Webinário Cultura Maker SC:
Formação voltada a todos os profissionais em atuação nas escolas contempladas com os Laboratórios Maker, Coordenadorias Regionais e Secretaria de Estado da Educação.
Formação voltada a todos os profissionais em atuação nas escolas contempladas com os Laboratórios Maker, Coordenadorias Regionais e Secretaria de Estado da Educação.
A Secretaria de Educação de Santa Catarina, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Iungo e o Instituto Ânima Educação, oferece aos professores das escolas contempladas com os Laboratórios Maker, equipes pedagógicas escolares e formadores da rede estadual o ciclo de palestras “Webinário Cultura Maker SC”.
O ciclo de palestras faz parte do plano de formação continuada da Secretaria para a implementação dos Espaços Maker nas escolas do Ensino Médio de Santa Catarina. Ele é composto por três palestras ministradas por meio de Webconferências.
Período de realização: 10/10 a 30/11/2022.
Carga horária: 6 horas.
O Webinário Cultura Maker SC é composto por:
Webinário de 1h30 min com a Fundação Telefônica Vivo;
Webinário de 1h30 min com o Instituto Iungo;
Webinário de 1h30 min com o Instituto Ânima Educação;
Inscrição: o cursista deverá assistir e assinar a lista de presença de 100% das webinares* e estudar o manual maker/sequências didáticas (clique aqui).
* As webinares ficam gravadas, podendo o cursista assisti-las e assinar a lista de presença até a data final do ciclo de webs.
Certificação: os certificados serão emitidos pela SED a todos os integrantes do público alvo que assistirem às webinares (validação por assinatura em lista de presença - divulgada durante as transmissões e disponível até a data final da formação) e realizarem o estudo do material do projeto (clique aqui).
Horário: 14 às 15:30 horas (fica gravada para acesso em outro horário/dia).
Tema: Cultura Maker - Inovação educacional: entre o passado e o futuro.
Palestrante: Tathyana Gouvêa da Silva.
Doutora em Inovação Educacional e Pedagoga pela USP, Administradora pela FGV-SP, Mestre em Gestão Escolar pela PUC-SP. Foi bolsista CAPES e CNPq. Como administradora atuou nas áreas de gestão de pessoas e projetos, marketing e gestão da qualidade. Como pedagoga trabalhou em escolas, projetos sociais e na graduação e pós-graduação formando professores e diretores escolares. Coordenou a pesquisa Educação de Alma Brasileira (2017), o livro internacional EDUshifts: o futuro da educação é agora! (2016) e o livro Inteligência Genuinamente Humana (2022), foi coautora do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira organizado por Stanford e Columbia University (2019). Desenvolve formações, pesquisas (qualitativas e quantitativas) e consultorias na área de Gestão e Inovação Educacional na perspectiva democrática e integral para escolas, governos e terceiro setor. Atualmente está no pós-doc do Instituto de Estudos Avançados da USP sobre desenvolvimento de competências para o séc XXI. É professora na graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades em São Paulo e da Especialização em Educação Transformadora em Curitiba. - para download dos livros e artigos, acesse o site: https://tathygouvea.wordpress.com/
Parceiro institucional: Fundação Telefônica Vivo.
Horário: 14 às 15:30 horas (fica gravada para acesso em outro horário/dia).
Tema: Cultura Maker - Ação Maker potencializando o Pensamento Científico, Critico e Criativo
Palestrante:
Gislaine Batista Munhoz
Mestre em Educação pela FEUSP e Design Instrucional pela Universidade Federal de
Itajubá e Líder em Educação Aberta pela UNB/Cátedra da UNESCO e Instituto Educadigital. Professora engajada e entusiasta da educação pública, na qual atua há alguns anos realizando projetos de Gamificação, criação de jogos digitais e Aprendizagem Criativa. Já teve dois desses projetos premiados e reconhecidos internacionalmente: o Jogos do Riva e o Escola de Aventureiros, todos desenvolvidos em escolas públicas de São Paulo. Um desses projetos foi um dos selecionados para o Desafio Brasileiro de Aprendizagem Criativa do MIT Media Lab, quando se tornou Creative Learning Fellow. Foi Gestora de Tecnologias para Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde atuou na implantação da Robótica Criativa em toda rede, fomentando o uso de recursos educacionais e softwares abertos
Parceiro institucional: Instituto Ânima Educação.
Horário: 14 às 15:30 horas (fica gravada para acesso em outro horário/dia).
Tema: Cultura Maker - o aprender fazendo no Novo Ensino Médio.
Palestrantes:
Eliane de Siqueira.
Graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Guarulhos (1999), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado na mesma área concluído em 2012. Professora do ensino superior há 20 anos; 25 anos na Educação Básica e professora do Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Guarulhos, onde no momento assumo a função de Coordenadora de Programas Educacionais atuando na formação dos professores, na modalidade EaD. Faz parte do time de formadores da Nova Escola e do Instituto iungo e desenvolve atividades de orientação em diversas áreas como Educação, Geociências, Educação Ambiental e meio ambiente, Pratica de ensino, Análises ambientais, Metodologias ativas entre outras.
Jefferson Meneses:
Doutorando e Mestre pela Universidade Federal da Bahia. É licenciado em Biologia e Química. Possui ampla experiência em educação básica, ensino técnico, superior, consultoria pedagógica, produção de material didático e formação de professores. Atua há mais de 5 anos como docente em instituições privadas e na rede pública. Desenvolve projetos voltados a implementação da BNCC/BNC, uso de metodologias ativas de aprendizagem, implementação do Novo Ensino Médio e autoria de material didático.
Parceiro institucional: Instituto Iungo.