Lembram dos números romanos? Uma das primeiras atividades da apostila de Matemática que fizemos? Abaixo, deixarei imagens com a representação de alguns números. Tente, com a ajuda destas imagens, escrever no seu caderno de 1 a 50 em números romanos. Depois, faça o exercício abaixo.
Exercício
Como solucionar problemas de uma forma eficiente?
• Leitura geral
No primeiro contato com o problema matemático o aluno deve voltar a atenção somente para a leitura.
• 2º leitura: identificando os dados.
A segunda leitura é mais detalhada, pois agora o aluno deverá identificar os dados mais importantes e a pergunta que o problema propõe. É nesse momento que é colocada em prática a interpretação, pois o aluno deverá entender o problema pra conseguir retirar dele os dados mais importantes.
• Identificar as operações
Depois de separar os dados e saber o que o problema está perguntando (saber o que deve calcular), será preciso que o aluno identifique como achar essa resposta, ou melhor, que operação utilizar na resolução desse problema matemático. Podendo ser uma ou mais operações. Quando for mais de uma operação pode-se apresentá-las em forma de expressão numérica. Use os verbos dos cartazes abaixo para ajudar a escolher a operação.
• Efetuar as operações
Agora é preciso colocar em prática as operações matemáticas encontradas. Ao resolver todas as operações necessárias o aluno chegará a uma resolução final.
Dê uma olhadinha nesses dois vídeos para não esquecer como somar e subtrair usando números reservas!
Agora, teste seus conhecimentos copiando as continhas abaixo em seu caderno e resolvendo-as!
Logo que os portugueses chegaram ao Brasil e começaram a colonização, perceberam que havia muito trabalho e pouca mão de obra. A primeira opção foi obrigar os índios a realizar o trabalho duro da lavoura, mas isso não deu certo. Eles tinham pouca resistência ao trabalho pesado, pois apesar de cultivarem a terra, não era no mesmo ritmo que os portugueses. E os padres que chegaram para catequizar os índios, impediram essa exploração.
A solução encontrada pelos portugueses foi fazer o que muitos nobres da Europa faziam na época: buscar negros na África para trabalharem como escravos.
Essa prática irregular e totalmente contra os princípios do respeito humano foi considerada “normal” pela maioria das pessoas da época, mas grupos de pessoas envolvidas com a questão da abolição começaram a surgir em vários países, inclusive no Brasil, tornando-se precursores dos ideais abolicionistas.
Abolicionismo no Brasil
No Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo, inclusive personalidades extremamente importantes, como José do Patrocínio e Joaquim Nabuco. Em 1880, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão uniu todos os grupos abolicionistas do país. Castro Alves, além de pertencer ao núcleo dos abolicionistas, funda, em 1886, em conjunto com Rui Barbosa, o jornal de ideia “A Luz”, através do qual propagam ideias abolicionistas. Luiz Gama , advogado paulista que sempre esteve ligado à causa abolicionista, conseguiu libertar mais de 1000 escravos, trabalhando somente dentro da lei.
Finalmente, em 13 de maio de 1888 , a Princesa Isabel , princesa regente, assina a Lei Áurea que declara extinta a escravidão no Brasil.
Abolicionismo no mundo
Na Europa, o português Marquês de Pombal é considerado um dos pioneiros do abolicionismo, decretando o fim da escravatura em Portugal em 1761. Na Inglaterra , o político William Wilberforce dedicou sua vida em prol à libertação dos escravos e sua primeira conquista foi, em 1807, a assinatura do Ato Contra o Comércio de Escravos. Na França , os lideres da Revolução Francesa, através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão acabaram por libertar também seus escravos em 1794, mas Napoleão Bonaparte reestabeleceu a escravidão e somente em 1848 os escravos ganharam sua liberdade definitiva. No Chile foram os generais José de San Martín e José Lucas promovem a libertação dos escravos em 1818, sendo um dos primeiros países da América a libertar seus escravos. Nos Estados Unidos , o presidente Abraham Lincoln declara a libertação dos escravos em 1863, mediante a assinatura do documento chamado Declaração de Emancipação.
Curiosidades:
O nome “Lei Áurea” é devido ao fato dos abolicionistas dar à princesa uma pena de ouro para a assinatura do documento.
Abolição da Escravatura: Liberdade para todos os povos!
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil. Os escravos, assim, conseguiram suas alforrias (libertação). A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. Três anos antes, em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei, os escravos eram libertos automaticamente ao completarem 60 anos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura. Houve também a Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos, poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos.
Acima, temos 4 fábulas de Esopo no primeiro vídeo, e uma adaptação da Disney do ano de 1980 para a Fábula "O leão e o Cordeiro".
Acima, temos uma versão do PicaPau para a fábula A cigarra e a Formiga e Contação de Histórias da Fábula A Raposa e As Uvas
Vamos tirar um momento para pensar sobre o que é gentileza e o que ela pode fazer por nós. Em primeiro lugar, todos gostamos de ser bem tratados. Todos gostamos quando nos dão o lugar. Todos gostamos de ser valorizados e ouvidos. Então, por que não fazer o mesmo com as pessoas de quem gostamos? E mais ainda, por que não fazer o mesmo pelas pessoas em geral? Essa semana um vídeo rodou o Whatsapp do Brasil inteiro falando sobre gentileza. De como um gesto tomado lá nos Estados Unidos mudou a vida de um nordestino que estava chegando para tentar a vida sem nenhum plano ou nenhuma ideia do que fazer. Você viu o vídeo? Se não, eu vou colocá-lo aqui em baixo. Veja. Vale a pena. E tome a decisão de ser gentil. Não custa nada e pode impactar o mundo!
ABAIXO, 6 MANEIRAS DE SER GENTIL. COMECE POR ELAS!
O vídeo acima está em inglês mas eu o coloquei aqui apenas para que vocês tenham a chance de observar os animais que podem ser encontrados na cidade do Rio de Janeiro.