Escala de Abate no Brasil Pecuário

Data de postagem: Nov 11, 2010 10:42:56 PM

Ok, não é TODO o Brasil pecuário. Não tem Bahia e Pará, por exemplo, mas antes que os baianos e os paraenses reclamem não ter esses estados é simplesmente porque não existem os dados de suas escalas de abate de onde pego as informações.

De qualquer forma, observe como anda a coisa. Olhe o gráfico.

Observe a tendência de baixa ainda intacta no gráfico maior. No nosso querido país pecuário as escalas estão ainda mais baixas de, por exemplo, para efeito de comparação, que as de São Paulo, importante para a formação do índice Esalq/BVMF.

Repare no zoom que dei no outro gráfico mostrando o curto-prazo. O pior momento MESMO foi na semana entre o dia 18 a 22 de outubro. Me chamou a atenção de lá para cá as escalas começaram a dar sinais de melhora.

Outro detalhe, voltando para o gráfico maior. Em abril/10 também houve outro momento onde as escalas retraíram para 4 dias, mas no mês seguinte foram escalados bois mais que suficiente para superar a restrição anterior. Esse movimento de alta das escalas de abr-mai fez a arroba cair 4,5% dos seus preços lá atrás.

Só para ilustrar a coisa, se o mesmo ocorresse hoje estaríamos falando de uma queda de seis reais, aproximadamente. De 117 reais para 111 reais.

Voltando para o gráfico pequeno, se vai cair ou subir é irrelevante enquanto não SAIRMOS dessa zona de indefinição que estamos agora, entre essas duas retas vermelhas no gráfico pequeno.

Vamos ver.

Comentários? Escreva para cartapecuaria@gmail.com