As Terapias Quânticas são aquelas que utilizam os fundamentos da Física Quântica e por isso se mostram muito efetivas e rápidas nos seus resultados. Falaremos aqui apenas da parte que utiliza equipamentos, dentre estes, teremos o NLS:
1) NLS 9D Non Linear System - Sistema Não Linear, assista ao nosso vídeo de apresentação: https://youtu.be/e7Tyl6sHk0M
Este sistema trás uma revolução à reboque, pois ele usa a comunicação natural entre o cérebro e os órgãos, servindo de forma rápida e eficiente. Os Sistemas de Diagnóstico Não-lineares (NLS) foram amplamente utilizados ultimamente e estão ganhando popularidade cada vez maior. Mesmo nos poucos casos, onde os sintomas clínicos se parecem muito típicos, o método de diagnóstico NLS fornece informações extras sobre a extensão do caminho e permite considerar um prognóstico. Na maioria dos casos, é de vital importância para diagnósticos e conseqüências, para a escolha correta do tratamento.
Aqui poderemos indicar como adquirir este sistema no valor de R$6500,00; ou podendo ser parcelado em 10 vezes de R$700,00.
Em 2000, foram 20 anos desde que Theodore Van Hoven desenvolveu a teoria da lógica de entropia quântica que está subjacente a esse método. Portanto, diagnósticos não-lineares parecem ser a data mais alta para todos os métodos do hardware diagnósticos baseados. De qualquer forma, sua descoberta se tornou um marco significativo na medicina diagnóstica. A análise não linear foi originalmente empregada em química orgânica para determinar a composição de compostos complexos.
Sviatoslav Pavlovich Nesterov, que introduziu um sensor de gatilho em 1988 e, portanto, enquadrou o conceito, é considerado como o criador do dispositivo de diagnóstico NLS. O trabalho ativo foi imediatamente iniciado para desenvolver e melhorar os sistemas diagnósticos do NLS. O teste clínico do equipamento inicial levou o período de 1990 a 1995. O final dos anos 90 viu um rápido crescimento da produção comercial do dispositivo e um súbito aumento na qualidade dos resultados produzidos. O método de diagnóstico não-linear ainda está em fase de desenvolvimento. As técnicas diagnósticas estão melhorando tão rápido, que as versões do sistema devem ser atualizadas a cada seis meses. Devido à introdução de alguns novos dispositivos equipados com sensores de gatilho digitais, o diagnóstico do NLS tornou-se não só muito mais eficiente, mas também bastante diferente em termos de qualidade. É óbvio que algumas técnicas de tempo de execução, por exemplo, três visões dimensionais? Os resultados da investigação em breve tornar-se-ão uma prática diária. O vegeto teste positivo é apenas um exemplo de uma implementação pronta. O método é empregado tão amplamente que devemos falar sobre uma gama definida de indicações para seu uso do que apenas sobre sua popularização. Os centros de pesquisa continuam sua busca por uma nova metodologia de pesquisa todos com base nos sistemas de análise não linear. Até agora, os resultados parecem ser bastante promissores. Ao contrário da RMN e da tomografia computadorizada, a análise do NLS não precisa de campos fortes.
O método parece ter boas perspectivas para estudos de metabolismo, particularmente em um nível celular. O método NLS ™ avança ao longo do caminho, não apenas de inovações técnicas, mas também de novas aplicações. Algumas operações cirúrgicas menores, biópsia para um, foram monitoradas há muito tempo por ultrassom, fluoroscopia ou tomografia computadorizada. Hoje temos uma oportunidade, para ter biópsia monitorada por NLS. Aliás, muitos cirurgiões se concentram em usar este método para auxiliar grandes cirurgias.
O custo do equipamento para diagnósticos NLS ainda é muito baixo em comparação com alguns outros métodos baseados em hardware. Isto deve promover o uso mais extensivo do método em países com padrões de vida baixos. De todos os métodos de diagnóstico baseado em hardware, o NLS fornece representações mais próximas da imagem patológico anatômica. Esta característica do método juntamente com a sua inofensiva ação, promove o rápido desenvolvimento do diagnóstico do NLS.
O desenvolvimento de uma nova geração de scanners informáticos não lineares que utilizam a imagem virtual multidimensional do corpo analisado, permitiu melhorar substancialmente a eficiência do método NLS; e até mesmo expandir seus campos de aplicação. O padrão de digitalização originalmente volumétrico é uma característica distintiva da imagem multidimensional de NLS. Os dados assim adquiridos são uma matriz integral, que facilita a reconstrução de imagens virtuais multidimensionais de estruturas anatômicas do corpo analisado. Neste contexto, o NLS virtual é amplamente utilizado, especialmente para investigações angiográficas com três dimensões na reconstrução dimensional de formações vasculares.
NLS Ciência e Tecnologia
Como funciona?
Os princípios de Quantum Entropy Logic-NLS desenvolvidos por cientistas russos modernos revelam que as estruturas biológicas possuem um campo de bioenergia que inclui oscilações de vórtice magnético gravadas em uma matriz. Os processos biológicos patológicos associaram estados de vórtice magnéticos instáveis (meta estados).Estes mesmos cientistas russos desenvolveram a tecnologia para isolar e registrar os estados de vórtice magnéticos instáveis associados aos processos biológicos correspondentes. O dispositivo NLS é a análise de espectroscopia de Ressonância mais avançada, análise de ressonância quântica, análise de ressonância acústica, varredura de tomografia disponível hoje. As pessoas utilizaram esse conhecimento há milhares de anos nas antigas disciplinas das tradições yoga-chakra, tradições da medicina chinesa e outras.
A avaliação do corpo deve-se à amplificação ressonante dos estados de vórtice magnético. Cada órgão tem uma faixa específica de frequência de estados de vórtice magnéticos, que são exibidos em forma de gráfico. Qualquer processo biológico, seja saudável ou patológico, possui oscilações de vórtice magnético muito específicas.Estes são armazenados na memória do computador e levam em consideração a gravidade, idade, gênero e outras características dos assuntos.
A tecnologia do dispositivo NLS é classificada como tecnologia de biofeedback. Os dados são coletados por amplificação de ressonância dos estados de vórtice magnético de toda a matriz de biocampo usando sensores de gatilho. Ao usar um instrumento orientado por computador de forma segura, não invasiva, indolor e efetiva, a informação sobre toda a matriz de biocampo é exibida até o nível do biocampo cromossômico.
O paciente fica na frente do monitor do computador e usa fones de ouvido por 15 a 30 minutos. Durante esse período, há uma coleção de informações sobre o estado de seu biocampo. Depois disso, várias análises são realizadas e são apresentados resumos refletindo a saúde energética do paciente. Os ícones de cores mostram vários graus de estados de vórtex magnéticos instáveis exibidos no modelo virtual de telas de computador.
O profissional holístico compara o computador com a similaridade dos processos de biocampo de referência (biocampo saudável, biocampo de tecido alterado, biocampo do agente infeccioso) e identifica o processo ou tendência de biocampo emergente mais próximo.
Na singularidade, nos dedicamos a ajudar as pessoas a restaurar sua saúde e evitar a degeneração desnecessária, através da tecnologia mais avançada dos dias de hoje. Com uma lista de mais de 1000 partes de anatomia de biocampo, descrições detalhadas de todos os processos biológicos de biocampo, biocampos de vírus e bactérias, biocampos de ervas, ferramenta de preparação de remédios, meta-terapia e muitas outras partes, o NLS é simplesmente incrível em sua precisão e detalhe.
O objetivo final será ajudá-lo a aumentar o relaxamento, aliviar a dor, aumentar a saúde celular e desenvolver padrões de vida mais saudáveis e confortáveis ao aprimorar sua matriz de biocampo. As mudanças e possibilidades dependerão de você e do seu médico.
Historia e Desenvolvimento
O desenvolvimento teórico e experimental desta tecnologia começou no final do século 19 por um homem chamado Nikola Tesla. Foi estudado pelo cientista J. Lakhovsky, que experimentou efeitos de RF em animais e plantas. Mais tarde, o pesquisador americano R. Rife estudou os efeitos das radiofrequências em seres humanos. Sua análise está incluída no software do dispositivo NLS.
Os primeiros dispositivos de detecção de biocampo utilizaram a entrada manual de dados e a detecção manual. A detecção de matriz de biocampo envolveu ativamente o operador cujo cérebro através do uso de vibrações de baixa frequência foi sintonizado e ressoante com os estados de vórtice magnético de biocampo do paciente. Em outras palavras, o estado energético do operador foi coerentemente sincronizado com os pacientes e teve um efeito amplificador de detecção. Os resultados originais foram relatados pelo desvio da moldura em forma de L na mão do operador em uma escala especial de Fleyndera (esta escala está ligada ao software de análise do Sistema Não Linear atual).
No entanto, este método de detecção de matriz de biocampo foi muito subjetivo. Isso levou à criação dos primeiros quadros eletrônicos em forma de L chamados sensores de gatilho. Os sensores de disparo detectam automaticamente os estados do vórtex magnético (informação da matriz do biocampo) do paciente. Os desenvolvedores alimentaram esses sinais em uma base de dados do computador até mais de 100.000 pacientes com mais de 1000 processos de saúde foram analisados e armazenados no banco de dados. Experimentos de detecção de matriz de biocampo distantes foram realizados por VN Kravkov no século 20.
Sob a orientação do Prof. B. Togatova, experiências de detecção de matriz de biocampo também foram realizadas em várias estruturas semi condutoras. O método de análise do dispositivo NLS foi desenvolvido no Instituto Russo de Psicofísica Prática. Cada órgão e cada célula associaram-lhe um estado de vórtice magnético de biocampo que é armazenado na memória do computador e pode ser exibido na tela do computador como um gráfico. Esses gráficos representam as condições de intercâmbio de informações entre o biocampo de órgãos e o meio ambiente. Todo processo patológico com idade distinta e sexo tem seu próprio gráfico de biocampo distintivo armazenado na memória do computador. Depois de ler as características de frequência de biocampo de um paciente, o sistema compara o grau de sua similaridade espectral com biocampos de indivíduos saudáveis e patologicamente afetados, ou os biocampos de agentes de infecção, para obter o processo ou tendência de biocampo mais próximo. O ponto culminante de toda essa ciência levou ao NLS. O dispositivo NLS é capaz de detectar as frequências de biocampo sem intervenção humana, bem como, equilibrando os desequilíbrios de biocampo.
PRINCÍPIOS DE ENTROPIA QUÂNTICA E PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO
A Fundação da Teoria da Lógica de Entropia Quântica (Theodore Van Hoven, Prêmio Nobel e SP Nesterov) comemorou seu aniversário de 30 anos em 2010. Estes são os cientistas que, em última instância, desenvolveram o quadro teórico subjacente e métodos de análise utilizados em sistemas quânticos não-lineares.
Os princípios de operação do sistema de dispositivos NLS que pertencem à classe de biofeedback e "brain machines" são baseados nos fundamentos da teoria da lógica de entropia quântica de Nesterov - Van Hoven.
De acordo com a teoria lógica da entropia quântica, a troca informacional entre sistemas é realizada de forma distante, associativa e seletiva devido aos estados de vórtice magnético quânticos (biocampos) com energia igual à energia da estrutura elementar de um sistema com destruição. Como E = MC2, se M é destruído, ele é convertido em E. Este E é a Entropia (desordem). Os princípios da teoria da lógica da entropia foram confirmados em sistemas físicos durante o intercâmbio informacional, onde os estados de vórtices magnéticos instáveis se desenvolveram quando a possibilidade de sua destruição física aumentou bastante.
A intensidade da troca informacional entre dois sistemas de troca A e B aumenta quando a forma de um desses sistemas é destruída. Assim, em saúde, quando partes do sistema físico estão degenerando, ser atacado por micro-organismos ou morrer é de alguma forma, sua Entropia é aumentada, assim como os seus estados de vórtice magnético quântico (biocampo) instáveis associados. A força de qualquer sistema é igual à quantidade de informações contidas nele. É por isso que a destruição do formulário de um sistema (A) com transferência de informação paralela para outro sistema (B) representa a lei de conservação da informação postulada pela teoria da lógica da entropia quântica.
A teoria da lógica da entropia afirma que estes são fisicamente verdadeiros somente nos casos em que os sistemas A e B são quânticos e o agregado de A e B pode ser descrito por uma condição. Isso fornece a presença de troca de informações inicialmente existente que precede a destruição das estruturas de um sistema que, dentro do contexto da lógica de entropia, liga ambas as partes em sistema quântico único, porque em corresponde ao efeito de Einstein Podolsky-Rosen. Então, como um indivíduo é físico = A e é A teoria da lógica da entropia afirma que estes são fisicamente verdadeiros somente nos casos em que os sistemas A e B são quânticos e o agregado de A e B pode ser descrito por uma condição. Isso fornece a presença de troca de informações inicialmente existente que precede a destruição das estruturas de um sistema que, dentro do contexto da lógica de entropia, liga ambas as partes em sistema quântico único, porque em corresponde ao efeito de Einstein Podolsky-Rosen. Então, como um indivíduo é físico = A e é biocampo = B (a parte quântica), juntos eles formam um agregado que é uma condição.= B (a parte quântica), juntos eles formam um agregado que é uma condição.
A teoria da lógica da entropia quântica permite esclarecer muitos detalhes dos mecanismos psicofísicos fundamentais que são utilizados na transferência de informações de longo alcance entre dois objetos espacialmente diversos. A teoria revela mecanismos para formar associações, seletividade de informação e outros mecanismos exóticos de transferência de informações.
O sistema opera com o princípio básico de iniciar amplificação de sinal na destruição de estruturas meta-estáveis. Onde as estruturas físicas são degenerativas, o biocampo é mais fraco. Sob a influência dos campos eletromagnéticos externos dos fones de ouvido, os estados de vórtice magnéticos (momentos) do biocampo associado às correntes moleculares dos neurocitos do cérebro perdem sua orientação intocada. Isto é equivalente a "desordem das estruturas de rotação dos elétrons deslocalizados presentes nas estruturas físicas de degeneração, o que é motivo de ocorrência de estados de vórtice magnético instáveis. A desintegração desempenha o papel do amplificador no sinal iniciado. Do ponto físico de visão, o sistema representa um sistema de osciladores magnéticos (cadistores), que ressoa em um determinado comprimento de onda, a qual energia é igual à energia de destruição dos links biológicos predominantes que suportam a arquitetura estrutural do organismo examinado. A informação sobre uma condição particular de um O biocampo de objetos biológicos é lido de forma não invasiva por um sensor de gatilho digital. As tecnologias modernas de informação e a microcircuitagem detectam as fracas flutuações dos sinais, que emanam das características de ruído estatísticas médias dos campos e convertem-nos num digitalmente para o computador.
Se, com base nas regras de cromo-cinética quântica, você apresenta os valores de entropia de qualquer sistema como cores de um espectro, tais cores variam de amarelo claro (em valores de entropia mínimos) de laranja a vermelho e roxo, quase preto (na entropia máxima de valores). Cálculos teóricos mais finos realizados por computador, permitem sinalizar uma série de condições estacionárias correspondentes a certos potenciais de entropia, interagindo seletivamente com o espectro de emissão.
Ao comparar a gama de cores dos ícones e sua localização no modelo de computador de órgão, e também a dinâmica de mudança de tempo, pode-se julgar os processos de enfraquecimento do biocampo e a destruição associada de estruturas biológicas em previsões de tempo de estabilidade.
Cada célula tem sua própria energia de destruição típica de certas ligações moleculares intercelulares. Ao alterar as características da radiação do cadistor do dispositivo NLS, pode-se causar a destruição das estruturas intercelulares (e orientações de rotação relacionadas das combinações bi-moleculares) de qualquer célula de tecido de organismo.
É natural que a condição mais instável e correspondentemente mais danificada que os tecidos tenham, quanto mais pronunciada a resposta será de acordo com a teoria da lógica da entropia quântica.
Ao mesmo tempo, as frequências de varredura coordenam a posição de resposta, que junto com o valor de resposta desencadeará a geometria geral dos danos acumulados em um organismo. Assim que a resposta é localizada por operação de fenômenos psicofísicos, adicionalmente introduzimos várias forças físicas que ativam o cérebro funções de pessoas investigadas, e também ajustá-la ressonantemente (visualização de órgãos localizados em uma tela de um computador, usando o princípio da associação).
O que é o Metatron Hunter 4025?
Simplesmente dizendo, é um avançado dispositivo de diagnóstico não invasivo para exame físico e sistema de análise, usando a ressonância da onda de luz para escanear e detectar o status funcional do corpo humano ou rastrear as condições anormais gradualmente formadas no tecido, célula, cromossoma,Hélice de DNA, molécula ou órgão inteiro, em seguida, fornece tratamento.
Metatron 4025 Hunter e suas áreas de aplicação:
Doenças crônico-degenerativas de todos os tipos, doenças auto-imunes, terapia adjunta aos tumores.
Sistema imunológico fraco, infecções crônicas.
Dor aguda e crônica e inflamações.
Fadiga, esgotamento, distúrbios do sono, depressões, enxaqueca, doenças psicossomáticas, alergias, eczema, neuro-dermatite.
Perturbações hormonais, dificuldades na menopausa, TPM.
Doenças em idade avançada.
Pediatria: problemas de crescimento, dificuldades comportamentais.
Sintomas da coluna vertebral: dores nas costas, dores nas articulações, tensões, artrite. Lesões, fraturas ósseas.
Medicina esportiva, preparação para a competição.
Metatron 4025 Hunter reconhece e trata:
1. Sistema osteo-esquelético (ossos, articulações, músculos, etc.)
2. Sistema linfático, gânglios linfáticos individuais.
3. Sistema vascular (vasos coronários, artérias, veias, capilares).
4. Sistema nervoso, (cérebro, medula espinhal, hipotálamo, hipófise)
5. Sistema urinário (rins, bexiga, ovários, útero, próstata)
6. Sistema respiratório (pulmões, traquéia, brônquios, etc.)
7. Sistema digestivo (estômago, intestinos, esôfago, fígado, etc.).
8. Sistema endócrino (tireóide, glândulas supra-renais, etc.)
9. Bactérias, fungos, vírus e parasitas.
10. Componentes de sangue, hormônios e enzimas.
11. Alérgenos e toxinas ambientais.
12. Alimentos, berbere, homeopáticos, produtos farmacêuticos etc.
Os estudos mostraram que o novo Metatron 4025 Hunter é realmente um enorme passo em frente no desenvolvimento dos sistemas NLS. Dentro de segundos, o "Metatron 4025 Hunter" encontra por si só a origem dos tumores e doenças hereditárias. Portanto, o Metatron 4025 Hunter está além de tudo que se poderia imaginar no passado.
Estes resultados impressionantes foram realizados ao longo de todo o novo método de digitalização em 3-D em espiral. O Metatron 4025 Hunter foi ampliado com centenas de novas imagens virtuais.
O Metatron 4025 Hunter encontra por si mesmo os fragmentos de DNA com a maior perda de informação. Se esses desvios no nível do fragmento de DNA estiverem equilibrados, muitos sintomas em todo o corpo podem desaparecer.
O Metatron 4025 Hunter não consegue descrever tudo que é possível fazer em tão poucas palavras, você deve experimentar por si mesmo!
Juntamente com a melhoria do hardware do Metatron 4025 Hunter, o software também foi aprimorado. O Metatron 4025 Hunter é um novo e revolucionário passo na criação de software. Centenas de modelos virtuais, começando com cromossomos, DNA e células e até modelos de órgãos e articulações, foram adicionados ao Metatron 4025 Hunter.
Também o algoritmo do software foi renovado, assim a eficácia e a confiabilidade de pesquisas aumentaram. A adição mais significativa ao Metatron 4025 Hunter - é um módulo chamado Metatron 4025 Hunter, que permite revelar estágios iniciais oncológicos. A nova interface do usuário do software é intuitivamente óbvia; todos os símbolos são visuais e fáceis de lembrar.
O Metatron 4025 Hunter, juntamente com os novos modelos do Metatron 4025 Hunter, é considerado líder no campo de diagnósticos não lineares, e o certificado médico permite o uso do sistema em qualquer lugar.
A principal característica do software Metatron 4025 Hunter é a função chamada “3D Scanning” que permite localizar automaticamente um nidus onde o tumor apareceu, doenças hereditárias, etc. E encontrar o motivo da aparência no genoma, passando um após os outros cortes histológicos, cortes citológicos, conjuntos de cromossomos, cromossomos separados e ir mais fundo para fragmentos de hélice de DNA.
Durante uma pesquisa as modificações grandes em tecidos mostrados em reduções macro revelam-se, e logo uma pesquisa das reduções histológicas dos tecidos escolhidos executa-se em um lugar de modificações patológicas principalmente. Então, após o corte histológico, a pesquisa de células significativamente alteradas é realizada a fim de encontrar mudanças nas estruturas celulares. Este algoritmo então vai para o nível do conjunto de cromossomos, procura as mudanças em cromossomos separados, depois disso inicia uma pesquisa de hélice de DNA. Também, o usuário pode realizar a pesquisa de imagem topológica multivariada e doença metastática. Permite pesquisa adicional de metástase em outros órgãos. As pesquisas são realizadas em modo automático e o usuário pode interrompê-lo a qualquer momento.
As vantagens do nosso novo sistema Metatron 4025 Hunter:
- adaptação de um novo sistema de varredura contínua desenvolvido para scanners não-lineares multidimensionais de alto desempenho (metatrons) da série Z, assim a confiabilidade de pesquisas aumenta-se muito.
- A velocidade de pesquisa é aumentada mais de 5 vezes.
- A principal peculiaridade do Metatron 4025 Hunter é a 'varredura virtual multidimensional' que permitem localizar automaticamente um nidus de tumor, doenças hereditárias e revelar um motivo de sua aparência no nível genômico, passando seqüencialmente pelas seções histológica e citológica, cromossomos e indo mais fundo nos fragmentos da molécula de DNA.
Introduzido pela primeira vez no software "Metatron 4025 Hunter":
- tudo peculiar à espécie Homo Sapiens, anatômica, histológica, citológica, incluindo estruturas ultramicroscópicas.
