Chaminé das chaves, Soldada(Soldered Tone Holes) ou Repuxada (Drawn Tone Holes)?
As virtudes dos orifícios de tom de solda 
Por Steven Wasser, presidente, Verne Q. Powell Flutes 
Trad./Adapt.: Nilson Mascolo Filho


Quando você pensa em uma flauta "profissional", quais recursos e opções você pensa? Se você é um fabricante de flauta, uma característica importante de uma flauta personalizada(handmade custom) feita à mão é o tipo da chaminé da tom utilizado. Existem dois métodos para criar a chaminé do tom de uma flauta: Soldada(Soldered Tone Holes) ou Repuxada (Drawn Tone Holes). 

Drawn Tone Holes

Soldered Tone Holes & Drawn Tone Holes

Soldered Tone Holes (Chaminé das chaves soldado): Se refere que a chaminé conectada aos furos dos tubo onde as sapatilhas repousam, são fixadas através de Solda. As chaminés das chaves são soldadas no tubo uma a uma. Este método permite uma chaminé das chaves com espessura maior e um ponta mais aguda para vedação melhor das sapatilhas, oferecendo maior sensibilidade e durabilidade. A opção Soldered Tone Holes eleva significativamente o preço da flauta.
  
Soldered Tone Holes 

Drawn Tone Holes (Chaminé das chaves repuxada): Se refere que as chaminés das chaves onde a sapatilhas repousa para vedação, são repuxadas e desenhadas a partir do tubo. Esse é um processo mais barato na construção da flauta, por isso é usado nas flautas para menor custo.
    
Drawn Tone Holes

A maioria das flautas oferecem chaminé do tom repuxada (ou desenhada - Drawn Tone Holes), principalmente porque são eficientes e econômicos para produzir: usando uma máquina, o tubo da flauta é puxado para fora, à partir de um pequeno orifício no corpo da flauta para uma chaminé alta, formando o buraco do tom. É então rolamos e achatamos sua borda superior para criar uma superfície na chaminé do tom, aonde a sapatilhas se fecham para fazer a vedação do ar (hermética). A chaminé Repuxada também é conhecida como chaminé desenhada(Drawn).

Soldered Tone Holes
A chaminé de chaves soldadas, por outro lado, há muito tempo são uma marca registrada de uma flauta profissional artesanal e são caracterizados exclusivamente em todos as flautas handmadea Custom da Powell. Em chaminé Soldada(Soldered Tone Holes), cada chaminé do tom são feitos de anéis metálicos e soldado um a um no tubo do corpo da flauta. As chaminés soldadas oferecem ao flautista uma série de vantagens e relativamente poucas desvantagens: 

· Ressonância e entonação: os fabricantes de flauta utilizam uma técnica chamada "subcotação - undercutting", o que lhes permite fazer ajustes sutis no tom, resposta e entonação da flauta. A maior espessura da chaminé soldada proporciona ao fabricante de flauta com mais flexibilidade na realização de ajustes finos.

· Som mai escuro e profundo: devido à sua espessura, as flautas com chaminé soldada geralmente produzem um som mais escuro do que aquelas com Repuxada (Drawn Tone Holes).

· Resposta: quanto mais lisa a superfície da chaminé (onde a sapatilha oca), mais forte é a vedação e mais sensível a vedação a flauta. As chaminé soldada oferecem inerentemente uma superfície mais nivelada. Por outro lado, as bordas da superfície das chaminés repuxadas (Drawn Tone Holes) são frequentemente fraca e, como resultado, são pressionados no processo de criação da borda enrolada. Isso cria uma superfície levemente entortada para a qual o fabricante de flauta deve compensar na hora de instalam as sapatilhas.

http://2.bp.blogspot.com/-yvAVN6jIU9g/T7O3a4RY8tI/AAAAAAAAAMA/rs3WytdCp6w/s1600/soldered.jpg
Os orifícios de tom de solda são planos no topo

http://2.bp.blogspot.com/-ZFPVZa1ztFY/T7O3sJK62qI/AAAAAAAAALI/ZtXyCuxK_vY/s1600/drawn.jpg
Os orifícios de tom desenhados têm um pouco de borda arredondada 

Recentemente, as chaminé repuxada (Drawn Tone Holes) são caracterizados por muitos fabricantes de flauta como sendo de qualidade igual aos de chaminé Soldada(Soldered Tone Holes). Aqui, na Powell, acreditamos que cada tipo de chaminé de tom oferece diferentes características para o som e resposta da flauta e, como resultado, oferecemos os dois tipos de chamine de tom em nossas flautas.

Um tipo de chaminé pode ser melhor ou pior do que o outra? Possivelmente. Mas na Powell, oferecendo escolha aos nossos clientes, permite a cada artista individual decida o que parece melhor para eles .

Autoria: Steven Wasser, presidente, Verne Q. Powell Flutes - Blog Builder Flute Powell - http://www.flutebuilder.com/2012/05/tone-holes-drawn-or-soldered.html
Tradução livre e adaptação: Nilson Mascolo Filho






Luthieria, Loja e Escola de Flauta Transversal
Estudantes de Flauta - Nilson Mascolo Filho
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470

Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.

Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.