Profa. Dra. Glenda Stump

Dr. Glenda Stump is an educator and education researcher whose career has spanned multiple disciplines. She currently works as an Education Research Scientist in the Abdul Latif Jameel World Education Lab at the Massachusetts Institute of Technology. In this role, she engages in local and international projects that include technology-enhanced STEM education and teacher/faculty professional development, as well as projects related to development of the future workforce.

Prof. Dr. Antônio Carlos Seabra

Engenheiro (1984), Mestre (1989) e Doutor (1997), todos pela Escola Politécnica da USP, Brasil, na área de Engenharia Elétrica. Realizou o ensino básico, o ensino médio e o ensino profissionalizante em escolas públicas. Técnico Eletrônico (1979) pela Escola Técnica Lauro Gomes, S.B. do Campo. É professor da Escola Politécnica da USP há mais de 25 anos, exercendo o cargo de Professor Titular em regime de dedicação integral junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Graduação da EPUSP (2018-2020). Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, tendo sido Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos de 2014 a 2017. Foi coordenador do Ciclo Básico de Graduação (2 primeiros anos dos cursos de graduação) da Escola Politécnica da USP nos anos de 2012-2013. É consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para projetos de Pesquisa Inovativa na Pequena e Média Empresa (PIPE) e do CNPq. Coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de micro e nanofabricação, nanossensores e instrumentação eletrônica, especialmente em monitoramento de qualidade da água. Atua como consultor junto a empresas do setor e junto a escolas técnicas profissionalizantes. Foi presidente (2009-2010) do Capítulo de Circuitos e Sistemas para a região Sul-Brasil do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE-CAS) . Desenvolveu a parte experimental do trabalho de doutorado no Interuniversity Microelectronics Center (IMEC) na Bélgica entre 1991 e 1993, considerado o maior centro independente de microeletrônica da Europa. É autor de mais de cem publicações científicas, 5 livros e 2 traduções.

Prof. Dr. Sérgio Ricardo Muniz

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Realizou pós-doutorado nos EUA, no Georgia Institute of Technology (Georgia-Tech), em Atlanta, GA (2004-2007), e no National Institute of Technology (NIST), em Gaithersburg, MD (2007-2010), numa posição no Joint Quantum Institute (JQI) e na Universidade de Maryland, trabalhando no grupo do prof. William D. Phillips, co-ganhador do prêmio Nobel de física em 1997. Durante o doutorado trabalhou com os professores Eric Cornell e Carl Wieman, co-ganhadores do Nobel de Física de 2001, na Universidade do Colorado em Boulder. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, no IFSC-USP. Sua atuação profissional inclue pesquisas nas áreas de Óptica, Física Atômica (gases ultrafrios e matéria quântica) e principalmente Tecnologias Quânticas (centros NV em diamante e pinças ópticas). Além da pesquisa fundamental e aplicada, faz também pesquisas e atua em Educação de Ciências e Ensino de Física, e contribui para divulgação e difusão da Ciência para público geral, especialmente estudantes do Ensino Médio e Fundamental.

Prof. Dr. José Reynaldo Anselmo Setti

Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (EESC, 1981), mestrado em Transportes (Estradas e Aeroportos) pela Universidade de São Paulo (1985), Ph.D. in Civil Engineering, pela University of Waterloo, Canadá (1990) e livre-docente em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1997). Desde 1984 é docente na Universidade de São Paulo, na Escola de Engenharia de São Carlos, onde atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Transportes. Na EESC-USP, atua na graduação em Engenharia Civil e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia de Transportes. Foi pesquisador visitante no Virginia Tech Transportation Institute (EUA), na University of Toronto, e na University of Waterloo (Canadá). Foi diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes de 1996 a 2002. Desde 2011, é editor da Revista TRANSPORTES, publicada pela ANPET, tendo atuado como editor-geral de 2011 a 2015. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego, atuando em temas ligados à simulação de fluxos de tráfego, qualidade de serviço de rodovias e operações de tráfego em rodovias e vias urbanas.

