Alunos / Students

Liliane GF Pessini

Aluna de mestrado no PPGERN, investiga o impacto do fogo nas matas de galeria no Cerrado sobre a fauna, vegetação e suas interações. 


Cauê BJ Lopes

Aluno de mestrado no PPGERN, estuda como a ema pode atuar como dispersora ou predadora de sementes de plantas no Cerrado. Utiliza-se de animais em cativeiro para seus experimentos.


Renato D. Feliciano

Aluno de mestrado no PPGERN, está investigando a dieta de mamíferos carnívoros na Estação Ecológica e Experimental de Itirapina e tentando entender o potencial papel negligenciado dessas espécies na dispersão de sementes. 

Mariana Lopes Campagnoli

É aluna de doutorado no PPGERN investigando padrões de interação entre animais e plantas frutíferas no Cerrado em nível comunitário. Foi aluna de mestrado no PPGERN, investigando como a efetividade da dispersão de sementes varia ao longo do tempo para duas espécies de plantas do Cerrado que interagem com aves e formigas, cujo artigo pode ser acessado na página inicial do lab ou aqui

Mirela Alcoléa

Aluna de mestrado no PPGERN. Mirela avaliou o impacto do fogo na remoção de sementes por formigas e vertebrados (como roedores e aves) no Cerrado. Um artigo de seu mestrado pode ser consultado na página inicial do lab ou aqui.

Isabele Francisco Rebolo

Aluna de mestrado no PPGERN, estudou como a cobertura por gramíneas exóticas invasoras afeta a predação de sementes no cerrado. Parte de sua IC foi publicada aqui em colaboração com Vanessa Mariano (aluna do mestrado). Um artigo de seu mestrado também pode ser acessado na página inicial do lab ou aqui.

 

 

 

Vanessa Mariano da Silva

Doutora pelo PPGERN, investigou fatores associados com a perda de espécies de animais na dispersão de sementes e regeneração de plantas. Um trabalho de sua Iniciação Científica e um do Mestrado pode ser encontrado aqui e aqui na página inicial do site, bem como um dos trabalhos oriundos de seu doutorado aqui

Pedro Maurício Pedroso

Aluno de Iniciação científica, investiga a fenologia reprodutiva de plantas adultas, distribuição espacial e sobrevivência de regenerantes da palmeira Syagrus romanzoffiana em pequenos fragmentos de Mata Atlântica no Campus da UFSCar em Sorocaba. Um artigo de sua IC pode ser encontrado na página inicial do lab ou aqui. (Well done Pedro!)

 

 

Ex-alunos:

Luis Salles

Desenvolveu um projeto relacionado com a variação na diversidade e abundância de artrópodes ao longo de um gradiente altitudinal na Serra do Mar. Atualmente no mestrado em ecologia pela Unicamp onde investiga se efeitos de borda afetam a biologia de formigas no cerrado.  

Paulo H. S. Araújo Camargo

Mestre, estudou a importância relativa da dispersão primária e secundária de sementes para a regeneração de uma espécie vegetal na Mata Atlântica. Um trabalho de seu mestrado pode ser conferido na página inicial do site ou aqui. Atualmente cursando o doutorado em Ecologia na UNESP em Rio Claro. 

 

Beatriz Jacomino Lopes

Mestre, estudou mudanças na fenologia do palmito Euterpe edulis ao longo de um gradiente altitudinal e suas influências sobre a abundância de aves frugívoras.

 

Joice de LIma

Aluna de graduação, estudou padrões de atividade, dieta e uso do espaço da formiga Odontomachus chelifer (Poneromorpha)

 

 

Ana Yoko Y. Meiga

Mestre, estudou o papel de mamíferos na regeração da palmeira indaiá (Attalea dubia) na Mata Atlântica; atualmente no Corpo de Paz dos Estados Unidos. Um trabalho de seu mestrado pode ser conferido na página inicial do site ou aqui.

 

 

 

 

Gregório dos Reis Menezes

Mestre, estudou como aves granívoras respondem à fragmentação da Mata Atlântica e quais suas consequências para a predação de sementes. Atualmente atuando como consultor ambiental

 

 

 

 

Vanessa Mariano da Silva

Aluna de graduação, estudou a dispersão e predação de sementes da palmeira jerivá Syagrus romanzoffiana em pequenos fragmentos de Mata Atlântica. Atualmente no doutorado em ecologia no PPGERn - UFSCar

 

 

 

 

Renata Silva Viotto

Aluna de graduação, estudou interações entre formigas, herbívoros e Aegiphila verticillata, uma planta com nectários extraflorais no cerrado. Atualmente aluna de mestrado em Ciências Ambientais na Unesp Sorocaba.