PERGUNTAS FREQUENTES

Como é a forma de ingresso?

A forma de ingresso varia de acordo com o curso. Há processos seletivos realizados por meio de ordem de inscrição, histórico escolar, provas, entre outros.

Os cursos oferecidos pela ETE de Alta Floresta são presenciais ou à distância?

ETE de Alta Floresta oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EAD.

Os cursos possuem certificados?

Sim.

Posso me matricular em mais de um curso?

Sim.

Quais cursos são oferecidos pela ETE de Alta Floresta? Como faço para acompanhar as ofertas de vagas?

Os cursos oferecidos variam de acordo com a disponibilidade de professores e o interesse de cada curso. Você pode acompanhar as ofertas de vagas e os cursos oferecidos pelo site ou pelas redes oficiais da escola.


Saiba mais sobre as modalidades da Educação Profissional

Rafael Silva Santos e Vanuza Gomes Lima Machado

Curso de Aperfeiçoamento Profissional

Aperfeiçoamento Profissional tem como objetivo melhorar e aprimorar competências profissionais específicas por meio do aprofundamento de saberes teóricos e práticos.

A duração de Cursos de Aperfeiçoamento Profissional prevê no mínimo 30h (trinta) horas e máximo de 150h (cento e cinquenta) horas.

Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional são destinados a:

I. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Formação Inicial e Continuada;

II. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e

III. estudantes matriculados ou egressos do Nível Superior.

Curso de Atualização Profissional

Atualização Profissional tem como objetivo atualizar competências profissionais específicas decorrentes da dinâmica e das novas tendências no mundo do trabalho.

A duração de Cursos de Atualização Profissional prevê no mínimo 30h (trinta) horas e máximo de 150h (cento e cinquenta) horas.

Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional são destinados a:

I. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Formação Inicial e Continuada;

II. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e

III. estudantes matriculados ou egressos do Nível Superior.

Curso Livre

Curso livre é, no contexto da legislação brasileira, todo curso que não é regido por lei específica, mas estão abrangidos no Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014. Cursos livres são inseridos na Educação Profissional.

A duração dos cursos livres pevê no mínimo 20h (vinte) horas e máximo de 140h (cento e quarenta) horas.

Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira.

Cursos livres também tem por caracterísitca não exigerem um conhecimento prévio. A maioria dos cursos podem ser feitos mesmo por aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Cabe ressaltar que também há cursos livres que visam uma preparação específica. Nestes casos, é necesssário um conhecimento prévio.

Por que fazer um curso livre?

  • Colocar-se rápidamente no mercado de trabalho.

  • Melhorar o currículo

  • Desenvolver uma nova habilidade

Curso de Qualificação Profissional (Formação Inicial e Continuada - FIC)

Cursos de Qualificação Profissional, também denominados Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), são cursos da Educação Profissional que são regulamentados quanto a carga horária. Está estabelecida a duração mínima de 160 horas, no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014.

Cursos de Qualificação Profissional correspondem à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ou constam na relação de certificações intermediárias previstas no Cátalogo Nacional de Cursos Técnicos

Os cursos de Qualificação têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.