Basílio da Gama

JOSÉ BASÍLIO DA GAMA (1741-1795), foi poeta luso-brasileiro do Brasil Colônia, filho de pai português e mãe brasileira. Um dos maiores nomes da literatura brasileira setecentista. Cultivou a poesia épica.

Nasceu em São José do Rio das Mortes (depois São José del'Rei) atual Tiradentes, Minas Gerais, em 8 de abril de 1741. Era filho de pai português e mãe brasileira.

Ficando órfão aos 16 anos foi estudar com os jesuítas no Rio de Janeiro até que estes foram expulsos do Brasil. Foi para a Itália, onde ingressou na Arcádia Romana e adotou o pseudônimo de Termindo Sipilío.

Foi condenando ao degredo em Angola, mas escapou das acusações de jesuitismo escrevendo um poema de louvor ao casamento da filha do todo poderoso Marquês de Pombal.

Protegido pelo "déspota esclarecido", publica, em 1769, sua obra-prima O Uraguay, narrando o massacre dos índios no episódio de Sete Povos de Missões, um poema épico, escrito em versos brancos. (verso solto. Verso não rimado que não obedece a nenhum esquema rimático fixo ou rígido)*

Faleceu em Lisboa em 31 de julho de 1795, tendo sido sepultado na Igreja da Boa Hora.

obras

O Uraguai (1796) - poema épico composto para exaltar os portugueses e satirizar os jesuítas do Brasil. O livro trata da luta que portugueses e espanhóis moveram contra indígenas e jesuítas em Sete Povos das Missões, no Uruguai (hoje Rio Grande do Sul), em 1759.

Epitalâmio (1796)

A Liberdade (1773)

Os Campos Elísios (1776)

Relação Abreviada da República

Lenitivo de Saudade (1788)

Quitúbia (1791)

A Declamação Trágica (1820)

Obras Poéticas (s. d.)

*http://www.infopedia.pt/$verso-branco

Fonte:

http://pt.shvoong.com/books/biography/1659163-bas%C3%ADlio-da-gama-vida-obra/#ixzz1Qc7jdLiB

http://www.cidadeshistoricas.art.br/hac/bio_gama_p.php, http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio_da_Gama