Contratos de Fevereiro e Outubro de 2011 (e 2010 e 2009)

Data de postagem: Jan 31, 2011 7:9:41 PM

Esse mercado não para de surpreender a gente.

Tipo assim, o contrato de fevereiro é meio que... safra. O contrato de outubro é meio que... entressafra.

Certo?

Claro, observe o que aconteceu em 2009... o mercado esperava uma alta de 9% de fevereiro até outubro.

Em azul = fevereiro. Em vermelho = outubro

Agora dê uma olhada no que ocorreu em 2010... aqui, de novo, o mercado esperava uma alta, menor, de 5% de fevereiro até outubro.

E agora dê uma olhada no que está acontecendo agora nos contratos de 2011.

Peraí... Esse gráfico acima é de 2011? Deixe-ver aqui no excel... hmm... é sim... Está certo...

Uai... Cadê a entressafra, então?

Posso estar enganado, mas se você está precificando safra e entressafra seria normal esperar pelo menos uma diferencinha de preços entre esses dois contratos, não? Míseros 1% de ágio de agora até outubro? Mas não tivemos 5% ano passado e 9% em 2009?

O que está acontecendo com esse mercado?

Comentários? Escreva para cartapecuaria@gmail.com

Comentários (2)

Luiz Rodolfo Antunes Quaresma (1 de fevereiro de 2011 08:13) - Acho que a grande diferença entre esse ano e anos passados é o que aconteceu na ultima entressafra. Ano passado com o aumento repentino no valor da @ e o bom preço de insumos (principalmente milho) confinadores correram atrás de todos os animais com possibilidade de terminação nesse período. Ou seja, todos os animais com mais de 10 @ foram procurados por confinadores. Somando a baixa oferta de animais que era visível, criamos uma lacuna para os primeiros meses de safra, pois grande parte de animais que ficariam no pasto para atingir peso em Janeiro e Fevereiro foram adiantados e abatidos em confinamento.

Outro grande fator que em minha opinião é importante é que possivelmente viveremos uma redução da diferença de preços de safra para entressafra naturalmente pelo aumento dos confinamentos. É claro que essa diferença será balizada anualmente valendo-se de fatores como valor de insumos, secas e oferta de animais. Mas o importante para mim é que para os próximos anos o confinador que fizer suas contas esperando que a @ vai subir nos meses de entressafra estará correndo um risco.

Sei que os confinamentos ainda representam uma pequena parcela dos abates do Brasil, mas com certeza a dinâmica desse sistema influencia no valor da @.

Marco Franklin (1 de fevereiro de 2011 08:57) - A elevação do preço da Carne foi tão acentuada no 2º semestre de 2010 (efeito La Niña) que podemos dizer que o preço do Boi em fevereiro é preço de entressafra e não de safra. Numa normalização do clima, poderia mesmo não ter muito que subir até outubro...