- espectros de minerais e gemas, permite selecionar de acordo com a biocompatibilidade individual uma gema para transporte permanente ou aplicar tratamento de litoterapia - cura do organismo por espectro mineral irradiado.
- uma possibilidade de avaliar não só tecidos de um organismo humano, mas também uma estrutura ultra de agentes microbianos, vírus, helmintos, toxoplasmas e outros microorganismos em que partes da célula bacteriana, ou várias influências antimicrobianas atuam no organismo analisado.
- os modos "iridodiagnósticos" e "auricolodiagnósticos".
- seleção de medicamentos homeopáticos com potência levada em consideração.
- introduziu a função ‘Smart-filter’ para a seleção automática rápida e prática de processos espectrais e medicamentos com a topologia do processo levada em conta.
- Banco de dados de produtos médicos, suplementos alimentares e remédios homeopáticos significativamente estendido.
TRATAMENTO com Metatron 4025 Hunter:
Metatron 4025 Hunter mostra em qual fase do desenvolvimento o distúrbio se encontra e se o processo é agudo ou crônico. Além disso, com uma nova função adicional, é possível determinar como o distúrbio se desenvolverá no futuro. Isso permite descobrir se uma terapia é adequada ou se o corpo pode resolver o problema sozinho.
Metatron 4025 Hunter determina não apenas o tipo de distúrbio, mas também identifica a gravidade dos distúrbios. Após a medição, o Metatron 4025 Hunter pode tratar o cliente com a função META Terapia, Fitoterapia, Terapia com Pedras, Terapia com Acupuntura e Terapia com Íris.
O tratamento é realizado em oito níveis: o primeiro na molécula e, em seguida, a ultraestrutura, a hélice do DNA, o cromossomo, o núcleo, a célula, o tecido, até o órgão inteiro, tornando-o muito eficaz e bem-sucedido. O usuário pode observar a eficácia diretamente na tela. Uma análise comparativa mostra as mudanças que ocorrem antes e depois do tratamento.
De acordo com os mesmos princípios, o Metatron 4025 Hunter é capaz de medir oscilações de remédios como suplementos alimentares, remédios homeopáticos, etc. Por meio desta função, pode encontrar o remédio mais eficiente para o paciente. O Metatron 4025 Hunter pode identificar qual remédio terapêutico funciona melhor e quais cargas estão presentes.
CARACTERÍSTICAS:
Freqüência do gerador interno - 4,9GHz
Tempo médio de varredura - 2 sec
Exatidão das pesquisas:
Estrutura anatômica 85-98%
Modelos histológicos 85-90%
Modelos genéticos e cromossômicos 80-90%
Número de modelos computacionais de órgãos e tecidos - 1432
Número de etalons espectrais digitalizados de preparações e processos – 13933
Teste de etalons espectrais:
A # ORGANOPREPARATIONS
B # BIOCHEMICAL HOMEOSTASIS
C # PATHOMORPHOLOGY
D # MICROORGANISMS AND HELMINTHS
E # ALLOPATHY
F # HOMEOPATHY
G # PHYTOTHERAPY
H # LITOTHERAPY
I # ALLERGENS
J # FOOD
K # NUTRICEUTICALS AND PARAPHARMACEUTICALS
L # MICROELEMENTS
M # THERAPEUTIC COSMETOLOGY
All Toxins
Acupuncture
Amino Ac. Table
Anti-Age Table
Bio-M-E Table
Bio-organ Table
Bio-Specific Table
Bone Diseases
Brain Anatomical
Brain Disorder Table
Brain Process
Brain Tune Table
Cell-Com
Chromosomes
Conflict Matrix
Conflicts P-38
Dental Diseases
Dental Materials
Dermatomes
Digestive diseases
Digestive System
EarEye Anatomy
EarEye Diseases
Emotion Matrix
ExtraSymptoms
FrexFreq
Gemstones
Gene Table
Geopathic Stress
Heart & Cond. Sys.
Heart Diseases
Homeopathic
Hormones, Female
Hormones, Male
Injury &Trauma
Inner Self Process
Iridology Table L
Iridology Table R
Lymph Diseases
Lymph
Meridian Table
Miasm Table
Mineral Table
Muscle Diseases
muscles
Mystic Process
N.E.P. Profile
Nerves
Nervous system diseases
Other toxins
Personal toxins
Profession probability
Relationship matrix
Relaxation process
Respiratory diseases
Respiratory
Rife Table
Sarcode table
Self-evaluation Hint
Sinuses
SinusThroat Diseases
Solution Process
Spinal Conditions
Spinal Table
SpinalAnatomy
Sport Hormones
Susceptibility Index
Teeth List
TMJ Points
Vitamin Table
Acid-alkaline balance
Spectrograms of healthy organs
Toxic stress load
Contaminants
Supplements
The Energy- Burdened
Symptomatic agents – wideband
Funções principais:
Bacterial research
Ultrastructure
Identifying of nidus borders
Vegeto-test
Smart-filter
Entropy analysis
NLS analysis
Comparative analysis
Diagnósticos alternativos:
Avaliação do BAP nas mãos e pés
Auriculodiagnóstico
Iridologia
Corrigindo ações:
Meta-terapia
Litoterapia
Fitoterapia
Preparação de remédio frequencial
COMO FUNCIONA?
Toda a informação sobre o estado do seu corpo é entregue ao cérebro. Usamos sensores especiais que são moldados como fones de ouvido para se conectar a ele. Além disso, usamos software de ponta para obter esses dados, para decodificá-los e criar uma exibição na tela na forma de modelos tridimensionais de órgãos, tecidos e células.
O PRINCÍPIO DO MÉTODO
Biorressonância ou diagnósticos de NLS visam obter informações sobre o estado de sua saúde usando programas especiais de computador. Os dados sobre um estado objetivo dos tecidos, células, cromossomos e até hormônios do corpo estão sendo transmitidos em tempo real e imediatamente decodificados na forma de diagnósticos e recomendações específicas.
Tecnologia de Biorressonância
Bioressonância é basicamente a interação entre os organismos e seus padrões de frequência que envolvem ou reverberam devido ao movimento dos organismos. Tecnologia de Biorressonância funciona em colaboração: com o Metatron 4025 Hunter
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NLS
V.I. Nesterov
Sendo um criador e tendo 20 anos de experiência de trabalho com tecnologias NLS, o autor expressa sua opinião sobre as principais tendências de seu desenvolvimento. Primeira década do novo século será marcada por considerável extensão dos recursos de diagnóstico da tecnologia NLS, em primeiro lugar por meio da introdução de novas tecnologias, usando engenharia de computação e aliança com empresas indústria farmacêuticas. Conceitos como ultramicroscopia NLS, análise espectral e de entropia não linear, terapia NLS de alta frequência se tornarão comuns nas clínicas.
Juntamente com o desenvolvimento de sistemas NLS digitais portáteis baratos, escopo de sua aplicação será estendida também; melhoria dos meios de comunicação capacidades permitirão transmitir imagens ao vivo para centros de consultoria médica de qualquer lugar da Terra. Mercado pragmático de tecnologias de diagnóstico de visualização 3D será formado gradualmente por meio de métodos não ionizantes inofensivos, permitindo para atender a várias pesquisas dinâmicas, ou seja, as tecnologias NLS, sem dúvida, venha à tona.
O diagnóstico não linear (NlS), baseado em uma nova física de interação quântica-entropia, permite adquirir o máximo de informações sobre gravidade, maturidade e intensidade das alterações funcionais no organismo humano durante o tratamento médico. checar. Na maioria dos casos, a aplicação desta tecnologia tem como princípio significado para o diagnóstico e, portanto, para a escolha do curso de tratamento adequado. Assim, o desenvolvimento deste método tornou-se uma grande melhoria no diagnóstico medicamento. usando o princípio do diagnóstico NlS e tomando como base as pesquisas do acadêmico Svyatoslav Pavlovich Nesterov, que inventou o sensor de gatilho, no início dos anos 90 do século passado, o Instituto de Psicofísica Prática (IPP) começou a projetar sistemas de diagnóstico NlS. Segundo especialistas da ue, equipamento de diagnóstico fabricado pelo IPP detém 20% do mercado mundial de tecnologias de ondas de ressonância médica atualmente. O desenvolvimento de tecnologias NlS não pode ser separado dos problemas principais da medicina – razões do desenvolvimento de doenças, seu diagnóstico precoce e objetivação da eficiência do tratamento. Apesar da diminuição das doenças cardiovasculares taxa de mortalidade (de acordo com estatísticas mundiais), a situação em torno da “epidemia não. 1” ainda permanece desfavorável. O crescimento constante de patologias oncológicas e hereditárias registra-se. No mundo moderno protetor, menos invasivo, cirurgia sem sangue vai junto com a terapia que se torna cada vez mais "agressivo". E se levarmos em conta que nossa civilização é tecnogênica, é bem possível que a humanidade enfrente novas e desconhecidas doenças no futuro. Com este pano de fundo, o desenvolvimento de métodos de diagnóstico continua e NlS-researchs é um dos mais significativos entre eles. Para alcançar um progresso significativo na qualidade das imagens NlS, consideráveis é necessário aumentar a quantidade e precisão das informações contidas. Isso é aumento da quantidade e precisão das informações de diagnóstico na imagem NlS esse é o principal objetivo do desenvolvimento de tecnologias modernas. Hoje em dia, novas abordagens para aquisição e análise de informações podem ser divididas em os relacionados com a visualização em modo tridimensional e os relacionados com aumento da frequência de geração dos dispositivos, o que está diretamente associado aumento da resolução durante a pesquisa das estruturas ultrafinas dos tecidos do organismo. Na identificação das características operacionais dos sistemas NIS, os geradores de alta frequência têm um significado principal. grande parte dos mais significativos conquistas na melhoria da qualidade de imagem e no crescimento de nossa clínica possibilidades relacionadas a inovações no desenvolvimento de geradores não lineares. As faixas de frequência de trabalho dos geradores modernos estão entre 1,4 e 4,9 GHz, que nos permite pesquisar quase todos os órgãos internos, massas anatômicas e tecidos com resolução de até 30 mícrons. No entanto, a visualização não invasiva de estrutura ultrafina de tecido em organelas celulares separadas e fragmentos de DNA pode ser dificultado. É por isso que a tecnologia de fabricação de geradores não lineares de alta frequência mudou muito. Atualmente, juntamente com a empresa americana “Clinic Tech. Inc”, geradores não lineares de super alta frequência com frequência operacional de 40 a 100 GHz são desenvolvidos e testados clinicamente. Permitiu chegar a resolução de 100 angstrom. Essas tecnologias, que ainda não são amplamente aplicadas, já são chamados de “NlS-ultramicroscanning”. muito provavelmente em um futuro próximo graças ao desenvolvimento desta área, poderemos observar células epiteliais e tecidos endoteliais em nível de subcélula mais de perto e para pesquisar e corrigir aglomerados de células renascidas. Juntamente com o Instituto Internacional de Física Teórica e Prática, que era chefiado pelo hoje falecido Acadêmico A.e. Akimov, nós criamos equipamento de pesquisa sem análogos que permite monitorar a condição do objeto biológico por mudanças nos campos de torção gerados pelos tecidos do organismo, separados células, cromossomos, moléculas de DNA e influenciar células vivas com torção Campos. O principal problema da influência dos campos de torção na ultraestrutura e DNA helix é encontrar um instrumento extremamente preciso que, semelhante ao laser, poderia influenciar a estrutura da molécula de DNA com diâmetro inferior a 2 nanometros termos. A criação de tal instrumento único tornou-se possível somente após o desenvolvimento de geradores de torção de frequência superalta. Esses geradores têm frequência de algumas dezenas de gigahertz e recurso adicional de sinal de pulso amplo modulação para gerar oscilações de campo com parâmetros peculiares à vida célula, a fim de restaurar seus mecanismos reguladores. Outra área promissora do desenvolvimento da tecnologia NlS é a criação de sistema de monitoramento de telemedicina não linear. Uma oportunidade notável deste método reside no aumento da sensibilidade do diagnóstico e ampliando a funcionalidade do sistema devido ao diagnóstico remoto tecnologicamente (telediagnóstico) no modo assíncrono de um diálogo entre o médico e o paciente em que eles podem se comunicar com um interativamente, independentemente do afastamento do local.
O sistema, oferecido pelo Instituto de Psicofísica Prática, fornece oportunidade de garantir um contato audiovisual entre um paciente e um médico durante o diagnóstico de torção quando o médico está a uma grande distância do paciente. O equipamento pode ser aplicado em clínicas, centros de diagnóstico e centros científicos institutos de pesquisa para realizar diagnósticos distantes de pacientes usando terminais móveis (em condições de campo, na montanha, no mar). O corpo dos dados obtidos é enviado através de um servidor especializado para um centro de assessoria médica com a observância dos requisitos de segurança de dados. Outra conquista técnica, que abre novas perspectivas e recursos no diagnóstico NlS, é a “imagem tridimensional” (3D). originalmente O 3D apareceu na tomografia computadorizada, porque os poderes de processamento permitiram resumir cortes transversais paralelos em uma unidade multidimensional. até alguns anos atrás, o 3D era considerado como um esteticismo de longo prazo dificilmente aplicável de profissionais em diagnósticos de NlS. Atualmente, é parte integrante não apenas de estudos científicos, mas também de diagnósticos práticos. Há número crescente de termos como “cirurgia sob controle de imagens tridimensionais”.
NlS-visualization” ou “3D virtual NlS-graphy”.
A preparação de imagens NIS para análise visual é realizada por meio de Tecnologia original “4D TISSue” desenvolvida pelo Instituto, que permite não obtenção apenas de imagens multidimensionais virtuais de estruturas anatômicas e histológicas estruturas, mas também marcar com cores tecidos biológicos interessantes – “ dimensão” e visualizar ossos, tecidos moles e vasos simultaneamente ou em qualquer sucessão desejada. O grande futuro de tais programas é inquestionável, pois essas conquistas técnicas facilitam o trabalho do diagnosticador e permitem representar com clareza características anatômicas e alterações patológicas no organismo de pesquisa. Parece que a criação de um scanner NlS "intelectual" de ultra-alta velocidade é uma das características mais importantes da nova geração 3D. mais e mais terapeutas clínicos percebem a necessidade de dominar o equipamento de diagnóstico de NlS, porque precisam de especialistas devidamente educados neste campoé obvio. Ao mesmo tempo, entre os especialistas em medicina tradicional, existe uma tendência a prestar mais atenção às pesquisas com imagens de raios-X computadorizados e ressonância magnética. É por isso que as tecnologias NIS, infelizmente, ainda estão escondidas entre os métodos de diagnóstico mais ortodoxos. Clínico estarão prontos (em muitos aspectos já estão prontos) para melhorar seus diagnósticos possibilidades usando a tecnologia NlS, muitas vezes sem métodos X-CT, mRI e radionuclídeos. No entanto, apenas em parceria estratégica de especialistas em diagnóstico de NlS, radiologistas e clínicos pode ser encontrada uma chave para diagnóstico e cura ideais aplicação desta, em todos os sentidos, tecnologia médica original e eficiente
APLICAÇÃO DE TRIDIMENSIONAL NLS-DIAGNÓSTICO EM ONCOLOGIA.
NOVAS TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO
V.I. Nesterova, L. V. Shaposhnikov,
L.A. Yankina, O.R. Kojemyakin
O diagnóstico e o tratamento das neoplasias malignas são os mais urgentes questões da medicina moderna. oncologistas enfrentam não apenas problemas de e atualização de diagnósticos de doenças tumorais, mas também avaliação de vários métodos de eficiência do tratamento do tumor, diagnóstico oportuno de tumores após procedimentos de tratamento. Introdução de novos tridimensionais tecnologias de aquisição de imagens NlS na prática clínica permite a resolução de problemas diagnósticos acima mencionados em nível qualitativamente novo e mais alto. A aplicação da visualização tridimensional de órgãos e tecidos ampliou significativamente o potencial do diagnóstico NlS. Hoje podemos falar sobre diagnóstico verdadeiramente precoce de doenças tumorais no primeiro estágio pré-clínico do paciente exame. O exame NlS tridimensional permite não só revelar de alterações estruturais mínimas em órgãos e tecidos, mas avaliação precisa da extensão do processo tumoral, também, juntamente com o uso da análise espectral-entropia, permite identificar o estágio da doença e escolher o método adequado de tratamento do paciente. O Instituto de Psicofísica Prática tem grande experiência de aplicação de NIS-scopia tridimensional; não é possível descrevê-lo de maneira adequada em um artigo tão pequeno. Devido a este fato, decidimos nos deter aquelas questões de diagnósticos NlS tridimensionais, que têm grande importância, mas ainda pouco difundida na prática clínica. No grupo de tumores malignos de invasão metastática do fígado detém liderança posições. É bem conhecido que as razões mais frequentes de metástase hepática doença são tumores malignos do intestino grosso, reto, estômago, pâncreas, glândula mamária e pulmões. Na forma da doença metastática, a estrutura, o tamanho do parênquima e o padrão vascular do fígado são mais ou menos alterados, dependendo em duração de existência de tumor, número e tamanhos de nós tumorosos. Além da NlS-grafia tridimensional, diversas variantes de dopplerografia, em primeiro lugar, o mapeamento de cores de energia pode ser usado para resolver problemas de diagnóstico diferencial de alterações benignas e malignas no parênquima hepático. O método de NLS-grafia tridimensional permite a visualização de imagens tridimensionais da localização e forma dos vasos, marcando-os por determinada cor no fundo da imagem usual do órgão. Neste aspecto, o método é bastante perto do método de angiografia de raios-x e permite visualizar com precisão vasos grandes e minúsculos. O padrão vascular em metástases únicas é quebrado devido à constrição e luxação de ramos hepáticos certos vasos. No afeto maciço significativo violação do padrão vascular acontece. Em alguns casos, um terapeuta pode detectar alterações locais e caóticas do padrão vascular, quando a hipervascularização do tumor estão presentes. No entanto, os nódulos tumorais na doença metastática hepática podem ter vascularização aumentada e morta. Devido a este fato os dados adquiridos com NlS-grafia nem sempre é suficiente e deve ser completado com resultados de angiografia de raios. Diagnóstico diferencial de afecção tumoral do fígado complicada por não marcada multiformidade de mudanças, mas também pela sua frequente combinação com alterações difusas e distróficas do parênquima do órgão. Tudo acima mencionado estipula a necessidade de ampla aplicação da análise de entropia espectral de nicho de afeto. nossa experiência prova que a disponibilidade de diagnóstico NlS equipamento torna possível o exame detalhado do fígado tridimensional neoplasias com tamanho inferior a 3 mm. Portanto, no estágio inicial do desenvolvimento da patologia, um clínico é capaz de atualizar o substrato morfológico das alterações detectadas e adquirir informações suficientes para atualização diagnóstica. É bem conhecido que um dos principais métodos de tratamento de metástases hepáticas solitárias é a operação cirúrgica. A prova da eficácia da operação é a ausência de metástases em outras partes do fígado. Este problema pode ser resolvido com sucesso resolvida por ultramicroscopia NLS tridimensional com aplicação de análise espectralentropia. Por muito tempo, a ampla aplicação do NlSexamination ultramisroscópico foi limitada pela ausência de equipamentos especiais com alta resolução.
Atualmente, dispositivos com gerador não linear de frequência super alta (40 GHz) são criadas, possibilita a realização de exames ultramicroscópicos tridimensionais revisão e avaliação de aberrações cromossômicas de quase todas as células do organismo humano. A pesquisa tridimensional de NlS pode ajudar a especificar o caráter, a localização e o número de nidi patológicos quando o clínico planeja o fígado ressecção por doença metastática. nossa experiência mostra que a aplicação de NlS-grafia tridimensional em metástases de câncer do intestino grosso permite a detecção de nidi adicionais, não registrados por nenhum tipo de introscopia, em 20% dos casos. Os dados adquiridos na NlS-grafia tridimensional do fígado tornam possível avaliar a extensão da operação, evitar intervenção cirúrgica injustificada e diminuir o risco de desenvolvimento de complicações pós-operatórias. A aplicação conjunta de videolaparoscopia e pesquisa NlS permite que o terapeuta combine o exame adequado dos órgãos e tecidos abdominais com estudo de sua estrutura por aplicação de análise de entropia espectral em e realizar diagnósticos atualizados das doenças tumorais do órgãos cavitários e espaço retroperitoneal. No câncer de estômago, o número de erros no diagnóstico pré-operatório de doença metastática hepática chega a 25% – 30%. A primeira aplicação de tal tecnologia de pesquisa prova que o número de erros diminui para 3% – 5%. Atualmente, a oncourologia é a esfera onde os métodos de NlS-grafia tridimensional também podem ser amplamente aplicados. No entanto, até hoje, a aplicação da pesquisa tridimensional NlS de pacientes operados de urina tumor de bexiga consistiu no monitoramento dinâmico da condição do órgão para detectar tumores recorrentes e metástases em estágio inicial. A introdução de métodos NlS tridimensionais na prática clínica permite uma mudança completa ponto de vista para este problema. Acreditamos que esta questão é realmente atual, porque a maioria dos pacientes operados cirurgicamente foi submetida a ressecções transuretrais. Pesquisa NLS tridimensional com aplicação de entropia espectral a análise, realizada durante a oncotomia cirúrgica, permitiu detectar neoplasias tumorais adicionais, não registradas pela pesquisa bidimensional NlS em 37% dos pacientes. A aplicação de métodos tridimensionais possibilita para especificar a extensão da disseminação local do processo tumoral, controlar a profundidade da urina ressecção da parede da bexiga e diminuir o risco de desenvolvimento de complicações durante oncotomia. O diagnóstico e a verificação morfológica do câncer de reto não apresentam dificuldades, via de regra. No entanto, a avaliação da invasão da parede do órgão grau nem sempre é possível por métodos padrão de diagnóstico. Tradicional a pesquisa NlS bidimensional já é amplamente utilizada como método de diagnóstico de câncer recorrente de reto após a extirpação de órgãos. No entanto, o diagnóstico primário da doença por NlS-grafia bidimensional é dificultado devido a várias razões. Em primeiro lugar, é explicado pelo fato de que o reto com NIS bidimensional é visualizado apenas parcialmente (80% de todo o órgão superfície). A aplicação da NLS-grafia tridimensional permite diferenciar com precisão todas as camadas das paredes do reto e, assim, diagnosticar a profundidade de infiltração tumoral e identificar o estágio da doença, usando entropia espectral análise. Este método ajuda a detectar linfonodos alterados com tamanho acima de 1,5 mm em doença metastática de linfonodos pararretais. Durante o monitoramento de realizou radioterapia tridimensional NlS-graphy pré-operatória ajuda a detectar com precisão a diminuição do tamanho do tumor, identificar alterações em sua A estrutura, relacionada ao patomorfismo médico, identifica a diminuição da infiltração tumoral nos tecidos pararretais. Portanto, NlS-grafia tridimensional pode ser considerado método de diagnóstico primário de câncer de reto. Permite terapeuta para resolver as questões diagnósticas mais importantes, relacionadas com a identificação do comprimento do processo tumoral, extensão da disseminação local do tumor e monitoramento de realizou a eficiência do tratamento pré-operatório. Em operações de preservação de órgãos a NlS-grafia tridimensional pode ser usada como método eficiente de diagnóstico precoce de tumores em área de anastomose. Em conclusão, como resultado das curtas características do método NlS-grafia tridimensional moderno, queremos enfatizar que este método permite o cumprimento eficiente de objetivos como detecção de alterações tumorais, identificação do estágio da doença e avaliação qualitativa do tratamento realizado.
