NOSSO BLOG

Defesa Pessoal

  • João Teixeira é o instrutor desta modalidade. Tem frequentado diversas acções de formação, no estrangeiro e em Portugal, com os instrutores mais conceituados a nível Europeu e Mundial, com intuito de se formar nesta área e estar devidamente credenciado, para ministrar as respectivas actividades.
A modalidade de defesa pessoal desenvolvida pelo clube, trabalha várias modalidades, entre as quais, o Kombatan/Arnis/Muay Thai, bem como tudo o que seja útil na defesa pessoal, não se ficando por uma modalidade em concreto.
A Defesa Pessoal e sua importância hoje, numa sociedade em larga expansão de agressividade e violência, que não olha a meios nem escolhe vitimas para atingir os fins, é muito preocupante.
Defesa Pessoal é o aperfeiçoamento e implementação de tácticas e técnicas metodizadas, acessíveis a qualquer indivíduo ou sexo, através da sua prática constante, dotando-o com os conhecimentos e reacções, necessárias parar repelir qualquer acto violento de um ou mais atacantes, que sejam susceptíveis de por em causa a sua integridade física, liberdade ou propriedade, evitando assim sofrer danos bem como causar o mínimo de lesões aos agressores, ou outros envolvidos, aumentando o seu nível de auto-controlo e proporcionando uma reacção executada com confiança e eficiência.
 
O objectivo é desenvolver um sistema de treino táctico e técnico, englobando um conjunto de sistemas adquiridos pela prática sistemática das distâncias, posturas de segurança, movimentações, defesas, esquivas, bloqueios, chaves, alavancas, estrangulamentos, desequilíbrios, derrubes, projecções, impactos e contra golpes, que permitem em situações de conflito, à pessoa que seja vítima de agressão eminente ou decorrente, neutralizar uma ou mais ameaças, com a máxima eficácia e o mínimo de riscos para todos os intervenientes. Pretende-se ainda desenvolver e manter um bom equilíbrio psíquico e físico, podendo esta modalidade ser praticada por qualquer pessoa, sexo e idade. Não é necessário ter grandes aptidões físicas e atléticas, para poder por em prática e praticar esta modalidade com a dedicação necessária, da forma que as técnicas sejam executadas com eficiência, caso seja necessário, se a situação a que sejamos expostos assim o obrigue.
 

NOVO - O conceito que seguimos no nosso Clube, a Defesa Pessoal, segue um conceito de, "utilizar tudo o que seja funcional e descartar o que não o seja". Para tal, e, afim de elucidarmos os nossos leitores, aqui deixo algumas frases daquele que considero ser o maior visionário das Artes Marciais, Bruce Lee!

 Apesar de ter falecido há mais de 30 anos, ainda considero as suas frases (mais do que nunca), cheias de sentido, pelo que aqui vos deixo aquelas que para mim fazem mais sentido, e vão ao encontro daquilo que eu também defendo, independentemente de ser desta ou daquela arte. (João Teixeira)

 

"Absorve o que seja útil, descarta o que o não seja, adiciona para ti apenas o que te seja próprio"

 

"Esvazia o teu corpo para o poderes encher, fica vazio para ganhar totalidade"

 

"O JKD favorece a não-forma, de maneira que pode assumir todas as formas. E já que não tem estilo, se adapta a todos os estilos..., sê como a água, a água não tem forma e no entanto tem forma. É o elemento mais mole da Terra, mas penetra na pedra mais dura. Não tem forma própria, mas pode adaptar a sua forma à do objecto que a contém.

Numa chávena, adquire o feitio de uma chávena. Em um jarrão de flores, tem o feitio do jarrão e rodeia os talos das flores. Numa chaleira ela se torna chaleira. Por favor, observa a adaptabilidade da água. Se comprimida a grande velocidade, ela flui com rapidez. Se comprimida lentamente, flui com lentidão. Pode parecer que o movimento da água é contraditório, inclusivamente encosta acima, mas na realidade escolhe qualquer caminho que encontre livre para poder chegar ao mar. Pode fluir rapidamente ou lentamente, mas o seu propósito é inexorável, o seu destino seguro"

 

"Flutuar no Todo, ter a não-técnica é ter todas as técnicas"

 

"O Todo pode fazer frente a qualquer situação"

 

"A arte do JKD, é simplesmente simplificar"

 

"O artista marcial é o resultado de três mil anos de propaganda e condicionamento. O homem clássico é apenas um molho de rotinas, ideias e tradição. Quando em acção, ele está traduzindo cada momento actual em termos do que é antigo. Modelos fixos, incapazes de adaptação, de flexibilidade, apenas oferecem uma melhor jaula."

