Mercado Futuro Adverte: Não Venda Agora!

Data de postagem: Oct 11, 2012 12:51:5 PM

É como se o mercado futuro estivesse te dizendo:

— Hei, amigo, você precisa mesmo vender seus animais agora? Veja só meus preços. De agora até janeiro a expectativa do pessoal é de um mercado mais ou menos estável. Algo entre 96 e 98 reais é a expectativa. Veja lá. Você pode esperar mais um pouquinho? De agora adiante você ganha em esperar, entende? Sim, o animal vai engordando nos pastos. Sim, pasto, agora, volta a ser interessante. Como os custos são muito menores, é como se o mercado estivesse pagando para você segurar os bois. Veja só a continha que fiz nesses dois gráficos abaixo.

Com um pouco de paciência e mesmo levando em consideração os custos de produção, o melhor momento, para animais a pasto, fazendo as contas hoje, é vender boi — quem diria — em janeiro!

A palavra chave é HOJE. Amanhã, se o mercado mudar, a conta muda. Mas, peraí. Qual seria um valor da arroba que daí não valeria mais segurar boi gordo? Abaixo de 92 reais a arroba, caro leitor. Mas, psiu, não conta isso para os frigoríficos, não, viu?

Pergunta: "Ah, Rogério, mas que bobagem. Segurar boi gordo? Melhor é vender agora e repor!”.

Nem sempre, caro leitor. Seria fácil se as coisas fossem assim tão simples. É opção sua. Tem hora que realmente é melhor vender e repor. Tem hora que não. Agora, em minha opinião e também o que estou realmente fazendo: repor agora e vender os bois gordos depois. Deixá-los para venda em janeiro.

"Mas, peraí. Como é que vou comprar reposição sem vender o boi gordo? Não tenho o dinheiro. Não cabe na fazenda.”

Aí é o jeito que você administra suas fazendas, caro leitor. O negócio de compra e venda de boi, ou seja, o dia-a-dia da fazenda é uma coisa. O potencial zootécnico de ganho de peso é outra. Pelo potencial, sim, teria que vender agora e repor. Mas pelo negócio, ou seja, pela rentabilidade, não. São duas coisas diferentes. É como disse, o ideal é, se possível (e é possível) você repor o gado de reposição quando ele está barato e vender o boi gordo quando ele está caro. Para fazer isso é necessário ter pastos sobrando. Se couber na fazenda ou não, aí é outra história. Caber cabe. Se tiver pasto. Ainda mais agora, com o início das chuvas, pasto já começou a brotar. Já pensou em reduzir, ao invés de aumentar, o estoque médio de gado durante o ano?

Então, caro leitor, hoje o mercado futuro está sinalizando que vale mais a pena segurar o boi gordo para venda em janeiro do que vendê-lo agora. Você terá quase 10% a mais em três meses. Se sua engorda for melhor que 500 gramas / dia nesse período, a conta fica melhor ainda.