CERTOS ASPECTOS DO DIAGNÓSTICO NLS DE PATOLOGIA FOCAL DO FÍGADO
A.Y. Shvack, V. I. Nesterov,
N.L. Ogluzdina
Este artigo contém informações sobre a aplicação da NLS-grafia no diagnóstico de afecções focais do fígado: hemangioma, cistos, abscessos, adenomas, focais hiperplasia nodal e tumores malignos. Também consideramos a questão das dificuldades na detecção de afecções hepáticas malignas pelo método NLS. Recentemente, o papel dos métodos de diagnóstico não invasivos tornou-se cada vez mais importante. Novos sistemas, como o sistema “metatron” de última geração, aparecer; este sistema tem grandes potenciais na diferenciação de processos patológicos, inclusive nas doenças hepáticas. equipamentos de diagnóstico modernos e caros só podem ser adquiridos por grandes centros clínicos e científicos, mas relativamente pequenos departamentos de mídia podem se permitir ter equipamentos combinando preço razoável e potenciais diagnósticos bastante elevados. escolha ideal neste o caso pode ser NlS-grafia computadorizada por meio do sistema “metatron”. Não somente diagnóstico preciso e oportuno da doença tem grande importância, mas também há necessidade de manter certas limitações financeiras. Em alguns casos, especialmente no planejamento da intervenção cirúrgica, NlS-grafia parece ser mais razoável do que a tomografia computadorizada (TC) radiológica. O método NlS torna possível utilizar programa multifuncional que permite aos terapeutas realizar atualização de caráter de afeto durante um e o mesmo exame. Ao mesmo tempo, muitos tipos de patologia são diagnosticados mesmo durante exame NlS devidamente realizado. frequentemente os pacientes vêm para tomografia computadorizada ou ressonância magnética sem resultados do exame NlS, mas ao mesmo tempo se foi realizado antes, poderia facilitar, em muitos aspectos, táticas de exame mais aprofundado e otimização dos métodos oferecidos. Neste artigo, gostaríamos de examinar a aplicação racional de equipamentos de diagnóstico, dependendo dos sintomas detectados de uma ou outra doença de fígado. Em primeiro lugar, diz respeito às doenças focais, que por um longo período permanecem clinicamente “mudos”. Quase todo estudo de visualização torna possível detectar massas focais no parênquima hepático, obstrução das vias biliares, vasos e veia cava inferior, mas a atualização diagnóstica é prerrogativa de um ou outro método (ultra-som, CT, mRI ou NlS). A escolha do método de visualização (dependendo dos potenciais) deve ser começou a partir da anamnese e avaliação do estado externo do paciente. Portanto, pacientes com peso corporal superior a 120 quilos, com presença de corpos estranhos corpos (ferimento por arma de fogo ou projétil, clipes de metal após intervenções cirúrgicas, etc.) com marcapassos cardíacos e aqueles que sofrem de claustrofobia não podem ser administrado para imagiologia mR. Para alguns pacientes (especialmente em pediatria) dose de radiação deve ser diminuída. Não há contra-indicações para NlSexamination. Pequenos tamanhos de neoplasias (menos de 0,5 cm) permite identificar seu caráter e não requerem CT ou mRI adicionais. Tendo dados de estudos anteriores, é preciso identificar o valor diagnóstico de exames futuros, decidindo se um ou outro exame será suficiente. O achado inesperado mais frequente após o exame e o objeto de verificação diagnóstica adicional é o hemangioma hepático.
O hemangioma é uma neoplasia vascular benigna do fígado (a prevalência na população é de até 15%). Tendo estrutura interna heterogênea, sua imagem visual pode se assemelhar ao câncer (especialmente na ultrassonografia e na TC), o que requer investigações diagnósticas adicionais. Na maioria dos casos, os hemangiomas são clinicamente assintomática.
Critérios diagnósticos de hemangioma (de acordo com mRI, CT e NlS dados) são considerados os seguintes: nunca é encapsulado, edematoso, é atraído para as veias hepáticas, às vezes sua forma é próxima à forma de fígado lóbulos. Seus contornos podem ser de forma irregular, mas distintos. O estudo dinâmico detecta um crescimento muito lento.
No exame de NlS, o hemangioma geralmente é visualizado como hipercrômico (4 – 5 pontos de acordo com a escala de Fleindler) neoplasia. Porém se houver presença de infiltração gordurosa correspondente no fígado, o hemangioma adquire hipocromeidade e às vezes é difícil diferenciá-lo de cistos ou metástases. O hemangioma cavernoso é representado por áreas hipo e acromogênicas (1 – 3 pontos), o que complica a sua interpretação. fissura hialina, uma das mais sintomas típicos de hemangioma, não sempre podem revelar-se. Deve-se notar que, se houver possível hemangioma, a punção não pode ser administrada devido ao alto risco de desenvolvimento de hemorragia. Isso requer monitoramento dinâmico de um paciente e exames repetidos. Muitas vezes, o cisto pode ser um achado inesperado durante o exame em outra ocasião. No exame NlS, o cisto simples pode ter certos diagnósticos sintomas, segundo os quais pode ser diagnosticado com sucesso. Tem forma arredondada, contornos distintos, conteúdo hipo e acromogênico (1 – 2 pontos). Às vezes, a parede do cisto pode se assemelhar a uma cápsula; heterogeneidade detectada de conteúdo ou caractere multicâmara pode complicar o diagnóstico. Se for detectada neoplasia com parede espessa ou conteúdo interno heterogêneo, é razoável realizar TC com realce de contraste. Cisto não vai ser contrastado. Cistos complicados são acompanhados de aumento dos índices densitométricos e aparecimento de bolhas de ar no interior do cisto, que podem ser facilmente detectada pela TC. A aplicação de TC é razoável em casos de órgão desconhecido pertencente ao cisto, visualizado por NlS na área do fígado. De fato, cisto visível no fígado área, pode ser cisto da glândula adrenal, mesentério, etc. A hidática hepática na pesquisa NlS mostra várias características, diferenciando-a de outras neoplasias semelhantes a cisto. Estes são de forma arredondada, suavidade de contornos, visualização de contas de satélite. Cromogeneidade do cisto diminui após a morte do parasita. O argumento final no diagnóstico de hidátides hepáticas é a alta semelhança espectral com (D<0,425) “granulose echinococcus” etalon. Se o exame NlS não puder apresentar todos os sinais de cisto ou o exame parecem ser de baixo valor informativo, tanto a ressonância magnética quanto a tomografia computadorizada podem ser recomendadas como métodos valiosos de alta informação nesta patologia. abscesso hepático é uma afecção focal bastante rara do fígado, caracterizada por acúmulo de supuração em seu tecido com desintegração do parênquima e estroma. Abscessos podem ser resultado de complicações de colelitíase, desenhando para localização no lobo direito do fígado e de grande tamanho, na maioria dos casos. Sinais típicos de abscesso biliar são tamanhos pequenos e multiplicidade de focos. A imagem visual do abscesso hepático nem sempre é específica; ao mesmo tempo clínico sintomatologia permite suspeitar desta patologia exata. No exame NlS, um terapeuta pode detectar cápsula hipercrômica espessa e conteúdo interno heterogêneo da neoplasia. Na visualização de fantasia formas e heterogeneidade da estrutura interna, a precisão no diagnóstico pode ser alcançado por CT usando. Na formação da cavidade do abscesso, o exame NlS detecta cromogeneidade moderada no centro do foco (3 a 4 pontos de acordo com a escala de Fleidler). Ao mesmo tempo, detectamos uma heterogeneidade de densidade gradual (crateriforme) das áreas periféricas para o centro. O foco diagnosticado não tem estrito distinguindo-se do parênquima circundante. A lobulação heterogênea é visualizadas, as bolhas de ar parecem pontos hipocrômicos na cavidade do abscesso. O argumento final é a alta similaridade espectral (D<0,425) com o etalon de “abscesso hepático”. Segundo alguns autores, a confiabilidade diagnóstica de NlS em caso de aproximações de abcesso ao absoluto. adenoma hepático refere-se a tumores benignos, originários de hepatócitos. Isto pode ser detectado anamnesticamente que está relacionado ao uso de contraceptivos orais. mais frequentemente esta patologia é detectada em mulheres jovens. às vezes pode ser diagnosticado em homens, que usam agentes androgênicos ou esteróides. Diagnóstico de Adenoma é muito importante devido ao alto risco de desenvolvimento de hemorragia, ruptura, transformação maligna ou necessidade de intervenção cirúrgica. Heterogeneidade histológica do adenoma (hemorragia, necrose, infiltração, cicatrização central, encapsulamento e desenvolvimento de grandes vasos tratumorais) resulta em imagem visual de heterogeneidade em NlS e ressonância magnética e tomografia computadorizada; este sinal é uma marca distintiva desta patologia. Em 30% de casos acontece encapsulamento de adenoma semelhante ao desenvolvimento de pseudocápsula. O tamanho do adenoma varia de 1 a 19 centímetros (média de 5,4 cm). O adenoma pode ser único e múltiplo. Tem contornos distintos. Diferente de hemangioma, o adenoma não é desenhado para localização próxima aos vasos hepáticos e não ocupa todo o lóbulo. as neoplasias malignas são mais heterogêneas e mal delimitadas.
O exame NlS pode exibir sinais de adenoma hepático quando detecta neoplasia arredondada de contornos distintos, moderadamente hipercrômica (4 – 5 pontos) estrutura interna, vasos intratumorais e circundados por anel hipocrômico. Como de costume, a questão mais importante no diagnóstico é alta espectral semelhança com “adenoma hepático” etalon. Os sinais de adenoma na ressonância magnética são: neoplasia heterogênea bem delimitada, circundada por anel, mais frequentemente hiperintensiva, às vezes com foco de hemorragia hipointensiva no centro, com cicatrização central correspondente, contrastando heterogeneamente na fase arterial. As características acima mencionadas (heterogeneidade da estrutura, pseudocápsula, hiperintensidade nas imagens de ressonância magnética) mais uma vez enfatizam a dificuldade de diferenciação do adenoma, especialmente do carcinoma hepatocelular.
Se houver sinais de adenoma, pode-se escolher o exame NlS ou ressonância magnética do fígado. Hiperplasia nodal focal do fígado (HNF) – é um tumor benigno bastante raro, em maioria dos casos diagnosticados em mulheres em idade fértil. FNH é único, arredondado, neoplasia não encapsulada com arquitetônica hepática irregular, dividida por septos atingindo a cicatriz central. O tamanho médio do foco é de 5,7 centímetros (de 1,5 a 12,0 cm). No NlS-pesquisa, a FNH pode parecer neoplasia de forma irregular com heterogeneidade microfocal difusa e ausência de cápsula. frequentemente nódulos hipercromogênicos são detectados, mas a cromogeneidade pode ser de qualquer tipo. FNH tem um amplo espectro de imagens mR. Os mais típicos são considerados homogeneidade e isointensidade. Características da cicatriz central têm valor diagnóstico especial. A cicatriz intratumoral possui estrutura complexa e conhecendo seu conteúdo de características histológicas (dutos biliares, vasos sanguíneos e células intrínsecas à inflamação crônica) ajuda a interpretar adequadamente os dados adquiridos por ressonância magnética. O método diagnóstico mais racional na presença de HNF ou sinais de adenoma hepático, consideramos ser a pesquisa inicial de NlS de órgãos da cavidade abdominal e ainda ressonância magnética com realce de contraste para atualizar um diagnóstico. CT não tem valor diagnóstico tão grande. Problemas diagnósticos específicos podem aparecer em pacientes com alterações cirróticas no fígado, especialmente no aparecimento de nódulos de regeneração do tecido hepático, que são pouco diferenciados de possíveis focos de malignização. A pesquisa NlS detecta com precisão a cirrose hepática, no entanto, quando usamos análise de entropia espectral, a diferenciação de nódulos de regeneração hipocrômicos ou isocrômicos de focos de malignização nem sempre é possível, porque os últimos se relacionam a processos catabólicos, mal diagnosticados pelo método NlS. A TC detecta perfeitamente os sinais típicos da cirrose hepática: diminuição do tamanho do fígado, contornos irregulares, desproporção dos tamanhos dos lobos e dilatação dos espaços intra-hepáticos do tecido conjuntivo. O carcinoma hepatocelular (CHC) é o mais disseminado entre as neoplasias hepáticas malignas primárias. Em 50% dos casos é único, em 15% – 20% – múltiplo e em 30% – 35% – difuso. A neoplasia pode ser encapsulada ou não; seu tamanho varia de 6 a 20 centímetros. Os dados do exame NlS são bastante específicos – é uma neoplasia heterocrômica, mais frequentemente hipercrômica (5 – 6 pontos de acordo com a escala de Fleindler) com contornos indistintos, às vezes circundados por anel hipocrômico. é o resultado de estrutura vascular arquitetônica alterada, dilatação de grandes vasos e presença de coágulos sanguíneos nos mesmos. Problemas no diagnóstico podem aparecer na realização da análise de entropia espectral de processos blásticos, porque tumores de crescimento intensivo sem focos de necrose e desintegração tecidual, como quaisquer processos catabólicos, mal diagnosticados pelo método de pesquisa NlS, devido à física das interações de entropia quântica. O diagnóstico de metástases no fígado também é muito importante. Análise de focos de doença metastática detectados de acordo com métodos valiosos de alta informação (mRI e CT) comprovados, que às vezes a pesquisa NlS realizada após a tomografia detectou nem todos os focos de localização, mesmo bem conhecidos. A presença de diferentes focos estruturais é típica justamente para acometimento metastático do fígado. Os potenciais de detecção de afecção metastática hepática são significativamente ampliados por TC e ressonância magnética com realce de contraste. As neoplasias necróticas císticas no fígado são diagnosticadas com mais sucesso com o método NlS. As metástases infiltrantes difusas, em regra, são mal diagnosticadas pelo exame de NlS; podem assemelhar-se a doenças difusas do fígado. Em alguns casos, é necessário usar biópsia por punção do fígado para confirmar o diagnóstico.
A necessidade de tomografia computadorizada ou ressonância magnética para pacientes com sinais de afecção metastática do fígado é óbvia. Em conclusão, gostaríamos de enfatizar que dentro do método NlS, novos e mais valiosos métodos de informação estão sendo desenvolvidos. A aplicação de varredura espiral contínua, análise de entropia espectral e visualização tridimensional em muitos aspectos melhora o diagnóstico de tumores malignos e benignos. n neoplasias, aproximando a precisão do diagnóstico de 81%. O custo de pesquisas NlS é consideravelmente mais baixo do que o custo de CT e mRI. Recentemente, o papel do diagnóstico da avaliação ultramicroscópica de aberrações cromossômicas, detectadas por geradores de ultra-alta frequências (40 GHz), especialmente em casos de doença com metástases, torna-se cada vez mais importante. Por isso, o processo diagnóstico em cada caso é individual e deve ser baseado em dados generalizados numerosos de todas as pesquisas executadas. Na primeira fase do diagnóstico NlS-exame (especialmente um dinâmico) é preferível e uma escolha adicional de métodos caros valiosos de alta informação é aconselhada a realizar dependendo dos dados adquiridos de exames anteriores.
CISTOS HEPÁTICOS NÃO PARASITÁRIOS:
PAPEL DA PESQUISA NLS E CT NO DIFERENCIAL
DIAGNÓSTICO E ESCOLHA DA CIRURGIA
TÁTICAS DE TRATAMENTO
A.Ya. Shvack, T. L. Guseva,
V.I. Gusarov
Introdução
Apesar das conquistas consideráveis na visualização médica e tratamento de afecções volumétricas benignas do fígado, ainda existem muitos problemas difíceis e não resolvidos de diagnósticos diferenciais pré-operatórios e táticas de intervenção cirúrgica neste grupo de pacientes. a equinococose é a mais freqüentemente registrada entre as neoplasias císticas do fígado. Registra-se em 65% – 80% de toda a afecção cística do número total de fígado.
Em relação ao cisto hepático celômico: é registrado com menos frequência e é encontrado em 0,15% – 1,86% de todos os casos, de acordo com dados de autópsia. ultrassonografia, raio-x e tomografia computadorizada por ressonância magnética aumentaram significativamente a taxa de detecção de pacientes que sofrem de cistos hepáticos não parasitários (NHC). Mudou a noção sobre NHC como patologia bastante rara. A presença contínua de NHC pode resultar no desenvolvimento de várias complicações.
Nos últimos anos, vemos relatos sobre novos métodos de diagnóstico – NlS-grafia computadorizada; caracteriza-se por alto valor de informação no estudo de patologias da área hepatobiliarpancreaticoduodenal juntamente com disponibilidade e usabilidade. Materiais e métodos de estudo Analisamos dados de tratamento de 32 pacientes que sofrem de cistos hepáticos celômicos. Entre eles, 21 mulheres e 11 homens, com idades entre 18 e 64 anos; a maior parte tinha de 25 a 50 anos. Em 53,1% dos casos os cistos hepáticos eram solitários, em 28,1% havia de 2 a 5 cistos. Em 6 casos (18,8%) registramos doença hepática policística. Os tamanhos dos cistos diagnosticados variaram de 5 mm a 15 cm. O grupo de pacientes examinados consistia em pacientes nos quais os cistos hepáticos celômicos foram diagnosticados no estágio de check-up pré-operatório.
Resultados
Todos os pacientes foram submetidos ao exame NlS da cavidade abdominal com o sistema “metatron”-4025 no momento da admissão no hospital. sinais dos cistos hepáticos celômicos foram os seguintes: seu conteúdo líquido hipocrômico, contornos distintos e arredondados, cápsula fina sem inclusões fibrosas e espessamentos locais. O agregado desses sintomas foi registrado em 26 pacientes (81,3%). Deve-se notar que os sinais acima mencionados de cistos hepáticos celômicos nem sempre são específicos e, às vezes, os médicos enfrentam dificuldades consideráveis no diagnóstico diferencial com afecções hepáticas parasitárias.
Fator determinante no diagnóstico diferencial neste caso pode ser considerado alta similaridade espectral com etalon “echinococcus granulosus” (D<0,425) registrado no modo de análise de entropia espectral (SeA). A tomografia computadorizada foi realizada em 12 pacientes e nos permitiu especificar a localização topográfico-anatômica dos cistos em relação à porta hepática, definir a localização segmentar do nidus, que, em sua maioria, constituía o acesso cirúrgico e a possibilidade de intervenção realizando operações e métodos endovisuais de tratamento cirúrgico.
No diagnóstico diferencial com equinococose, os principais sinais que possibilitaram o diagnóstico de cistos hepáticos celômicos no pré-operatório foram os seguintes: combinação de forma irregular (elipsóide, com evaginação local devido à cápsula fina) e contornos distintos da neoplasia (66,6% dos pacientes examinados); ausência de espessamento e duplicação das paredes císticas (83,3%); estrutura interna relativamente homogênea na densitometria.
No entanto, a presença de informações questionáveis obtidas por exame visual tanto por pesquisa de TC quanto de NlS é inevitável, o que foi confirmado por nosso estudo. A importância decisiva no diagnóstico diferencial (em 92,4% dos casos) coube à SeA. Em dois casos durante o diagnóstico pré-operatório de células celômicas cistos hepáticos, os terapeutas detectaram cistos hidáticos hepáticos com finas túnicas de quitina por laparotomia, evidenciando a idade relativamente jovem do parasita. Particularmente explica nossa atitude desfavorável à realização de métodos transcutâneos puntiformes de tratamento de cistos hepáticos celômicos, diagnosticados apenas por TC. A exceção foram os casos em que, devido a múltiplos cistos hepáticos celômicos, em vários períodos após a laparotomia e posterior remoção de partes dos cistos à medida que cresciam, foram realizadas punções transcutâneas por aspiração.
No total, essas manipulações foram realizadas em 5 casos em 3 pacientes. Ao mesmo tempo em 3 punções de casos executaram-se sob a monitorização de NlS com SeA; em 2 casos sob monitorização de TC. A possibilidade de manipulação de intervenção transcutânea é explicada pelo fato de que o caráter não parasitário dos cistos foi indubitavelmente confirmado pela SeA. caráter não invasivo de manipulações, possibilidade de execução em condições de anestesia combinada local e intravenosa, encurtamento do período de reabilitação dos pacientes permitem considerar este método bastante eficiente. Em dois casos após a aspiração de con tendas injetamos na cavidade do cisto uma solução de álcool etílico a 70% com iodo na quantidade de metade do volume do cisto primário com exposição de 5 a 7 minutos. Em ambos os casos conseguimos eliminar completamente o cisto em 8 a 10 dias. 18 pacientes, após o diagnóstico, foram submetidos à intervenção cirúrgica de laparotomia padrão. As indicações para operação foram consideradas apresentações clínicas marcantes (dor constante na área subcostal direita, fraqueza, fatigabilidade), crescimento progressivo do cisto de acordo com a pesquisa NlS e CT na dinâmica, dificuldades no diagnóstico diferenciado pré-operação.
