Gaidufa – “Gaiteiros da União Filarmónica de A-da-Gorda”
A ideia começou a ganhar forma no seio de um grupo de Soldados Romanos de A-da-Gorda, que participam à já vários anos na celebração da Semana Santa de Óbidos. Alguns elementos desse grupo decidiram aceitar o desafio proposto pelo Sr. Maximino Alves Martins: Formar um grupo de Gaiteiros.
A aventura começou no dia 12 de Maio de 2006, 1º Dia de ensaio no Salão da UFA com o Sr. Joaquim António “QuiTó” de A-dos-Negros, onde compareceram várias pessoas interessadas em aprender.
Depois de algumas aulas a aprender a controlar a Gaita-de-foles, foi introduzida a percussão com alguns Tambores e Timbalões.
O grupo teve a sua estreia em público perante centenas de pessoas no dia 13 de Junho por ocasião dos festejos de Stº António em A-da-Gorda tocando a Mourisca para a gravação do programa ”Hoje à festa” da RTP. Logo depois, foi necessário aprender algumas músicas medievais para a nossa participação no Mercado Medieval de Óbidos que se realizou de 13 a 23 de Julho de 2006, onde o grupo teve o privilégio de tocar em conjunto com o grupo Catalão “Els Berros de la Cort”, que no ano de 2007 no Mercado Medieval de Óbidos fizeram o baptismo oficial dos Gaidufa em público sendo seus padrinhos oficiais.
O grupo conta com a presença de 8 elementos que um pouco por todo o país vão animando festas, mercados medievais, círios e jantares oficiais. Passaram já por alguns locais de elevado grau de responsabilidade tais como: Mercado Medieval de Óbidos, Programa “Hoje à Festa” da RTP, Mosteiro de Alcobaça, Procissão em Alenquer presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo, Festival do Chocolate em Óbidos, Vila Natal em Óbidos, Carnaval de Verão em Peniche, festa de aniversário do cantor Emanuel, Hotel Mansão da Torre em Óbidos, Casamento Medieval em Aljubarrota, Feira de Artesanato em Côja e tantos outros.