Prof. Dr. Paulo Seleghim Júnior

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Engenharia Mecânica São Carlos pela Universidade de São Paulo (1990), DEA em Mecanique Des Fluides - Institut National Polytechnique de Grenoble (1994) e doutorado em Mecanique Des Fluides - Commissariat à lEnergie Atomique et aux Energies Alternatives (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Energias Renováveis e Escoamentos Multifásicos Industriais.

Profa. Dra. Janaina Mascarenhas Hornos da Costa

Janaina Mascarenhas é Professora Doutora do Departamento de Engenharia de Produção (SEP/EESC) da Universidade de São Paulo. Anteriormente, foi pesquisadora associada do Lean Advancement Initiative (LAI) no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Obteve seu mestrado (2005-2006) e doutorado (2007-2011) pelo Programa de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Atuou como pesquisadora senior durante 2011 no Grupo de Engenharia Integrada (EI2/NUMA) coordenado pelo Prof. Henrique Rozenfeld. Como pesquisadora teve a oportunidade de participar de inúmeros projetos de pesquisas financiados pelas principais agências de fomentos do Brasil (CNPq, FAPESP, CAPES, FINEP) bem como do exterior (DAD USA, LAI Consortium). Durante esses projetos contribuiu na geração de conteúdo, gestão e orientação de alunos. Em 2012 teve o privilégio de ser nomeada como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Suas pesquisas têm como linha mestra a inclusão dos usuários no projeto de desenvolvimento, o que motiva pesquisas relacionadas com a identificação dos usuários envolvidos ao longo do ciclo de vida do produto, o entendimento de suas necessidades, a gestão de sua participação para gerar ideias, avaliar e testar conceitos. Seu grupo de pesquisa tem interesse na avaliação/proposição de métodos, ferramentas e práticas, com o diagnóstico de processo de desenvolvimento, avaliação de usabilidade de produtos e com análise de novos modelos de negócio. Atualmente desenvolve dois grandes projetos de pesquisa voltados para a área de desenvolvimento de produtos médico-odontológicos. O primeiro projeto busca identificar como pequenas e médias empresas podem se beneficiar com a antecipação do envolvimento do usuário durante o desenvolvimento do projeto. O segundo projeto, relacionado com o tema Economia Circular, tem como objetivo mapear, conhecer e gerenciar as necessidades dos usuários das fases finais do ciclo de vida do produto, como descarte e logística reversa, bem como identificar sua participação em novos modelos de negócio. Contato: jana.mascarenhas@usp.br

Prof. Fabio Müller Guerrini

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999) e livre-docência em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado do departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento e controle de produção e redes de cooperação entre empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de cooperação entre empresas, sistemas de planejamento e controle de produção e gerenciamento na construção civil.

Prof. Dr. Juliano José Corbi

Juliano J. Corbi é professor livre docente e pesquisador pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (1998), tem mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006) e pós-doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP) (FFCLRP) (2010). Obteve o título de Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP), em 2018. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais, Ecologia de Macroinvertebrados Aquáticos e Ecotoxicologia Aquática. Coordenador de projeto no CNPq (Edital Universal) e coordenador de projetos FAPESP (auxílio regular à pesquisa). Atua como orientador de mestrado e doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS) pela USP, São Carlos e é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais, USP, São Carlos. Foi Diretor do polo EAD-USP/UNIVESP, São Carlos. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ.

Prof. Dr. Lucas Assirati

Bacharel em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2011). Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2019). Mestre em Física Aplicada: Opção Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2014). Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2018). Professor assistente do Departamento de Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2016 - 2018). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado e professor assistente no Departamento de Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

Prof. Dr. Antônio Nélson Rodrigues da Silva

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já frequentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Engenharia de Transportes. Também nesta Escola de Engenharia, em que é hoje Professor Titular, construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP, realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-diretor, coordenador de pós-graduação, diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. Foi ainda vice-prefeito do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, sem no entanto deixar de atuar como docente e pesquisador da EESC, onde exerce atualmente a função de presidente da Comissão de Pesquisa.