador Pedro II. Conhecido e admirado por músicos eruditos como Carlos Gomes, Reichert também desenvolveu suas afinidades com o Brasil, com os serenatas e boêmios da época. Sua genial síntese musical é aqui recuperada pela pesquisa pioneira de Odette Ernest Dias. Entre suas numerosas composições para flauta, Reichert compôs seus sete exercícios diários que são usados por todos os flautistas do mundo.

Moyse, Scales and Arpeggios Exercises

Publicado em 1933, Gammes et Arpèges, do flautista e compositor francês Marcel Moyse (1889-1984), dá sequência a Exercices Journaliers (1922) e propõe um conjunto de 480 exercícios para flautistas intermediários. Uma tabela no início organiza o trabalho estabelecendo 12 exercícios por período de 30 minutos, podendo ser encontrados três tipos de exercícios: escalas maiores, escalas menores e arpejos de três a quatro notas.

Moyse, Exercises Journaliers

Exercices Journaliers Pour La Flute Série: Leduc Flute “Publicado em 1922 e escrito pelo flautista e compositor francês Marcel Moyse (1889-1984), Exercícios Diários propõe uma série de 25 exercícios para Flauta.

Criado para o uso de flautistas intermediários/avançados e com um cronograma determinado organizado ao longo de um mês, os Exercícios Diários devem ajudar os flautistas a se sentirem mais confortáveis ao usar os registros graves e agudos. Envolve exercícios sobre:

- Exercícios cromáticos

- Escalas de tons inteiros

- Arpejos de quinta aumentada

- Arpejos com sétima diminuta

- Escalas Maiores / Escalas Menores

- Tríades / Acordes de sétima

- Terças / Quartas / Sextas / Sétimas / Oitavas / Acordes quebrados

Acesse seção Estudo de Escala e encontre mais informações e partitura para estudar Escala.

Repertório

Além de estar de acordo com o nível técnico do aluno, a escolha do repertório precisa agradar àquele que irá estudá-lo. É importante mesclar estilos. Quem se dedica à música erudita, mas também inclui o popular em seu repertório, adquire mais recursos e enriquece seu trabalho.

A relação abaixo procura ser a mais rica possível, e está em ordem crescente de dificuldade. Ela foi baseada no programa de flauta transversal da ULM.

- E. Mahle: As Melodias da Cecília para Flauta Transversal

- E. Villani Côrtes: 5 Miniaturas Brasileiras para Flauta Doce ou Transversal

- Sonatas de Handel: Telemann,Vivaldi

- G. Fauré: Sicilienne op. 78

- Haydn: Serenade

- O Lacerda: Poemeto

- Gluck: Dança dos Espíritos Abençoados

- J. L. Loiellet: Sonata em Lá Menor

- Patápio Silva: Zinha, Serata D'Amore, Margarida

- Telemann: Concerto em Sol Maior

- Vivaldi: Concerto Op. 10 nº5

- Mozart: Sonatas

- E. Mahle: Sonatina 1973

- G. B. Pergolesi: Concerto em Sol Maior

- Telemann: 12 Fantasias

- Mozart: Andante e Rondó

- J.S. Bach, Veracini, Blavet, Leclair, C.P.E. Bach: Sonatas

- J.S. Bach: Suíte em Si Menor

- Chopin: Variações sobre Tema de Rossini

- Debussy: Syrinx

- Honegger: Dança da Cabra

- Patápio Silva: Primeiro Amor, Sonho

- C. Guarnieri: Sonatina

- Mozart: Concerto nº1, nº2 ou Flauta e Harpa

- G. Fauré: Fantasia

- Doppler: Fantasia Pastoral Húngara

- G. Enesco: Cantabile e Presto

- Martinu, Reinecke, Hindemith, Poulenc, Guarnieri: Sonatas

- Martin, Ibert, Bozza, Varèse: Peças

- O Melhor de Pixinguinha (Ed. Irmãos Vitale)

- Songbooks: Bossa Nova, Noel Rosa, Ari Barroso, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque e outros

- Álbuns de choros e valsas, etc.

Baixe as partituras das musicas na seção de partituras.

Segue na seção Partituras, partituras em PDF da seleção das mais belas musicas do repertório para Flauta Transversal. Clique aqui

Acesse seção Partituras e encontre mais informações e partitura para estudar músicas.

Marta Ozzetti é flautista e professora da Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) em São Paulo

Planilha de Estudo

Clique aqui para baixar uma Planilha para anotar seus estudos e ajudar a organizar seu tempo e estudos com a Flauta.

Voltar a página Artigos

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível. Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, fabricação artesanal e vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta.

Clique aqui para maiores informações