Juntamente com a introdução de métodos endovisuais de operações em cistos hepáticos não parasitários, pela primeira vez foram realizadas operações laparoscópicas sob monitoramento de NlS com SeA; tais operações foram realizadas em 8 pacientes devido a cistos hepáticos celômicos solitários; em 3 pacientes por doença hepática policística.
Conclusão
O diagnóstico de cistos hepáticos celômicos deve ser baseado em dados combinados adquiridos por pesquisa NlS com SeA e CT. Devido às dificuldades no diagnóstico diferencial pré-operatório de cistos hepáticos celômicos e hidáticos, as manipulações de cicatrização de intervenção transcutânea devem ser realizadas com muito cuidado. somente sob monitoramento de SeA tais métodos menos invasivos podem ser recomendados em caso de cistos hepáticos celômicos recorrentes (na doença hepática policística, em peculiar), quando o caráter não parasitário do cisto é indubitável. as principais indicações para o tratamento operatório de cistos hepáticos celômicos devem ser marcadas apresentações clínicas, tamanho grande ou crescimento progressivo do cisto de acordo com dados de pesquisa de CT e NlS, e também questões discutíveis sobre o caráter do cisto durante o estágio de diagnóstico. intervenções laparoscópicas são o método de escolha para o tratamento de cistos hepáticos não parasitários, levando em consideração indicações estritas.
APLICAÇÃO DE NLS-DIAGNÓSTICO
EM DOENÇAS EXTRA-HEPÁTICAS DOS DUCTOS BILIARES
TL Guseva, Z. F. Khabibullina, Kharlamov
O avanço do desenvolvimento de tecnologias médicas apresenta novos métodos de diagnóstico e tratamento de doenças de órgãos e sistemas humanos. A introdução do método de diagnóstico e tratamento de NlS na prática clínica facilitou a detecção de várias doenças típicas da área hepática-pancreaticoduodenal (HPDA). A introdução de métodos NlS de triagem de ductos biliares durante as primeiras horas após a chegada dos pacientes ao hospital diminuiu significativamente o tempo de exame e o número de complicações nos seguintes processos patológicos graves: colecistite aguda e problemas mecânicos icterícia. No entanto, devido a algumas razões, o número de resultados insatisfatórios após a operação primária no sistema de excreção biliar é de 8% a 17% dos pacientes.
A partir daí, nos últimos anos, os autores desenvolveram um algoritmo de exame para pacientes que sofrem de doenças dos órgãos HPDA usando o método NlS. A NlS-grafia foi realizada com o sistema “metatron”-4025 com o software “metapathia GR Clinical” com recursos de visualização bidimensional e tridimensional dos órgãos HPDA. Realizamos o exame de 247 pacientes com idades entre 24 e 84 anos em 2006 – 2008. Número de pacientes do sexo masculino foi de 52, feminino – 195.
No momento do parto para o hospital e posteriormente diagnosticamos colecistite crónica calculosa (em 29 casos) e icterícia mecânica (34).
Exames clínicos gerais de pacientes com NLS foram realizados em regime ambulatorial. Juntamente com urina, análise de sangue, pesquisas bioquímicas e estudo do sistema de homeostase, as seguintes pesquisas específicas também foram importantes: pesquisa de sangue para o vírus HIV, hepatite B e C, tuberculose e RW. Pacientes com colecistite aguda foram submetidos a esses e outros exames laboratoriais e instrumentais (eCG, radiografia de mama e outros) no consultório de internação de um hospital. Segundo os resultados do NlS-exame definimos ou atualizamos táticas do seguinte tratamento. Nesta fase definimos indicações e realizamos drenagem de vesícula biliar (20 casos) e vias biliares (9) em 29 pacientes. 6 pacientes foram submetidos à drenagem das vias biliares durante a laparoscopia. A descompressão do sistema excretor biliar após NlS-pesquisa e laparoscopia foi realizada em pacientes que sofrem de colecistite aguda e icterícia mecânica de gênese desconhecida. posteriormente, em 2 – 3 dias, os motivos da saída das vias biliares para o distúrbio do duodeno foram definidos com mais precisão pela fistulocolangiografia.
Para avaliar a condição da papila duodenal maior (mDP) em pacientes programados e alguns de emergência, realizamos esofagogastroduodenoscopia e duodenoscopia obrigatórias. O estudo permitiu diagnosticar as razões do desenvolvimento de icterícia mecânica em 9 pacientes: úlcera pós-bulbar – em 1 paciente, câncer de mDP – em 2, sinais indiretos de câncer de duodeno – em 3, cálculo estrangulado em mDP – em 2, câncer de duodeno – em 1.
Além disso, detectamos afecções erosivo-ulcerosas, pólipos de estômago e duodeno que afetaram as táticas de tratamento da doença principal. 26 pacientes que tiveram icterícia na história médica ou quando após NlSpesquisa ou duodenoscopia as razões da dilatação do colédoco permaneceram desconhecidas, realizamos colangiopancreatografia por ressonância magnética (mRCP) ou colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (eRCP). Em 5 desses pacientes realizamos TC contrastada devido a dificuldades na interpretação dos resultados adquiridos. Este último, juntamente com a pesquisa NlS, provou ser um método bastante valioso de estudo pré-operatório da anatomia dos ductos biliares, mas não um método tão preciso de diagnóstico de coledocolitíase. Sensibilidade, especificidade e precisão de mRCP (14 casos) no diagnóstico de coledocolitíase foram 87%, 90% e 97%, respectivamente.
Após exame médico detalhado devido à colecistite crônica calculosa, realizamos colecistectomia laparoscópica (LCe) em 108 pacientes. Em 6 pacientes com colecistite crônica calculosa detectamos coledocolitíase, combinação de coledocolitíase com estenose da parte terminal do colédoco durante o exame, foi necessária papiloesfincterotomia endoscópica (ePST) antes do lCe. A fim de monitorar os resultados da pesquisa NlS realizada em pacientes, realizamos colangioscopia peroral por meio de duodenoscópios:
IF-T30, FD-34W e escopos “baby”: PF-24, FCP-9P fabricados pela olympus, Pentax (Japão) ou NlS-research repetidos. de 13 pacientes diagnosticados por exame clínico e laboratorial e pesquisa NlS na admissão de colecistite aguda no consultório, 5 foram submetidos a laparoscopia e 2 a duodenoscopia. A drenagem da vesícula biliar e das vias biliares foi realizada em 3 pacientes. Os demais pacientes foram submetidos à colecistectomia endoscópica(4) e convencional (8) de acordo com as indicações. Em 5 a 10 dias, os pacientes submetidos à drenagem descompressiva da vesícula biliar também foram submetidos à colecistectomia padrão. Todos os pacientes submetidos à drenagem da vesícula biliar ou operação realizada foram minuciosamente examinados, de acordo com as indicações 2 pacientes (coledocolitíase – 1, estenose da parte terminal do colédoco – 1) foram estudados com o método NlS. O estudo sistemático de pacientes com condição de síndrome pós-colecistectomia (PCeS) de acordo com o algoritmo acima mencionado possibilitou identificar a razão de resultados insatisfatórios em pacientes previamente submetidos a colecistectomia tectomia (26), colecistectomia + coledocotomia com drenagem externa de colédoco (2), colecistectomia + coledocoduodenostomia – em 1 paciente.
Como resultado do estudo e identificação dos motivos da síndrome dolorosa após a operação primária, detectamos várias alterações patológicas não corrigidas adequadamente que exigiram mais de 25 intervenções endoscópicas ou cirúrgicas.
O estudo dos resultados de certas intervenções cirúrgicas, de acordo com materiais e referências clínicas, provou que a operação primária não eliminou o motivo da principal afecção orgânica dos ductos biliares, que era a base do quadro clínico, exigindo operação cirúrgica a maior parte dos pesquisadores acredita e nossa experiência prova que o motivo frequente de resultados insatisfatórios da operação primária são coledocolitíase não eliminada (30% - 64%), estenose da parte terminal do colédoco (15% - 22%) ou hepatite crônica não detectada, pancreatite e outros doenças de HPDA.
As razões de faltas acima mencionadas no tratamento de pacientes são:
a) ausência de equipamento técnico necessário para identificação do motivo da doença antes e durante a operação;
b) tempo insuficiente para exame do paciente (peritonite);
c) subestimação da importância da patologia da parte terminal do colédoco;
d) aplicação inadequada das tecnologias de diagnóstico e tratamento disponíveis;
e) experiência insuficiente do cirurgião operacional.
O mais difícil no aspecto diagnóstico e tratamento foram os pacientes que sofriam de icterícia mecânica (168); esta situação exigiu a aplicação em larga escala do algoritmo acima mencionado. Como resultado do estudo, registramos vários motivos de doenças da vesícula biliar e das vias biliares extra-hepáticas e os corrigimos. A papiloesfincterotomia endoscópica realizada com sucesso em 41 pacientes, a colelitotomia e a estenose da eliminação da parte terminal do colédoco nos permitiram limitar as intervenções apenas por lCe. 18 pacientes foram submetidos a colecistectomia padrão, coledocotomia e higienização das vias biliares sob monitoramento NlS-grafia com drenagem seguida de hepaticoholedoco por drenagem de Kehr. Devido à ectasia hepática de mais de 15 – 20 mm e presença de múltiplos pequenos concrementos na vesícula biliar, vias biliares intra-hepáticas e comuns, a operação foi completada pela aplicação de anastomose coledocoduodenal em 3 pacientes. Na cabeça do câncer de pâncreas, realizamos preparação pré-operatória com o objetivo de diminuir e eliminar os sintomas de icterícia mecânica por vários métodos de drenagem do sistema excretor biliar sob monitoramento de NlS
As mesmas táticas aplicaram-se em mDP e cancro hepaticoholedochus. Em 2 pacientes, a ressecção pancreaticoduodenal foi realizada devido à disseminação do câncer mDP para a cabeça do pâncreas.
Durante nosso trabalho utilizamos com sucesso o método de análise de entropia espectral (SeA) para avaliação do caráter do quadro patomorfológico na área acometida.
Como regra, antes da SeA realizamos pesquisa de ultrassom, fistulografia e varredura tridimensional NlS, o que nos permitiu detectar a presença ou ausência de danos orgânicos das vias biliares intra-hepáticas. De acordo com nossa experiência, a vantagem da pesquisa NlS com SeA sobre os métodos de radiodiagnóstico é a seguinte: ausência de exposição da equipe médica à radiação; baixo preço de NlS devido à ausência de unidade de TV de raios-X. O método NlS, diferente da TC, não requer uso de equipamento de radiação e pode ser aplicado em pacientes com intolerância absoluta ao realce de contraste, geralmente injetado na TC.
Conclusão
1. A aplicação do método NlS aumenta a precisão do diagnóstico em até 89% – 98%, o que afeta positivamente os resultados do tratamento da operação.
2. A aplicação do novo método NlS-graphy sob o controle da cromocolangioscopia diminui ou exclui completamente a radiação de raios-x do paciente, equipe médica; tem grande importância social e econômica.
3D NLS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NASOFARYNx
PA Demidov, V. S. Drobyshev,
A.I. Belokon, V. I. Nesterova,
N.L. Ogluzdina
Problemas no diagnóstico moderno de câncer de nasofaringe (NPC) são prementes no momento, é comprovado pelo fato de que em 70% - 80% dos pacientes o tratamento começa apenas nos estágios III-IV da doença, quando o período médio de exame médico dos pacientes é de 7 meses antes do diagnóstico final ser identificado. As razões do diagnóstico tardio do câncer de nasofaringe são: curso prolongado da doença assintomática, peculiaridades anatomotopográficas da estrutura da nasofaringe, imperfeição das técnicas tradicionais de diagnóstico amplamente utilizadas, dificuldades na interpretação das fotos da patologia visual tumoral e não tumoral, baixa vigilância oncológica de terapeutas gerais.
Durante as últimas décadas, os métodos de diagnóstico de NlS tornaram-se amplamente difundidos no exame combinado de pacientes; demonstram o grande valor diagnóstico em várias doenças do tratado digestivo e órgãos respiratórios. A grafia 3D NlS do trato respiratório superior como técnica de diagnóstico foi desenvolvida por último - seu desenvolvimento foi iniciado pelo Institute of Practical Psychophysics em 2006. No futuro, esse método de exame pode ser amplamente utilizado no diagnóstico de várias patologias da nasofaringe e no diagnóstico diferencial de tumores de várias gêneses. A NlS-grafia 3D permite que os terapeutas visualizem o tumor primário, avaliem sua disseminação para as paredes da faringe, identifiquem a forma de crescimento e detectem a gênese e o caráter da neoplasia com base na análise de entropia de ressonância (ReA). A introdução da NlS-grafia 3D do trato respiratório superior na oncologia prática tornou possível desenvolver e cumprir a aplicação prática de pesquisas microscópicas virtuais com ReA ao mesmo tempo com exame histológico de rotina. Estende significativamente os potenciais de diagnóstico NlS, tem uma vantagem sobre os métodos morfológicos existentes de exame e permite aumentar a precisão do diagnóstico. As neoplasias da nasofaringe são caracterizadas por uma variedade de formas morfológicas, diferindo em seu curso clínico, histogênese, métodos de tratamento aplicados e prognóstico. NPC é um grupo combinado de tumores e existem várias classificações morfológicas com variedade de termos usados para isso. Hoje em dia, o mais conveniente no significado prático é considerado a classificação de micheau:
1. Câncer não diferenciado de tipo nasofaríngeo (variantes: Schminke, Regaud, fusocelular).
2. câncer epidermoide (altamente, moderadamente e pouco diferenciados).
3. Adenocarcinoma.
4. Cistadenocarcinoma.
5. Tumor mucoepidermóide maligno.
6. outros.
Material e métodos de estudo A 3D NlS-graphy foi aplicada como método de exame pela primeira vez no Instituto de Psicofísica Prática em 2006. Desde então, acumulamos grande experiência no diagnóstico de várias patologias das vias respiratórias superiores. O Instituto desenvolveu a semiótica NlS-gráfica, criou etalões espectrais de neoplasias nasofaríngeas de várias gêneses, desenvolveu critérios diagnósticos diferenciais de tumores malignos, neoplasias benignas e patologia não tumoral com base no espectro de ondas.
As indicações para a realização da NlS-grafia são sintomas relacionados ao desenvolvimento tumoral na nasofaringe, podendo ser divididos em nasal, auricular e neurológico dependendo da localização.
A falta de respiração nasal acontece na localização do tumor na nasofaringe. O aumento da falta de respiração nasal é acompanhado por secreção mucopurulenta e purulenta com misturas de sangue da cavidade nasal. Número de queixas por falta de respiração nasal depende do componente exofítico de tumor que fecha aberturas e em inflamações adicionais. Se a superfície estiver ulcerada, pode ser detectado sangramento que aparece periodicamente; torna-se perigoso em angiofibroma.
Se o tumor estiver localizado na parede lateral em frente ao orifício do duto auditivo, o complexo de sintomas de Trotter pode ser desenvolvido: deficiência auditiva no lado afetado da cabeça, neuralgia e anestesia do ramo do terceiro ramo do nervo trigêmeo e limitação unilateral da mobilidade do palato mole. Se o tumor estiver localizado perto do orifício da tuba auditiva, as posições principais são tomadas por deficiência auditiva, zumbido aurium, obstrução no ouvido. Os sintomas neurológicos aparecem se o tumor se espalhar para os tecidos circundantes. os distúrbios neurológicos mais freqüentemente se desenvolvem se o tumor se espalhar para a base do crânio, paredes posteriores e laterais da nasofaringe, ao mesmo tempo em que são detectados sintomas de quase todos os pares de nervos cerebrais afetados: desenvolve paralisia do nervo abducente, nervo facial, aparece imobilidade de metade do laringe, aglutição, distúrbios da sensibilidade, paladar e declinação da língua. Os distúrbios acima mencionados desenvolvem-se na presença contínua do tumor. No estágio inicial do desenvolvimento do tumor da nasofaringe, os sintomas das doenças estão ausentes e a primeira apresentação clínica do NPC é o aparecimento de aumento linfonodos no pescoço em 50% dos casos. Este fato evidencia que o NPC é caracterizada por doença metastática regional precoce. O tamanho do tumor primário não se correlaciona com a presença de doença metastática regional. mesmo em invasões pequenas e superficiais do tumor primário, podem-se detectar metástases múltiplas tanto do lado acometido como cruzadas e bilaterais, que muitas vezes se localizam em grupo profundo de linfonodos jugulares. metástases de grandes dimensões causam sensação de dor e desenvolve-se o complexo sintomático de Gorner, caracterizado por constrição da fenda palpebral, retração da pupila e do globo ocular. o exame da nasofaringe foi realizado com aparelhos modernos “metatron”-4025 desenvolvidos pelo Instituto de Psicofísica Prática em conjunto com a empresa americana “Clinic Tech Inc”. Levando em consideração que em 50% dos casos de estudo de NPC há alterações indistintas, é necessário realizar ReA adicional de área de tecido patológico.
O IPP examinou 376 pacientes com várias patologias tumorais e não tumorais nasofaringe nos últimos 4 anos. O grupo de patologias mais difundido são as afecções epiteliais malignas. NPC foi diagnosticado em 40,7% dos casos de patologia tumoral.
