Reflexões
A dificuldade em ser um aluno a distância está centrada em hábitos de uma educação presencial onde o professor era o detentor do saber e os alunos os que recebiam esse saber pronto. O fato de ser aluno de um curso a distancia nos deixa em conflito ao nos depararmos com um conhecimento que precisa ser construído colaborativamente, à medida que vai tomando forma, com a participação on-line dos cursistas.
Sentimos falta da presença do professor e dos colegas. A escola é lugar de construção social, é local onde encontramos os melhores amigos e estabelecemos relações que serão para vida toda. Sendo aluno a distância sentimos esta falta, no entanto, um bom curso pode fazer com que se estabelecem relações, com o conhecimento e com as pessoas, diferentes, mas eficazes.
As ferramentas para aprendizagem precisam ser várias: chats, fóruns, videoconferência, acredito que essa diversificação permita que pessoas com diferentes estilos e ritmos de aprendizagem sejam beneficiadas.
Percebo que temos que organizar o tempo e saber que somos o autor de nossa aprendizagem, ter compromisso com o curso que está participando, aliás, em curso a distância, o aluno precisa saber que ele é o agente de sua aprendizagem e saber que sua participação e sua interação com os colegas e tutor é que irá definir o sucesso do curso e de sua aprendizagem .