Gramofone

Gramofone

Fabricante: Lindström Carl AG.

AG é a abreviação de Aktiengesellschaft (sociedade anônima em alemão).

Modelo: Parlophon.

Ano de lançamento: 1905.¹

Provável ano de fabricação: 1913.²

Capacidade de reprodução: Discos planos de 8, 10, 11 e 12 polegadas, os discos mais comuns eram os de 10 polegadas e 78 rpm os quais suportavam aproximadamente 3 minutos de música.

Corneta: O comprimento da corneta é de 52,5 cm, e o bocal possui 57 cm de diâmetro.

O Gramofone foi inventado em 1888 por Emil Berliner, ele é um aparelho capaz de reproduzir sons que são gravados em um disco plano. O seu funcionamento da-se da seguinte maneira: Gira-se uma manivela que movimenta um sistema mecânico composto basicamente por engrenagens e molas, este mecanismo mantém uma velocidade constante no disco. Após o disco entrar em movimento põe-se em contato com o disco uma agulha a qual transmitirá as vibrações sonoras para uma membrana, estas vibrações são conduzidas para a corneta que reproduz o som. O gramofone de corneta externa declinou a partir de 1920 com a entrada no mercado de modelos "ditos" com corneta embutida e finalmente deixou de ser fabricado em 1929. O custo de um gramofone comum em 1913 era entorno de $30,00.

Notas

1: Nos gramofones fabricados a partir de 1905 (graças a Carl Lindstrom) a corneta ficou maior e foi fixada por um suporte que é preso na parte traseira da caixa. Neste suporte também esta acoplado um braço que possui em sua extremidade a caixa de ressonância. O conjunto caixa de ressonância e braço se movem independentes da corneta (diferente dos modelos inventados por Emil Berliner) aplicando menos peso sobre o disco.

2: O ano de fabricação foi atribuído levando-se em conta períodos de comercialização, crescimento da empresa, períodos de crise mundial, representações no Brasil, guerras entre outros.

O cone está sendo restaurado nas cores originais, azul claro, lilas e bronze.