Data de postagem: Aug 01, 2011 5:24:22 PM
Ah, a famosa Transamazônica! Quem nunca pensou nessa estrada com espanto, talvez um pouco de curiosidade, mas todos com apreensão? De fato, é uma estrada que corta o coração da floresta e atiça a imaginação de todo menino.
Tal qual como qualquer menino, sempre sonhei em "fazer" a transamazônica. Observe o traçado completo abaixo.
Repare que a rodovia federal tem como projeto atravessar de leste/oeste todo o Brasil. A idéia era sair de João Pessoa na Paraíba e ir até Benjamin Constant, no Amazonas. Boa parte da coisa foi concluída, porém o trecho da Amazônia parou de fato em Lábrea, a uns 100 km de Humaitá, onde iniciaremos o nosso percurso no sentido oeste/leste até Marabá no Pará.
Mais algumas fotos pescadas na internet sobre essa rodovia.
Esse será o maior trecho de terra que pegaremos. Serão quase 2,5 mil km em estrada de chão. No meio do caminho, já no Pará iremos conhecer a cidade de Fordândia. Li o livro sobre essa cidade esquecida da Ford no meio da floresta amazônica e pensei. Está aí um lugar que quero conhecer. E tal foi a minha alegria ao fazer o roteiro da viagem e ver que passaremos lá perto!
A uns dias atrás nossos companheiros e eu fizemos uma pré-viagem para sentir as motos na terra. Andamos aqui no MS mesmo durante parte do dia. As motos se comportaram muito bem, só que acabou as estradas daqui estava muito boas, bem patroladas e compactadas para nos dar um verdadeiro desafio em terra. Apesar de gostar e andar bastante em estradas de chão em moto indo e voltando das fazendas e nos pastos, com uma moto carregada e pesada como a que iremos ainda não tive uma experiência satisfatória. A primeira impressão dessa pré-viagem, de qualquer forma, foi positiva. A moto simplesmente concerta seus erros de pilotagem.
Pilotagem... sim, moto a gente não dirige, pilota. A uns dois anos atrás fiz um curso de pilotagem em off-road e outro para pilotagem em asfalto. Vou te falar, antes eu não sabia o que uma motocicleta era capaz de fazer. Agora, posso não ser bom, mas pelo menos sei algumas técnicas que já me tiraram do sufoco em algumas oportunidades.