ILM

ILM - Information Livecycle Management.

Com a abertura do sistema de informação das empresas aos seus parceiros e com meios de telecomunicação cada vez mais eficientes, o volume dos dados da empresa aumenta de maneira exponencial. Assim, tendo em conta o valor estratégico do património de informação da empresa, é necessário implementar meios de armazenamento para conservar estes dados. No entanto, a velocidade de evolução das tecnologias de armazenamento pode, muito rapidamente, tornar obsoleto um sistema de armazenamento em banda ou em disco óptico. Além disso, as leis sobre as liberdades individuais ou as obrigações legais das empresas são também constrangimentos a ter em consideração. O conjunto destes critérios impõe assim a aplicação de uma estratégia global de salvaguarda e armazenamento dos dados da empresa

Introdução ao ILM

O ILM (Information Lifecycle Management) consiste no uso de uma reflexão global sobre a gestão racional do património de informação da empresa, em função do valor da informação e o custo do seu armazenamento.

O ILM é uma abordagem global destinada, por um lado, a racionalizar os meios de armazenamento da informação para ter em conta as exigências técnicas, regulamentares e jurídicas mais adaptadas para armazenar e tornar a informação disponível; por outro lado, para assegurar um acompanhamento do ciclo de vida dos documentos.

O ILM tem em consideração as noções de disponibilidade e rapidez de acesso à informação em função da evolução do seu valor no tempo, da sua criação à sua destruição.

O ILM permite aplicar regras de armazenamento diferentes, de acordo com o valor do dado a salvaguardar, para adaptar o melhor possível os critérios seguintes:

    • utilidade do dado
    • exigências de segurança: integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados
    • exigências regulamentares sobre os dados
    • tempo de acesso aos dados
    • custo de armazenamento