Prof. Dr. Irineu Gustavo Nogueira Gianesi

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Doutorado pela Cranfield School of Management, Cranfield University, UK. Atualmente é professor e diretor de assuntos acadêmicos do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Prof. Dr. Antônio Carlos Seabra

Engenheiro (1984), Mestre (1989) e Doutor (1997), todos pela Escola Politécnica da USP, Brasil, na área de Engenharia Elétrica. Realizou o ensino básico, o ensino médio e o ensino profissionalizante em escolas públicas. Técnico Eletrônico (1979) pela Escola Técnica Lauro Gomes, S.B. do Campo. É professor da Escola Politécnica da USP há mais de 25 anos, exercendo o cargo de Professor Titular em regime de dedicação integral junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Graduação da EPUSP (2018-2020). Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, tendo sido Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos de 2014 a 2017. Foi coordenador do Ciclo Básico de Graduação (2 primeiros anos dos cursos de graduação) da Escola Politécnica da USP nos anos de 2012-2013. É consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para projetos de Pesquisa Inovativa na Pequena e Média Empresa (PIPE) e do CNPq. Coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de micro e nanofabricação, nanossensores e instrumentação eletrônica, especialmente em monitoramento de qualidade da água. Atua como consultor junto a empresas do setor e junto a escolas técnicas profissionalizantes. Foi presidente (2009-2010) do Capítulo de Circuitos e Sistemas para a região Sul-Brasil do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE-CAS) . Desenvolveu a parte experimental do trabalho de doutorado no Interuniversity Microelectronics Center (IMEC) na Bélgica entre 1991 e 1993, considerado o maior centro independente de microeletrônica da Europa. É autor de mais de cem publicações científicas, 5 livros e 2 traduções.

Profa. Dra. Dionéia Camilo Rodrigues de Oliveira

Docente da FCFRP/USP, desde 1986, com início da carreira docente em 1983 na Universidade de Brasília. Concluiu o Bacharelado em Farmácia no ano de 1979 na antiga FOFRP/USP, Mestre em Química Orgânica pela Universidade de Brasília, Doutora em Ciências (área Química Orgânica) pelo Instituto de Química/USP. Professor Associado, desde 1999, com linha e pesquisa voltada para a Química e Biologia de Produtos Naturais, sendo que – ao longo dos últimos 20 anos – tem sempre participado da Comissão de Graduação, e nos últimos 03 anos e meio com presidente da CG da FCFRP e coordenadora da Câmara de Cursos e de Ingresso da Pró-Reitoria de Graduação, da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Vilma Alves de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Southampton (1989). Ingressou na Universidade de São Paulo em 1990 sendo professora titular desde março de 2005. Tem coordenado projetos de pesquisa, colaboração técnica e de intercâmbio nos últimos anos incluindo um projeto de colaboração técnica com a Embrapa Instrumentação e um projeto de intercâmbio com a Universidade do Porto. É autora do livro de graduação Engenharia de Controle, fundamentos e aulas de Laboratório publicado pela Elsevier. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas e controle, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de projeto de controladores de ordem fixa, controle fuzzy, controle robusto, aplicações de controle na agricultura e precisão e fontes alternativas de energia. É atualmente membro do Comitê de Assessoramento dos Programas de Engenharias Elétrica e Biomédica do CNPq (CA-EE) para o período de 2018-2021. Foi tesoureira da SBMAC gestão 2012-2013, presidente do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) na gestão 2017-2018 e atualmente é a presidente da SBA. http://www.researcherid.com/rid/K-7047-2012. Google Acadêmico https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=slCvctEAAAAJ

Prof. Dr. Marcel Andreotti Musetti

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: logística no terceiro setor (saúde e hospitais), medição de desempenho, gestão da cadeia de suprimentos, logística hospitalar e produção enxuta.

Profa. Dra. Patricia Lizi de Oliveira Maggi

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Positivo, com experiência de ensino nas linhas de Estruturas e de Construção. Experiência profissional e de pesquisa na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente com estruturas de concreto e pavimentos de concreto. Atuou na gestão acadêmica como coordenadora de curso e como diretora de área. Atualmente é responsável pela área de projetos da Pró-reitoria acadêmica.

