Sua vida

Nascida em Belo Horizonte, em 04 de setembro, ainda pequena foi residir em Cabo Verde - MG, onde o pai passou a exercer a profissão de médico. Lá viveu sua meninice e parte de sua juventude, onde fez o primário. Depois estudou em Alfenas - MG, onde fez o Magistério. Mais tarde veio para Varginha com sua família. 

Família

Em Varginha, casou-se com João Osório de Castro, com o qual teve quatro filhos homens: Tadeu, Rogério, Hugo e Flávio, que por sua vez desdobraram-se em oito netos.

A Educadora

Educadora durante 45 anos, sentia-se honrada pro ter sido liderada pela idealista professora Helena Reis, a qual substituiu por várias vezes na Escola Domingos Ribeiro de Rezende.

Em seguida, como diretora concursada e nomeada da Escola Estadual "Domingos Ribeiro de Rezende", desta cidade de Varginha, exerceu a função durante 20 anos.

Educadora por verdadeira vocação, mesmo já exercendo o Magistério, resolveu continuar seus estudos superiores na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha, na área de Pedagogia, concluindo as modalidades de Administração Escolar, Pedagogia e Orientação Educacional. Posteriormente, fez pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior com professores da UFMG.

Foi professora titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha, onde lecionou por mais de 13 anos, nas cadeiras de Princípios e Métodos de Administração Escolar, Psicologia Escolar e Metodologia de Ensino de 1º grau.

Já aposentada, trabalhou como Supervisora Escolar e Diretora Técnica da Escola Pio XII, durante 20 anos (até 1994).

Recebeu da Secretaria de Estado da Educação, em 1994, a medalha de MÉRITO EDUCACIONAL.

Dona Marina é responsável pela formação cultural de dezenas de gerações de varginhenses. Como educadora, acordou em muitos corações "talento, valor e nobreza", tornando nossa cidade "força e grandeza de Minas Gerais".

Carreira Literária

Detentora de prêmios em concursos de trovadores e de redação, um dos últimos concursos que participou foi promovido pela AMAE EDUCANDO, e teve a participação de nove Estados Brasileiros. Mereceu a 3ª classificação, com muita honra e alegria!

Dona Marina é autora de várias poesias selecionadas, premiadas e publicadas em Antologias da Editora Alba.

Dona Marina, em uma de suas participações em concursos de poesia.

Autora do HINO OFICIAL DE VARGINHA

Apaixonada pela literatura, escreveu sonetos e poemas, tendo se destacado com a letra do "HINO DE VARGINHA", sendo a vencedora do concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Varginha.

É também de sua autoria a letra do "HINO DO CENTENÁRIO DA CIDADE". Para ambos, a música foi composta por sua irmã, Marina Conceição Prado. 

Autora do Livro "DATAS COMEMORATIVAS EM VERSO E PROSA"

Publicado em junho/2004 pela Editora Alba, o livro "Data Comemorativas em Verso e Prosa" foi prefaciado pela professora Rachel Prado de Carvalho.

Nesta obra, Dona Marina enalteceu nossas datas comemorativas em versos emotivos, significativos e bem elaborados, abordando as principais ocorrências do calendário em 170 páginas, ilustrando cada data com poesias, dramatizações, reflexões e diálogos. 

Em outubro/2011, Dona Marina presenteou cada escola municipal com um exemplar de sua obra, afim de que suas produções literárias pudessem enriquecer o trabalho de nossos professores.

Falecimento

Dona Marina Prado faleceu em 27 de março de 2014, poucos meses após completar 90 anos, deixando uma lacuna na educação e cultura de Varginha.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Dona Marina, foi baixado o Decreto nº 6.820/2014, decretando luto oficial no município por três dias. 


Professora Marina Prado de Castro, ilustre educadora, poetisa e compositora, responsável pela formação de inúmeros varginhenses! O seu legado se faz presente na figura de todos os educadores, que continuamente buscam a excelência na sublime tarefa de ensinar, eternizando-se assim em cada uma das vidas que tocam, no exercício diário da docência!


Fontes:

Jornal Varginha Hoje 

Prefeitura Municipal de Varginha 


Texto: 

Jornal Varginha Hoje

Solange Conde

Ana Lúcia Prado