Interações da antena de quadro distorcida

INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE

CONVÊNIO 2002-2012

PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD, PROFESSOR ONEIDE JOSÉ PEREIRA

< VOLTAR

(c) py5aal Permeabilidade Magnética

(c) py5aal A indução magnética tem valores que se modificam conforme o meio, é denominada permeabilidade magnética e é adimensional. É denominada pela letra grega m (mi), dada em Henrries por metro ( No singular Henrry por metro), ou H/m. Esta é uma grandeza escalar e a indução magnética B, tem proporcionalidade direta com m, e relacionado com H.

Assim:

B = m H

(c) py5aal Como é bem conhecido, o negrito indica grandezas vetoriais, e, no caso do vácuo,

m = 4p ´10-7 H/m

(c) py5aal A permeabilidade do meio comparada à do vácuo, é chamada permeabilidade relativa: mr

m = mr m0

(c) py5aal Permissividade Elétrica

(c) py5aal A permissividade é a propriedade de um material ou meio dielétrico que representa o valor da energia eletrostática que pode ser armazenada por unidade de volume, quando se aplida uma unidade de tensão elétrica. Por exemplo, é a relação entre a capacitância de um capacitor, quando usa determinado dielétrico e a capacitância do mesmo quando aquele é o vácuo. Os efeitos que o meio exerce sobre o valor do campo elétrico, dependem d a permissividade elétrica. Consequentemente devida a orientação da polarização interna do meio material, o campo resultante internamente é menor do que o existente no vácuo. Quanto maior a permissividade, menor o valor final. No vácuo a permissividade está relacionada com a velocidade da luz e com a permabilidade magnética, no que resulta:

Para meios diferentes do ar, deve ser introduzido o fator conhecido como permissividade relativa ou permissividade específica, também conhecidas como constante dielétrica.

e =ereo

(c) py5aal Condutividade Elétrica

(c) py5aal A qualidade de um material para conduzir eletricidade é medida pela intensidade de corrente por unidade de tensão é a condutividade. Esta indica a maior ou menor possibilidade desse de um meio, por exemplo, em permitir o deslocamento de cargas, este depende das suas características intrinsecas. Se condutor perfeito, a condutividade tende ao infinito. Ao contrário, num dielétrico perfeito, a condutividade tende a ser nula.

Este parâmetro deve ser considerado em termos de tempo no deslocamento des cargas, comparado ao período do campo eletromagnético aplicado.

Assim:

Uma vez que a antena de quadro pode ser enxergada como um dipolo dobrado, forçando a teoria, e as distribuições de correntes, devida a forma geométrica particular do sistema irradiante descrito, as medidas efetuadas mostraram um comportamento muito próximo de sistemas múlttiplos. Ou seja, as interações detectadas e teorizadas em seguida surpreenderam. A antena se comportou como um sistema duplo.

Desta forma, com resultados bem determinados, a teoria está desenvolvida aqui.