Apresentando Arroba Brasil Pecuário

Data de postagem: Jun 16, 2016 1:20:11 PM

Qual é a arroba Brasileira? Qual é o mercado bovino hoje? Como está o mercado? Deixe-me te dizer um pequeno segredinho. Por possuírem plantas em todos os lugares os compradores olham para o Brasil. Não importa de onde. A oferta de gado pode estar vindo hoje em dia de qualquer lugar. Ou você ainda acha que sua região pecuária é a mais importante do planeta?

Carretas com carnes do Mato Grosso descarregando nos supermercados do Espírito Santo. Caminhões boiadeiros cheios de animais gordos cruzam as fronteiras estaduais toda hora. Gado gordo de Rondônia vai para Minas. Bezerros gaúchos vão para Mato Grosso do Sul ou São Paulo. Gado do Pará é levado para ser confinado em Goiás. Pecuaristas do Tocantins comprando gado na Bahia. Recentemente comprei bezerro em Rondônia e enviei para o MS.

Mais do que nunca está fazendo cada vez mais sentido olhar para o Brasil ao invés dos estados. Cada vez mais os preços estaduais reagem em função de dinâmicas (crescimento do interior mais rápido que das capitais, melhoras nas carretas de transporte de gado e na estabilização das câmaras frias, exportações com despacho aduaneiro na origem, aumento do poder aquisitivo da classe média) que vão além dos preços paulistas. Deixe-me ser mais claro. Os preços paulistas ainda são extremamente importantes por serem a referência. Mas quero uma segunda opinião.

O que é a Arroba Brasil? A Arroba Brasil é um condensado dos preços regionais e seus respectivos abates. Se você pegar as principais praças no Brasil e ponderar pelos seus respectivos abates isso gera uma referência de preços nacional. A arroba Brasil gera uma fotografia de como anda o mercado pecuário como um todo. Você tem um índice nacional que oscila pela oferta vs demanda e tem possui um temperamento próprio.

Como é construído? Pegue as principais praças pecuárias do Brasil por volume de abate.

As praças e sua participação nos abates são:

A formação de preço disso aí, a matemática de juntar todos os preços regionais pelos seus respectivos abates gera o gráfico abaixo que chamo de Arroba Brasil Pecuário. Esses valores são atualizados diariamente aqui na Carta Pecuária.

Clique na imagem para expandir.

Coloquei essas duas retas paralelas de propósito. Hoje estamos dentro desses limites entre (grosso modo) 131/134 reais.

O mercado brasileiro está querendo subir, mas está no geral indeciso se quer realmente subir ou se cai. Ele tentou duas vezes subir, não conseguiu. Tentou duas vezes cair também não conseguiu. Estamos aí, bem no meio dessa incerteza. Em plena entrada de entressafra.

Seguindo em frente mostro esse mesmo gráfico com a sua composição regional, mostrando aqui os diferenciais de base estaduais VERSUS a arroba nacional.

De cara passa a fazer sentido a coisa.

Faz sentido a arroba paulista ser uma das mais caras do Brasil. Assim como faz sentido a arroba do Mato Grosso girar ao redor de 0% de diferencial de base -- afinal, como vimos lá em cima, MT é o maior abate.

Clique na imagem para expandir.

Não é só isso. Com um "painel" geral desses você consegue detectar onde estão as maiores ofertas de gado. Onde os diferenciais estão mais frouxos. Hoje são três praças marcadas com esse triângulo de alerta.

Então é isso. Arroba Brasil Pecuário. Uma forma complementar para analisar os preços da pecuária.

Pense nela como uma segunda opinião.

E tenho usado muito essa segunda opinião nesses últimos tempos.

Grande abraço,

Rogério Goulart.

Editor

Carta Pecuária