 

"A verdade está fora de todos os modelos"

 

"Os estilistas, em vez de olhar directamente para o facto em si, agarram-se às formas (teorias), e continuam envolvendo-se a si próprios mais e mais, caindo finalmente numa armadilha da qual não podem sair."

 

"A ausência da técnica estereotipada como substância, significa ser total e livre"

 

"O conhecimento nas artes marciais significa em último termo, auto conhecimento"

 

"A verdadeira liberdade de expressão, acontece quando se está para além dos sistemas"

 

"A arte vive onde existe a liberdade absoluta, porque caso contrário, não pode haver criatividade"

 

"O homem, o ser vivo, o individuo criado, é sempre mais importante que qualquer sistema estabelecido"

 

"O JKD é uma técnica para adquirir liberdade. é uma arte que não se fundamenta em doutrinas. É exactamente como tu és".

 

"Lembra-te, eu não sou um Mestre, simplesmente posso agir como uma espécie de cartaz indicador para o viajante perdido. Mas és tu quem deve decidir qual a direcção a tomar. Tudo quanto eu posso oferecer-te é uma experiência, mas nunca uma conclusão, de maneira que deves de analisar minuciosamente tudo aquilo que eu diga. Poderia ajudar-te a descobrir e examinar os teus problemas fazendo-te tomar consciência da sua causa e efeito, mas não posso ensinar-te porque não sou o Mestre nem tenho estilo. Não acredito no sistema nem no método. E sem sistema, sem método..., o que se ensina?"

"Os seguidores não iluminados, podem fazer da verdade um túmulo. É possível que um fundador (de um estilo ou método de luta), tenha sido exposto a uma verdade parcial, mas com a passagem do tempo, em especial depois do falecimento do seu fundador, esta verdade parcial se torna uma Lei, ou pior ainda, em uma Fé carregada de prejuízos e contrária às diferentes seitas. Com a finalidade de transmitir este conhecimento de geração em geração, as diferentes respostas têm de ser organizadas e classificadas, além de apresentadas em ordem lógica. De maneira que aquilo que poderia ter começado como uma espécie de revelação pessoal do seu fundador, agora se transformou em conhecimento cristalizado, uma panaceia preservada para o conhecimento massivo. No processo, os seguidores fizeram deste conhecimento não só um santuário como também um túmulo onde a sabedoria do seu fundador foi enterrada. Mas devido a que a natureza da organização e a preservação reclamam uma série de meios tão elaborados que exigem uma tremenda atenção, aos poucos vai caindo no esquecimento e os seguidores acabam por aceitar este "algo organizado" como a realidade total. Certamente poderão surgir muitos outros pontos de vista diferentes, mas em pouco tempo, também estes pontos de vista se transformam em grandes organizações, cada uma das quais possivelmente afirme estar em posse da verdade, em exclusiva".

 

A nossa integridade física e patrimonial é um bem juridicamente protegido. As técnicas devem ser sistematizadas e praticadas com dedicação, para que possam ser executadas com confiança, eficiência e com o prefeito conhecimento do seu resultado. Que a sua execução esteja sempre contextualizada numa conduta social e jurídica correcta. Temos que ter sempre em conta, que devemos salvaguardar e proteger os direitos do prevaricador.

Informação (Defesa Pessoal)

Dave Coles, na Academia de Combate da Madeira. O nosso Clube, teve a honra de, na semana passada, ter recebido a visita do técnico Britânico, Dave Coles (que veio de férias à Madeira), técnico com um vasto curriculum ...
- Tivemos na nossa Região o Mestre, Vicente Batalla, Ler... 
 - 1º Curso de Defesa Pessoal Feminina,  curso esse que terá a duração de 2 meses ( 8 Sábados, num total de 12 horas ), e que irá decorrer entre Maio e Junho, aos Sábados de manhã, das 10:00 às 11:30, no Complexo Desportivo do Marítimo (Pavilhão), em Santo António, no Funchal. O curso, é aberto a todas as mulheres interessadas com mais de 15 anos, sendo no entanto limitado a 20 inscrições.O mesmo, terá um custo de 40 euros, e as inscrições deverão ser feitas através do e-mail do nosso Clube ( academiadecombatedamadeira@gmail.com ), devendo deixar o nome completo e contacto. O curso inicia-se a, 07 de Maio.

- Também para os Pais (Dia do Pai) a 19MAR11 no Maritimo. (Ver...) Workshop de Defesa Pessoal... foi-me solicitado que realizasse também um para os homens, pelo que resolvi fazer este no dia do Pai...
 
