Visita de estudo à Central de Frutas de Painho

Visita de estudo à Central de Frutas de Painho

No dia 24 de Março de 2010, as turmas do 4º ano O e P das professoras Sandra Gomes e Eva Henrique, da Escola do 1º ciclo da Venda do Pinheiro, foram visitar a Central de Frutas de Painho.

Quando chegamos à Central estavam à nossa espera a Dona Fernanda e o Engenheiro Jorge que nos levaram a um pomar de pêra rocha.

No pomar o Engenheiro Jorge ensinou-nos algumas noções sobre fruticultura, tais como: a árvore da pêra rocha é uma árvore de folha caduca, demora cerca de 135 dias (4 meses e meio) para poder ser colhida e a apanha da mesma tem de acontecer num período de 15 dias, durante o mês de Agosto. Aprendemos também que a água para chegar às folhas circula por uns tubos (da grossura de um cabelo) os quais se encontram na casca do tronco da árvore.

Os pomares são tratados com produtos próprios contra a praga das borboletas e contra os fungos. Para protegerem as árvores são colocados uns arames que libertam feromonas (cheiro libertado pelas borboletas fêmeas para atrair os machos). Desta forma os machos são enganados não conseguindo acasalar, pois não encontram as fêmeas e assim os ovos postos por estas, em cima dos frutos não são fecundados não originando as lagartas. A este processo dá-se, habitualmente o nome de confusão sexual.

Depois de visitarmos o pomar fomos para a Central ver o que acontecia às pêras, após os agricultores as terem colhido.

Na Central vimos várias máquinas, a separadora onde as pêras eram lavadas, desinfectadas e escolhidas, as que não estavam em condições de serem comercializadas eram separadas das outras. Desta máquina seguiam para outra onde eram também separadas, mas agora por calibre.

Também visitamos na Central as Câmaras frigoríficas onde são armazenadas as pêras, antes de serem vendidas.

Antes de nos virmos embora apareceu o Sr. Pedro que nos ofereceu um saco de pêras e maçãs, que cada um de nós pesou e fechou numa máquina a quente.

Gostámos muito desta visita, fomos muito bem recebidos, aprendemos e vimos muitas coisas novas e não esquecemos o que o Engenheiro Jorge no final, nos disse:

"Faço o que gosto e ainda me pagam por isso!".

Obrigado

e até um dia......

Texto Colectivo sobre a visita de estudo à exploração agrícola "Central de Frutas de Painho"

Turma 4ºP, Professora Eva Henrique

Turma 4ºO, Professora Sandra Gomes

Março de 2010