O Prêmio Inova Mato Grosso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI-MT), do Parque Tecnológico Mato Grosso e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e tem como objetivo reconhecer empresas que empreenderam esforços em gestão da inovação no intuito de dinamizar e modernizar seus processos, estimulando iniciativas e projetos de promoção de inovação que ampliem a competitividade dos negócios do Estado Mato Grosso.
O Prêmio destina-se aos pequenos negócios e médias empresas enquadradas no porte: Microempresa; Empresa de Pequeno Porte e Empresa de médio porte, podendo também participar as entidades sem fins lucrativos, multisetoriais e formais do Estado de Mato Grosso.
Acesse o regulamento aqui, e confira a publicação da prorrogação das inscrições aqui.
Entidades sem fins lucrativos, associações e fundações são instituições de natureza jurídica que tem o objetivo de realizar uma mudança social, e que, as arrecadações e receitas são destinadas única e exclusivamente ao patrimônio da própria instituição, no caso, sem a finalidade de acumulação de capital.
Acesse o regulamento aqui.
O autodiagnóstico é uma ferramenta que permite às empresas avaliar suas práticas de inovação com base na NBR 56.002.
BR ISO 56002:2016 é o sistema de Gestão da Inovação – Orientação.
A ISO 56002 é um documento que fornece orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação para uso em todas as organizações estabelecidas.
A norma ISO 56002 não é uma norma de certificação, porém será uma valiosa ferramenta para empresas que desejam acompanhar a evolução do mundo inovando e destacando-se.
A proatividade para fins de realização das práticas, significa antecipar-se as situações, e agir de forma preventiva na definição de maneiras eficazes e eficientes para a operação.
E estruturado caracteriza-se pela existência de métodos, formas de execução definidas, documentadas e seguidas de maneira consistente dentro de uma organização.
Refere-se a provas ou informações concretas que suportam ou justificam uma ação, decisão, ou a eficácia de um processo. A evidência se aplica para demonstrar que uma prática está funcionando conforme o esperado ou para validar a necessidade de uma mudança.
Podem ser consideradas evidências:
Documento de registros de dados que sustentem a decisão por abordagem específica ou a implementação de uma nova prática.
Relatórios, métricas ou indicadores de desempenho que demonstram a eficácia de um processo ou prática.
Registros fotográficos.
Desenhos de processos.
Fichas técnicas de produtos.
Refere-se ao grau de desenvolvimento ou evolução alcançado por uma pessoa, organização, processo ou sistema em relação a um conjunto específico de critérios ou padrões. No contexto do prêmio Inova Mato Grosso o Grau de Maturidade se aplica a verificação do desenvolvimento ou evolução do estado desejado de eficiência, estabilidade e sistemática das práticas aplicadas para gestão da inovação tendo como referência a Norma Técnica ABNT ISO56002 de Sistemas de Gestão da Inovação.
As empresas classificadas receberam um relatório com um gráfico comparativo da aderência de suas práticas aos critérios da norma técnica, constando também recomendações em pontos de melhoria para evolução da aderência.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, através do formulário disponível aqui até as 23h59 do dia 15 de dezembro de 2024.
Após preencher o formulário de inscrição, os representantes das empresas precisam responder um questionário de autodiagnóstico. O prêmio será avaliado com base nesse autodiagnóstico, e as empresas deverão apresentar documentos que comprovem as práticas descritas.
Conforme o item número 10. DA ETAPA DE VALIDAÇÃO DAS CANDIDATAS
CLASSIFICADAS, do edital...
10.1 Esta etapa consiste na entrevista virtual e/ou presencial com as candidatas para validação de documentos de evidências e será realizada por avaliadores voluntários habilitados e qualificados no processo e na metodologia do Prêmio.
10.2 As empresas classificadas para a etapa de validação de documentos de evidências das práticas receberão e-mail contendo as seguintes informações: Comunicação sobre a classificação; Orientações relativas ao agendamento e realização das visitas e/ou videoconferências de Validação; Providências quanto à documentação necessária para validações.
10.3 Nesta etapa serão verificados os documentos de evidências com base nas justificativas apresentadas pelas empresas no preenchimento do autodiagnostico. Os avaliadores verificam a consistência e nível das evidências apresentadas.
Conforme item 11 do edital, a última etapa do processo de avaliação será realizada pela Banca de Juízes, formada por representantes das entidades que compõem o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Caberá a Banca de Juízes a responsabilidade por definir as empresas finalistas e as vencedoras, classificando-as por categorias
As evidências devem ser submetidas diretamente na plataforma de inscrição, seguindo as orientações dos vídeos tutoriais.
Serão premiadas até nove (09) Empresas, podendo ser primeiro, segundo e terceiro lugar em cada uma das categorias. A premiação consiste em:
14.1.1 Concessão de 09 Bolsas - Bolsas BPE-5: Profissional com título de mestrado na área de execução do projeto, com, no mínimo, 03 (três) anos de experiência em atividades de pesquisa ou inovação relacionadas à empresa, pelo período de 12 meses.
14.1.2 Participação em missão técnica Benchmarking em Gestão da Inovação: 01 (um) participante por empresa em 01 (uma) missão técnica, em região/cidade nacional com a finalidade de promover visita técnica em empresas de referências em gestão da inovação, cabendo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI/MT) e do Parque Tecnológico Mato Grosso a organização e custeio de despesas descritas no edital.
O projeto de inovação para a empresa e elaborado em conjunto, empresário e pesquisador. O objeto do projeto é uma decisão entre ambos, podendo ser um nova solução ou continuidade a projetos de inovação já desenvolvidos pela empresa.
Pode ser indicado pela empresa desde que atenda aos critérios do edital de seleção do pesquisador.
Não é uma exigência que o pesquisador resida na mesma cidade da empresa. Pode estar estabelecido em qualquer lugar do mundo, desde que possua conta corrente em agentes financeiros do Brasil.
Envie uma mensagem para expondo melhor sobre a sua dúvida e conseguir ajuda específica. Fale com a Organização