Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA

Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Universidade Federal de Campina Grande

INFRA-ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL - PPGCA


LABORATÓRIOS

A infraestrutura existente no CSTR que dá suporte físico e administrativo ao Curso, de modo geral, e de modo especial as Unidades Acadêmicas de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e de Ciências Biológica vem melhorando substancialmente, nos últimos anos, com os incentivos de aporte financeiros provenientes do REUNI, CT-INFRA e PDI, com melhoria de instalações e equipamentos, consequentemente influenciando na qualidade das pesquisas dentro das linhas propostas pelo PPGCA.


O Programa conta com os Laboratórios:


Laboratório de Nutrição Animal; Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas, Química e Fertilidade do Solo; Laboratório de Bioclimatologia; Laboratório de Parasitologia Veterinária; Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos; Laboratório de Toxicologia, Laboratório de Tecnologia da Carne; Laboratório de Qualidade de Leite; Laboratório de Bioquímica e analise sensorial; Herbário; NUPEÁRIDO; Hospital Veterinário e com a parceria da Empresa Paraibana de Pesquisas Agropecuárias (EMEPA) com a Estação Experimental de Pendência, EMBRAPA.


Todos os laboratórios recebem estagiários dos cursos de graduação da UFCG e de outras Instituições de Ensino, atende a comunidade na prestação de serviços.


No Centro de Saúde e Tecnologias Rurais estão instalados os Setores Didáticos Produtivos que associam o trabalho de pesquisa à permanência do discente no seu local de trabalho. Para tanto, todos os Setores possuem salas para discentes (graduação e pós-graduação) e estão equipados com microcomputadores e internet de forma a facilitar que o discente, paralelamente, possa conduzir o seu experimento e desenvolver atividades de estudos. Estes Setores são contemplados com os recursos obtidos em projetos de pesquisas dos docentes, aprovados por órgãos governamentais e outros por parcerias.


A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA) na Fazenda Experimental de Pendência, base física situada no município de Soledade tem proporcionado a realização de experimentos com pequenos ruminantes, através dos seus 06 centros de manejo para caprinos e ovinos, do laboratório de biotecnologia da reprodução, dos 04 galpões experimentais, balanças para animais e da fábrica de ração.


Na área de avicultura, o setor dispõe de excelentes condições para avaliação tanto de frangos de corte como frangas de postura e codornas.


1. O Laboratório de Nutrição Animal - composto por dois pavimentos de 300 m2 cada, sendo o térreo com oito compartimentos e o primeiro andar com três compartimentos, aparelhado para realizar todas as análises básicas necessárias aos estudos de nutrição e análise de alimentos, com salas para o Coordenador e Técnicos do laboratório e salas onde estão os equipamentos para os diversos tipos de análises. Para a realização das análises, conta-se com os seguintes equipamentos: Aq Liofilisador, espectrofotômetro de chama, espectrofotômetro de absorção atômica, Aquecedor DE LEO (banho-maria)- Mod 196, Balanças analíticas elétrica, precisão quatro casas decimais, Balanças analítica digital, precisão três casas decimais, Balanças semi-analítica, Blocos digestores de proteína TECATOR - mod. 2012, Blocos digestores de proteína TECNAL - MOD 5-50-C, Biodigestores com acessórios, Bombas a vácuo PRIMAR - MOD. 141, Bomba calorimétrica tipo par, completa, Capela de fluxo laminar vertical de mesa, 1000 m3, Colorímetro fotoelétrico, Condutivímetro de laboratório, Conjuntos de desmineralizador integral, Espectrofotômetro digital, Chapas aquecedoras com termostato, Destiladores de água QUIMIS - mod. Q341.25, Deionizadores por ultra purificação, Conjunto de destilação TECNAL - mod. TE 036/1, Conjunto digestor de fibra, Estufa FABBE - mod. 117, Estufa de secagem e esterilização FANEM - mod . 320SE, Estufa com circulação forçada de ar -FABBE 170, Fornos de incineração, Fermentadores ruminal para digestão in vitro "daisy", Microcomputadores, Manta aquecedora, Moinhos de facas (pequeno, médio e grande), Moinhos tipo Willis, Selador de sacos naylon, Agitadores magnéticos com aquecimento, Balança eletrônica de precisão 2000 g, Estufa de secagem e esterelização, capac. 150 litros, Estufa universal elétrica (100x60x90), Moinho de bola, Conjunto de extração de gordura. Bomba calorimétrica adiabática de Par; Liofilisador; Estufa de ventilação forçada; Banho Maria com controle de temperatura; Sistema de digestão a gás com controle wireless da ANCOM Espectrofotômetro de chama; Sistema de água com temperatura controlada; Três freezers capacidade para 1000 litros; Capela de exaustão; Roto-evaporador; Destilador de proteína.


2. Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas - localizado no Campus de Patos da UFCG, com uma área total de 100 m2, atende aos alunos de graduação e pós-graduação da UFCG. Equipamentos: Destilador de nitrogênio semi-micro Keljedhal TE-036/1; Destilador de água Fabbe-108; Bomba de vácuo TE-051; Banho maria Dubnoff-TE-053; Balança semi-analítica Gehaha-BG1000; Bloco digestor para nitrogênio; TE - 040/25; Controlador de temperatura; TE - 007ª; Agitador magnético de soluções TE-085; Microcomputador 400 MHZ, 64 Mb, HD 5.1Gb - LV; Impressora Jato de tinta – HP. Duas Muflas com capacidade de 0,25 m2. Um espectrofotômetro de chama e um fotocolorímetro. Dois medidores de pH.


3. Laboratório de Solos - localizado na UAEF/CSTR Campus de Patos da UFCG, atende aos alunos de graduação, pesquisadores da UFCG, com área de 112 m2. Equipamentos: Medidor de pH - PA200; Medidor de pH/271 - Micronal; Condutivímetro - Quimis; Fotocolorímetro - Micronal; Agitador orbital - Fanem; Balança eletrônica digital cap. 1,0 kg - Gehaka; Fotômetro de chama - Analyser; Estufa de secagem e esterilização - Olidef; Estufa de secagem e esterilização - Fanem; Capela de exaustão de gases c/motor 6 CV - Permution; Manta aquecedora - Fanen; Chapa aquecedora c/duas bocas - Caal; Deionizador de água - RC-5; Agitador magnético c/aquecimento 400º C - Fanem; Destilador de água cap. 5 Lt/h - Quimis; Geladeira doméstica cap. 280 Lt - Consul; Freezer vertical - Consul; 01 Balança analítica cap. 160 g - MLW; Balança comercial cap. 10 kg - Filizola; Exaustores em polipropileno p/capela trifásico - Erbely; Compressor de ½ HP- Leeson; 01 Motor compressor - Fanem; Panela de pressão Richards; Microcomputador; Impressora Jato de tinta – HP


4. Laboratório de Bioclimatologia - localizado na Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária do Campus de Patos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG, possui uma área de 42 m2, cobertura de telha de cerâmica e forrado, contendo bancada de 10m, banheiro e área anexa com pia. Atendendo aos alunos de graduação e pesquisadores da UFCG, atualmente encontra-se sob a coordenação do Prof. Dr. Bonifácio Benício de Sousa. Equipamentos: Termohidrógrafo, Anemômetro digital portátil modelo AM-42010, Termômetros de globo negro; Termômetro sem contato digital portátil infravermelho; Termômetros de máxima e de mínima; Termômetros de bulbo seco e bulbo úmido; Termômetros clínicos veterinários, estação meteorológica automática, computador PC, geladeira, freezer horizontal com capacidade para 420 litros, impressora jato tinta, notebook aspire 5610Z, intel T2060, 1G de memória, Notebook 1068, com Intel Pentium Dual Cor 2.1 GHz, 4 GB, HD 500GB., monitor 14", Câmera fotofrafica digital Cyber Shot SonY Dsc W210, 12.1 Mp, 4 Gb, câmera termográfica (Termovisor da Fluke) Ti25, Software para câmera termográfica, registro de temperatura e unidade HOBO PRO V2 externo, registro de temperatura e unidade HOBO PRO V2 , 4 canais com USB 2 internos e 2 externos, projetor Samsung SP-L220 Wx 2200 lumes.


5. Laboratório de Parasitologia Veterinária: As atividades desenvolvidas no Laboratório, dá suporte as disciplinas Parasitologia Veterinária I e II, e aos trabalhos técnicos científicos de pós-graduação e iniciação científica, concernente a preparação de lâminas definitivas para o estudo morfológico dos artrópodes ectoparasitos e endoparasitos dos animais domésticos, aves, animais de laboratório e homem, existentes na região do semiárido, como também de outras regiões do país. Quanto ao estudo biológico, realiza-se algum experimento sobre o ciclo de vida de alguns artrópodes ectoparasitos, verificando-se os aspectos de desenvolvimento morfológico e fisiológico, em condições naturais. Equipamentos: Microscópio óptico – binocular; Estereomicroscópio – binocular; Estufa bacteriológica; Estufa esterilização; Placa Aquecedora; Geladeira de 210 litros.


6. Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos - As atividades desenvolvidas no LDPAD atendem a disciplina Epidemiologia das Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos, e aos trabalhos iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação, técnico científicos de pós-graduação. As atividades desenvolvidas compreendem desde a coleta de material e montagem de peças para aulas práticas, preparação de lâminas definitivas para o estudo da morfologia dos artrópodes ectoparasitos e endoparasitos dos animais domésticos, aves, animais de laboratório e homem do semiárido nordestino, como também de outras regiões do país; até o diagnóstico de parasitismo animal (onde atende as comunidades: local, de municípios e estados vizinhos). Desenvolve testes de fármacos sintéticos e naturais com ação antihelmíntica; modelos alternativos de controle das parasitoses (fitoterapia, microbiológico e aplicação do Famacha). Equipamentos: Microscópios ópticos – binocular; Estereomicroscópios – binocular; Estufa bacteriológica; Estufa esterilização; Placa Aquecedora; Geladeira de 210 litros; BOD; Centrifuga de temperatura controlada; Microscópio de Contraste de Fase com Câmera Acoplada; Balanças.


7. Laboratório de Toxicologia - possui uma área física de 45m2 estando localizado no Centro de Criação e Experimentação em Animais de Laboratório (CCEAL), o qual está vinculado ao Curso de Medicina Veterinária, prestando serviços de extensão à comunidade, no auxílio ao diagnóstico das intoxicações. Equipamentos: Rotoevaporador; Microscópio binocular; Banho Maria; Aparelhos de ar condicionado; Balanças analíticas; Prensas de madeira; Área 100 m2 com cultivo de plantas tóxicas; Coleção de plantas tóxicas dessecadas; Abatedor e Frigorífico para pequenos ruminantes, com área de 55 m2.


8. Laboratório de Tecnologia da Carne - possui uma área física de 45m2, localizado no CSTR e está vinculado ao Curso de Medicina Veterinária, prestando serviços a comunidade universitária. Equipamentos: - Câmara Frigorífica para congelamento; Serra elétrica; Balança capacidade 150 kg; Moinho de Carne; Conjunto de adegas; Mesas de Inox e Freezers.

Além dos laboratórios o Programa conta com as Fazendas Experimentais e Unidades de Pesquisa do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Patos, Patos - PB.


9. O NUPEÁRIDO – Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido tem como objetivo dar suporte as aulas práticas e pesquisas necessárias aos Cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, assim como aos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado do Campus: Ciência Animal, Ciência e Saúde Animal e Ciências Florestais. A infraestrutura do NUPEÁRIDO é compreendida por duas unidades experimentais: Fazenda Experimental do Jatobá (Município de Patos-PB) e Fazenda Experimental do Lameirão (Município de Santa Teresinha-PB) e mais um Setor de Pesquisa em Pequenos Ruminantes, localizado na Fazenda Jatobá.


9.1 Fazenda Jatobá - Distante 6 km do Campus de Patos - CSTR, com área de 280 ha e banhada pelo açude Jatobá, com capacidade de 11.000.000 m3. Apresenta em sua infraestrutura, instalações e centro de manejo para bovinos, caprinos e ovinos. Com um rebanho de 80 bovinos da raça SINDI, 120 caprinos da raça Moxotó e 60 ovinos da raça Santa Inês. Com 10 ha destinados a capineiras (Sorgo forrageiro, Capim-elefante e Capim- Andrequicé). Uma Casa de Hóspedes para docentes, pesquisadores e estudantes e seis casas de moradores, além de um armazém com 300 metros quadrados de área. Em algumas áreas de exploração do NUPEÁRIDO há sinais de processo de degradação dos solos, o que tem sido motivo de pesquisa visando a recuperação dessas áreas ou procurando reduzir a pressão de pastejo.


9.1.1 Galpão de Digestibilidade - Galpão com 90 m2, localizado no Anexo I do Laboratório de Nutrição Animal. Conta com três baias para ensaios de digestibilidade e 12 gaiolas de metabolismo, para caprinos e ovinos. Dotado de balança de pesagem de animais, freezer, estufa e bancada para amostras.


9.1.2 Setor de forragicultura - Localizado Na Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, possui uma coleção de espécies forrageiras. Parte desta coleção dispõe de um sistema de irrigação por meio de microasperssores. Possui duas casas de vegetação, cada uma com depósito. Uma casa de vegetação possui área de 90 m2 com seis bancadas. A outra casa de vegetação (em conclusão) possui área de 136 m2, doze bancadas, destilador de água com capacidade para 2L/h e balança digital para pesagem de amostras.


