Isabelle A Bertini
Aluna de mestrado pelo PPGERN, investiga como o fogo pode afetar a regeneração de plantas via sementes no Cerrado.
Guilherme A. Pereira
Aluno de mestrado pelo PPGERN, investiga como o fogo pode afetar as interações de formigas com frutos e sementes no solo de áreas de Cerrado. Em seu TCC investigou como características dos frutos e sementes podem afetar a atratividade e chance de sementes serem predadas por formigas Pheidole e Odontomachus.
Renato D. Feliciano
Aluno de doutorado no PPGERN, investiga como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) pode influenciar a regeneração inicial de plântulas e como o fogo pode afetar o uso de hábitat e deposição de sementes pelo lobo. Mestre pelo PPGERN, investigou a dieta de mamíferos carnívoros na Estação Ecológica e Experimental de Itirapina, tentando entender o potencial papel negligenciado dessas espécies na dispersão de sementes. Um artigo de seu mestrado sobre a caracterização química de alguns frutos pode ser encontrado aqui e outro sobre a dieta encontra-se em revisão. O trabalho de Renato fomentou o plantio de um "jardim do lobo" em uma área em restauração em Itirapina com auxílio de crianças da região, com mudas produzidas a partir de sementes retiradas das fezes do lobo-guará. Uma reportagem sobre essa bonita iniciativa pode ser vista aqui.
Liliane GF Pessini
Mestre pelo PPGERN, investigou o potencial impacto do fogo nas matas ripárias do Cerrado sobre as aves que aí habitam e a estrutura da vegetação, bem como suas interações, aproveitando-se de incêndios ocorridos em Itirapina e São Carlos em 2021. Um artigo de sua dissertação encontra-se em redação, novidades em breve! :)
Clara C.I. dos Anjos
Estudante de graduação, está iniciando os estudos sobre fatores que afetam a predação pré-dispersão de sementes, usando Mimosa pigra, uma espécie ocorrente no Campus Sorocaba da UFSCar, como planta modelo.
Giovanna M. Stefani
Aluna de IC, investiga o potencial de competição entre besouros e roedores pelas sementes do jerivá Syagrus romanzoffiana.
Mariana Pires Speretta
Aluna de IC, investiga a influência da invasão da braquiária (Urochloa spp.) na diversidade de artrópodes no Cerrado.
Cauê LB Jacques
Mestre pelo PPGERN, estudou como a Ema (Rhea americana) pode atuar como dispersora ou predadora de sementes de plantas no Cerrado. Utilizou-se de animais em cativeiro para seus experimentos e também analisou a dieta da espécie em vida livre. Um trabalho muito legal de seu trabalho (incluindo uma revisão dos efeitos das emas na germinação de sementes) pode ser consultado aqui.
Mariana Lopes Campagnoli
Foi aluna de doutorado no PPGERN investigando padrões de interação entre animais e plantas frutíferas no Cerrado em nível comunitário. Executou um doutorado sanduíche junto à Dra Guadalupe Peralta do IMBIV/Conceit da Universidad de Córdoba, Argentina, com um auxílio do Programa Capes PrInt. O artigo principal de sua tese pode ser consultado aqui. Também testou as consequências da perda de espécies para a efetividade da dispersão de sementes (aqui) e como a variação individual das aves pode afetar a qualidade da dispersão (aqui). Como parte da tese, produziu material de divulgação sobre as interações mais comuns de animais com plantas no Cerrado (versão digital aqui). Atualmente é pós-doutoranda na Unesp - Rio Claro. Foi também aluna de mestrado no PPGERN, investigando como a efetividade da dispersão de sementes varia ao longo do tempo para duas espécies de plantas do Cerrado que interagem com aves e formigas, cujo artigo pode ser acessado na página inicial do lab ou aqui.
Gabrielly Poloni Ferreira
Aluna de IC, durante a pandemia de Covid-19 investigou a influência da presença de alojamentos nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo na chance das UCs contarem com inventários de artrópodes, que foi publicado aqui.
João Pedro FP Bandeira
Aluno de IC, investigou o impacto da invasão da braquiária (Urochloa spp.) na fauna de formigas no Cerrado.
