A elaboração de documentos digitais na Universidade é de suma importância para organização, registro e divulgação das informações acadêmicas e administrativas. Existem diversas ferramentas computacionais que são usadas para essa finalidade, como por exemplo a suíte de aplicativos Microsoft Office (que gera custo à administração) e a suíte de aplicativos para escritório LibreOffice (de uso gratuito). Atualmente, a edição de textos é feita primariamente com essas duas suítes, sendo na UNILA utilizada a LibreOffice.
Todavia, existem congressos, conferências, revistas e mesmo no trabalho administrativo, em que a elaboração dos trabalhos científicos, a escrita e a apresentação requerem ferramentas e metodologias mais eficientes que facilitem e otimizem o trabalho dos técnicos administrativos, discentes e docentes. Uma ferramenta que tem sido cada vez mais empregada na edição de trabalhos é o LaTeX, que consiste em um programa para a preparação de textos impressos de alta qualidade, especialmente textos técnicos, científicos e matemáticos. O LaTeX vem se tornando um padrão para a comunicação e publicação de documentos científicos, sendo cada vez mais utilizado como modelo para publicação de livros, artigos, teses e mesmo na administração pública. Nesse cenário, conhecer essa tecnologia torna-se importante e este curso de extensão tem o objetivo de capacitar a comunidade em geral, e em especial discentes, docentes, TAES e demais atores da comunidade, em utilizar e usufruir dos benefícios do processador de documentos LaTeX.
Este curso de introdução ao uso do LaTeX é de grande importância no meio universitário por diversos motivos. Alguns deles são:
O cenário atual de rápido desenvolvimento tecnológico exige a capacitação contínua da comunidade acadêmica em novas tecnologias, tal como o LaTeX;
Permitir a inclusão tecnológica da comunidade local no uso do LaTeX;
Haver a necessidade de estimular a produção científica da UNILA e permitir sua publicação por meio de documentos no padrão LaTeX, o qual tem se tornado um padrão de fato para editoras, congressos, revistas e eventos;
Possibilitar a qualificação do corpo administrativo, docente e discente da Universidade quando ao uso do LaTeX, o qual também pode ser adotado no cotidiano das atividades administrativas e principalmente acadêmicas;
Haver pouca oferta de curso de LaTeX na região;
Haver um crescente uso do processador de documentos LaTeX como padrão acadêmico nas instituições de ensino em geral.
Nesse contexto, este projeto propõe contribuir para inclusão tecnológica digital qualificando a comunidade local no uso dessa tecnologia, por meio da oferta de um curso básico de preparação de textos científicos utilizando o LaTeX. Além do conhecimento necessário para o uso do LaTeX, serão disponibilizados diversos modelos de documentos que podem ser utilizados pelos participantes em suas atividades pessoais e profissionais. O curso é ofertado para a toda a comunidade da UNILA, habitantes da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (por exemplo, UNIOESTE e UAB) e comunidade externa em geral.
A elaboração de documentos texto nas atividades diárias da Universidade é de suma importância para registro e divulgação dos trabalhos e informações acadêmicas. Existem diversas ferramentas computacionais que são usadas para essa finalidade, como por exemplo a suíte de aplicativos Microsoft Office (Murray, 2010) e a suíte de aplicativos para escritório LibreOffice.org (Braga, 2008).
Atualmente, a edição de textos é feita primariamente com essas duas suítes. Todavia, existem trabalhos científicos cuja elaboração, escrita e apresentação requerem ferramentas e metodologias distintas que facilitem e otimizem o trabalho dos técnicos administrativos, discentes e docentes. Uma ferramenta que tem sido cada vez mais empregada na edição de trabalhos científicos é o LaTeX, que consiste em um programa para a preparação de textos impressos de alta qualidade, especialmente textos técnicos, científicos e matemáticos.
O LaTeX vem se tornando um padrão para a comunicação e publicação de documentos científicos, sendo cada vez mais utilizado como modelo para publicação de livros. Nesse cenário, este curso de extensão apresentará aos alunos os conceitos e as noções básicas para a elaboração de textos utilizando o ambiente LaTeX.
Oferecer um curso de inclusão tecnológica para capacitar a comunidade em geral e, em especial discentes, docentes, TAES e demais atores locais, na utilização do processador de textos científicos LaTeX como ferramenta para elaborar documentos digitais de alta qualidade tipográfica.
Realizar a inclusão tecnológica por meio da capacitação de ao menos 50 participantes na utilização do processador de textos LaTeX como ferramenta de edição de documentos complexos de alta qualidade tipográfica.