As formas de crescimento no NPC são divididas em endofíticas, exofíticas e combinadas, com ulceração ou sem ulceração de superfície. a forma endofítica de câncer geralmente parece suave subindo ligeiramente sobre o infiltrado da superfície na imagem NlS, parece área arredondada moderadamente hipercrômica (4-5 pontos na escala de Fleindler). a ulceração da superfície na forma endofítica do câncer pode ser superficial e ocupar até alguns milímetros antes de afetar uma ou duas paredes e olhar para a imagem NlS como área hipercrômica aparente (em alguns casos de 5, mas principalmente de 6 pontos na escala de Flendler) . A forma mais frequente de câncer está localizada na parede superior ou lateral e é característica de câncer indiferenciado do tipo nasofaríngeo. O mais difícil para o diagnóstico diferencial é a forma endofítica do câncer sem ulceração, quando se apresenta apenas por infiltrado pequeno e levemente ascendente. Tal quadro é bastante raro e às vezes é muito difícil diagnosticar o tumor, mesmo de acordo com os resultados do ReA. Em nossa experiência, tivemos 6 casos em que os dados primários não permitiram julgar sobre a presença de câncer e apenas a pesquisa de onda do genoma das células afetadas por dispositivos de alta frequência (40 GHz) nos permitiu detectar NPC. Via de regra, os pacientes que sofrem da forma endofítica do câncer não apresentam queixas relacionadas à nasofaringe. O primeiro e principal sintoma nesses pacientes é o aumento dos gânglios linfáticos do pescoço. Em 23 pacientes com metástases de câncer para os gânglios linfáticos do pescoço, o tumor primário na nasofaringe foi detectado apenas pelo exame NlSgraphic dos gânglios linfáticos e ReA do tecido linfóide. a forma exofítica de crescimento do NPC é representada por um ou poucos nós misturados, moderadamente hipercrômicos (4-5 pontos na escala de Flendler). exofítico forma de crescimento pode-se detectar ulceração com necrose aparente da superfície em forma de áreas nitidamente hipercrômicas (em regra - 6 pontos na escala de Flendler). tumores de crescimento exofítico geralmente vêm do fórnix, preenchem a cavidade nasofaríngea, descem para o palato mole e constringem a abertura da nasofaringe. Essas pesquisas com 3D NlS-graphy podem mostrar o pólo posterior e anterior do tumor. Em processos estendidos, o tumor pode obturar a coana e se espalhar para a cavidade nasal. NPC de forma combinada na maioria dos casos localiza-se no fórnice da parede posterior. Tumor é representado por infiltração com ulceração e alargamento tuberoso nas bordas. Com fundo tumoral, necroses de várias intensidades podem ser detectadas. Na imagem NlS é visualizado como neoplasia com bordas irregulares de 4-5 pontos nas áreas periféricas e 6 pontos na área central de necrose. geralmente poucas paredes da nasofaringe estão envolvidas no processo durante a forma combinada de crescimento, portanto a área de acometimento do tumor é muito maior em comparação com outras formas de crescimento. A consistência do tumor no NPC é elástica. A palpação instrumental revela rigidez em comparação com a condição normal da túnica mucosa. Tumor com ulceração é facilmente danificado e sangra. De acordo com nossos estudos, o NPC com base no exame de espelho pode ser detectado apenas em 32% dos casos. A suspeita tumoral baseada no exame otorrinolaringológico e digital foi detectada em 13,5% dos casos. A principal dificuldade para o diagnóstico são os tumores localizados nas paredes laterais da nasofaringe e em sua área anterior e forma endofítica de crescimento do câncer. A pesquisa 3D NlS da nasofaringe detectou a presença de tumor em 82% dos casos quando o câncer foi diagnosticado. Como regra, o diagnóstico diferencial de câncer é realizado por ultramicroscanning com ReA, comparando o espectro tumoral com processos etalon de várias formas histológicas de neoplasias. O método radiológico, como a tomografia computadorizada, pode ser usado para especificar a disseminação do processo tumoral e a extensão do envolvimento das estruturas ósseas. Em primeiro lugar, o diagnóstico diferencial de NPC é realizado em neoplasias malignas de natureza hemopoiética, nas quais prevalecem os linfossarcomas - o segundo dos cânceres de nasofaringe mais frequentes (40,1%), que geralmente se localiza na glândula do pescoço no acometimento do anel da faringe. Nos primeiros estágios do tumor diagnóstico diferencial de desenvolvimento é realizado entre linfossarcoma e hiperplasia do tecido linfóide das amígdalas. papel principal neste monitoramento desempenha semelhança espectral com um ou outro processo etalon em ReA. Ressalta-se que no linfossarcoma com acometimento das amígdalas nasofaríngeas, em 90% dos casos não há queixas que indiquem patologia neste área. O principal sintoma da doença é a ocorrência de gânglios linfáticos aumentados, não só na região do pescoço, mas também em outros periféricos. Peculiaridade do linfossar- o coma que se espalha no anel linfoepitelial da faringe é uma afecção simultânea de algumas amígdalas. A terceira das afecções mais frequentes da nasofaringe são os tumores de partes moles; as neoplasias de gênese miógena ocupam o primeiro lugar entre eles. O rabdomiossarcoma está localizado na superfície faríngea do palato mole e na borda do fórnix e parede posterior da nasofaringe. Tumor tem aparência de massa exofítica, representada na forma de nódulo único ou neoplasia tuberosa volumosa de superfície lisa. as ulcerações da túnica mucosa não são detectadas. NlSpicture o visualiza como uma neoplasia homogênea moderadamente hipercrômica (4-5 pontos na escala de Fleidler). o tumor mais provável se desenvolve na infância ou na idade pré-adulta. O desenvolvimento do componente exofítico leva ao aparecimento de queixas de falta de respiração nasal. O angiofibroma juvenil é o mais frequentemente diagnosticado entre as neoplasias benignas. Tumor sai do fórnix de nasofaringe e tem aspecto de massa exofítica de superfície lisa. Sua cromogeneidade é moderada e diferentes em várias áreas. O sinal típico de angiofibroma é o aumento da hipercromeidade (ponto 5-6) da parede vascular na varredura NlS. Se o tumor for grande, ele preenche toda a abertura da nasofaringe; ulceração superficial pode ser detectada. O quadro clínico do angiofibroma é caracterizado por falta de respiração nasal, aparecimento periódico de sangramento (às vezes bastante volumoso) e crescimento invasivo. outros tumores da nasofaringe, em geral de natureza não epitelial, têm quadro NlS-gráfico semelhante e diferem em densidade, localização na nasofaringe e pode ser detectado em casos isolados. O valor da NlS-grafia não é apenas na análise de imagem 3D, mas na realização de ReA de alta qualidade em áreas ultramicroscópicas do tumor sem biópsia traumática. Juntamente com o estudo da patologia da nasofaringe NlS-picture, começamos a desenvolver aspectos de diagnóstico por ondas de ressonância devido à natureza não investigada desse problema e dificuldades de diagnósticos diferenciais morfológicos, especialmente de carcinoma escamoso diferenciado de baixo grau, câncer diferenciado de baixo grau de nasofaringe tipo e doenças linfoproliferativas. Ao mesmo tempo, deve-se observar que é o caráter do espectro de onda do câncer diferenciado de baixo grau do tipo nasofaríngeo e das amígdalas que está mais próximo das variantes blásticas dos linfomas e, em alguns casos, apenas da análise genética por ressonância ultramicroscópica e, às vezes, da generalização do processo com acometimento de órgãos do sistema hematopoiético, possibilitam a realização de diagnósticos diferenciados. O estudo das peculiaridades citomorfológicas das células tumorais, características de seu posicionamento, grau de diferenciação e direção possibilitaram destacar variantes de espectros de ondas, refletindo características da estrutura histológica de vários tipos tumorais. carcinoma espinocelular diferenciado de grau moderado e alto grau que, detectado em 11% dos casos do nosso estudo, apresentava quadro espectral típico, assim como o carcinoma cistoadenoide (1,6%) e praticamente não causava dificuldades na interpretação dos resultados da análise de entropia de ressonância . o carcinoma espinocelular diferenciado de baixo grau (67%) em quase todos os casos de acompanhamento causa certa dificuldade no diagnóstico preciso e é uma das variantes dificilmente identificadas pela análise de ressonância. A imagem da onda de ressonância do câncer de nasofaringe diferenciado de baixo grau é bastante específica e permite ao terapeuta diagnosticar não apenas a forma do tumor, mas também identificar sua organoespecificidade por estudo de metástase sem nidus detectados primariamente. Os resultados dos estudos realizados demonstraram alta sensibilidade de ReA e detecção de câncer diferenciado de baixo grau do tipo nasofaríngeo (78,3%), o que nos permite recomendar a continuação do estudo das peculiaridades da onda de ressonância do NPC com baixo grau de diferenciação celular para encontrar identificação mais precisa. Resultados e discussão O resultado da experiência prática de longo prazo da equipe do Instituto são os aspectos acima mencionados do diagnóstico de NPC. o uso de equipamento de diagnóstico moderno para 3D NlS-graphy de nasofaringe com recurso de ultramicroscopia topológica alvo com ReA e exame genético de onda de ressonância aumentou significativamente a taxa de detecção de câncer e nos permitiu desenvolver etalons de diagnóstico diferencial de espectros de onda de várias neoplasias e não patologia tumoral. Na comparação de potenciais de vários métodos diagnósticos para detecção de patologia tumoral amplamente disseminada - NPC, foi obtida conclusão positiva sobre a presença de câncer: no exame otorrinolaringológico - em 32,5% dos casos, na radiografia - em 41% dos casos, na 3D NlS-graphy - em 86,8 casos de estudo. O tumor não foi detectado com base em imagens visuais de exame de espelho - em 38,7% dos casos, do método NlS-gráfico - em 13,2% dos casos. Os dados adquiridos demonstram claramente o alto valor da informação da 3D NlS-grafia
NLS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE LUNG
V.I. Nesterova, T. A. Shishkovets,
N.L. Ogluzdina, O.S. Livina
Introdução
O câncer de pulmão é um dos mais disseminados na estrutura das doenças oncológicas humanas. Tem curso oculto contínuo e apresenta-se clinicamente apenas quando os sintomas da doença são bastante aparentes e somente o tratamento cirúrgico é possível. Devido a este fato, a melhoria dos diagnósticos de câncer de pulmão deve ser feito em duas direções: busca de métodos para detecção precoce do processo tumoral na fase de desenvolvimento pré-clínico e otimização e encurtamento do período de diagnóstico tumoral pré-operatório. O principal método de diagnóstico é a roentgenologia do tórax juntamente com a tomografia. Semiótica roentgenológica da O câncer de pulmão depende da forma do tumor primário e é composto pelo padrão de sombra do próprio tumor, causado por distúrbios da condutância das vias aéreas do tumor e alterações metastáticas secundárias nos pulmões, mediastino e pleura. modernas tecnologias de informática (tomografia computadorizada e suas modificações, ressonância magnética) tornou possível estender significativamente os potenciais de alterações patológicas na visualização dos pulmões, mas na prática eles permanecem bastante caros e não prontamente disponíveis. Neste contexto, um novo método de diagnóstico de hardware – o exame NlS do tórax permanece não reclamado; é considerado de baixo valor informativo devido ao fato de que a maioria dos especialistas desconhece todos os potenciais dos modernos dispositivos de diagnóstico NIS. Material e métodos O objetivo deste estudo é avaliar os potenciais diagnósticos da pesquisa NlS e identificar a semiótica gráfica NlS de várias formas de câncer de pulmão. A pesquisa NlS foi realizada pelo sistema de hardware-software “metatron”- 4025 com o software “metapathia GR Clinical” que nos permite realizar a visualização 3D de órgãos e substratos histológicos, realizar análise de entropia espectral (SeA) de tecidos de nidus afetados e linfonodos, a fim de identificar de forma não invasiva seu caráter patomorfológico. Todas as pesquisas foram verificadas pelos resultados das intervenções cirúrgicas e pela data do exame histológico do material cirúrgico e da biópsia. Para avaliar os potenciais da NlS-grafia na detecção de neoplasias patológicas e verificação do nidus afetado, realizamos radiografia do tórax em duas projeções antes da pesquisa NlS na maioria dos casos. Com NlS-grafia tridimensional avaliamos tamanho, cromogeneidade, estrutura do nidus, contornos e sua interação com os tecidos circundantes. Em tudo casos examinamos a cavidade pleural para detectar derrame pleural e avaliar seu volume. Realizamos exame supra e paraesternal do mediastino superior para excluir acometimento metastático de linfonodos intra-aórticopulmonares e paratraqueais. Se necessário, examinamos os gânglios linfáticos da área supraclavicular e frontal do pescoço. NlS-graphy com SeA detectou sintomas de processo maligno nos pulmões em 146 pacientes, em 63 deles foi diagnosticado câncer periférico de pulmão, em 61 - atelectasia obturadora de lobo ou segmento pulmonar (em 11 deles localizamos o próprio tumor na raiz do pulmão ), em 9 pacientes detectamos tumores de natureza não epitelial. pleurisia exsudativa de etiologia tumoral foi diagnosticada em 30 pacientes, em 17 deles foi monitorada juntamente com outros sinais espectrais de processo maligno, em 13 pacientes foi a única apresentação de câncer de pulmão detectada por avaliação de similaridade espectral com processos etalon blast.
Resultados e discussão
A semiótica NlS-gráfica do câncer de pulmão inclui sinais diretos e indiretos. O sinal direto é a visualização 3D direta do tumor, os indiretos são atelectasia obturadora de lobo ou segmento pulmonar, linfonodos mediastínicos ou supraclaviculares hipercrômicos (5-6 pontos de acordo com a escala de Fleindler) e exsudativos pleurisia. No câncer periférico detectamos neoplasia maligna propriamente dita, no central, via de regra – atelectasia lobar causada por obstrução endobrônquica. Linfonodos hipercrômicos ou derrame pleural evidenciaram grau de disseminação do processo tumoral. Categorizamos o quadro NlS de câncer periférico em três grupos principais: típico (38% – 60,3% dos pacientes), com desintegração (19% – 30,2% dos pacientes) e córtico-pleural (6% – 9,5% dos pacientes). O mais frequente deles – forma típica é caracterizada por homogêneo, principalmente hipercrômico (5 – 6 pontos) estrutura e contornos policíclicos distintos, lisos ou ondulados. O diâmetro das neoplasias variou de 1,5 a 30 centímetros, na maioria dos casos não ultrapassando 5 a 7 cm e, portanto, a zona de contiguidade do tumor com a parede torácica variou muito – de um espaço intercostal até metade do tórax. Em 5 pacientes (13,2%) tumor foi caracterizado por estrutura muito baixa, hipercrômica e heterogênea, dando impressão de caráter líquido do tumor. O caráter sólido da neoplasia foi detectado por 3D NlS-graphy de histopictures com aplicação de SeA. Tumores de cromogeneidade moderada foram detectados raramente e tiveram estrutura heterogênea devido à presença de áreas que diferem do fundo na cromogeneidade. Juntamente com contornos suaves e policíclicos em câncer periférico típico, detectamos contornos crenulados, “raios” com processos espiculares ou oblongos. A indistinção de contornos foi detectada apenas em áreas de invasão tumoral no tórax e mediastino ao nível de suas partes laterais. NlS-imagem de câncer periférico com desintegração é muito diversificada e caracterizada pela estrutura macroscópica do tumor. Dependendo do conteúdo do espaço de desintegração, destacamos três variantes NlS-gráficas desta forma: com espaço aéreo (em 11 pacientes), com espaço líquido (em 3 pacientes) e forma de abscesso (em 5 pacientes). Todos os tumores com desintegração são caracterizados por significativa heterogeneidade de estrutura devido à presença de inclusões líquidas hiper e moderadamente cromogênicas ou áreas acromogênicas com reverberações dependentes do ar com fundo de tecido tumoral. contornos externos de tumores desintegrados NlS-graficamente semelhantes aos contornos peculiares da forma típica de câncer periférico.
Na primeira variante do câncer cavernoso, posição, tamanho e número de sinais acromogênicos lineares, com fundo de tecido tumoral hiper e médio cromogênico, foram definidos pela localização, forma e número de ar, quase “seco”, cavidades de desintegração. Se houvesse uma grande cavidade central de forma aproximadamente arredondada registramos sinal acromogênico, arciforme ou irregular na parte central da neoplasia. A cavidade de forma irregular com “bolsas” profundas foi representada na imagem NlS como uma linha acromogênica ramificada ou poucas seções acromogênicas separadas, que se interconectaram umas com as outras na varredura. Poucas pequenas cavidades causaram o aparecimento de seções acromogênicas isoladas umas das outras em várias partes do tumor. o posicionamento fora do centro da cavidade em desintegração leva a uma diferença significativa na espessura das paredes do tumor, localizadas ao redor da cavidade acromogênica.
O câncer periférico em desintegração com cavidades contendo líquido não foi detectado com tanta frequência quanto aquele com cavidades aéreas. o líquido na cavidade de desintegração localizava-se na forma de áreas moderadamente e hipercromogênicas (4 – 5 pontos), mais freqüentemente múltiplas, localizadas centralmente, de forma irregular com contornos irregulares e às vezes indistintos. O tecido tumoral circundante foi caracterizado por cromogeneidade aumentada (até 6 pontos de acordo com a escala de Fleindler), provavelmente devido à necrose. Tal quadro é típico do estágio inicial da desintegração multicêntrica. A forma tipo abscesso (com ar e líquido na cavidade) do câncer periférico representou a mais difícil no aspecto diagnóstico, pois na estrutura do tumor havia tanto inclusões acromogênicas de ar quanto líquido hipercromogênico. NlS-imagem de neoplasia intrapulmonar foi formada pela proporção quantitativa de esses componentes. Em grande quantidade de líquido, prevaleceu o espaço homogêneo moderadamente cromogênico, mas mais frequentemente detritos granulados desintegrados, fibrina e massas supurativas necróticas causaram o aparecimento de heterogêneos suspensão com fundo de líquido hipercromogênico. Após a drenagem adequada da cavidade de desintegração através do brônquio, o ar prevaleceu, mas uma pequena quantidade de líquido com suspensão se depositou no fundo. Nestes casos, a neoplasia cavernosa foi caracterizada por estrutura NlS heterogênea devido a grande quantidade de sinais acromogênicos lineares separados de ar nas partes superiores da cavidade e conteúdo líquido hipercromogênico com suspensão heterogênea de granulação grossa nas partes inferiores. Entre eles pode haver área com estrutura de tesselação heterogênea devido a bolhas de ar acromogênicas misturadas com líquido hipercromogênico com suspensão. Tal conteúdo de neoplasia cavernosa é típico de abscessos pulmonares e exigiu diagnósticos diferenciais, o que foi ainda mais complicado pela formação de abscesso quando a cavidade de desintegração foi infectada. a avaliação das paredes da neoplasia cavernosa teve a principal importância diagnóstica nessa situação. Parede aparentemente hipercromogênica (6 pontos) com contornos internos indistintos, 10 milímetros de espessura, é típica de abscessos. No câncer de pulmão com parede de desintegração caracterizou-se por espessura heterogênea, com contornos desiguais, protuberâncias, muitas vezes meiocromogênicas (4 – 5 pontos); não mudando no monitoramento dinâmico. O mais raramente detectado foi a forma cortico-pleural de câncer periférico, típico do tumor de Pancoast. A análise NlS identificou-o na forma de massa hipercromogênica homogênea de forma oval ou triangular irregular com contornos típicos consideravelmente desiguais, às vezes indistintos, “rasgados”. O tumor estava localizado na camada cortical do pulmão e amplamente adjacente à parede torácica, espalhando-se em alguma área. Detectados por SeA, tumores malignos de natureza leve não epitelial (angioleiomioma, linfossarcoma, sarcoma, metástases de carcinoma de células renais) eram grandes e tinham estrutura conglomerada, representada por núcleos hipere, não tão frequentemente, médio-cromogênicos de estrutura heterogênea com contornos tuberosos irregulares . apenas no caso de sarcoma pulmonar detectamos estrutura hipercromogênica homogênea. Todas as neoplasias se espalham para os órgãos circundantes. metástases de câncer de pulmão no tecido pulmonar NlS-graficamente não diferiram da forma típica de câncer periférico; eles eram apenas menores (diâmetro de até 2 a 3 centímetros).
NlS nos permitiu detectar com precisão a propagação do câncer periférico em tecidos moles da parede torácica, costelas, diafragma e fígado. Nestes casos, o tecido tumoroso hipercrômico substituiu a estrutura normal do órgão, espalhando-se até certo ponto. geralmente o diagnóstico de NlS de disseminação do tumor para as estruturas vizinhas não era difícil devido ao SeA dessas estruturas. A semiótica NlS do câncer central do pulmão era composta principalmente de Sintomas de SNl: atelectasia obturatória de lobo e segmento pulmonar e pleurisia exsudativa. O próprio tumor na raiz do pulmão foi mal diagnosticado (em 11 pacientes - 18%) devido a dificuldades de diagnóstico de tumor sem necrose nidi como processo catabólico típico, mesmo em tamanho bastante grande e atelectasia de um lobo ou pulmão inteiro. Na ausência de atelectasia lobar, mesmo grandes plexos exobrônquicos não foram detectados pelo mesmo motivo. Na varredura, prestamos muita atenção ao estudo do quadro gráfico NlS da atelectasia pulmonar, a fim de identificar seus sinais diagnósticos diferenciais típicos. Comparando dois grupos de pacientes com atelectasias obturativas e de compressão, descobrimos que o tecido pulmonar sem ar NlS-graficamente parece o mesmo, independentemente da etiologia da atelectasia. É detectado como estrutura hipercromogênica praticamente homogênea de forma aproximadamente triangular. A característica distintiva da atelectasia em comparação com a infiltração inflamatória na pneumonia foi a homogeneidade do tecido pulmonar sem ar, cuja estrutura apresenta sinais acrogênicos de ar nos brônquios ou partes respiratórias dos pulmões estão faltando.
A atelectasia de compressão da borda inferior ou de todo o lobo inferior é causada pela compressão do tecido pulmonar por derrame pleural acentuado. Segundo os nossos dados apareceu a partir do conteúdo pleural de 450 – 500 ml. A área de atelectasia aumentou proporcionalmente à quantidade de líquido na cavidade pleural. A atelectasia de compressão apresentava formato triangular com base voltada para a raiz pulmonar, contornos suaves e distintos com fundo de líquido moderadamente cromogênico e borda indistinta em mosaico. a atelectasia obturadora, diferente da atelectasia compressiva, foi freqüentemente detectada sem derrame pleural. Na área de pleurisia ekssudativny de tal atelektaz não dependeu do montante do conteúdo pleural. Enfrentamos dificuldades diagnósticas na detecção da etiologia da atelectasia apenas quando havia derrames pleurais maciços de mais de 1,5 litros. Teoricamente, nessas condições, a atelectasia lobar poderia ser consequência tanto da obturação do brônquio pelo tumor quanto da compressão do lobo inferior pelo derrame. a etiologia foi identificada após percussão pleural: preservação de tecido pulmonar sem ar na mesma quantidade evidenciou origem obturativa da atelectasia.
Em todos os casos de visualização, o câncer central apresentava aparência de neoplasia hipercromogênica (5 – 6 pontos pela escala de Fleindler) com contornos irregulares e indistintos, localizada na raiz do pulmão e comparável, segundo o NlSpicture, a tecido pulmonar atelectásico, o que dificultava sua diferenciação de sem ar pulmão. Identificamos as bordas do tumor com mais precisão se houvesse área hipocomogênica periférica. Era impossível distinguir tumor primário de conglomerado de linfonodos metastáticos significativamente aumentados na raiz do pulmão mesmo por SeA, embora não tivesse grande valor diagnóstico, porque foi detectado em pacientes inoperáveis devido à disseminação do processo. Em 8 pacientes (13,1%) com câncer pulmonar central detectamos disseminação do tumor para o mediastino, pericárdio e grandes vasos. A disseminação para o mediastino foi detectada pela ausência de contorno medial distinto do tumor, quando amplamente “entrou” no mediastino. O crescimento de tecido tumoral no pericárdio foi detectado por SeA de acordo com a semelhança espectral desta zona com o processo tumoral.
Presença de neoplasia hipercromogênica de contornos irregulares, com fundo de derrame moderadamente cromogênico em cavidade pericárdica, também evidenciada definitivamente com disseminação para o pericárdio. a pleurisia exsudativa em tumores pulmonares malignos não apresentava NlS-imagem patognomônica. Caracterizou-se por conteúdo pleural homogêneo moderadamente cromogênico; os componentes do derrame são pouco numerosos e representados, via de regra, por finas fibras de fibrina. A pleura é fina; e apenas na metástase localizamos neoplasias parietais hipercromogênicas com distintos contornos irregulares. O estágio final da pesquisa NlS no câncer de pulmão é a varredura do mediastino anterior superior para avaliar a condição dos linfonodos pulmonares paratraqueais e intra-aórticos. Linfonodos mediastínicos afetados por metástases foram detectados em 15 casos, porém a busca proposital deles foi realizada em todos os pacientes e tornou-se estágio obrigatório do exame NlS de
pacientes oncológicos. Localizavam-se no espaço entre o arco da aorta e a artéria pulmonar na forma de múltiplas neoplasias arredondadas ou ovais de aparente cromogeneidade (5 – 6 pontos de acordo com a escala de Fleindler). Se houvesse metástase extensa, detectávamos aumento dos linfonodos supraclaviculares, subclaviculares e front-neck, o que foi confirmado de acordo com os resultados da SeA.
Conclusão
NlS-pesquisa é método diagnóstico adicional radiologicamente seguro informativo de tumores malignos de pulmões. NlS-senióticos de câncer de pulmão incluem sintomas diretos (tumor) e indiretos (atelectasia obturadora, metástases nos gânglios linfáticos do mediastino, pleurisia exsudativa) do processo maligno. Ofereceu-nos, classificação de câncer de pulmão periférico em três grupos, de acordo com NlS-grafia, dependendo da estrutura macroscópica. O câncer central do pulmão é caracterizado pela presença de atelectasia obturatória lobar, que pode ser considerada um sinal indireto de grandes tumores exobrônquicos na raiz do pulmão, que são mal diagnosticado diretamente como processos catabólicos típicos além do estágio de desintegração da necrose.
NLS E EXAME RADIOLÓGICO
MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO
DE ABSCESSOS PURULENTES AGUDOS DOS PULMÕES
S.N. Makarova
a urgência de diagnósticos e tratamento de abcessos purulentos agudos do problema de pulmões determina-se por prevalência e gravidade desta patologia. Os abcessos purulentos agudos de pulmões (APAl) são uma parte de doenças normalmente chamadas doenças purulo-destrutivas de pulmões (PDDl). Abscesso gangrenoso, gangrena pulmonar e empiema pleural também estão incluídos neste grupo.
