Tipo IX

Estações Rádio e Telegráficas

(1) Boletim Geral das Colónias N.º45, 1929, Alguns dados estatísticos de Cabo Verde.

(2) Lista Geral das estações postais e de telecomunicações do Império Colonial Português com a designação dos serviços que desempenham, edição de 1940, Ministério das Colónias, Direcção-Geral de Fomento Colonial-Repartição dos Correios , Telégrafos e electricidade.

(3) Lista Geral das estações postais e de telecomunicações das Províncias Portuguesas do Ultramar com a designação dos serviços que desempenham, edição de 1958, Ministério do Ultramar, Direcção-Geral de Obras Públicas e Comunicações-Direcção dos Serviços dos Correios , Telégrafos e Telefones.

As estações da Boa-Vista, Porto Novo e S. Vicente não constam no dicionário corográfico, mas figuram na lista das estações postais de 1949.

As Marcas Postais das Estações Rádio

Desta lista só conhecemos, até à data, marcas das seguintes estações postais:

  1. Infante D. Henrique (1);

  2. Praia;

  3. S. Vicente

Conhecemos dois esqueletos dos carimbos das Estações Rádio, um utilizado antes de 1938 e outro utilizado a partir de meados da década de 50.

Tipo a) Carimbo circular de duplo círculo de diâmetros ?mm e ?mm, dividido em dois semicírculos iguais com data ao centro dos mesmos numa só linha. O mês está representado pelas três letras iniciais, seguido de um ponto final e o ano representado pelos dois últimos algarismos. Na coroa circular superior as palavras “ESTAÇÃO RÁDIO”, na coroa inferior a localidade seguida de «C. VERDE».

Esboço do carimbo das Estações Rádio do tipo a)

Selo do Klaus Queisser

Rebocador Infante D. Henrique (2)

2-Vapor 28 de Maio

Em 1934 o Governo de Cabo Verde comprou o vapor «28 de Maio», consta na lista geral das estações postais de 1940 e na estatística postal de 1941, ligado ao concelho de S. Vicente e à ilha de S. Vicente, como tal é expectável que exista, também pelo menos, um carimbo para o serviço da estação postal do vapor «28 de Maio», não é conhecida nenhuma marca postal desta estação postal.

A partir de março de 1943 a administração e o vapor passou provisoriamente para o Governo da Colónia de Angola.

Tipo b)

Carimbo circular de ??mm de diâmetro, dividido em dois semicírculos iguais com data ao centro dos mesmos numa só linha. O mês está representado numericamente, seguido de um ponto final e o ano representado pelos dois últimos algarismos ladeada com dois símbolos de adição. Na coroa circular superior as palavras “ESTAÇÃO RÁDIO”, na coroa inferior a localidade seguida de «C. VERDE». Dentro do semicírculo inferior a sigla “C T T”.

Esboço do carimbo das Estações Rádio do tipo b)

Selo do Klaus Queisser

(1) Rebocador Infante D. Henrique -fez o serviço de correio no arquipélago entre 1926-33.(2) Imagem do AHU.