TVP - Conceito

O que é a Terapia de Vida Passada ou Terapia Regressiva?

Para entendermos melhor o que é e como se processa, necessário se faz algumas explicações e definições que aproximem os conceitos filosóficos da visão científica.

Os conceitos materialistas ligados à visão newtoniana-cartesiana são insuficientes em determinadas condições específicas, uma vez que, aquilo que parece válido e está ligado ao nosso macrocosmo dos cinco sentidos, torna-se inadequado para explicar fenômenos subatômicos, onde só um universo multidimensional é aceitável.

Dessa forma, certos fenômenos mentais e espirituais não são compreensíveis no espaço-tempo vulgarmente aceito.

A discussão sobre a natureza da mente iniciou-se na antiguidade com os primeiros filósofos como Aristóteles, Platão, Descartes, entre outros.   Dividiram-se em dualistas, os quais, afirmam que mente e matéria são entidades diferentes e os monistas que dizem que a mente é um epifenômeno da matéria.

As mais recentes pesquisas da física teórica e experimental sugerem um rompimento com o dualismo mente-matéria e a física quântica demonstra que o mundo contém mais do que o que podemos ver e tocar.

Para ampliarmos o nosso raciocínio sobre a natureza da mente é necessário esclarecer o que se entende por consciência humana.    Didaticamente, podemos divídi-la em três estágios:

1) Consciência Normal - segundo a maioria dos autores pós-freudianos, ela é um grande depósito de memórias que nos permite enfrentar a vida diária.  Nela armazenamos, por exemplo, o que fizemos no dia anterior.

2) Subconsciente - nela estão contidas as memórias de fatos acontecidos em idades primitivas de nossa vida atual, de nosso nascimento e da vida intra-uterina.  Não tem capacidade de raciocinar, apenas de arquivar dados e acreditar neles, assim como os recebeu.

3) Consciência Superior ou Estado de Consciência Superior - é a sede das faculdades psíquicas insuspeitáveis, segundo Maslow.   É a área onde ocorrem as experiências espiritualizadas, as quais, ultrapassam os cinco sentidos.   Frequentemente, é atingido pela ioga, tai-chi-chuan e por outros estados de meditação.

A vivência desses estados recebeu várias denominações, como: Êxtase, Transcendência, Nirvana, Sétimo Céu, Experiência Mística ou Cósmica e Experiência Oceânica (esta última, segundo Freud).         Atualmente, encontramos Tart com os Estados Alterados de Consciência e Stanislav Grof com Estados Não-Usuais da Consciência.

Assagioli, chamou a psicologia desses estados de Psicologia Transpessoal. 

A Terapia de Vida Passada é uma Terapia Transpessoal que pesquisa não somente as memórias da vida atual, como também, reminiscências da vida intra-uterina e de supostas vidas pregressas.

E justamente nessas memórias é que surgem, frequentemente, as causas e os porquês dos fenômenos ou mesmo decisões tomadas que desencadeiam em vidas posteriores, sintomas e patologias das mais variadas.

Essa forma de terapia é técnicamente orientada para a cura de inúmeros problemas psíquicos e psicossomáticos e consiste na regressão da memória, através de técnicas verbais ou não-verbais com o objetivo de eliminar bloqueios, sintomas e programações mentais negativas provenientes de experiências passadas traumáticas, assim como, desfazer medos, conflitos, preocupações e ansiedades.

                                                                                                         

Desenvolvido por Cristina Santos -  copyright © 2006/2023 - TVP - Terapia de Vida Passada