Em nosso país, o número de pacientes com abscessos, gangrena pulmonar e empiema pleural tende a aumentar. É o resultado de diagnóstico tardio e hospitalização, terapia inadequada de pneumonia. Apesar da melhora nos métodos de tratamento, a mortalidade no PDDl permanece bastante alta, podendo chegar a 70%. Em mais de um terço da transição de pacientes do processo agudo ao crônico registra-se. a letalidade em abcessos agudos de intervalos de pulmões de 7,2% a 28,3%; em processos gangrenosos – de 23,4% a 74,1%. Devido a este fato, o diagnóstico oportuno e preciso da doença ganha importância prática significativa; os resultados de tais diagnósticos são a base da escolha das táticas de tratamento dos pacientes.
Material e métodos de pesquisa
Monitoramos 48 pacientes que sofrem de abcessos purulentos agudos de pulmões; eles foram divididos em três grupos: o primeiro grupo – 20 pacientes, submetidos a tratamento padrão, incluindo broncoscopia sanação; o segundo grupo – 15 pacientes, submetidos à drenagem endoscópica do abscesso; o terceiro grupo – 13 pacientes, submetidos à injeção de imunomoduladores na cavidade do abscesso após a drenagem. Por sua vez cada grupo foi dividido em dois subgrupos tendo em conta o mecanismo patogénico mais provável do desenvolvimento do abcesso – abcessos pós-pneumónicos e por aspiração.
A NlS-pesquisa da mama foi realizada com o sistema “metatron”-4025, fabricado pelo Institute of Practical Psychophysics, equipado com sensores de disparo digital de 4,9 GHz e unidade de varredura espiral contínua. A investigação radiológica dos órgãos mamários foi realizada com aparelho da marca “Philips”. Aplicamos radiografias de projeção frontal e perfil e, se necessário, imagens tomográficas.
Resultados do estudo e discussão
Como resultado do estudo, descrevemos quatro fases de abscessos purulentos agudos dos pulmões, que correspondem a fases clínicas da doença e caracterizadas por uma série de sinais radiológicos e NlS-gráficos. a fase de destruição do tecido pulmonar foi caracterizada pela presença de sombras de intensidade heterogênea com contornos externos indistintos nas radiografias, resultado do processo de destruição do tecido pulmonar e infiltração perifocal acentuada. O exame de NlS detectou tecido pulmonar com estrutura heterogênea, no qual, com fundo hipocrômico, áreas hipercrômicas (6 pontos de acordo com a escala de Fleindler) foram detectadas; eles apareceram devido à presença de líquido (pus). os contornos de um nidus eram indistintos. A fase capsular caracterizou-se pela presença de cavidade com cápsula evidente, com quantidade bastante elevada de líquido, infiltração perifocal do tecido pulmonar. O exame de NlS detectou neoplasia líquida marcada hipercromogênica com conteúdo homogêneo (se o processo de dissolução do tecido pulmonar foi concluído). Se houver sequestro de tecido pulmonar na cavidade do abscesso, o exame NlS mostrou-os como inclusões moderadamente cromogênicas (4 a 5 pontos), que tesselaram um nidus. A cápsula foi visualizada como túnicas hipocromogênicas delimitando a cavidade do tecido pulmonar circundante. Nas radiografias, a fase de quebra do abscesso foi caracterizada pela diminuição do tamanho da cavidade do abscesso e do conteúdo líquido nela. A imagem NlS também foi caracterizada pela diminuição do tamanho da cavidade do abscesso, cuja forma tornou-se irregular e continha pequena quantidade de líquido (áreas hipercromogênicas). A cápsula foi visualizada parcialmente. Em caso de recuperação completa, a fase de descarga foi caracterizada por completa obliteração da cavidade e formação de cicatriz linear ou estrelada no local do abscesso e reabsorção da infiltração perifocal.
O exame NlS registrou diminuição do tamanho do nidus, seu preenchimento com fibrina (áreas hipocromogênicas). Com fundo hipocromogênico detectamos pequenas áreas hipercrômicas, surgidas em decorrência da presença de pequena quantidade de líquido. Os contornos do nidus tornaram-se novamente indistintos, a cápsula não foi visualizada. Os resultados adquiridos provam que os abscessos purulentos agudos dos pulmões se desenvolvem com mais frequência no pulmão direito, localizando-se principalmente no lobo superior ou inferior. Registramos prevalência de desenvolvimento do processo em segmentos gravidependentes – S2, S6 e S10. Esses dados referem-se a abscessos por aspiração, ao mesmo tempo em que abscessos pós-pneumônicos podem ser detectados em quase qualquer parte dos pulmões.
Como prova a análise dos dados apresentados, a separação das fases da doença que oferecemos permite registrar certas diferenças entre aspiração e abscessos pulmonares purulentos agudos pós-pneumônicos. Nos abscessos de aspiração registramos fase de formação de cápsula mais frequentemente, Estágio de destruição em abscessos pós-pneumônicos. Os tamanhos dos abscessos variaram de 2 a 8 cm. Nos abscessos de aspiração detectamos nidi de 4 – 6 cm, nos pós-pneumônicos – abscessos de 2 – 4 cm.
Por isso, a separação de quatro fases de abcessos pulmonares purulentos agudos de acordo com sinais NlS-gráficos parece ser razoável. A conclusão do exame radiológico tradicional possibilita o estudo detalhado da estrutura patológica do nidus; avaliação combinada de exames radiológicos e NlS, os resultados podem ser uma base para a escolha das táticas de tratamento do paciente.
DIAGNÓSTICO DE ANEURISMAS MÚLTIPLOS DA AORTA
COM PESQUISA NLS, TC E ANGIOGRAFIA
L.P. Abramchikov, A.A. Gavrilov,
SOU. Litvinenko, M. V. Polynskaya
Introdução
O aneurisma da aorta é uma patologia grave e perigosa do sistema cardiovascular. A afecção das paredes da aorta em doenças sistêmicas e, em primeiro lugar, aterosclerose pode resultar no desenvolvimento de poucos aneurismas em vários níveis. O
O problema do diagnóstico e tratamento cirúrgico de pacientes portadores de aneurismas múltiplos da aorta continua atual e urgente.
O tratamento de tais pacientes é uma tarefa difícil.
A análise anterior concluída do papel dos métodos de hardware no diagnóstico de aneurisma da aorta abdominal (AAA) possibilitou as seguintes conclusões.
1. A pesquisa NlS é um método de triagem que permite a revelação rápida de AAA e a eliminação de outras patologias por meio da realização adicional de análise de entropia espectral. É possível usar este método quando os pacientes com doenças graves são levados para a sala de admissão ou para o departamento de reanimação. Precisão de diagnóstico da pesquisa NlS bidimensional não é mais do que 68,8%.
2. O método mais preciso de rupturas no AAA é a TC, que em 83,9% dá resultados confiáveis. A TC possibilita medições mais precisas das mudanças de tamanho dos aneurismas.
3. Quando fazemos angiografia, contrasta-se apenas o lúmen funcionante do aneurisma, não sendo possível identificar seu real tamanho; as rupturas são detectadas apenas quando a cavidade adicional é formada.
Ao mesmo tempo, a angiografia é o método mais preciso para detecção de fístulas aórtico-cavernosas e envolvimento de ramos aórticos em aneurismas. A análise retrospectiva de materiais retirados de pacientes com patologia aórtica mostrou que parte desses pacientes sofre não apenas de AAA, mas também de aneurisma de outras partes da aorta. objetivo deste estudo: aprimoramento do diagnóstico de aneurisma múltiplo da aorta.
Material e Métodos
Realizamos análise retrospectiva dos resultados de exames de 243 pacientes. A idade dos pacientes variou de 38 a 92 anos. A proporção de homens e mulheres foi de 4:1. Incluímos na análise os dados adquiridos em intervenções cirúrgicas e autópsias.
Usamos NlS-pesquisa, TC e angiografia para diagnóstico de aneurisma aórtico.
A pesquisa NlS foi realizada com o sistema “metatron”-4021, fabricado pelo Institute of Practical Psychophysics, Rússia, com o software “metapathia GR Professional”, que nos permitiu visualizar a corrente sanguínea em modo bidimensional.
A tomografia computadorizada foi realizada com o aparelho CT mAX, fabricado pela empresa “General Electric”, eua. A profundidade da imagem tomográfica foi de 10 mm, pitch de 10 mm; se houvesse necessidade de exame mais detalhado de determinada área, esses números eram diminuídos. O realce endovenoso foi feito pela introdução de urografina 76% (40 ml) ou omnipack – 300 mg de iodo por ml.
O estudo angiográfico foi realizado com os seguintes aparelhos: “Advantex DlX” fabricado pela “General electric”, “AngioscopC” fabricado pela “Siemens”, “Cardiomax CP” fabricado pela “Shimadsu” segundo procedimento padrão da Seldinger; consideramos o acesso transaxial o método mais preferível.
Resultados
A análise permitiu detectar 26 pacientes com afecção multifocal da aorta com desenvolvimento de aneurismas. Todos os pacientes sofriam de aterosclerose; em um paciente detectamos a síndrome de marfan: as alterações das paredes da aorta são típicas tanto da síndrome de marfan quanto da aterosclerose.
Esses 26 pacientes foram submetidos a um total de 24 NlS, 12 AG e 13 exames de TC.
Detectamos a seguinte patologia em 52 pacientes:
1. Associação de aneurisma de aorta torácica (AAT) com aneurisma de aorta abdominal (AAA) – em 13 pacientes;
2. Associação de alargamento da aorta torácica com AAA – em 8 pacientes;
3. Dois AAA – em 5 pacientes.
Incluímos pacientes com alargamento da aorta torácica no presente estudo. Aneurisma da aorta torácica – é o alargamento local ou difuso do lúmen da aorta em 50% ou mais. O alargamento de 35% a 45% não é uma condição normal e pode ser considerado o primeiro estágio da formação do aneurisma.
Destacamos duas variantes do AAA: a primeira – quando há dois aneurismas com distância considerável entre eles; a segunda – a distância entre dois aneurismas é comparativamente pequena, há algo como uma ponte, os aneurismas muitas vezes se parecem com “ampulheta”. Em um caso detectamos combinação de AAT com 2 AAA (supra e infrarrenais).
Em um paciente com radiodiagnóstico AAA em forma de “ampulheta” (AG, depois NlS-pesquisa) detectou fístulas cavernosas aórticas, em outro paciente - defeito da parede cava inferior foi detectado na operação cirúrgica. Em 3 doentes existiam 2 aneurismas da aorta, num doente – 4. Em 4 dos 26 doentes detectámos aneurismas de uma ou ambas as artérias ilíacas; em 1 de 4 pacientes diagnosticamos aneurisma de artéria renal e em outro paciente – aneurisma de artéria subclávia.
Em 12 doentes detectámos rotura aórtica: em 10 AAA (9 infrarrenais e 1 suprarrenal), em 2 – rotura AAT. Em um caso registramos rupturas consecutivas de partes patologicamente modificadas da aorta: no início foi ruptura de AAA, depois dissecção da aorta torácica.
Aqui está este caso.
O paciente T., de 65 anos, deu entrada na clínica com dores no estômago, região epigástrica e paraumbilical, lombo. Ele está doente por 2 dias. Durante exame de estômago, a terapeuta detectou massa pulsátil de 10 x 8 cm, acima dela foi registrado sopro sistólico. A angiografia detectou AAA infrarrenal sem extravasamento de contraste; NlS-pesquisa detectou AAA e hematoma retroperitoneal. Na operação foi detectada ruptura da parede anterior do aneurisma, foi realizada ressecção do AAA com prótese bifurcacional aorto-ilíaca. Durante 5 anos o paciente deu à luz com dores torácicas. A angiografia e a tomografia computadorizada detectaram dissecção da aorta torácica do tipo 111 e a operação cirúrgica foi realizada posteriormente com sucesso.
Discussão
Devemos enfatizar os seguintes aspectos na análise dos resultados do estudo de pacientes com patologia aórtica:
1. Os seguintes métodos tornaram-se cada vez mais populares hoje em dia: triagem NlS-pesquisas de pacientes de meia-idade e idosos, essas pesquisas ajudam a detectar AAA, incluindo os assintomáticos; e monitoramento NlS do chamado AAA “menor”. Os benefícios desses estudos são óbvios, mas, ao mesmo tempo, são bastante limitados, não abrangendo toda a abordagem da questão: os aneurismas da aorta, exceto os pós-traumáticos, são apresentações de doenças e processos sistêmicos. A afecção aórtica pode ter diferentes graus de manifestação ao longo de sua extensão, mas apenas uma parte da aorta é estudada. Doenças sistêmicas requerem exame sistêmico.
2. Não podemos dizer que houve 26 de 243 pacientes que sofreram de múltiplos aneurismas aórticos. Parte dos pacientes foi operada com urgência sem exame completo; às vezes, o exame do paciente era limitado pelo estudo de apenas uma parte (semiótica) da aorta, parte dos pacientes falecidos não eram autopsiados. É por isso que o número de tais pacientes pode ser maior, provavelmente.
3. Devido à condição grave de pacientes que sofrem de ruptura de aneurisma da aorta, tivemos que interromper a pesquisa NlS em 2 casos, a angiografia em 2 e a TC em um paciente. Também houve situações em que devido ao curso fulminante de ruptura tura cirurgião teve que fazer intervenção cirúrgica sem exame suficiente. De acordo com nossos dados, o curso fulminante da ruptura dos aneurismas (a prescrição da ruptura é inferior a 6 horas) é detectado em 23,8% dos casos, o curso agudo (mais de 6 horas, mas menos do que um dia) em 25,1% e o subagudo (a prescrição da ruptura é mais de um dia) em 51,1% dos casos. Acreditamos que a aorta deve ser sempre examinada em toda a sua extensão. Aqui estão exemplos clínicos, confirmando nossa afirmação. Paciente Ch., de 65 anos, deu à luz no hospital em estado gravíssimo. com base no quadro clínico do curso da doença assumimos curso fulminante de ruptura do AAA, por isso o paciente foi operado de urgência sem diagnósticos preliminares. Durante a operação detectamos 200 ml de sangue na cavidade abdominal, grande hematoma retroperitoneal e ruptura de AAA infrarrenal. Fizemos ressecção de aneurisma, próteses aórticas, mas depois que o fluxo sanguíneo foi restaurado registramos parada cardíaca, reanimação sem sucesso. A autópsia detectou aneurisma aterosclerótico da aorta torácica descendente. Foi uma descoberta acidental, que não influenciou o resultado clínico. outro exemplo prova que o exame incompleto pode levar ao resultado fatal mesmo com operação cirúrgica perfeitamente realizada. A paciente D., 68 anos, foi operada conforme procedimento de rotina após exame, que detectou AAA. operação – ressecção de AAA, próteses aorto-femorais. No 13º dia após a operação cirúrgica bem-sucedida, o paciente morreu de hemotamponamento cardíaco que ocorreu devido à ruptura de aneurisma não diagnosticado da parte ascendente da aorta torácica.
4. Quando o diagnóstico de NlS é realizado de acordo com o número analisado de imagens virtuais bidimensionais - varreduras, a angiografia torna possível obter uma representação holística da parte torácica ou abdominal da aorta. A pesquisa angiográfica é o método mais visual em múltiplos aneurisms de uma aorta. Gostaríamos de enfatizar um aspecto técnico do exame angiográfico – é a escolha do local ideal para punção. Acreditamos que o acesso transaxial seja o mais indicado: não há risco de descolamento de massas trombóticas na cavidade do AAA durante a introdução de fio e cateter; freqüentemente menor sinuação da artéria subclávia e axilar em comparação com os vasos ilíacos e femorais; ausência de hematoma da artéria femoral após a punção (diminui o risco de infecção) – é bastante importante para os cirurgiões, realizando próteses aórtico-ilíacas bifurcacionais.
5. Em 8 pacientes registramos alargamento combinado da aorta torácica com AAA. No paciente detectamos inicialmente ruptura de AAA, seguida de dissecção de aorta torácica. Este caso representa claramente a tendência de desenvolvimento de doenças. Os aneurismas da aorta aparecem no paciente em vários níveis, não no mesmo e no mesmo momento; em poucos anos, um alargamento menor do lúmen da aorta pode evoluir para aneurisma grande, portanto, tais pacientes devem ser acompanhados clinicamente durante toda a vida.
Conclusão
1. Se o exame NlS de triagem ambulatorial detectar aneurisma da aorta abdominal no paciente, é aconselhável realizar a pesquisa NlS de toda a aorta.
2. Se algum método de diagnóstico de hardware detectar aneurisma aórtico de qualquer localização no paciente (se sua condição permitir isso) no hospital, é aconselhável realizar a avaliação de todo o comprimento da aorta por todos os métodos possíveis. A seguinte regra deve ser introduzida: doenças sistêmicas requerem exame sistêmico.
3. Pacientes com patologias da aorta, incluindo aqueles após ressecção cirúrgica de aneurisma, devem ser monitorados por toda a vida.
COMPUTADOR NLS-GRAPHY
E IMAGEM DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
NA AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
PARA TRATAMENTO DE TUMORES CEREBRAIS
Sh.S. Fazylov, A.J. Gafurov,
RI Bairakov
Introdução
A extensão da erradicação dos tumores cerebrais, principalmente os malignos, é a principal questão prognóstica, afetando o tempo de vida dos pacientes.
A detecção de tumor primário do cérebro, suas metástases e grau de resposta para quimioterapia e radioterapia subsequentes é impossível sem métodos modernos de neurovisualização, como NlS-grafia computadorizada e ressonância magnética (mRI). Diagnóstico de complicações pós-operatórias precoces (dois primeiros dias) (hematoma, pneumoencéfalo, isquemia
nidus, edema e deslocamento) e avaliação da extensão da intervenção cirúrgica realizada também é importante. No entanto, os potenciais da pesquisa de NlS e mRI na avaliação da extensão da intervenção cirúrgica realizada no período pós-operatório inicial não foram estudados antes. Ao mesmo tempo, as tentativas de aumentar o tempo de vida dos pacientes no período pós-operatório estão relacionadas ao uso de
novas preparações quimioterapêuticas e imunológicas, e também vários tipos de radioterapia. Mas, para usá-los com eficiência, os terapeutas precisam de informações precisas sobre a extensão da oncotomia, que hoje podem ser obtidas apenas pela aplicação de pesquisa NlS e/ou ressonância magnética no período pós-operatório inicial.
Levando em consideração todas as informações acima mencionadas, o presente estudo, visando aumentar a eficiência da pesquisa NlS e aplicação de ressonância magnética para pacientes que sofrem de tumores cerebrais no período pós-operatório imediato, parece ser bastante urgente.
Pela aplicação desses métodos modernos de diagnóstico durante os primeiros dois dias após a intervenção cirúrgica no cérebro, tentamos avaliar a extensão da ressecção realizada e, a partir daí, escolher as táticas mais racionais de tratamento do paciente durante o período pós-operatório ou tomar uma decisão se houver é preciso em intervenções repetidas para remover massas tumorais remanescentes.
material e métodos
Examinamos 101 pacientes neurocirúrgicos. Em 56 casos executamos NlSresearch e mRI antes da operação (não depois de 2 semanas) e durante os primeiros dois dias depois da intervenção cirúrgica; nos outros 45 casos, realizamos apenas NlS-pesquisa durante o período pós-operatório. Também realizamos novos exames repetidos se a situação assim o exigisse.
A pesquisa NlS foi realizada com o sistema “metatron”-4025 (Instituto de Psicofísica Prática) com frequência geradora de 4,9 GHz e unidade de varredura espiral contínua; o sistema instalou o software de computador “metapathia GR Clinical” com recurso de visualização tridimensional dos órgãos. A ressonância magnética foi realizada com aparelho “opart” (Toshiba) com intensidade de campo magnético de 0,35 T antes e após realce por meio de contraste paramagnético na quantidade de 0,2 ml por 1 kg de peso corporal do paciente. A idade dos pacientes variou de 31 a 70 anos. Eles foram administrados para remoção cirúrgica de tumor cerebral. 35 pacientes sofriam de tumores malignos (glioblastoma – em 16 pacientes, astrocitoma anaplásico – em 10 e metástases – em 9) e 21 – de benignos (meningioma – em 12, astrocitoma – em 5, oligodendroglioma – em 2, teratoblastoma – em 1 e hemangioblastoma – em 1 paciente). 26 tumores localizaram-se no hemisfério cerebral esquerdo, 30 – no hemisfério cerebral direito. A região frontal da cabeça foi acometida em 12 pacientes, a região temporal – em 20, região parietal – em 8, região occipital – em 4, região parietotemporal – em 4, região occipitoparietal – em 4 e hemisférios cerebelares – em 4 pacientes.
Resultados
Neste estudo, intencionalmente não cobrimos potenciais e análises comparativas na pesquisa NlS e ressonância magnética na detecção de complicações do período pós-operatório precoce como hematoma, higroma e hemorragia. Nós nos concentramos em seus potenciais para detectar a presença e identificar o tamanho do tumor residual, dependendo das alterações pós-operatórias do leito tumoral removido. De acordo com a intervenção cirúrgica, oncotomia total foi realizada em 32 pacientes, – subtotal – em 18, parcial – em 6 pacientes; de acordo com os dados dos métodos de neurovisualização – em 30, 16 e 10 pacientes, respectivamente. Geralmente, em 42 (75%) dos 56 pacientes, os dados adquiridos pela pesquisa NlS e mRI no período pós-operatório inicial foram completamente compatíveis. Ao mesmo tempo, em 26 (46%) casos, ambos os métodos confirmaram a extensão cirúrgica da intervenção cirúrgica e em 16 (29%) casos, por meio desses métodos, visualizamos as massas tumorais remanescentes distintamente. Em 4 (15%) dos 26 pacientes, a pesquisa NlS detectou massas tumorais remanescentes com antecedentes de hemorragia na área de intervenção cirúrgica, mas, ao mesmo tempo, a ressonância magnética desses pacientes antes e após o contraste intravenoso não nos forneceu dados confiáveis confirmando presença de hemorragia pós-operatória. Em 6 (11%) pacientes, a pesquisa NlS detectou edema em área ao redor do leito tumoral no pós-operatório imediato, levantou suspeita da presença de massas tumorais remanescentes, o que foi confirmado por posterior realização de análise espectral-entropia (SeA) desta área, e em 4 (7%) pacientes, mesmo com o pano de fundo de menor edema pós-operatório, como resultados não foram registrados. Na ressonância magnética da área operatória desses pacientes com histórico de edema pós-operatório, em 4 casos registramos aumento do sinal de ressonância magnética ponderada em T1 exames (WS) após realce de contraste intravenoso, que evidenciou a presença de massas tumorais remanescentes, em outros 4 casos não registramos tais dados, embora em 2 deles o tumor tenha sido removido subtotalmente. Em 12 (21%) dos 56 pacientes, detectamos incompatibilidade entre a avaliação intraoperatória da extensão da intervenção e dados adquiridos por NlS-pesquisa e mRI. A avaliação combinada de dados adquiridos com métodos de visualização tridimensional provou que em 6 (11%) de 56 pacientes, esses dados correspondem aos dados intra-operatórios, também em 6 (11%) de 56 resultados de pacientes de pesquisa NlS e/ou mRI nos permitiu atualizar a extensão da intervenção cirúrgica executada.