 - Comemoração do Dia Internacional da Mulher
O Clube, Academia de Combate da Madeira, resolveu este ano associar-se à comemoração... realizando um Workshop gratuito de, Defesa Pessoal Feminina... Ler sobre o  Workshop.  
 

No passado fim-de-semana, realizou-se o primeiro seminário de Kombatan de 2011, onde foram feitos exames de graduação para cinto amarelo.

Para este exame, apresentaram-se 13 atleta...

 - Seminário com o Mestre Vicente Batalla O clube, Academia de Combate da Madeira, leva a efeito no próximo mês de Abril, um seminário com o Mestre, Vicente Batalla. Ler...
 
- SEMINÁRIO DE KOMBATAN / EXAMES DE GRADUAÇÃO
Realiza-se nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro / 2011, o primeiro seminário de Kombatan da presente época desportiva. Ler informação
 
 - Formação contínua em Kombatan/Arnis. De acordo com o planeamento da presente época desportiva, realizou-se nos passados dias 15 (Valongo) e 16 de Janeiro (Corroios), a segunda fase da formação contínua de instrutores em Kombatan. Ler...
 
- Formação contínua em Arnis. Valongo, 16/10/2010. No passado dia 16 de Outubro, iniciou-se um novo curso de instrutores em Arnis (curso esse que, para quatro dos presentes, é a continuação da sua formação, uma vez que já tinham iniciado no ano passado o referido curso, tendo completado a primeira parte das 5 previstas) Ler...
 
- 1º Seminário Internacional de Arnis - Kali - Eskrima, na Madeira. O clube, Academia de Combate da Madeira, em parceria com o Club Sport Marítimo, levam a efeito no próximo mês de Novembro ( entre o dia 1 e o dia 7 ), um seminário de, Arnis - Kali -Eskrima, com o Grande Mestre, Carlos Pulanco, 9ºDan de Kombatan e fundador do estilo, Agos Kamay... Notícia e Cartaz | Comentário e foto sobre o seminário 09NOV2010
 
 - Aulas de Defesa Pessoal para crianças: - O Clube, Academia de Combate da Madeira, inicia já no próximo mês de Setembro, aulas de Defesa Pessoal para crianças. As aulas decorrerão nas instalações do Club Sport Marítimo, em Santo António, Funchal, às Terças e Quintas, entre as 18:30 e as 19:30. Estas aulas, serão para crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Ler sobre...
 
 - Instrutor Aníbal Júnior - Krav Maga, organiza trabalho com facas, convidado Gru Pedro Silva “Kombatan”Desde sempre tive o privilégio de assistir a muitos seminários cujo tema principal eram as Facas. Todos os mestres envolvidos ensinaram-me a defender da melhor forma desta arma tão perigosa, quando a fuga não é possível. De todos recebi ensinamentos preciosos que vou procurando manter vivos. Mas senti sempre que havia uma lacuna.Ler sobre..
 
 - Decorreu durante este fim-de-semana, o nosso II Seminário de Kombatan, orientado pelo nosso grande amigo, Pedro Silva, responsável máximo em Portgal, do Kombatan. Ver mais..
 
 - Estágio com Gabi Noah - Krav Maga. No passado fim-de-semana (18 a 21 de Julho), João Teixeira e Delvino Rodrigues, estiveram presentes nos seminários realizados pelo Mestre Israelita, Gabi Noah, da International Krav Maga Federation Ler mais...
 
 - Nos próximos dias 9, 10 e 11 de Julho, desloca-se a esta Região o Guro Pedro Silva, que novamente irá realizar um seminário de Kombatan, integrado no nosso conceito de Defesa Pessoal... Ler mais
 
 - 2º Seminário de Artes Marciais Filipinas, realizado em Sobrado - Valongo, nos dias 22 e 23 de Maio de 2010, com o Grão Mestre Carlos Pulanco Ver mais...
 
 - Associação Portuguesa de Sin Moo Hapkido e Kombatan Convite e Informação Não perca o... Ler mais...
 
 - Estágio de Kombatan (artes marciais Filipinas) nos dias, 30ABR10, 01 e 02MAI, com o Guro, Pedro Silva Ler mais Vídeo
 - Seminário Ibérico de Krav Maga que se realizou em Lisboa, dias 26 / 27 e 28FEV2010. Notícia 
 - Nos dias 19 e 20FEV2010, o Mestre Pedro esteve na ilha da madeira. Ver notícia e vídeos
 - Pessoas ligadas à segurança e vigilância iniciam-se na prática do Krav Maga. Consultar notícia

JOÃO TEIXEIRA, ESTEVE PRESENTE NO ESTÁGIO DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE KRAV MAGA

Que se realizou em Paris, sob a tutela do representante máximo da modalidade, Mestre Richard Douieb, 6ºDan.
Foto com alguns membros da delegação portuguesa, presente no estágio da, Federação Europeia de Krav Maga, em Paris, 11-12-09 a 14-12-09 

1º ESTÁGIO OFICIAL DE KRAV MAGA Krav News

Realizou-se no passado fim de semana ( 14 e 15 de Novembro/09 ), no pavilhão do Club Sport Marítimo, o primeiro estágio oficial de Krav Maga. Para o efeito, deslocou-se a esta Região o Mestre, Paulo Pereira, II Dan de Krav Maga, Presidente da Federação Portuguesa de Krav Maga, o qual encantou todos os praticantes durante o referido estágio.