Isabela Costa Gasparini
Aluna de IC, investigou como o dano parcial às sementes afeta as plântulas de três espécies de Eugenia (Myrtaceae).
Bianca Rita Bimbati
Aluna de IC, investigou como o dano parcial afeta a germinação de sementes de três espécies de Eugenia (Myrtaceae).
Mirela Alcoléa
Mestre pelo PPGERN. Mirela avaliou o impacto do fogo na remoção de sementes por formigas e vertebrados (como roedores e aves) no Cerrado. Um artigo muito legal de seu mestrado pode ser consultado na página inicial do lab ou aqui.
Isabele Francisco Rebolo
Mestre pelo PPGERN, estudou como a cobertura por gramíneas exóticas invasoras afeta a predação de sementes no cerrado. Parte de sua IC foi publicada aqui em colaboração com Vanessa Mariano (aluna do mestrado). Um artigo de seu mestrado também pode ser acessado na página inicial do lab ou aqui.
Vanessa Mariano da Silva
Doutora pelo PPGERN, investigou fatores associados com a perda de espécies de animais na dispersão de sementes e regeneração de plantas. Um trabalho de sua Iniciação Científica e um do Mestrado pode ser encontrado aqui e aqui na página inicial do site, bem como um dos trabalhos oriundos de seu doutorado aqui. Atualmente trabalha na Conservation International nos EUA.
Pedro Maurício Pedroso
Foi aluno de Iniciação científica, investigando a fenologia reprodutiva de plantas adultas, distribuição espacial e sobrevivência de regenerantes da palmeira jerivá Syagrus romanzoffiana em pequenos fragmentos de Mata Atlântica no Campus da UFSCar em Sorocaba. Um artigo de sua IC pode ser encontrado na página inicial do lab ou aqui. (Well done Pedro!)
Luis Salles
Desenvolveu uma IC investigando a variação como a diversidade e abundância de artrópodes varia ao longo de um gradiente altitudinal na Serra do Mar. Cursou o mestrado e doutorado em ecologia pela Unicamp e atualmente trabalha com análise de grandes bancos de dados para empresas.
Paulo H. S. Araújo Camargo
Mestre em Diversidade Biológica e Conservação, estudou a importância relativa da dispersão primária e secundária de sementes para a regeneração de uma espécie vegetal na Mata Atlântica. Doias trabalhos de seu mestrado podem ser conferidos na página inicial do site ou aqui e aqui. Cursou o doutorado em Ecologia na UNESP em Rio Claro e atualmente é pós-doutorando na Penn State University.
Beatriz Jacomino Lopes
Mestre em Diversidade Biológica e Conservação, estudou mudanças na fenologia do palmito Euterpe edulis ao longo de um gradiente altitudinal e suas influências sobre a abundância de aves frugívoras na Mata Atlântica em Caraguatatuba-SP.
Joice de LIma
Aluna de graduação, estudou padrões de atividade, dieta e uso do espaço da formiga Odontomachus chelifer (Poneromorpha). Atualmente envolvida no estudo de primatas na natureza, como o muriqui-do-norte, Brachyteles hypoxanthus.
Ana Yoko Y. Meiga
Mestre, estudou o papel de mamíferos na regeração da palmeira indaiá (Attalea dubia) na Mata Atlântica; atuou no Corpo de Paz dos Estados Unidos e atualmente cursa o doutorado na University of Florida. Dois trabalhos de seu mestrado podem ser conferidos na página inicial do site ou aqui e aqui.
Gregório dos Reis Menezes
Mestre, estudou como aves granívoras respondem à fragmentação da Mata Atlântica e quais suas consequências para a predação de sementes. Atualmente atuando como consultor ambiental.
Vanessa Mariano da Silva
Aluna de graduação, estudou a dispersão e predação de sementes da palmeira jerivá Syagrus romanzoffiana em pequenos fragmentos de Mata Atlântica. Atualmente no doutorado em ecologia no PPGERn - UFSCar
Renata Silva Viotto
Aluna de graduação, estudou interações entre formigas, herbívoros e Aegiphila verticillata, uma planta com nectários extraflorais no cerrado. Atualmente aluna de mestrado em Ciências Ambientais na Unesp Sorocaba.