Programa Ciência na Escola

O que é o programa

O Programa Ciência na Escola- PCE é uma ação voltada para a Pesquisa Cientifica na Educação Básica, criada através de um Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPEAM, Secretaria de Planejamento de Ciência e Tecnologia – SEPLAN-CTI, Secretaria Municipal de Ensino - SEMED e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC –AM.

O PCE teve seu primeiro edital lançado em 2004 e desde então a cada ano vem-se repetindo ininterruptivelmente, contabilizando aproximadamente 5 mil projetos, 5 mil professores e 24 mil alunos envolvidos diretamente nesse processo. Este tem como objetivo apoiar a participação de professores e estudantes da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação de jovens e adultos e demais modalidades de ensino, em seus projetos de pesquisa a serem desenvolvidos nas escolas da Rede pública Estadual e Municipal de Ensino, com as seguintes propostas:

• Contribuir com a formação de estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola;

• Facilitar o acesso a informações científicas e tecnológicas aos diferentes atores participantes do programa;

• Desenvolver habilidades relacionadas à educação científica;

• Incentivar o envolvimento de professores da rede pública estadual e municipal de ensino com o sistema de Ciência e Tecnologia;

• Contribuir com o processo de formação continuada dos professores;

• Despertar a vocação científica, descobrindo os talentos entre os estudantes de Ensino Público Estadual no Amazonas e Municipal de Manaus.

Para participar do programa faz-se necessário a submissão de projetos na plataforma do sigfapeam que acontece logo após a abertura do edital, geralmente no final do ano e início do ano seguinte.

· O projeto tem duração de 6 meses, e cada proposta poderá contemplar 1 (uma) bolsa Professor Jovem Cientista, e até 5 (cinco) bolsas de Iniciação Científica Junior-IC-Jr.

· O acompanhamento e atendimento científico do Programa é realizado pela própria Fapeam e representantes legais das Secretárias de Educação junto à Fapeam, neste caso, o Coordenador Institucional da SEDUC e SEMED.

Mostra de Projetos no Hall da Seduc

Partipação da Tribo Warao

Durante a mostra dos projetos do PCE aconteceu uma ação com os indígenas venezuelanos da etnia Warao, na qual faz parte de um bloco de ações que a SEDUC desenvolve em torno da imigração, dos apátridas e refugiados que demonstraram um pouco de sua cultura e artesanato contanto até com partipação musical. A ação teve parceria de outras secretarias do Estado e município.

A interdisciplinaridade sempre é um desafio para nós como profissionais da educação, a integração da ciência perante tantos ramos definidos se tornou um complexo ato no processo de ensino-aprendizagem, com o Programa Ciência na Escola os coordenadores puderam, através de todo o empenho e dedicação de sua equipe, alcançar feitos incríveis em tantas áreas diferentes, tecnologia, diversidade cultural, sociedade, problemas ambientais, dança, teatro, música e tantos outros que foram incorporados no programa envolvendo seus alunos, sendo bolsistas ou voluntários, e a escola que foi uma grande parceira nesta ação.

As apresentações de cada projeto em sua escola, feira ou mostra deixa evidente o sucesso destes trabalhos, que com certeza ficará na memória de todos aqueles que participarão e que foram totalmente incentivados a questionar o meio em que vivem, investigar os detalhes que os rodeiam e retirar concepções próprias desenvolvendo em si uma visão abrangente e interdisciplinar perante um mundo tão integrado, agradecemos a participação de todos e que possamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da ciência.

Acompanhe fotos e os descrição dos projetos CLICANDO AQUI