No sábado, entre as 15:45 e as 16.45, foi feita uma apresentação oficial da modalidade a todas as forças policiais, militares e a empresas que trabalham na área da segurança, tendo comparecido muitas entidades.

O estágio decorreu entre as 17:00 e as 20:00 no sábado, e no domingo, entre as 10:00 e as 13:00.

Este estágio foi só para os praticantes, e contou com a presença de 25 atletas. (Foto à Esquerda)


CURSO DE INSTRUTORES EM ARNIS - KOMBATAN

João Teixeira, deslocou-se no passado fim de semana ( 31 de Outubro ) a Valongo, para se iniciar no primeiro curso de instrutores em Portugal de Kali - Arnis - Eskrima ( Kombatan ), curso esse que teve a presença de vários elementos de todo o País, e que é ministrado pelo Guro, Pedro Silva. A foto anexa, é dos elementos que iniciaram o curso. Ver Foto


Malta da Defesa pessoal

Organizou Jantar no dia 29JUL2009,convívio muito comparticipado, demorado e regado: - Ver Foto


Estágio de Agos Kamay e Arnis em 16/17MAI09 (Ver Vídeo)

João Teixeira e Rui Rodrigues, deslocaram-se a Guifões – Matosinhos, onde participaram num estágio com o Mestre Carlos Pulanco (estilo  Agos Kamay) e com o Guru Vicente Batalla, mestre em faca Pilipina, nos dias 16/17MAI09


Estágio de defesa pessoal:

Em 22/23NOV2008 o clube ACM promoveu um estágio com o Mestre Pedro Silva, do Kombatan, com intuito de desenvolver o método de defesa pessoal Filipino, tendo-se praticado técnicas com paus, facas e corpo a corpo. Ver fotos:


Mister Madeira 2008

Clube ACM fez  uma demonstração de Defesa pessoal no evento realizado no dia 09NOV2008, no Fórum Machico denominado Mister Madeira 2008.Esta demonstração prendeu a atenção do público, devido ao seu elevado grau de eficiência e simplicidade. Ver notícia  Página de notícias n. (10) e Fotos 3 e 4 nesta página.


Foi realizado um Estágio de Defesa Pessoal, com o Mestre Pedro Silva, do Kombatan, no Funchal - Madeira em 14/06/08. (Foto no album) Notícias (4)

João Teixeira: - deslocou-se ao Porto em 24/05/08, para participar no Estágio de Kombatan com o Mestre Andy Elliot. (Foto no album) Notícias (3)

Clube Academia de Combate da Madeira, por intermédio do seu responsável máximo João Teixeira,  levou a efeito em Fevereiro 2008,  uma acção de formação direc­cionada à Defesa Pessoal. Realizou-se no ginásio da Escola das Figueirinhas (Caniço), todos os domingos no horário compreendida entre as 10H00 e as 12H00. No primeiro turno a acção destinou-se às senhoras e no segundo aos homens, com um limite máximo de vinte (20) inscrições por cada turno.

Foi entregue um DVD com todas as técnicas praticadas a cada atleta. Ver participantes 



 
Local e Horários:
 
ACM - Defesa pessoal com NOVAS INSTALAÇÕESginásio do Infantário Donamina, situado na Rua do Pina nº12,  Funchal, todos os dias úteis entre as 18:30 e as 21:30, e aos Sábados entre as, 10:30 e as 12:30. Mapa do local e acessos
  
 

Fotos e Vídeos



Formação contínua em Arnis. Valongo, 16/10/2010
 
 
 

Vídeo do YouTube

 

Vídeo do YouTube

 


 
 
 

João Teixeira em Estágio: - Paris, 11-12-09

14 e 15NOV2009 - Estágio de krav Maga no Funchal - Madeira com Paulo Pereira
CURSO DE INSTRUTORES EM ARNIS - KOMBATAN (31OUT09) em Valongo 
Estágio de Agos Kamay e Arnis em 16/17MAI09 Ver Vídeo
 
 
Comments