Referencial 2019/2020

Por referencial entende-se um conjunto de procedimentos que visam construir um

“quadro de referências que, uma vez estabelecido,

poderá constituir um sistema organizado de critérios,

que constituem os alicerces da avaliação”

(Figari,1996,p.124).

No ano letivo 2019-2020, a Equipa de Autoavaliação do Agrupamento, tendo como base o quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas (IGEC), deu continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior, centrando a sua ação avaliativa no domínio “Resultados” (campo de análise - “Resultados Académicos”).

Na análise deste domínio, não podemos deixar de mencionar as condições atípicas em que decorreu o terceiro período do último ano do ciclo avaliativo. Com efeito, face às determinações nacionais de emergência, decorrentes da pandemia da doença COVID-19, as aulas foram ministradas exclusivamente na modalidade de Ensino à Distância (E@D), o que poderá ter tido algum impacto nos resultados registados no final do ano letivo.

Neste contexto, a par da análise dos resultados académicos, optamos por introduzir neste relatório os resultados dos inquéritos aplicados a docentes, alunos, pais e encarregados de educação do Agrupamento sobre a experiência de E@D.

A análise da informação obtida através destes questionários pretende servir de complementaridade aos dados dos resultados internos, possibilitando uma leitura mais abrangente do percurso de aprendizagem dos alunos no presente ano letivo e, nomeadamente, neste terceiro período, em conformidade com o disposto no artigo 10.º da Lei 31/2001, que refere que “O processo de avaliação deve assentar numa interpretação integrada e contextualizada dos resultados obtidos”.