Planejamento e Organização

Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina

Manual oficial da Rede de Bibliotecas Escolares de SC. A partir de julho de 2023 substitui o Manual Básico para biblitoecas escolares da CRE18

Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina

Portarias

Portaria N°1801 de 10/07/2023 (210 KB) - Institui o Manual e o Regulamento das bibliotecas escolares da Rede Estadual de Ensino de Santa de Catarina, com a finalidade de orientar a gestão quanto a funcionalidade do espaço e serviços atribuídos às bibliotecas. 

Portaria N° 2759 de 03/11/2022 (196 KB) - Regulamenta as atribuições do profissional bibliotecário no Órgão Central, nas Coordenadorias Regionais de Educação - CREs, no Instituto Estadual de Educação - IEE e na gestão do Programa Nacional do Livro e do Material Didático nas Bibliotecas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Portaria N° 3084 de 13/12/2022 (3.06 MB) - Estabelece diretrizes para o desfazimento dos livros e materiais didáticos, ociosos, irrecuperáveis ou inservíveis oriundos do Programa Nacional do Livro e material didático - PNLD.


Os cuidados com o acervo bibliográfico de uma biblioteca escolar é algo imprescindível, tendo em vista o investimento feito para sua aquisição e o impacto desse acervo na vida de toda a comunidade escolar. Manter o ambiente da biblioteca limpo e organizado implica em oferecer condições de uso adequadas à saúde das pessoas que frequentam o ambiente, bem como reflete na preservação do acervo, livros e materiais utilizados no dia a dia de uma escola. Nesta cartilha trabalhamos com aspectos voltados à conservação e limpeza de móveis — estantes, mesas e cadeiras, armários, entre outros — e dos livros pertencentes a uma biblioteca. Além da limpeza, dentro do aspecto de preservação de obras, abordamos sobre os insetos e as medidas para detectar e controlar essas pragas, destacando as características de cada espécie e como estas possuem a capacidade de se reproduzirem em diferentes ambientes, o que pode levar a severos danos ao acervo bibliográfico e ao mobiliário, além de causar doenças. Portanto, o conteúdo aqui apresentado se volta à proteção do acervo de uma biblioteca escolar, buscando identificar os aspectos envolvidos na deterioração dos acervos bibliográficos, fazendo com que a biblioteca se torne um espaço, limpo, organizado e arejado, possibilitando seu uso com segurança pela comunidade escolar. 

Bibliotecários CRE18 

Mudando ou Repaginando o Espaço!.pdf

Mudando ou repaginando o espaço da biblioteca!

Orientação para o processo de mudança de biblioteca. 

Sinalização para Biblioteca - Cartaz entrada e Divulgação.pdf
Sinalização interna para Bibliotecas Escolares Ensino Médio.pdf
P&B Sinalização para Biblioteca - Cartaz entrada.pdf
P&B Sinalização para Bibliotecas Escolares Ensino Médio.pdf

Sinalização para Bibliotecas Escolares 

O ambiente da biblioteca é um fator importante para o incentivo à leitura. O espaço precisa ser convidativo e acolhedor, mas são necessárias algumas orientações para o bom funcionamento e utilização dos alunos. O primeiro arquivo contém placa para porta de entrada e cartaz para a divulgação na escola. No segundo, os cartazes são pra compor a sinalização interna da biblioteca. Baixe e imprima em tamanho A4 ou A3 para compor o ambiente da biblioteca escolar.  

Cartaz divulgação horizontal.pdf
Cartaz divulgação vertical.pdf
Caratazes para BE.pdf
Marcador de Páginas para colorir be-cre18.pdf

Cartazes para a divulgação da biblioteca e marcadores de página para pintar 

Imprima e distribua marcadores de págima para os alunos e professores. Além de garantir a forma correta para  marcar o ponto de leitura, há a possibilidade de colorir e personalizar do seu jeito.

MODELO DE LIVRO REGISTRO DE MATERIAIS - impressão
MODELO DE LIVRO REGISTRO DE MATERIAIS - usar online

Modelos para o registro de materiais

Modelo de planilha para o empréstimo de obra - impressão
Modelo de planilha para o empréstimo de obra - usar online

Modelos para o registro de empréstimos


O Biblivre é um software livre e gratuito de gerenciamento de bibliotecas e de acervos que possibilita a catalogação de recursos informacionais variados e sua disponibilização em um catálogo.

Fonte: Wikipédia

LibraryThing é um aplicativo de catalogação social para armazenar e compartilhar catálogos de livros e vários tipos de metadados de livros. É usado por autores, indivíduos, bibliotecas e editores.

Fonte: Wikipédia


Softwares gerenciadores para Biblioteca: opções gratuitas

Além da possibilidade de registrar os materiais em Planilha (Excel/Calc.), indicamos 2 softwares para organização de biblioteca.  

Dica: antes de escolher avalie as características de cada software.

Maiores informações sobre critérios para escolha de software consulte as Bibliotecárias da CRE18. 


Acervo


De acordo com Resolução do CFB 220 (2020) o acervo da biblioteca dever ser composto por:

a) materiais atualizados e diversificados (livros, revistas audiobooks, brinquedos, etc.) que atendam às necessidades informacionais da sua comunidade. Deve estar acessível a toda comunidade escolar;


b) Um título por aluno matriculado, no mínimo, contemplando a diversidade de gêneros e estilos literários, com autores nacionais e estrangeiros. 


Segundo a Lei 12.244 que dispõe sobre  universalização das bibliotecas nas instituições de ensino  “Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado [...].” (BRASIL, 2010).

Espaço físico


Baseado na Resolução CFB 220 de 2020, que dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares, indica que a biblioteca escolar deve possuir espaço físico próprio para o acervo e para os serviços oferecidos à comunidade escolar. Conforme o CFB 220 de 2020, deve ter:

a) Acesso irrestrito a toda a comunidade escolar. 

b) Área mínima de 50 metros quadrados;

c) Mobiliário e equipamentos adequados para o atendimento satisfatório da comunidade escolar;

d) Espaço físico exclusivo e suficiente para o acervo;

e) Espaço físico para o atendimento e a oferta de serviços;

f) Espaço físico para desenvolvimento dos serviços técnicos e administrativos.