9.1.3 Fábrica de Ração (Construída com recursos do CT-INFRA, apresenta uma área de 150 m2). Misturador em chapa naval, horizontal capacidade para 500 kg, Misturador vertical, capacidade 500 kg, Misturador Y em aço inox, capacidade para 50 kg, Máquina forrageira (N.3) com motor de 7,5 CV, Moinho para grãos (N.3) com motor de 7,5 CV, Balança Eletrônica com capacidade para 150 kg, e máquina fatiadeira ensiladeira com motor de 10 CV.


9.2 Fazenda Lameirão - Localizada no Município de Santa Terezinha - PB, distante 30 km do Campus de Patos, CSTR. Com uma área de 180 ha, compreendendo 50% desta área de Caatinga nativa, destinada a pesquisas na área de manejo e avaliação de forrageiras da Caatinga. O restante compreendendo piquetes melhorados para pastejo de pequenos e grandes ruminantes e uma área de 10 ha destinados a capineiras, dotada de infraestrutura para irrigação (Poço, sistema de irrigação, etc..). Uma área experimental de 2,4 ha de Caatinga raleada e enriquecida com capim-buffel (Cenchrus ciliaris L.). A área é dividida com cerca de tela para pequenos ruminantes, totalizando quatro piquetes de 0,6 ha, com todos contendo uma área coberta de 2x3m, onde é distribuídos saleiro, cocho para suplementação e bebedouros. Um galpão para experimento com pequenos ruminantes coberto de telhas e com piso de cimento, contendo 24 gaiolas de madeiras e tela, dispondo ainda de instalação elétrica e água canalisada. Uma área demostrativa das técnicas de manipulação da vegetação lenhosa da Caatinga de 1.200m2, subdividida em sub-área de 200m2. Uma área experimental de 10.000 m2, com 12 piquetes de 800 m2, todas cercadas de arame farpado e tela. Os estudos de desempenho animal e de forrageiras nativas são realizados nas duas fazendas experimentais, extremamente representativa dos problemas do semiárido brasileiro.


Herbário


O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, conta ainda com o Herbário/CSTR/UFCG, principalmente para os trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa MANEJO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA. No ano de 1995, a Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, preocupada em dispor de material botânico, para suas aulas, resolveu iniciar a formação de uma coleção didática que iria se constituir no que hoje representa o herbário do Centro. As atuais instalações para a criação do Herbário vieram através de um intercâmbio entre a UFCG/CSTR e o Conservatoire et Jardin Botaniques Ville de Genéve em 2006. A partir desse momento histórico uma pequena construção foi edificada para abrigar 20 armários e equipamentos básicos nas pesquisas botânicas. Nesse período diversas expedições foram realizadas ampliando o acervo de plantas da coleção. A contratação recente (anos 2008 e 2009) de um biólogo e uma taxonomista vegetal para administrarem o herbário veio aperfeiçoar os trabalhos na área, com diversas e novas pesquisas sendo desenvolvidas e alunos sendo treinados em taxonomia e manejo de herbário, bem como o aumento da coleção de Criptógamas e Fanerógamas. O atual acervo do herbário está composto de 1570 exemplares de plantas, principalmente oriundas do sertão paraibano e fanerógamas. Nos próximos anos teremos como metas a ampliação física do mesmo e o incremento significativo de sua coleção, no intuito de que nosso herbário possa ser referência da flora dessa mesorregião no Estado da Paraíba.


O Curso de Mestrado em Ciência Animal no Semiárido conta com a seguinte Infraestrutura do


Hospital Veterinário:


O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, conta ainda com o Hospital Veterinário (HV) da UFCG que é uma unidade de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Está ligado administrativamente à direção do CSTR e cientificamente a UAMV, sendo dirigido por um Conselho Hospitalar formado por representantes dos setores do HV, representantes acadêmicos e de funcionários. O HV possui uma área de 3.107 m2, presta serviços à comunidade de Patos e outros Municípios do Estado da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. No HV são desenvolvidas pesquisas que contribuem com informações técnico-científicas que objetivam, principalmente, a expansão da Medicina Veterinária no Semiárido Nordestino, favorecendo o desenvolvimento regional e nacional.


Dentre as atividades de pesquisas destacam-se: os estudos epidemiológicos e de medidas de controle de zoonoses; estudos sobre enfermidades causadas pela ingestão de plantas da região; avaliação do potencial nutricional de plantas nativas para a alimentação de caprinos; estudos do desempenho reprodutivo em raças zebuínas; estudos sobre superovulação e coleta de embriões em pequenos ruminantes; comportamento sexual em caprinos; avaliação andrológica em reprodutores jovens; produção e avaliação de vacinas para caprinos; estabelecimento de valores bioquímicos sangüíneos em caprinos e estudos experimentais em ortopedia de pequenos animais. Estas pesquisas são desenvolvidas com participação de alunos da graduação e da pós-graduação. A análise da casuística hospitalar também faz parte das atividades de pesquisas e tem como objetivo demonstrar as principais espécies atendidas no HV e as enfermidades que as acometem com maior freqüência, para que possam ser delineados planos de combate a essas enfermidades.


