A drenagem linfática é uma das massagens mais conhecidas na área estética associada a técnicas e métodos que prometem redução de medidas, desintoxicação e até perda de quilos. De fato, todas essas alternativas são possíveis através da drenagem linfática porém ela NÃO é uma técnica de redução de medidas ao contrário do que muitos pensam e divulgam.
A drenagem linfática, é um processo natural do organismo que visa drenar os líquidos em excesso provenientes da circulação e também transportar proteínas do meio extracelular. Quando realizamos a massagem manual, estamos promovendo o que se chama drenagem linfática manual, que é o estímulo manual do sistema linfático, através de manobras de massagem. Existem diversas técnicas tradicionais de drenagem linfática e também outros métodos criados recentemente porém não existe um único método eficaz ou um mais adequado que outro, pois todos dependem de uma correta aplicação e do conhecimento do funcionamento do sistema linfático.
As manobras de drenagem são mais superficiais, com menos pressão e velocidade se comparadas a uma massagem convencional. O objetivo dos movimentos é conduzir e estimular o retorno da linfa (com líquidos excedentes) para o interior dos vasos linfáticos para retornar a circulação.
Os benefícios da drenagem linfática são diversos: diminuição de edemas, melhora da circulação sanguínea e linfática, melhora da função do sistema imunológico e consequentemente podemos ter efeitos secundários como melhora da celulite, redução de medidas (devido ao inchaço), bem estar e relaxamento.
Também podemos obter benefícios da técnica de drenagem linfática em pós operatórios de cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia, próteses mamárias, mamoplastia redutora, lifting facial entre outros. Os benefícios são a melhora do edema, melhor cicatrização, alivio de dores, entre outros.