Anita Garibaldi

Anita Garibaldi

Foto: Elvis Palma


Anna Maria de Jesus Ribeiro, que depois viria ser conhecida por Anita Garibaldi, nasceu em 30 de agosto de 1821, no Sul de Santa Catarina. Viveu em uma época (a primeira metade do século XIX) na qual o Brasil obteve sua independência de Portugal e na qual ocorreram lutas que determinaram o tipo de ordem política e social que iria vigorar no país.

Anita se envolveu diretamente nos acontecimentos da Revolução Farroupilha, em Laguna, o que culminou com a proclamação da efêmera República Catarinense. Foi nesse momento que ela conheceu o revolucionário Giuseppe Garibaldi e iniciou um relacionamento que somente terminaria com a morte dela, quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.

Em uma época na qual o que se esperava das mulheres era que se limitassem a uma singela e conformada vida doméstica em suas fazendas ou vilas, Anita se envolveu diretamente em combates no mar e na terra. Em meio a esses acontecimentos, grávida, fez uma turbulenta viagem para o Rio Grande do Sul, foi viver no Uruguai e, finalmente, na distante Itália. No país europeu, esteve ao lado do marido em conflitos pela unificação italiana. Faleceu na localidade de Mandriole (Ravenna, Emilia Romagna), grávida do seu quinto filho, em 04 de agosto de 1849.