Discussão
Apesar da introdução de informações altamente valiosas e menos invasivas
Métodos de pesquisa na prática cirúrgica, a avaliação da extensão da intervenção cirúrgica realizada no tratamento de tumores cerebrais ainda permanece uma questão urgente em neurocirurgia. o uso de pesquisas NlS e mRI melhorou consideravelmente não apenas a detecção de massas remanescentes de tumores cerebrais, mas também possibilitou detectá-lo com fundo de edema pós-operatório e/ou áreas de hemorragias. Hoje em dia falamos não apenas de diagnósticos simples, mas da detecção mais precoce de neoplasias cerebrais incompletamente removidas. diagnóstico precoce por combinação de métodos de diagnóstico de hardware fornece melhoria de resultados do tratamento de pacientes que sofrem de tumores cerebrais. No momento, ninguém questiona que, se houver possíveis massas tumorais cerebrais remanescentes, a pesquisa NlS com SeA e/ou mRI com realce de contraste deve ser realizada. Por via de regra, os dados adquiridos com NlS-pesquisa e mRI são bastante para avaliar a adequação da intervenção cirúrgica executada.
É necessário realizar a pesquisa NlS e/ou ressonância magnética até 10 a 14 dias antes da operação para fornecer ao neurocirurgião informações precisas sobre o processo tumoral no SNC para que ele possa planejar a intervenção cirúrgica adequadamente. Exame pós-operatório (pesquisa NlS com SeA e/ou ressonância magnética com realce de contraste) deve ser realizada até o terceiro dia após a operação. Isso é explicado pelo fato de que as sequências de quebra da barreira hematoencefálica e quebra da barreira entre o tecido cerebral normal e o tumor na forma de hemorragia, edema e outras alterações pós-operatórias podem corromper os dados adquiridos por exame realizado em 3 – 5 dias após a operação e complicam a avaliação precisa. Na ressonância magnética, realizada no primeiro dia de pós-operatório, o aumento do sinal da metemoglobina complicou a interpretação dos dados adquiridos em 44% dos casos. Em 79% dos casos detectamos contraste de massas tumorais remanescentes, em 12% - contraste linear ao longo da borda da ferida operatória devido a alterações pós-operatórias. Em 44% dos casos, os resultados da pesquisa NlS sem SeA foram pouco informativos, mas quando adicionamos SeA – apenas em 18% dos casos. O mais difícil da NlS-pesquisa foi casos quando os coágulos de sangue e o ar se localizaram perto de bordas da ferida de operação; para ressonância magnética – com presença de áreas com reforço linear ao longo das bordas da ressecção. Nenhum dos casos foi caracterizado pela difícil interpretação dos dados de ressonância magnética devido à formação de metemoglobina. Em nosso estudo, de acordo com os dados da intervenção cirúrgica, a remoção total do tumor foi realizada em 32 pacientes, subtotal – em 18, parcial – em 6 e de acordo com os dados dos métodos de visualização tridimensional – em 30, 16 e 10 pacientes, respectivamente. Segundo os resultados da NlS-pesquisa e mRI em 6 (11%) de 56 pacientes conseguimos atualizar o ponto da intervenção cirúrgica executada em comparação com dados intraoperacionais; em 2 pacientes (sofrendo de melanoma e astrocitoma anaplásico) massas tumorais após sua remoção subtotal não foram diagnosticadas por métodos de visualização tridimensional. com base nos resultados do nosso estudo, podemos supor que a extensão da ressecção realizada deve ser avaliada de acordo com os dados da ressonância magnética, porque no edema e na isquemia, com fundo de ferida cirúrgica, as massas tumorais remanescentes são visualizadas com mais precisão. Em nossa pesquisa, em 12 (21%) dos 56 pacientes, os resultados da pesquisa NlS foram questionáveis - em 6 deles, na área ao redor do leito do tumor, detectamos edema maciço, que é o sinal de tumor remanescente presença de massas. Em 4 pacientes, mesmo com antecedentes de menor edema pós-operatório, não registramos tais dados. Em outros 2 casos, as massas tumorais não foram detectadas pela pesquisa NlS no contexto de hemorragia. Na ressonância magnética desses pacientes, com histórico de edema pós-operatório, em 8 deles detectamos aumento do sinal de mR após contraste intravenoso em T1WS (incluindo 4 pacientes sem informações sobre massas tumorais remanescentes, adquiridas com pesquisa NlS) , que evidenciou a presença de massas tumorais remanescentes, sendo que em 4 pacientes não obtivemos tal dado. por outro lado, é mais preferível usar a pesquisa NlS com SeA para detecção de massas tumorais remanescentes com antecedentes de hematoma pós-operatório. Assim, em 4 de nossos pacientes, a pesquisa NlS com SeA detectou massas tumorais remanescentes com antecedentes de hemorragia na área de intervenção cirúrgica, ao mesmo tempo ressonância magnética desses pacientes antes e depois o realce do contraste não nos forneceu dados confiáveis sobre sua presença com antecedentes de hemorragia pós-operatória. Por meio disso o ponto da intervenção cirúrgica executada foi atualizado em 26 (93%) de 28 pacientes pela NlS-pesquisa. A aplicação combinada desses métodos nos permitiu fazer diagnósticos mais precisos em 27 (96%) dos 28 casos.
Conclusão
1. No edema e isquemia do tecido cerebral perifocal, a extensão da ressecção realizada deve ser avaliada de acordo com os dados da ressonância magnética, porque as massas tumorais remanescentes são diagnosticadas com mais precisão.
2. Para detectar massas tumorais remanescentes com antecedentes de hemorragia pós-operatória, é preferível usar a pesquisa NlS com SeA.
3. Segundo os resultados de NlS-pesquisas e mRI em 11% do ponto de pacientes da intervenção cirúrgica executada pode atualizar-se em comparação com dados intraoperatórios.
4. A precisão da pesquisa NlS com SeA na avaliação da extensão da intervenção cirúrgica é de 93%, a precisão da ressonância magnética – 86%. A aplicação combinada desses métodos nos permitiu fazer diagnósticos mais precisos em 96% dos casos.
GRÁFICO NLS COMPUTADO
EM COMBINAÇÃO CLÍNICO-INSTRUMENTAL
AVALIAÇÃO DA ENCEFALOPATIA DISCIRCULATÓRIA
PROGRESSO
LP Saveliev, V.M. Vagulin,
A.I. Sidorova
As formas crônicas da patologia vascular cerebral ficaram mais pesadas na estrutura da morbidez cerebrovascular recentemente. A encefalopatia discirculatória (De) tem o maior peso específico entre elas. A apresentação clínica da doença é bem estudada, mas ao mesmo tempo problemas de mudanças estruturais na detecção do cérebro, identificação de sintomas clínicos e instrumentais paralelos e definição precoce de táticas ótimas de tratamento tornaram-se cada vez mais urgentes do ponto de vista da medicina baseada em casos. O objetivo do presente estudo é pesquisar a apresentação clínica e instrumental da encefalopatia discirculatória em pacientes portadores de vários estágios da doença.
Material e métodos de estudo
Realizamos exame clínico-instrumental e radiológico combinados em 87 pacientes portadores de De, com idades entre 31 e 86 anos (idade média de 54,5). a maioria dos pacientes era do sexo masculino (70%). Todos os pacientes foram submetidos a exame laboratorial (clínico geral e bioquímico), eletrocardiograma, pesquisa ultrassônica com Doppler dos vasos da cabeça e pescoço, roentgenografia da coluna cervical, eletroencefalografia, reoencefalografia e, de acordo com as indicações, exame ultrassonográfico dos órgãos da cavidade abdominal, ecocardiografia e NlS-grafia computadorizada. A NLS-grafia tridimensional computada foi realizada com o sistema “metatron”-4025 (o IPP, Clinic Tech Inc.) com frequência geradora de 4,9 GHz, com sensores de disparo digital e unidade de varredura espiral contínua de acordo com métodos padrão. As peculiaridades das imagens tridimensionais adquiridas da análise do cérebro são o cumprimento não apenas da avaliação quantitativa, mas também qualitativa do tamanho, forma, número de nidi de leucoaraiose, cromogeneidade do sinal obtido dos nidi detectados. Para cumprir esses objetivos, usamos o software de computador “metapathia GR Clinical”, que possibilita a visualização do objeto digitalizado no modo tridimensional.
Resultados e discussão
Segundo os resultados do exame combinado, os pacientes foram divididos em três grupos, dependendo do estágio De. O primeiro grupo era composto por 25 pacientes (28,7%) com De 1º estágio, o segundo – 45 pacientes (51,7%) com De 2º estágio e o terceiro – 17 pacientes (19,6%) com 3º estágio da doença.
As razões do desenvolvimento da doença foram identificadas com base em testes e questionamentos dos pacientes, estudo do histórico da doença, exame laboratorial combinado detalhado e exame instrumental.
Não foi possível identificar um fator principal na etiologia da encefalopatia discirculatória; confirma informações sobre o caráter polietiológico de De. A aterosclerose foi a causa da encefalopatia discirculatória em 9 pacientes (10,4%), hipertensão arterial – em 23 pacientes (26,4%), em 44 casos (50,6%) registramos a combinação desses fatores. Em 11 casos (12,6%) detectamos outros fatores etiológicos. Distúrbio do fluxo venoso foi registrado em 73,6% (64) dos pacientes examinados. A síndrome cefálgica foi detectada em 54 pacientes (62,1%) e, à medida que a doença progrediu, registramos diminuição da frequência e intensidade das dores de cabeça. 58 pacientes (66,7%) queixaram-se de cefaléia, geralmente pacientes com De de segundo estágio. a maior parte dos pacientes (65) queixava-se de problemas astênicos, sendo os mais freqüentes: problemas de concentração, distúrbios emocionais e aumento da fatigabilidade. Deve-se notar que esses sintomas foram mais frequentes durante os estágios iniciais da doença e, em alguns casos, ocuparam posições de destaque no quadro clínico da doença. distúrbios de memória foram registrados em 5 pacientes (20%) portadores de De do primeiro estágio, em 22 (48,9%) do segundo e em 12 (70,6%) pacientes do terceiro estágio. O mais frequente foi a piora da memória de fixação, ao mesmo tempo em que a memória de longo prazo não foi afetada. Distúrbios do sono foram detectados com mais frequência em pacientes com estágios iniciais da doença, ao mesmo tempo em De do terceiro estágio não havia tais queixas. Vários pacientes mencionaram sintomas auditivos subjetivos: zumbido, deficiência auditiva. Mas quando o zumbido foi registrado em pacientes com segundo e terceiro estágio da De, queixas de deficiência auditiva estavam presentes mesmo no primeiro estágio da doença.
O exame neurológico detectou distúrbios da inervação craniana com bastante frequência, mesmo nos estágios iniciais de De, nas formas de piora da reação pupilar à luz, fraqueza da convergência, paresia central dos músculos faciais, menor desvio da língua; a intensidade desses sinais aumentava à medida que a doença progredia. reflexos de automatismo oral e reflexos patológicos das mãos também foram detectados com mais frequência à medida que a doença progredia. Os reflexos patológicos das extremidades inferiores registramos muito raramente, geralmente em pacientes que sofrem do segundo e a terceira fase do De. Distúrbios estáticos foram detectados em 60 pacientes (69%) e geralmente naqueles portadores do segundo estágio de De (75,6%) e em todos os pacientes com De do terceiro estágio. Distúrbios de coordenação foram registrados com menos frequência (51,7% dos casos) e novamente no segundo e terceiro grupos principalmente. Distúrbios vegetativos foram diagnosticados em todos os grupos examinados com igual frequência. Os distúrbios intelectual-mnésticos foram detectados na maioria dos pacientes do terceiro grupo (70,6%) e, de acordo com os critérios do NINDS-AIReN, atingiram o estágio de demência.
A análise das alterações detectadas pela pesquisa de NlS incluiu a avaliação da quantidade, localização, tamanho e cromogeneidade dos nidi tópicos e a realização da análise de entropia de ressonância (ReA) para identificação do caráter das alterações patomorfológicas.
De acordo com os resultados da NlS-scopia computadorizada, todos os pacientes foram divididos em cinco grupos:
1) – 3 pessoas (3,5%) – nos pacientes desses pacientes não foram detectadas alterações cerebrais;
2) – 32 pessoas examinadas (36,8%) – pacientes sofrendo
de alterações menores do cérebro (único (até 5) pequenos nidi locais (até 0,5 cm2);
3) – 26 pacientes (29,9%) – pacientes com 5 – 10 pequenos nidi locais e/ou menos de 2 grandes nidi locais;
4) – 20 pessoas (23%) – pacientes com mais de 10 pequenos e/ou mais de 2 grandes locais de poucos nidi em fusão;
5) – 6 pacientes (6,8%) tendo nidi de caráter de fusão.
O primeiro grupo consistiu de 3 pacientes nos quais o De da primeira fase foi diagnosticado após o exame clínico. No quadro clínico destes pacientes prevaleceram as síndromes cefálicas e astenoneuróticas; o exame neurológico detectou distúrbios vegetativos na forma de dermografismo alterado, labilidade vasomotora, frieza de extremidades e acrocianose, sudorese excessiva ou, ao contrário, xerodermia. os principais fenômenos de neurovisualização detectados pela pesquisa NlS em pacientes do segundo grupo, que consistia em 19 pacientes com o primeiro estágio de De e 13 pacientes com segundo estágio diagnosticado de De, eram alterações nidal insignificantes se 3 a 4 pontos de acordo com a escala de Fleindler. Além disso, em alguns pacientes examinados (17 pessoas), detectamos pequenos nidi hipercromogênicos locais únicos (4 a 5 pontos). Foi a imagem tridimensional que acabou por ser a mais informativa na revelação de pequenos nidi de gliose, cujo caráter foi atualizado por ReA posteriormente. usando análise de entropia de ressonância, também detectamos sinais de alterações ateroscleróticas iniciais (3 – 4 pontos) das artérias intracranianas. O terceiro grupo consistia principalmente de pacientes que sofriam de encefalopatia discirculatória do segundo estágio (21 pacientes), três pacientes com De do primeiro estágio e 2 pacientes com De diagnosticado por exame preliminar do terceiro estágio. O exame neurológico desses pacientes detectou, mais frequentemente do que no grupo anterior, reflexos de automatismo oral e patologia e reflexos calóricos das mãos. Via de regra, os nidi nesses pacientes localizavam-se nas áreas para e supraventriculares. Em pacientes do quarto grupo (11 pacientes com De do segundo estágio e 9 pacientes com De do terceiro estágio), a pesquisa NlS detectou grande fusão nidi hipercrômico (4 – 5 pontos de acordo com a escala de Fleindler) com fundo de múltiplos nidi menores. Os pacientes desse grupo queixaram-se de tontura, distúrbios de coordenação e memória. O exame neurológico detectou várias síndromes neurológicas – descoordenação, piramidal e amiostática. O quinto grupo consistiu de 6 pacientes com De da terceira fase. Nesses pacientes, a pesquisa NlS detectou principalmente nidi em fusão (5 a 6 pontos), ReA detectou hidrocefalia cerebral interna e externa combinada com atrofia do tecido cerebral. Neste grupo de pacientes registramos as alterações mais significativas das artérias intracranianas (5 – 6 pontos). No quadro clínico desses pacientes prevaleceram distúrbios estáticos e de coordenação, também foram registrados distúrbios intelectual-mnésticos que atingem o estágio de demência.
Conclusão
O quadro clínico de De tem curso progressivo. Como a análise dos resultados da pesquisa NlS provou, não há alterações patognomônicas no cérebro no primeiro estágio da doença, síndromes neurológicas aparentes não são formadas; predominam distúrbios subjetivos, acompanhados de semiótica neurológica leve. O segundo estágio de De permite destacar algumas síndromes neurológicas prevalentes – descoordenação, piramidal e amiostática, que se manifestam pela presença de gliose única ou múltipla do nidi sem tendência à fusão, razão pela qual a adaptação profissional e social dos pacientes é significativa diminuindo. Durante o terceiro estágio de De o número de queixas diminui significativamente, porém os distúrbios neurológicos tornam-se mais aparentes, eles se apresentam na forma de síndromes neurológicas bastante distintas e significativas, combinando-se com aparentes alterações estruturais do cérebro, de acordo com dados adquiridos por NlS-pesquisa com ReA . Assim, juntamente com o desenvolvimento de De, as alterações estruturais do tecido cerebral tornam-se mais frequentes: frequência e extensão da atrofia, alterações cisticnidas únicas do cérebro tornam-se múltiplas. O diagnóstico de De deve ser complexo e incluir métodos de neurovisualização, e um dos mais informativos e prospectivos deles consideramos ser NlS-grafia com ReA. A detecção e avaliação de alterações nidal e difusas de NlS do tecido cerebral, no contexto de dados neurológicos e neuropsicológicos clínicos e subclínicos, criam condições para o diagnóstico precoce de formas de progressão progressiva e a realização de terapia ativa direcionada para a prevenção de danos cerebrais adicionais .
PESQUISA DE ULTRASSOM E NLS-TRIAGEM DE CÂNCER DE OVÁRIO
K.S. Kogan, S.A. Levkun,
V.I. Nesterova
Apesar das conquistas das últimas décadas no tratamento de certas formas de tumores malignos, o câncer de ovário (CO) ainda é uma doença com prognóstico bastante desfavorável. Via de regra, câncer de ovário diagnosticado no estágio III – IV; neste momento, a taxa de sobrevivência de 5 anos é de aproximadamente 27% e 16% correspondentemente. É por isso que a descoberta de novos métodos de detecção precoce oC é muito urgente agora. Pela primeira vez, realizamos a avaliação da triagem de oC por meio do exame NlS em combinação com o papel da pesquisa de ultrassom em 2001 – 2003. Descobrimos que esse programa de triagem pode aumentar a taxa de sobrevida. No entanto, desde aquela época, a pesquisa com ultrassom transvaginal tornou-se amplamente difundida e os métodos de interpretação dos dados ultrassonográficos foram atualizados; novos sistemas para pesquisas NlS com sensores de gatilho digital foram criados - isso nos permitiu aplicar um novo método de varredura espiral contínua durante o procedimento de triagem; foi introduzida a visualização tridimensional dos resultados do estudo. Todas essas mudanças resultaram em aumento considerável da precisão dos estudos. Portanto, há necessidade de novos estudos de triagem de OC.
Métodos e procedimento do estudo
O estudo de triagem oC foi realizado de 2007 a 2009. O estudo incluiu mulheres de 50 a 74 anos com período de menopausa superior a 1 ano. Aplicamos dois métodos de triagem. A primeira foi a NLS-grafia com “metatron”-4025 (fabricação conjunta do Institute of Practical Psychophysics, Rússia e Clinic Tech. Inc., EUA) com frequência do gerador 4,9 GHz, sensores de disparo digital e equipado por unidade de varredura espiral contínua . Juntamente com o sistema, foi utilizado o software de computador profissional “metapathia GR Clinical” com recurso de visualização tridimensional dos resultados do estudo. O segundo método de triagem foi a pesquisa ultrassonográfica, via de regra, transvaginal. a maior parte das pesquisas de ultrassom foi realizada com aparelhos Kretz SA9900 (pela empresa medison, Coréia do Sul). A população de 8.652 mulheres foi dividida em três grupos. O primeiro (grupo de controle – 2.308 mulheres) não foi submetido a pesquisas de triagem. O segundo grupo (4.187 mulheres) foi examinado com triagem NlS e, como teste de segunda linha, com exame clínico mais detalhado. o terceiro grupo (2 157 mulheres) foi submetida a pesquisa de ultrassom transvaginal; foi o único método de triagem para esse grupo (triagem ultrassonográfica – uS). No grupo NlS-pesquisado avaliamos a similaridade espectral (D) com três etalons de processos patológicos: “adenocarcinoma ovariano”, “adenocarcinoma mucinoso de ovário” e “tumor de Brenner maligno”. Também avaliamos a similaridade espectral com etalons digitais de marcadores tumorais introduzidos pela primeira vez no “metapathia GR Clinical” – “SA-125”, “SA 15-3” e “SA 72-4”. As informações adquiridas foram importadas diretamente para o programa de computador de gerenciamento de pesquisa, que calculou o risco de desenvolvimento de oC de acordo com o algoritmo especialmente criado. Durante estudos posteriores, incluímos dinâmicas de similaridade espectral com as mudanças de etalons (∆D) acima mencionadas neste algoritmo. O grau de risco oC foi dividido em alto (D < 0,425), intermediário (0,425 < D < 0,710) e baixo (D > 0,710). De acordo com este grau de risco, planejamos um exame adicional de táticas para essas mulheres. A avaliação da similaridade espectral com processos e marcadores neste grupo foi considerada como triagem de 1º nível. A triagem de 2º nível significava a aplicação de um exame clínico mais detalhado, se existissem certas indicações. No grupo uS, a triagem também foi subdividida em 2 níveis; eles diferiam no grau de qualificação do terapeuta de ultrassom. a pesquisa de ultra-som do 1o nível executou-se por terapeutas da classe média. A ultrassonografia de 2º nível foi realizada por especialistas especializados em ultrassonografia ginecológica; O exame ultrassonográfico de 2º nível foi administrado somente após achados aparentemente patológicos no ultrassom de 1º nível.
