Os Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) integram a Parte Flexível dos novos currículos do Ensino Médio, os chamados Itinerários Formativos. Essa novidade chega para ampliar o currículo, diversificar os conteúdos e fazer com que a escola seja um espaço para a discussão de temas atuais e que interessam aos estudantes, enriquecendo e ampliando suas vivências e aprendizagens em alinhamento com seus projetos de vida.
Os eixos que compõem os CCEs são voltados para habilidades variadas e estruturados por diferentes focos pedagógicos, dividindo-se em: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.
Os CCEs têm carga horária anual a partir de 2024 e poderão ser cursados a partir da 1ª série do Ensino Médio. Eles permitem a cada estudante o contato com conteúdos mais específicos dentro das áreas do conhecimento com as quais se identifica. Assim, o estudante irá experimentar componentes de diversas áreas.
Assim, com os CCEs, o estudante pode personalizar seus percursos escolares, desenvolver habilidades e aprender o que mais tem a ver com quem é hoje e com suas perspectivas de futuro.
Para quem tem curiosidade pela diversidade de comportamentos humanos e as formas de organização social. Pensa sobre as questões sociais e culturais que te tocam e quer aprender formas diversas de explorar estes temas. Saiba mais.
Juventude é tempo de inquietações e escolhas importantes a se fazer. Para quem está buscando se entender, encontrar a sua voz e o seu lugar na sociedade, esse componente é um ótimo primeiro passo. Saiba mais.
É impossível pensar ou repensar as sociedades humanas sem considerar o meio-ambiente que as abrigam. Este componente pretende auxilizar na empreitada pelo equilíbrio socioambiental. Saiba mais.
A tecnologia tem nos permitido cada vez mais romper fronteiras. Mas, como ficam as identidades e culturas locais neste contexto? Esse componente contribui com a construção de um mundo mais plural! Saiba mais.
Para quem já se imaginou trabalhando em um laboratório ou em campo, participando de pesquisas, descobertas e invenções para melhorar a vida das pessoas. Este componente é para quem quer se aproximar do conhecimento científico e refletir sobre o seu impacto na sociedade. Saiba mais.
Ciência com a mão na massa! Neste componente o estudante poderá experimentar diversas práticas científicas, de acordo com os seus principais interesses. Saiba mais.
Saúde em primeiro lugar. A nossa e a do planeta! Para quem quer ser protagonista no cuidado com a saúde das pessoas e do meio ambiente, este componente será essencial! Saiba mais.
Nada mais natural que quem já nasceu na cultura digital tenha muitos pensamentos e questionamentos sobre ela e enxergue nessa área muitas possibilidades de atuação futura. Este componente começa entendendo a cultura digital em suas diferentes dimensões. Saiba mais.
Para quem acha fascinante descobrir o que está por trás do funcionamento de computadores, softwares e robôs. Tem objetivo de familiarizar o estudante com o pensamento computacional. Saiba mais.
Para quem quer mergulhar no mundo digital de forma crítica e consciente, conhecendo novas ferramentas e possibilidades de aplicação de tecnologias! Saiba mais.
Para quem acredita que organização e planejamento fazem toda a diferença nos estudos e na vida. Este é o espaço ideal para aprender a estudar de forma consciente e sistematizada, construindo planos de estudos adequados aos projetos de vida. Saiba mais.
Para quem tem interesse em empreender. Então, não basta sonhar, é preciso desenvolver um comportamento empreendedor, que poderá se materializar em um projeto de empreendedorismo social, orientação profissional ou em um plano de negócio. Saiba mais.
Para quem sente que nasceu para realizar um trabalho que faça a diferença nas vidas de todos que o cercam. Então, o componente vai ajudar a elaborar e protagonizar um projeto de intervenção que atenda às demandas sociais da comunidade escolar ou do seu entorno. Saiba mais.
Esportes, ginásticas, jogos e brincadeiras, lutas e práticas corporais de aventura são elementos desse componente. Saiba mais.
Teatro, música, artes visuais e dança são elementos que serão abordados nesse componente. Saiba mais.
Para quem quer construir ou ampliar seus conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a cultura surda. Saiba mais.
Este componente é repleto de leitura, discussão, reflexão e produção textual no campo jornalístico-midiático. Saiba mais.
Para quem tem uma grande vontade de agir diante dos problemas da sociedade. A linguagem é uma poderosa ferramenta de ação e transformação sociocultural. Saiba mais.
Para quem olha o mundo através da literatura. Este componente foi pensado para ampliar as experiências de leitura literária, com enfoque especial na literatura catarinense. Saiba mais.
Para quem está lendo o tempo todo, não apenas textos escritos, mas em imagens, gráficos, obras artísticas, músicas. E também produzindo textos, ao se comunicar de forma oral ou escrita. Este componente é a oportunidade de ampliar o repertório de leitura e produção de textos. Saiba mais.
Para quem costuma controlar gastos e economias, usando bem os números para melhorar a sua vida e as vidas de outras pessoas. Saiba mais.
Para quem considera importante se tornar um cidadão que honra seus deveres, paga seus impostos, e entende a verdade de como funciona o sistema fiscal e quer trabalhar para que todos tenham essa mesma consciência. Saiba mais.
Jogos são mais que diversão. Eles podem ser uma excelente ferramenta para aprender matemática, exercitar o raciocínio lógico e solucionar problemas da vida real. Saiba mais.
Para quem vê números por onde quer que olhe. Este componente objetiva construir uma visão integrada da Matemática e aprender a aplicá-la à realidade, em diferentes contextos e culturas. Saiba mais.
Este componente é para quem deseja despertar a curiosidade e o desejo de vivenciar uma pesquisa, e de aprender a realizá-la percorrendo as etapas de um projeto construído coletiva e colaborativamente. Saiba mais.
Este componente é resultado das reflexões de 45 profissionais, apoiados pela equipe de Educação Profissional da Gerência do Ensino Médio e Profissional da SED, que vivenciaram, a partir de Projeto celebrado entre a SED e CELESC/ANEEL, experiências de formação em laboratórios de Eficiência Energética implantados em seis Unidades Escolares da Rede Estadual. Saiba mais.