Em meados dos anos 70, um pequeno povoado chamado Itaquiraí, Distrito de Iguatemi, necessitava de uma escola, tal necessidade se deu devido ao grande crescimento demográfico ocorrido devido ao crescimento impulsionado pelos migrantes que aqui chegaram para trabalhar nas fazendas e madereiras abrindo as matas. A escola mais próxima ficava a uma distância de sessenta quilômetros, no município de Iguatemi.
Assim, foi crida pelo Decreto Governamental n° 530 de 06 de maio de 1976, a única Escola até então, denominada Escola Estadual de 1° de Itaquiraí, e em 1978 passou a se chamar Escola Estadual de 1° Grau Leopoldo Dalmolin.
O primeiro Diretor foi Nilce Duarte da Costa e a primeira Secretária foi Cícera Vilar de Almeida e os primeiro professores foram ( pesquisar)
A escola foi construída em madeira, em um terreno doado pela prefeitura municipal de Iguatemi, sendo sua edificação através de doações do então morador deste distrito, o Senhor Leopoldo Dalmolin, que também era proprietário de uma Serraria e fornecia a energia elétrica para a escola, só mais tarde no ano de 1.980 foi construída as novas depedências em alvenaria com recursos públicos estaduais.
Primeiros Funcionários:
Professores:
Maria Aparecida de Souza, 22/02/1976
Noeli Terezinha Guarez, 31/05/1976.
Martinha Fernandes Ribeiro, 29/11/1976.
Clarice Safra Justino, 22/06/1976.
Branca Elizabete Bonizol Gonçalves, 14/02/1977.
Dalvina Matiazzi Risso, 16/05/1977.
Clenira Clinio da Silva, 31/05/1978.
Administrativos:
Maria Helena de Jesus Feliciano Pereira.
Maria Dias da Silva.
Maria Paulina dos Santos.
Maria José Correia Gonçalvez.
Primeira coordenadora:
Maria Faustino de Campos Faria.
Primeiro Diretor:
Nilce Duarte da Costa
Primeira secretária:
Cícera Vilar de Almeida Farto.
Diretores que passaram pela escola: José Juarez Ribeiro de Oliveira, Jair Alves da Costa, Tertulina Martins, Dulce Miguel Escorsin e Carlos Aparecido Martins dos Santos.