A minha paixão pela caça de aves, levou-me a adquirir o gosto pelos cães de parar. Após algumas experiências com diversas raças, resolvi adquirir a minha primeira cadela Epagneul Breton. Na verdade este maravilhoso cão, de pequeno só tem o tamanho, é muito fácil de usar em qualquer tipo de caça e com as seguintes qualidades:
- uma paixão pela caça enorme;
- inteligente e grande força mental;
- grande poder olfactivo;
- paragem firme e patron fácil de obter;
- cobro natural;
- resistência notável devido à sua paixão;
- polivalência face a todas as espécies;
- astúcia e esperteza com grande sentido de caça, tornando-o tão atraente.
Depois de algumas aquisições em que verifiquei pormenores que não eram do meu agrado, resolvi iniciar-me na criação, pretendendo fixar algumas características e sabendo que a transmissão da genética, qualidades ou defeitos, é responsável por 60-75 % da herança genética dos seus descendentes, tento estudar várias gerações de linhagens. As seguintes linhagens são utilizadas na minha criação:
Utilizo cadelas e machos testados na caça selvagem, que me dêem provas do seu valor, não menosprezando a morfologia. É sempre bom ter um cão que cace muito bem e seja bonito. A escolha é feita no terreno, na caça real, verificando as qualidades naturais, rejeitando sujeitos mecanizados através de adestramentos hábeis, tentando sempre melhorar a criação.
Sabendo que a perfeição não existe, estou tentando chegar perto da minha satisfação e dos que confiam em mim.
Noticias recentes em http://bretonarzila.blogspot.com/
TLM: 918 995 079
Troféu Sto. Huberto- ARFO 1º
Excelente Prova - dito pelo Juízes
ARFO parado com perdiz
ARFO numa excelente paragem