Abaixo está um arquivo de uma tabela termodinâmica que a princípio apresentava-se por gráficos. Para facilitar o uso a reconstrui na planilha excel. Como orientação, devemos ao calcular algum sistema utilizar os dados disponíveis e verificar qual deles nos proporcionam um melhor resultado. Os dados termodinâmicos podem variar dependendo da fonte utilizada, mas essas variações não representam um resultado muito diferente. Portanto recomendo testar o que for possível e nomear aquele que representa melhor o seu sistema.
Abaixo está um arquivo de duas tabelas termodinâmicas que a princípio apresenta-se por gráficos e tabelas. Para facilitar o uso a reconstruí em uma planilha Excel. Sugestão dos meus alunos da Fatec. A planilha não funcionará se aberta diretamente no site, neste caso clique na seta do lado extremo direito de cada arquivo e baixe a planilha para o seu computador. Desta forma vc conseguirá utilizar a planilha com seus respectivos cálculos.
Estas tabelas foram feitas de maneira a tornar fácil o calculo da variação da entalpia para uma faixa de temperatura. As colunas em amarelo são para digitar a variação desejada de temperatura e nas colunas seguintes aparecerá o resultado unitário H1 e H2 e em seguida a variação H2 - H1. No início das colunas também são apresentados os valores padronizados da entalpia em 298 K. Igualmente é possível calcular também a variação da entropia. Dessa forma os exercícios cansativos de variação de entalpia e entropia onde deve-se realizar integrações, tornam-se mais rápidos com possibilidades de grandes variações nos cálculos para entender melhor os resultados.
A últimaPlanilha de Desfosforação e Dessulfuração, trata-se de um modelo para se verificar se a escória em equilíbrio com o aço líquido, está boa para a retirada ou não do fósforo e enxofre. Foi calculada de acordo com os princípios da teoria iônica.
A tabela - Minha Tabela - tem como referências: KUBASCHEWSKI, O. Metallurgical thermochemistry, 5th edition, 1979/ROSENQVIST, T. Principles of Extractive Metallurgy, 2th edition, 1983/KELLY,K.K. e KING,E.G.Contributions to the data on Theoretical Metallurgy, XIV. Bulletin 592, Bureau of Mines, Superintendent of Documents, U.S. Govemment Printing Office, Washington, USA, 1961/GASKELL,D.R. Introduction to Metallurgical Thermodinamics,1973.
A tabela - Tabela Termodinâmica - tem como referência: CARVALHO, L.R.C.; ASSIS, P.S.; FIQUEIRA,R.M.F.; CAMILO, R.D.; CAMPOS, V.F. Dados Termodinâmicos para Metalurgistas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1977. Material recebido por mim em um curso sobre Tecnologia de Fabricação do Aço Líquido, realizado pela ABM em 1983 na antiga SIDERÚRGICA COSIPA, hoje Uniminas em Cubatão/PEHLKE,R. Unit Processes of Extractive Mewtallurgy, 1973