O MAASA (Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento) foi aprovado pela 108º Reunião do CTC da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ocorrida entre os dias 26 a 28 de maio de 2009, possuindo o título de ME (Mestrado Acadêmico) com nota 3.
Descrição:
As atividades de ensino e pesquisa desse mestrado pressupõem uma abordagem integrada para o equacionamento e gestão de problemas relacionados às águas e ao saneamento ambiental e redução dos impactos ambientais negativos resultantes das diversas atividades. Dentro dessa compreensão, foram estabelecidas três linhas de pesquisa.
Linhas de Pesquisa:
1. Águas
Área de concentração: Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Descrição: Envolve os estudos sobre a utilização racional dos recursos hídricos e compatibilidade com a preservação ambiental; os instrumentos de política e gestão de recursos hídricos; a qualidade da água e o monitoramento dos ambientes aquáticos; e ocorrência dos fenômenos hidrológicos.
2. Saneamento
Área de concentração: Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Descrição: Envolve estudos sobre as tecnologias e gestão das diversas componentes do saneamento ambiental (resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem) dentro de uma perspectiva integrada e interinstitucional bem como sobre instrumentos de política, planejamento e gestão do saneamento.
3. Gestão Ambiental
Área de concentração: Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Descrição: Envolve o estudo e aplicação de instrumentos de política e gestão ambiental e de implantação de práticas gerenciais e tecnologias limpas nos processos produtivos.
Site oficial do MAASA: http://www.maasa.eng.ufba.br