Rafael Silva Santos e Vanuza Gomes Lima Machado
Aperfeiçoamento Profissional tem como objetivo melhorar e aprimorar competências profissionais específicas por meio do aprofundamento de saberes teóricos e práticos.
A duração de Cursos de Aperfeiçoamento Profissional prevê no mínimo 30h (trinta) horas e máximo de 150h (cento e cinquenta) horas.
Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional são destinados a:
I. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Formação Inicial e Continuada;
II. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e
III. estudantes matriculados ou egressos do Nível Superior.
Atualização Profissional tem como objetivo atualizar competências profissionais específicas decorrentes da dinâmica e das novas tendências no mundo do trabalho.
A duração de Cursos de Atualização Profissional prevê no mínimo 30h (trinta) horas e máximo de 150h (cento e cinquenta) horas.
Os cursos de Aperfeiçoamento Profissional são destinados a:
I. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Formação Inicial e Continuada;
II. estudantes matriculados ou egressos de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e
III. estudantes matriculados ou egressos do Nível Superior.
Curso livre é, no contexto da legislação brasileira, todo curso que não é regido por lei específica, mas estão abrangidos no Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014. Cursos livres são inseridos na Educação Profissional.
A duração dos cursos livres pevê no mínimo 20h (vinte) horas e máximo de 140h (cento e quarenta) horas.
Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira.
Cursos livres também tem por caracterísitca não exigerem um conhecimento prévio. A maioria dos cursos podem ser feitos mesmo por aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Cabe ressaltar que também há cursos livres que visam uma preparação específica. Nestes casos, é necesssário um conhecimento prévio.
Por que fazer um curso livre?
Colocar-se rápidamente no mercado de trabalho.
Melhorar o currículo
Desenvolver uma nova habilidade
Cursos de Qualificação Profissional, também denominados Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), são cursos da Educação Profissional que são regulamentados quanto a carga horária. Está estabelecida a duração mínima de 160 horas, no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014.
Cursos de Qualificação Profissional correspondem à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ou constam na relação de certificações intermediárias previstas no Cátalogo Nacional de Cursos Técnicos
Os cursos de Qualificação têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.