O HV, através de docentes pertencentes à Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, técnicos e alunos, presta assistência médica a animais de produção e de companhia, fornecendo orientações aos proprietários visando prevenir enfermidades, melhorar a produtividade dos rebanhos e orientar a produção de alimentos de origem animal de boa qualidade, garantindo desta forma o bem estar do animal e do homem. Além disso, sempre que solicitadas, atividades externas são desenvolvidas por meio de visitas às propriedades para orientações técnicas gerais ou específicas concernentes a manejo sanitário dos rebanhos, manejo alimentar e até mesmo atendimento médico aos animais impossibilitados de deslocamento.


É constituído por:


a) Lab. de Anatomia Patológica: Com 363m2 de área construída, tem como principal finalidade a realização de necropsias e biopsias, na tentativa de elucidar a etiologia das enfermidades que acometem animais atendidos no HV, provenientes de Patos ou Municípios circunvizinhos. Possui em sua área física, bancadas e ambientes climatizado. E Possui sala de necropsia com câmara fria, para o acondicionamento de cadáveres que serão submetidos a necropsias, laboratório de histopatologia e ambiente para professor. A Anatomia Patológica é de fundamental importância nas atividades de pesquisa desenvolvidas no Hospital veterinário e no ensino das disciplinas: Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Prática Hospitalar I, Prática Hospitalar II, Medicina Veterinária Legal, Patologia Animal, Patologia e Clínica Médica de Caninos e Felinos, Patologia e Clínica Médica de Eqüídeos e Suínos e Patologia e Clínica Médica de Ruminantes. As suas atividades estão relacionadas ao diagnóstico post-mortem de rotina, a pesquisa e a extensão. Equipamentos: 01 microscópio binocular com câmara fotográfica, 01 serra elétrica, 03 microscópio binocular, 01 microscópio binocular para três observadores, 02 estufas 02 micrótomo, 01 geladeira, 01 banho-maria histológico, 01 afiador de navalha, 02 Freezer


b) Setor de Reprodução Animal Possui uma área de 295m2 e dispõe de laboratório equipado para atender às necessidades do setor, galpão de apoio no qual existe bretes de contenção conjugados para manobras obstétricas, ginecológicas e inseminação artificial e curral de madeira com tronco de contenção individual, que permite a realização de exames andrológicos, ginecológicos e outras manobras em grandes animais com maior segurança para os técnicos e animais examinados.

Através deste setor são viabilizadas aulas teóricas e práticas que possibilitam aos alunos o aprendizado inerente à fisiologia, biotecnologia e clínica da reprodução, sendo da responsabilidade dos seus docentes e técnicos o atendimento de animais que sejam portadores de disfunções reprodutivas.

No setor de reprodução são desenvolvidas pesquisas, com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, que têm como um dos principais objetivos aumentar a produção de carne e leite na região, fornecendo assistência integrada aos proprietários rurais, intervindo nas condições sanitárias do rebanho, melhorando as condições de fertilidade e instituindo programas de inseminação artificial em ruminantes, propiciando o melhoramento genético do rebanho bovino, caprino e ovino. Também fazendo parte das atividades deste setor constam os exames andrológicos e inseminação artificial em cães.