Todas as mulheres incluídas no estudo foram monitoradas posteriormente; foram registrados casos de desenvolvimento de tumores malignos e óbitos por qualquer motivo.
Resultados
No grupo NlS (n = 4.187) em 87,7% das mulheres risco de desenvolvimento de oC
estava baixo; eles foram administrados para pesquisa NlS anual adicional. Em 1,7% das mulheres o risco de desenvolvimento de CO foi alto; eles foram administrados para triagem de 2º nível. Em 15,6% desse grupo, o risco de desenvolvimento de CO foi identificado como intermediário; eles foram submetidos a exame repetido em 1,5 meses e apenas 0,3% foram submetidos a triagem de 2º nível posteriormente. De acordo com os resultados da triagem de 2º nível, apenas 18 pacientes foram administrados para exame clínico detalhado e 8 deles foram operados cirurgicamente. Outros 4 pacientes foram operados sem procedimento prévio de triagem completa; no total, 12 mulheres do grupo NlS foram operadas.
No grupo dos Estados Unidos (n = 2.157), a maioria das mulheres foi submetida a ultrassonografia transvaginal – 84%; os 16%: transabdominal ultrassom (9%) ou ambos os métodos (7%). Em 86% das mulheres deste a ultrassonografia de grupo era normal; eles foram submetidos a exames de ultrassom anuais repetidos posteriormente. Em 6,7% das pacientes o exame de ultrassom detectou sinais patológicos nos ovários, elas foram encaminhadas para 2º nível ultrassom. Em 7,3% a imagem do ultrassom era questionável – era necessário ecografia repetida de 1º nível; apenas em 0,2% foram administrados para ultrassom de 2º grau posteriormente. no grupo euS, 67 pacientes foram operados ovários. O número de intervenções cirúrgicas no grupo dos EUA acabou sendo seguramente maior do que no grupo NlS. O número de operações quando nenhum tumor maligno de ovário foi detectado foi de 37% de todas as mulheres operadas no grupo NlS, no grupo uS – 78%. O número de complicações graves após operações no grupo NlS foi de 4,6%, no grupo uS – 3,2%; a perfuração dos órgãos genitais foi a mais frequente. O número de tumores ovarianos malignos detectados durante as operações cirúrgicas nos grupos NlS e uS foi quase igual (4 e 5 casos respectivamente); primariamente invasivos foram 3 e 4 tumores correspondentemente. No grupo NlS, mais de casos de oC (79,1%) foram diagnosticados devido à detecção de semelhança espectral com oncomarcadores no 1º nível de triagem e apenas 20,9% devido à semelhança com oncoprocessos. Entre todas as mulheres nas quais os métodos de triagem mencionados não registraram oC, em 6 casos esse tumor foi diagnosticado clinicamente no ano seguinte (1 no grupo NlS e 5 no grupo uS). Os índices de eficiência de triagem são mostrados na tabela a seguir:
Triagem
índices de eficiência
Todos os cânceres de ovário primários Ovário epitelial invasivo primário
cânceres
grupo NlS grupo uS grupo NlS grupo uS
Sensibilidade 89,7% 81,3%, 89,8% 72,6%,
Especificidade 99,8% 91,7%, 99,8% 91,3%
Prognóstico positivo
validade 63,7% 4,8% 43,4% 2,4%
As diferenças entre os grupos NlS e uS de acordo com os índices de especificidade acima mencionados são estatisticamente confiáveis.
Conclusão
índices de eficiência de NlS e triagem de ultrassom de oC, apresentados neste estudo, podem ser considerados encorajadores. A triagem NlS mostrou maior especificidade, o que é evidenciado por menor quantidade de repetidos testes de triagem e em menor quantidade de operações cirúrgicas. No entanto, esta declaração é de caráter preliminar; os procedimentos de triagem continuarão até 2012 e o monitoramento dos pacientes será feito até 2015. somente após esta data os autores pretendem publicar os resultados do monitoramento do grupo controle e comparar a sobrevida neste grupo e em duas triagens grupos. Além disso, atualmente realizamos análises do valor psicológico e social do rastreamento e também de sua importância econômica
ANÁLISE COMPARATIVA
DE NLS E VALOR DIAGNÓSTICO DE RM EM INVASIVA
FORMAS DE CARCINOMA CERVICAL
N.S. Karpov, I. V. Lemeshenko
Moeda
As neoplasias malignas do colo uterino ocupam posições de liderança e são consideradas as principais razões na estruturação de morbimortalidade oncológica no mundo. O carcinoma do colo uterino (CuC) ocupa o 4º lugar em prevalência, depois do câncer de estômago, órgãos respiratórios e pele. Apesar dos check-ups profiláticos em massa com o uso de rastreamento citológico, a taxa de morbidade do carcinoma invasivo do colo uterino diminui lentamente. A partir daí, a avaliação precisa da extensão da doença torna-se uma questão muito importante – sem ela é muito difícil escolher a terapia adequada. Hoje em dia, para cumprir este requisito, não apenas vários métodos de diagnóstico invasivos são usados, mas vemos cada vez mais casos de uso de pesquisa NlS. Graças ao valor de informação bastante alto, base não invasiva, ausência de estresse de radiação e característica de múltiplos usos, a pesquisa NlS torna-se bastante difundida como o método mais econômico, simples e ao mesmo tempo confiável de avaliação de pequenos órgãos da pelve. No entanto, a detecção da patologia do colo uterino pelo método NlS ainda é uma questão controversa e inexplorada. Devido ao desenvolvimento ativo de tecnologias de computador e introdução da pesquisa NlS tridimensional, enfrentamos necessidade insistente de revisão dos potenciais previamente descritos de NlS-grafia, que foram baseados apenas em resultados de estudos bidimensionais. Considerando que o tratamento cirúrgico de pacientes que sofrem de formas invasivas de carcinoma do colo uterino é impossível, decidimos correlacionar os dados adquiridos com NlS e mR-imagem pela avaliação do tamanho do tumor, suas bordas e extensão da doença, a fim de verificar a precisão do NlS -resultados de pesquisas.
Objetivo de estudo
O objetivo deste estudo é a avaliação comparativa do valor diagnóstico da pesquisa NlS bidimensional e tridimensional e sua comparação com dados de ressonância magnética na avaliação da extensão do carcinoma do colo uterino em pacientes que sofrem de estágios invasivos (IIB–IV² de acordo com a classificação FIGo) de doença.
Materiais e métodos do estudo
O presente estudo é baseado na análise de resultados bidimensionais e tridimensionais de pesquisa NlS e ressonância magnética obtidos de 54 pacientes com invasão.
formas graves de carcinoma do colo uterino (IIB–IV² de acordo com a classificação FIGo), observadas de 2006 a 2008 em policlínicas e hospitais de moscou. A verificação do diagnóstico executou-se com base na pesquisa cytological; para avaliar a extensão da doença, usamos a combinação de exame ginecológico, pesquisa NlS, procedimento de ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia. A pesquisa NlS do colo uterino foi realizada usando o sistema “metatron”-4025 (o IPP, omsk) com frequência geradora de 4,9 GHz e unidade de varredura espiral contínua com software de computador profissional “metapathia GR Clinical”, que nos permitiu realizar visualização bidimensional e tridimensional do útero. o exame foi realizado no 5-7 dia do ciclo menstrual ou no dia da visita a um hospital para pacientes na menopausa. No primeiro estágio, o colo do útero foi visualizado em modo bidimensional, depois dele executamos a reconstrução tridimensional do quadro por computador. Avaliamos a condição do colo e corpo uterino, ovários, tubas uterinas, paramétrio e bexiga urinária.
A NlS-grafia tridimensional nos permitiu detectar a presença de danos no pescoço, condição endocérvix. cortes transversais virtuais longitudinais mostraram fotos das paredes anterior e posterior do colo uterino. Cortes transversais frontais permitidos para obter imagem completa das paredes direita e esquerda, condição do paramétrio. usando o modo de reconstrução tridimensional dos vasos (3D-angio) obtivemos um mapa virtual espacial da estrutura vascular do colo uterino, o que nos ajudou a detectar com mais precisão as afecções dos plexos vasculares. Visualização 3D simultânea de todos os três planos de varredura nos permitiu obter uma concepção confiável das dimensões do nidus patológico. No ao mesmo tempo realizamos análise de entropia de ressonância (ReA) de estruturas teciduais permitindo-nos definir com mais precisão o quadro patomorfológico do colo uterino afecção pela aproximação do espectro da patologia aos processos de etalon. Na etapa seguinte, realizamos imagens de mR dos pequenos órgãos da pelve dos pacientes usando tomógrafo “Gyroscan NT” fabricado pela “Philips” com intensidade de campo magnético de 0,5 T. O exame foi realizado em posição supina de um paciente com uso de bobina embutida. O procedimento de ressonância magnética incluiu exame de rotina, que, se necessário (para avaliação detalhada dos paramétrios, condição da bexiga urinária e bordas tumorais), foi complementado por exame com contraste intravenoso. O exame de rotina foi iniciado com T2WS em projeção axial (do nível de 2/3 superiores da vagina até a terceira vértebra lombar com profundidade de corte transversal de 6 mm) para visualização de pequenos órgãos da pelve, áreas de tecido celular, linfonodos regionais. Então, com base nos dados adquiridos (arranjo das estruturas anatômicas da pelve), planejamos tomografias suspensas em T2 sagitais (capturando ovários e corpo uterino, 6 mm profundidade de corte transversal), permitindo-nos detectar o tumor, definir seus tamanhos, superior e inferior bordas, presença ou ausência de extensão para útero, vagina, bexiga urinária e reto, condição do canal cervical. No T2WS coronário (do hipoderma da região inguinal até a parte anterior dos corpos das vértebras lombares, profundidade de corte transversal de 6 mm), vimos linfonodos inguinais e para-aórticos adequadamente visualizados aumentados (no fundo do tecido adiposo), tamanho do tumor bilateral, condição das paredes e conteúdo de bexiga urinária, ossos da pelve. T2WS axial oblíquo (ao longo do eixo curto do colo uterino, profundidade de corte transversal de 3 mm, do nível do terço superior da vagina ao segmento inferior do corpo uterino) foram usados para detecção mais precisa das bordas do tumor, revelando invasão parametral. Todos os três programas T2 juntos nos permitiram avaliar o tamanho do colo uterino e tumor, vagina, paramétrio, órgãos circundantes (bexiga urinária, reto). Além disso, obtivemos a visualização de outros órgãos da condição da pelve pequena: tamanho dos ovários, presença ou ausência de aparelho folicular nos mesmos, massas volumétricas adicionais; avaliamos a condição do miométrio, endométrio e cavidade do útero (em alguns casos, detectamos sua dilatação devido à formação de estenoses tumorais de fauces internas ou externas). T1WS em projeção axial (da região inguinal até a bifurcação da aorta, profundidade de corte transversal de 8 mm) permitiu a visualização da linfa regional de gânglios, presença de componente hemorrágico no tecido tumoral, condição das áreas de tecido celular, ossos da pelve e seção lombossacral da coluna vertebral. A pesquisa com contraste intravenoso foi realizada em 21 pacientes e incluiu T1WS transversal oblíquo nativo ao longo do eixo curto do colo uterino, profundidade de corte transversal de 3 mm (do nível do terço superior da vagina ao segmento inferior do corpo uterino) e, depois disso, o mesmo procedimento como realizado após a injeção de contraste (em 3-4 minutos). Para imagens de mR com realce de contraste, usamos as preparações “magnevist” e “omnipack”, que foram injetadas por via intravenosa na veia ulnar, na dosagem de 0,2 ml por 1 kg de peso do paciente. Depois de recebermos os resultados da pesquisa de mRI e NlS, nós os comparamos.
Prestamos atenção especial a parâmetros como disseminação do processo para miométrio, vagina, paramétrio e órgãos adjacentes (bexiga urinária, reto, ductos urinários); com base neste trabalho definimos a etapa de doenças segundo os resultados de mRI e NlS-pesquisa independentemente. Em caso de incompatibilidade de estágio de doenças segundo ambos os métodos, executamos a análise de resultados para revelar conclusões falsas e razões do seu surgimento. Depois disso, calculamos os dados estatísticos: sensibilidade, especificidade, precisão, previsibilidade do teste positivo e previsibilidade do teste negativo do método de pesquisa NlS bidimensional e tridimensional na avaliação da extensão e estágio da doença. Os resultados da ReA foram comparados com os dados do exame ginecológico (de afecção da vagina) e os dados da ressonância magnética (de afecção do corpo uterino e do paramétrio), porque não houve tratamento operatório de pacientes que sofriam de estágios invasivos de carcinoma do colo uterino. com base nos dados adquiridos, realizamos análises comparativas de potenciais de pesquisa NlS bidimensionais e tridimensionais na avaliação da extensão do carcinoma do colo uterino.
Resultados do estudo
Examinamos 92 pacientes com carcinoma do colo uterino diagnosticado (de acordo com ARe e avaliação citológica). A verificação da disseminação do tumor e do estágio da doença foi definida de acordo com os dados combinados adquiridos do exame ginecológico, pesquisa NlS com ReA, pesquisa histológica, resultados da abordagem de hardware (RM, ultrassom, tomografia computadorizada, cintilografia). Ao mesmo tempo, formas não invasivas ou menos invasivas da doença foram detectadas em 38 mulheres, formas invasivas (estágios tardios da doença – IIB–IV2 de acordo com a classificação FIGo) – em 54. Tendo em consideração que o objetivo do nosso estudo é a avaliação de pesquisa de NlS bidimensional e tridimensional e valor diagnóstico de ressonância magnética na detecção de formas invasivas de extensão de carcinoma do colo uterino em mulheres, pacientes que sofrem de formas menos invasivas da doença foram excluídos do estudo. De acordo com os resultados do exame combinado de pacientes que sofrem de estágio avançado da doença, diagnosticamos o seguinte:
Estágio IIB em 23 pacientes, IIIA – em 18, IIIB – em 7, IVA – em 3 e IVB – em 3 pacientes. Pacientes com formas não invasivas da doença foram submetidos a tratamento cirúrgico, pacientes com estágios avançados da doença – radioterapia. Em pacientes com estágio IIB (23 mulheres) colo uterino alterado foi detectado no exame ginecológico. Em 8 mulheres diagnosticamos tumor exofítico, em ao mesmo tempo em que a parte vaginal do colo uterino foi representada por alargamento tuberoso em forma de couve-flor, projetando-se para a abertura da vagina, também foi detectada infiltração de fórnices vaginais; em duas mulheres detectamos vagina patulosa devido a tumor grande. Em 6 mulheres, o tumor foi caracterizado por endofítico crescimento: colo uterino endurecido, aumentado, com túnica mucosa carmesim escura, sangrando facilmente ao exame; os fórnices vaginais não foram infiltrados. a forma ulcerosa de carcinoma do colo uterino foi detectada em 3 pacientes, o colo uterino estava parcialmente destruído, com ulceração grave. No fundo da úlcera detectamos incrustação cinza suja. Além disso, em 6 pacientes o tumor era de combinação caráter (exofítico-ulceroso), quando ao fundo alargamento tuberoso, úlcera grande com bordas depressivas e fundo tuberoso; em 2 dessas mulheres, a vagina foi aberta, os fórnices vaginais foram infiltrados. A afecção da vagina foi diagnosticados histologicamente em 14 casos. Ao exame retal-abdominal em 20 mulheres, o útero estava imóvel. Na pesquisa NlS em todos os pacientes deste grupo, detectamos em modo bidimensional neoplasias hipercrômicas (4-5 pontos de acordo com a escala de Fleindler) de forma irregular, sem contornos distintos, correspondendo ao tecido tumoral. Em esboços de tumor de pesquisa bidimensionais foram indistintos; foi difícil para avaliar suas bordas com precisão. Pesquisas adicionais no modo tridimensional nos permitiram visualizar as bordas do tumor com mais precisão, definir os tamanhos do colo uterino e do tumor com mais precisão. Cortes longitudinais virtuais mostraram imagens das paredes anterior e posterior do colo uterino, quando cortes frontais ajudaram a obter representação completa das paredes esquerda e direita, condição de perimétrio. Assim, de acordo com os resultados da pesquisa bidimensional, a disseminação do tumor para o corpo uterino foi detectada em 4 mulheres, para a vagina – em 9, para o paramétrio – em 16. Após a pesquisa tridimensional no próximo estágio de afecção do útero foi visualizada em mais 2 mulheres (além das 4 acima mencionadas), da vagina – em mais 3 pacientes (além das 9 acima mencionadas), a invasão do paramétrio foi detectada em 20 pacientes. Os programas de angiografia 3D acabaram sendo as informações mais valiosas para a avaliação da condição do paramétrio. o mapeamento de energia detectou áreas hipercrômicas da corrente sanguínea no estroma do colo uterino. As áreas de hipercromicidade tiveram localização semelhante às partes hipercrômicas do colo uterino, no entanto, os tamanhos dos nidi de patologia vascular excederam os tamanhos das áreas hipercrômicas correspondentes no órgão 1,28 – 1,33 vezes.
Os tamanhos dos tumores, medidos no modo tridimensional em pacientes deste grupo, foram: comprimento – 49,5 ± 6,84 mm (40 – 70 mm), largura – 45,5 ± 6,18 mm (31 – 55 mm), espessura – 43,9 ± 3,52 mm (38 – 50mm); tamanhos da área de áreas de destruição vascular: comprimento – 65,5 ± 9,16 mm (50 – 85 mm), largura – 58,3 ± 7,68 mm (42 – 71 mm), espessura – 56,6 ± 5,65 mm (45 – 64 mm). Em 22 pacientes deste grupo, o programa de angiografia 3D visualizou a extensão das zonas de afecção vascular além do colo uterino no paramétrio.
Em pacientes que sofrem do estágio IIB da doença, as tomografias mR representam uma massa tumoral como uma área com contornos irregulares bastante distintos, de forma irregular na maioria dos casos, estrutura homogênea, com aumento da intensidade do sinal mR em T2WS, estroma do pescoço uterino isointensivo em T1WS .
De acordo com os dados de ressonância magnética, a extensão do paramétrio do tumor foi detectada em todos os 23 casos e foi visualizada mais claramente em tomografias T2WS transversais oblíquas, realizadas perpendicularmente ao longo eixo do colo uterino e cervical duto. Ao mesmo tempo, detectamos violação da integridade do anel de baixa intensidade do estroma inalterado e prolapso tumoral além do colo uterino. os contornos uterinos na área de invasão do paramétrio eram irregulares e tuberosos. Afecção da vagina foi detectada em 13 pacientes (além de 12 detectados de acordo com NlS dados, em outro paciente a infiltração da vagina foi detectada de acordo com dados de ressonância magnética), corpo uterino - em 7 (de acordo com dados de pesquisa NlS em um caso houve resultado falso negativo).
Portanto, na fase IIB a aplicação do exame combinado para detecção de afecções do corpo uterino ajuda a aumentar seu valor de informação de 76% em pesquisa NlS bidimensional para 93% em pesquisa NlS 3D; para detecção de afecções vaginais – de 71% para 89% em 3D NlS e para 91% em mRI; para visualização de invasão de paramétrio – de 70% na pesquisa NlS bidimensional para 87% na grafia NlS 3D. O estágio da doença neste grupo foi identificado em 67% dos casos (todos os demais foram diagnosticados IIA) de acordo com a pesquisa 2D NlS, de acordo com 3D NlS – em 87% dos casos, de acordo com dados agregados de 3D NlS no modo angiográfico – em 96% dos casos. O estágio IIIA foi diagnosticado em 18 mulheres. Em todos os casos o exame ginecológico detectou tumor exofítico volumoso-tuberoso, infiltrando fórnices e paredes (até o terço inferior) da vagina, com sangramento ulceroso ao toque mucoso membrana. Em 8 pacientes a vagina foi aberta. Em todos os casos o acometimento da vagina até o terço inferior (inclusive) foi confirmado histologicamente. A realização da tomografia mR na próxima etapa do diagnóstico nos permitiu identificar o nível de afecção da vagina em todos os 18 casos com mais precisão e para diagnosticar corretamente o estágio da doença como IIIA. O envolvimento do corpo uterino no processo em tomograms detectou-se em 6 pacientes.
Por isso, na aplicação de etapa IIIA do exame combinado de pacientes da detecção da afecção do corpo uterino nos permite aumentar sua precisão de 81% na pesquisa NlS bidimensional para 89% na pesquisa NlS tridimensional; na detecção de afecção vaginal – de 72% para 89%; na visualização da invasão do paramétrio – de 56% para 89% na pesquisa 3D NlS. O estágio da doença neste grupo de pacientes de acordo com a pesquisa NlS com dados ReA foi identificado corretamente em 88% dos casos devido à identificação incorreta do nível de afecção da vagina. O estágio IIIB da doença foi diagnosticado em 7 casos. Em 4 pacientes o exame ginecológico detectou a forma endofítica da doença, em uma - forma endofítica (no fundo do colo uterino aumentado, parcialmente destruído e hiperêmico, detectamos ulceração crateriforme com dilatação das partes inferiores do ducto cervical). Em duas pacientes o tumor era de forma endofítico-ulcerosa com comprometimento do terço superior da vagina; vagina foi aberta em ambos os casos. A pesquisa histológica diagnosticou afecção vaginal em dois casos (terço superior). Detectamos afecção do corpo uterino apenas duas vezes pela pesquisa NlS bidimensional. Após a reconstrução de imagens tridimensionais, foi detectado tumor se espalhando para o corpo uterino em outra paciente. A invasão do tumor na vagina foi detectada apenas em um paciente por pesquisa NlS bidimensional e tridimensional. Envolvimento de paramétrio em processo foi diagnosticado em todos os 7 pacientes por pesquisa NlS bidimensional e tridimensional. ressonância magnética detectou invasão de paramétrio em todas as mulheres; a expansão do processo para a vagina foi visualizada em 2 casos, para o corpo uterino - em 4 casos.
Non-Linear Systems
NLS Theory-Gariaev
Physics of Information Medicine