LEI N. 1.936 DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024
LEI N. 1.936 DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024
INICIO: 11 DE MARÇO 2024
PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES:
MUNICÍPIOS: BOA VISTA
ESCOLAS: LISTA DAS ESCOLAS
ESCOLAS NOS MUNÍCIPIOS: LISTA DAS ESCOLAS
QUANTITATIVO:
PROJETO: EMPODERAR-SE
Despertando o seu Gigante
Art. 1º – Esta Lei institui a Política Estadual de Promoção da Educação Socioemocional.
Art. 4º – Esta Política tem por objetivo promover o pleno desenvolvimento das competências socioemocionais da população acadêmica da Rede de Ensino do Estado de Roraima.
Art. 5º – Esta Política tem por objetivos específicos: promover o autoconhecimento de forma a possibilitar que o indivíduo seja capaz de reconhecer as próprias emoções, os próprios pensamentos e valores, especialmente: Auto percepção; Identificação das emoções; Reconhecimento dos pontos fortes; Resolução de problemas
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Proporcionar ao público jovem um espaço de cuidado com a saúde mental através de encontros semanais na rede pública de ensino para desenvolverem suas potencialidades: autoconhecimento, autoestima, autonomia, criatividade, empatia, responsabilidades, colaboração, felicidade e habilidades sociais de relacionamentos, para fins de melhoria nos aspectos comportamentais, emocionais e sociais, buscando benefícios que alcançam o presente e o futuro, além dos âmbitos pessoal, social e cognitivo. Por essa razão, é fundamental que os jovens tenham acesso a uma educação que os forme integralmente, considerando suas emoções e suas relações. O Projeto Empoderar-se, visa contribuir de forma positiva para a aprendizagem estabelecendo um espaço de fala, escuta e reflexão. Assim, com o propósito de Empoderamento entre os jovens em diversas situações de vulnerabilidades, como também de expressões da questão social e problemas socioemocionais que interferem na capacidade de um indivíduo de conviver bem consigo mesmo e com os outros ao seu redor.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Empoderar-se busca a promoção do desenvolvimento humano Para a inclusão social através de políticas públicas voltadas para a juventude e o bem-estar social, emancipação e autonomia pessoal. Como ressalta, Elisabeth e Wendausen (2009, p. 7) conclui:
Sintetizando a partir de alguns autores (Vasconcellos, 2003; Silva e Martínez, 2004; Oakley e Clayton, 2003; Wallerstein, 2002), definimos empoderamento como um processo dinâmico que envolve aspectos cognitivos, afetivos e condutais. Significa aumento do poder, da autonomia pessoal e coletiva de indivíduos e grupos sociais nas relações interpessoais e institucionais, principalmente daqueles submetidos às relações de opressão, discriminação e dominação social.
A palavra "empoderamento" é uma forma de "tornar-se poderoso". Em outras palavras, é o estado de ter o controle de algo, de ter o domínio de algo, de ter a capacidade de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito. O empoderamento, na prática, tem como objetivo assegurar direitos e oportunidades às pessoas, fornecendo mecanismos para que elas conheçam esses direitos e os apliquem, ocupando ativamente posições e espaços na sociedade.
Neste contexto, surge o projeto Empoderar-se, uma iniciativa do Governo de Roraima por meio da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social- SETRABES, coordenado pela Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude, que conhece a importância vital do trabalho com o empoderamento do jovem para a construção de um futuro mais promissor.
PÚBLICO ALVO
Jovens em vulnerabilidade social da faixa etária entre 15 a 29 anos, conforme citado no estatuto da juventude. Este público representa uma fase crucial da vida, em que os jovens estão prestes a entrar em novas etapas acadêmicas e profissionais, sendo capazes de adotar mudanças positivas tanto em suas vidas quanto em suas comunidades.
EXECUÇÃO
Periodicidade: duração de 10dias. Equipe Psicosocial – Composto por psicológo e assistente social ,será abordado tais temas,Tema : Inteligencia Emocional Gerenciamento de emoções, como lidar com os setimentos de forma saudável. Saude emocional, identificando sinais, ansiedade, depressão e stresse. Desenvolvendo habilidades emocionais para lidar com desafios da vida adulta e se tornar um líder de excelência.
Formação Técnica da Equipe:
Fotos