- Lab. de Reprodução Animal Possui uma área de 80 m2, contando com balcões e pias de azulejo, onde são realizadas espermogramas e avaliação de embriões de diversas espécies; exames de genitálias oriundas de matadouro para avaliação de aspectos fisiopatológicos; possui ambiente para aulas teóricas e práticas com capacidade para 12 alunos. Possui : Sala de coleta, com uma área de 15 m2 onde são realizadas coletas de sêmen e embriões de pequenos ruminantes e espécies de companhia, servindo também como sala de cirurgia para transferência de embriões em caprinos e ovinos; Galpão Ginecológico com área de 40 m2 contando com bretes fixos para 08 fêmeas de grande porte, para realização de exames e tratamentos ginecológicos, coleta e transferência de embriões em grandes animais e animais de médio porte; Currais para animais de médio e grande porte com uma área de 450 m2 para acomodação de caprinos, ovinos e animais de grande porte utilizados em atividades de experimentação; Brete fixo tipo Texas integrado aos currais para melhor funcionalidade das atividades desenvolvidas. Onde são realizados exames ginecológicos em vacas e éguas, exames andrológicos em touros, exames clínicos em bovinos e pequenas cirurgias; Currais de Internamento e Baias para fins de internamento de pacientes com problemas ginecológicos e obstétricos, as instalações dos 06 currais e das baias do Setor de Clínica de Grandes animais. Equipamentos: 04 Microscópios ótico convencional; 01 Microscópio ótico convencional; Microscópio de contraste de fase marca PZO; 01 Microscópio ótico com câmara fotográfica; 02 Estereomicroscópio modelo MST 131; 01 Mesa aquecedora para laminas e lamínulas; 01 Banho Maria marca EVLAB; 01 Centrifuga Excelsa baby 1 marca FANEN; 01 Estufa de Secagem e Esterilização modelo 315 SE; 01 Esterilizador ultravioleta EL-50; 02 Eletroejaculador para Bovinos, caprinos e ovinos; 02 Botijão armazenamento de Nitrogênio liquido SM- 33; 02 Botijão armazenamento de Nitrogênio liquido SM DS; 01 Botijão armazenamento de Nitrogênio líquido LINDE -18; 01 Botijão armazenamento de Nitrogênio líquido MVE SM-33; 01 Geladeira capacidade de 340 litros; 02 Freezer; 01 Ar condicionado 10000 BTU; 01 Ar condicionado 18000 BTU; 02 Armário de aço PANDIN; 02 Maleta metálica p/ Inseminação artificial em bovinos; 06 Maleta para Inseminação Artificial em Caprinos e ovinos; 01 Inovulador para Transferência de Embriões em Bovinos; 03 Vagina artificial para eqüinos; 02 Vagina artificial em bovinos; 02 Vagina artificial para caprinos e ovinos; 01 Detector de gestação para caprinos e ovinos


c) Lab. de Patologia Clínica e Bioquímica Neste laboratório são desenvolvidas atividades práticas inerentes às disciplinas Meios e Métodos de Diagnóstico, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Prática de Laboratório, assim como são realizados diversos exames laboratoriais solicitados por docentes do Setor de Clínica do HV como também aqueles solicitados por profissionais atuantes em Patos e em outras regiões, auxiliando no diagnóstico das enfermidades que acometem os animais. Entre os exames laboratoriais destacam-se hemograma completo, sumário de urina, exame de líquido cefalorraquidiano, exame de líquidos em cavidades corporais e provas bioquímicas (dosagens de proteínas totais, glicose, cálcio, TGO, TGP, uréia, creatinina, etc). Nas dependências do Laboratório Clínico são realizados, rotineiramente, estágios curriculares, extracurriculares e são desenvolvidas atividades de pesquisa. Este Laboratório esta ligado a Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, possui uma área física de 84m2. Suas atividades dão suporte ao atendimento da Clínica Médica de grandes e pequenos animais. Equipamentos: 01 geladeiras, 01 Estufa, 01 Banho-maria, 02 Centrífugas, 01 Microcentrífuga, 01 Espectrofotômetro, 06 Microscópios, 01 Peagômetro, 01 Analisador bioquímico semi-automático, 01 Balança de precisão e 01 Freezer


O Hospital Veterinário também possui os setores de Clínica Médica de grandes e pequenos animais e o setor de Cirurgia. O Setor de cirurgia possui bloco cirúrgico construído em uma área de 650m2, onde são distribuídas várias áreas:


- área de clínica médica conta com o setor de grandes animais onde é realizado o atendimento clínico de ruminantes, equídeos e suínos e são desenvolvidas as atividades práticas das Disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Prática Hospitalar I, Prática Hospitalar II, Meios e Métodos de Diagnóstico, Patologia e Clínica Médica de Equídeos e Suínos e Patologia e Clínica Médica de Ruminantes. Com 559 m2 este setor dispõe de um anfiteatro para aulas práticas, tronco de contenção móvel e boxes de alvenaria e currais de madeira, para internamento. Nestes são realizados o acompanhamento diário e o tratamento dos animais. Uma das atividades de grande importância desenvolvida pelo setor é a visita a propriedades rurais da região, onde, além de atendimento clínico a animais, são fornecidas orientações técnicas sobre sanidade, manejo e alimentação dos rebanhos visando o melhor aproveitamento destes; conta ainda com a Clínica Médica de Pequenos Animais que ocupa uma área de 832 m2 e oferece assistência médica a animais de companhia e orientações a respeito de vacinações e manejo alimentar adequado as diferentes raças e faixas etárias. Possui três ambulatórios, sala de fluido terapia e dois canis, sendo um para animais portadores de doenças infectocontagiosas, com capacidade para abrigar seis cães, e outro para animais portadores de enfermidades diversas, possuindo boxes individuais e coletivos, com capacidade para abrigar um total de trinta cães. Estes são destinados tanto para o internamento de animais atendidos nos laboratórios como para animais de experimentação. O setor conta ainda com uma sala de cirurgia experimental associada a uma sala de paramentação. Dentre as atividades de ensino desenvolvidas destacam-se a realização das aulas práticas das disciplinas Patologia e Clínica Médica de Caninos e Felinos e Meios e Métodos de Diagnóstico, sendo freqüentes as solicitações de estágios curriculares e extracurriculares.


