2013-2014‎ > ‎

Programação e Sistemas de Informação




11º Ano [2013-2014]

Módulo 8 - Conceitos avançados de programação
Este módulo aparece nesta disciplina com o objectivo de introduzir conceitos avançados de programação. Estes conceitos prendem-se com um novo paradigma de programação do qual os alunos devem adquirir conhecimento e vocabulário. Neste módulo serão abordados conceitos de programação para ambientes gráficos, tais como Janela, Componentes, Propriedades e Eventos.
Neste contexto serão também abordados os conceitos das bibliotecas de programação que permitem este tipo de programação. Serão por fim, aflorados os problemas de debugging inerentes a este novo paradigma de programação.

Apontamentos: 
Funções Matemáticas e Strings
Controlos - Propriedades e funções
MaskedTextBox

Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 24
Avaliação: com base em projetos
Exercícios:

Módulo 9 - Introdução à Programação Orientada a Objetos
Este módulo destina-se a dar aos alunos uma visão global da filosofia associada a uma linguagem orientada por objetos. A Programação Orientada para Objetos é a sucessora natural da programação estruturada, continuando a utilizar módulos, mas a sua capacidade de abstração de dados. Em vez de dividir o problema em sub-problemas, o programador identifica os objetos envolvidos no problema: objetos com características próprias e com capacidade de realizar certas funções. Para cada objecto existe uma lista de eventos possíveis e é nestes eventos que se escreve as instruções necessárias para a ação respectiva. Isto pressupõe uma estratégia de programação diferente, que deve ser apresentada aos alunos fomentando o desenvolvimento de novos métodos de raciocínio lógico, bem como um conjunto de vocabulário associado.


Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 48
Avaliação: com base em projetos
Exercícios:

Módulo 10 - Programação Orientada a Objetos
Este módulo surge como a continuação do módulo anterior de uma maneira muito ligada. Começando nos conceitos do módulo anterior, são introduzidos os conceitos de relações entre classes e objetos. São assim introduzidos os conceitos de polimorfismo, herança, métodos derivados. São também introduzidos os conceitos de métodos virtuais. Neste módulo serão ainda os conceitos relacionados com os diagramas de classes, introduzindo nos mesmos os novos conceitos.

Apontamentos:
Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 48
Avaliação: com base em projetos
Links XNA

Módulo 11 - Programação Orientada a Objetos Avançada
Neste módulo os alunos irão ser confrontados com um conjunto de técnicas avançadas de programação, nomeadamente a capacidade de tratamento estruturado de erros e a capacidade de abstração de um fluxo de dados através do conceito de stream. Os alunos serão também confrontados com um conjunto de problemas de complexidade crescente com o objectivo de consolidar os conceitos desenvolvidos anteriormente.

Apontamentos:
Ferramentas:Visual Studio 2012
Nº Aulas: 40
Avaliação: com base em projetos
Exercícios:

Módulo 12 - Introdução aos Sistemas de Informação
Neste módulo os alunos começam a vertente de desenvolvimento de sistemas de informação da disciplina. Esta vertente é fundamental, dada a premente necessidade de sistemas de informação em qualquer solução de software. Neste contexto, este primeiro módulo dedica-se a introduzir os conceitos relacionados com o armazenamento de dados e a extração de informação. Será introduzido um conjunto de vocabulário e conceitos fundamentais. Além disso, serão também analisadas as principais soluções existentes para a implementação e armazenamento de repositórios de dados.

Apontamentos:
Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 28
Avaliação: com base em projetos

Módulo 13 - Técnicas de Modelação de Dados
Este módulo tem como objectivo dotar o aluno de técnicas de desenvolvimento e estruturação de uma base dados, apresentando um conjunto de metodologias e estratégias. Os alunos serão confrontados com a análise de problemas reais e com a necessidade de estabelecer uma estrutura coerente e sistemática de organizar os dados. Neste módulo os alunos apreendem também mecanismos que permitem de uma forma sistemática garantir a coerência da base de dados.

Apontamentos:
                        Parte I - Modelação de Dados
                        Parte II - Criar uma Base de Dados com Visual Studio
Links:
            w3schools
            cs50.tv
            cs75.tv
            cs76.tv
Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 48
Avaliação: com base em projetos
Exercícios:

Módulo 14 - Linguagem de Manipulação de Dados
Este módulo pretende introduzir uma linguagem standard de manipulação de dados em sistema de gestão de bases de dados. Esta linguagem permite a pesquisa, a inserção, a alteração e a remoção de registos numa base de dados. Neste módulo, os alunos serão confrontados com a necessidade de aceder ao repositório de dados e retirar de lá a informação necessária ao funcionamento do sistema de informação.

Apontamentos:
Links:
Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 48
Avaliação: com base em projetos

Módulo 15 - Linguagem de Definição de Dados
Este módulo surge como complemente do anterior e pretende dotar os alunos de conceitos e mecanismos que lhes permitam alterar e criar a estrutura da base de dados utilizando uma linguagem de definição de dados standard. O aluno será confrontado com a necessidade de aplicar conceitos avançados como a segurança de acesso e a necessidade de replicação de estrutura de uma base de dados. Neste módulo o aluno será também com problemas reais do desenvolvimento de um sistema de informação.

Apontamentos:
Ferramentas: Visual Studio 2012
Nº Aulas: 28
Avaliação: com base em projetos