- área de cirurgia funciona desde a fundação do Hospital Veterinário e ocupa uma área de 630m2. Possui ambiente para intervenções cirúrgicas em grandes animais conjugado a uma sala de recuperação e ambiente para intervenções cirúrgicas em pequenos animais, equipado com aparelho de anestesia inalatória e conjugado a uma sala de pré-operatório. O setor dispõe ainda de ambiente para preparo de material cirúrgico contendo autoclave e estufa para esterilização e secagem. Neste setor são realizadas intervenções cirúrgicas experimentais e as necessárias aos animais atendidos no HV, sendo também propiciadas as condições para aulas práticas das disciplinas de Anestesiologia e Técnica Cirúrgica Veterinária, Biotecnia da Reprodução, Reprodução e Obstetrícia de Caninos e Felinos, Reprodução e Obstetrícia de Eqüídeos e Suínos e Reprodução e Obstetrícia de Ruminantes. A área de cirurgia de grandes animais, constituída de sala de pré-operatório, sala de cirurgia, sala de recuperação e sala de paramentação. Conta com os seguintes equipamentos: mesa operatória, mesa hidráulica, mesa de instrumental, aparelho de anestesia inalatória, foco cirúrgico, eletrocautério. A área de cirurgia de pequenos animais, constituída de sala de pré-operatório, sala de cirurgia, sala de recuperação, sala de cirurgia experimental, sala de paramentação e canil, com os seguintes equipamentos: mesa operatória, mesa de instrumental, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, eletrocautério.


- área de diagnóstico por imagem, através do Laboratório de diagnóstico por imagem tem como finalidade atender solicitações de exames radiográficos e ultra-sonográficos, resultantes do atendimento clínico de grandes e de pequenos animais e sediar as aulas práticas da disciplina Meios e Métodos de Diagnóstico, sendo abordadas, nesta ocasião, diferentes técnicas radiográficas. Outros setores, como o de Reprodução Animal e Cirurgia também utilizam os serviços da radiologia, principalmente nos casos de cirurgias ortopédicas, onde a avaliação radiográfica no trans e pós-operatório são de fundamental importância para o sucesso da intervenção e recuperação do paciente, assim como no diagnóstico de gestação. O laboratório de radiologia encontra-se dentro das normas de segurança estipuladas pela legislação em vigor e possui três equipamentos de raio-X, um com capacidade de 300 miliamperes (mA), outro de 100 (mA), os quais são utilizados na maioria dos exames radiográficos (abdome, tórax e extremidades espessas) e outro de menor capacidade (20 mA), porém móvel, utilizado para exames radiográficos de extremidades de animais de grande porte, podendo ser deslocado para propriedades rurais. Conta ainda com uma sala de processamento, sala de ultra-sonografia e endoscopia.


- área de processamento e esterilização de material, constituída por lavanderia, sala de processamento e sala de esterilização com os seguintes equipamentos: máquina de lavar roupa, secadora, centrífuga, estufa e autoclave.


O Curso conta ainda, com outros laboratórios ligados administrativamente a Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária que desenvolvem trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e dão suporte diagnóstico aos atendimentos clínicos do Hospital Veterinário.


- Laboratório de Doenças Transmissíveis: O laboratório possui uma área de 84m2, estando vinculado a Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária. As atividades de rotina e de pesquisa estão direcionadas ao diagnóstico da Leptospirose, Brucelose e Tuberculose.

Equipamentos: 01 Microscópio binocular com câmara fotográfica, 01 Estufa de secagem e esterilização, 01 Banho-Maria, 01 Autoclave, 04 Estufa Bacteriológica, 01 Aparelho de ar-condicionado (18.000 Btus), 01 Centrifuga, 02 Freezer vertical e 01 Geladeira.


- Centro de Criação e Experimentação em Animais de Laboratório: apresenta uma área física de 250m2, é constituído de um biotério, dois laboratórios (toxicologia e experimentação animal), sala de lavagem e sala para guardar material limpo, almoxarifado e uma sala de recepção.


RECURSOS DE INFORMÁTICA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal conta com um laboratório de informática setorial para atendimento exclusivo aos alunos do PPGCA, dispondo de 12 (doze) equipamentos atualizados e devidamente conectados a rede internacional de computadores, bem como aceso ao portal da CAPES, além de outros pontos wireless, destinados a laptop e outros. Constitui a melhor via de acesso aos periódicos de importância na pós-graduação. Tem uma sala de aula com recursos multimídia. Todas as máquinas estão ligadas através de uma rede de fibra ótica a um provedor local do próprio Centro de Saúde e Tecnologia Rural. Os docentes têm no seu ambiente de trabalho (sala) computadores e impressora e alguns laboratórios também dispõe de sala de informática o que possibilita aos discentes desenvolverem suas atividades acadêmicas onde estão conduzindo suas pesquisas.


O CSTR no campus apresenta uma rede de cabos óticos que permite o acesso rápido à Internet, facilitando a atualizada para elaboração de Projetos, revisões, trabalhos acadêmicos, melhorando a qualidade da produção científica. Em diversos Setores do PPGCA dispõe-se de acesso em sistema Wireless/Wi-Fi para alunos, docentes e visitantes.

Laboratório de informática do Centro de Saúde e Tecnologia Rural / UFCG


O PPGCA conta ainda com o Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG, através de seu Laboratório de Informática para atendimento a alunos de graduação e pós-graduação, dispondo de 32 (trinta e dois) equipamentos atualizados e têm servido bem aos alunos de iniciação científica e mestrado em Ciência Animal, todos interligados a Internet por sistema de rede com acesso aos periódicos através do portal da CAPES. Com velocidade de dois tipos, 800KBPS e 2 Mega, a cabo sem fio, 3 mega.

Laboratórios ligados a Biblioteca Central e as Unidades Acadêmicas de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Ciências Biológica.


O PPGCA através do CSTR dispõe de sua infraestrutura de informática, com laboratórios nas bibliotecas, para acesso a banco de dados, e laboratórios ligados as Unidades Acadêmicas, sendo quatro computadores na Sala de Pesquisa da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária e cinco na Sala de Pesquisa na Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, todos ligados em rede ao Provedor do Centro, onde estão localizados os cursos de Graduação, aos quais têm acesso alunos do PIBIC e pós-graduandos.


BIBLIOTECA

O curso dispõe da biblioteca Setorial, em Patos assim como da Biblioteca Central da UFCG em Campina Grande. O campus de Patos hoje conta com um novo prédio para a Biblioteca, fruto da expansão provocada pelo Reuni. A Biblioteca possui uma estrutura de informática permitindo aos discentes e docentes pesquisar os bancos bibliográficos, on-line, onde a interligação via INTERNET entre as bibliotecas da UFCG permite acesso direto a diferentes sites de periódicos e informação científica, a exemplo do Science direct, Capes periódicos, BIREME, OIE, CDC entre outros, como também se articula com bibliotecas de referência, por meio do sistema COMUT. Esse suporte de busca bibliográfica está permanentemente ao alcance dos alunos de pós-graduação mediante os recursos de informática mencionados anteriormente. Contêm 07 funcionários treinados em programas de capacitação.


Quanto aos catálogos impressos, a Biblioteca possuí Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Dissertações, Teses, Vídeos e CDs Rom, contendo 6.906 títulos e 14.994 exemplares, 651 teses e dissertações, 2331 folhetos, 15 CD-ROM, 8.200 títulos de periódicos, com 156 títulos cadastrados no CCN, além de mapas e 109 fitas de vídeo.


A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, diurno e noturno, com atendimento ao publico, tem uma excelente área, recentemente construída e moderna, com computadores em rede, tem serviço técnico de aquisição e tratamento das informações; serviço de referencias, atendimento ao usuário e de documentação.


Outras Informações

O PPGCA que é ligado diretamente ao CSTR, quando se faz necessário, conta com 02 Centrais de Aulas, com vinte e oito salas de aula, cada uma com capacidade para 40 ouvintes, todas equipadas com controle de temperatura (climatizada), data show e retro-projetor, duas exclusivas destinadas a Pós-Graduação, Auditório climatizado com capacidade para 300 participantes, sala de reuniões e para defesas de dissertações e tese, climatizada com acesso a internet, com capacidade para 40 pessoas. Quadra Poliesportiva coberta. Sistema de reestruturação da rede de internet com substituição de toda a rede por fibra ótica, Laboratório de Análises Animal e Restaurante Universitário. Atualmente o Centro de Saúde e Tecnologia Rural está ampliando suas instalações que futuramente servirão, também, ao PPGCA, a exemplo do Auditório de vídeo conferência devidamente equipado, Laboratórios de Biologia, mais Laboratórios de Informática, salas de professores, secretarias e coordenações administrativas e acadêmicas).