Prof. Dr. Eraldo Jannone da Silva

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), com mestrado em Engenharia Industrial pela UNESP (2000), e doutorado em Engenharia Mecânica pela EESC- São Carlos, Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sanduíche no Institute of Machine Tools and Production Engineering (WZL), RWTH-Aachen University (2004), Aachen, Alemanha. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica (2006) pela Worcester Polytechnic Institute ? WPI ? Worcester, EUA, desenvolvendo atividades de pesquisa para o desenvolvimento de testes em produtos abrasivos e monitoramento de processos no grupo de Tecnologias de Retificação da Saint-Gobain High-Performance Materials R&D em Massachusetts, EUA (2005-2006). É Professor Associado da Universidade de São Paulo ?USP, Departamento de Engenharia de Produção ?SEP, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC. É pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada ? NUMA, Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade ? LAPRAS. É Associate Member da International Academy for Production Engineering - CIRP. Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM. Principais áreas de pesquisa são: manufatura, usinagem, retificação de precisão, sustentabilidade, monitoramento e supervisão dos processos de usinagem e de máquinas-ferramentas.

Prof. Dr. Daniel Capaldo Amaral

Especialista em desenvolvimento de produtos e inovação, atua desde 1997 no desenvolvimento de métodos de projeto e de gestão de projetos, com foco em produtos inovadores e em empresas de excelência e base tecnológica. Desenvolveu um software para Gerenciamento de Conhecimentos em PDP inovador, produzido comercialmente; um modelo de ensino de Desenvolvimento de Produtos baseado em cenário; um modelo de referência denominado Modelo Unificado que é referência nacional na área; um método inovador de Technology Roadmapping voltado para laboratórios de pesquisa, reconhecido internacionalmente. É co-autor do livro intitulado Gestão de Desenvolvimento de Produtos, referência na área de desenvolvimento de produtos (mais de 1.000 citações no Google Scholar). Em 2005, iniciou um programa de pesquisas em Gerenciamento Ágil de Projetos que resultou na proposta de dois métodos novos, para gerenciar a visão e realizar o planejamento iterativo, um pedido de registro de software, e o livro Gerenciamento Ágil de Projetos, pioneiro ao adaptar estes métodos ágeis para projetos de produtos manufaturados. Os resultados deste programa foram premiados pelas instituições Project Management Institute, International Project Management Association e Harold Kezner International Institute of Learning. Publicou mais de 30 artigos em periódicos e mais de 100 artigos em congressos, no Brasil e Exterior. Realizou contribuições técnicas, como assessorias e projetos de fomento para empresas e Fundações de Apoio de excelência. É parte do corpo de assessores das principais periódicos nacionais na área (Produção, Gestão e Produção e Revista Product), e realizou pareceres para periódicos internacionais como Technovation, IJOPM e IJPIM. Atuou em cargos administrativos na área de extensão, ensino e pesquisa na EESC-USP, entre eles coordenador e vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção. Foi presidente do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos (IGDP) na gestão 2010, apoiando seus eventos como o Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto e organizou duas edições do Workshop do IGDP. Em 2014 publicou online um curso de Gerenciamento de Projetos para multidões, tipo MOOC, na plataforma Veduca com mais de 79.000 acessos. Professor na Universidade de São Paulo, EESC desde 2001, orienta mestrandos e doutorandos desde 2005.Realizou a sua formação de graduação e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1993 e 1997), doutorou-se em Engenharia Mecânica e obteve o título de livre docente em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos pela Universidade de São Paulo (2002 e 201, respectivamente).

Prof. Dr. Hernan Dario Ceron Muñoz

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Nacional de Colombia (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2004) e doutorado em Engenharia mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2009). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aerodinâmica Experimenal, atuando principalmente nos seguintes temas: multi-winglets, tip-sails, induced drag, bwb e blended wing body.

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase Eletrotécnica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Em outubro de 2007 ingressou como professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado na mesma instituição.Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: geração distribuída, proteção de sistemas elétricos, distribuição de energia elétrica e sistemas de transmissão de energia elétrica em corrente contínua.


Márcia Mendes Ruíz Cantano

Licenciada em Pedagogia pela USP. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação pela USP. Doutoranda em Educação pela USP. Servidora da FCFRP desde 2008. Atua nas seguintes áreas: assessoria pedagógica universitária, apoio pedagógico ao estudante universitário, formação de professores, programa de tutoria e programa PAE.

Profa. Dra. Luciana Montanari

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fabricação e Projeto de Precisão e Conformação dos Metais.

Profa. Dra. Elizângela de Jesus Cândido de Moraes

É docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) da Escola de Engenharia de Lorena/ Universidade de São Paulo (EEL/ USP) atuando no Departamento de Engenharia Química (DEQUI), atualmente no nível MS-3.1 (Professor Doutor).

Atua com pesquisas na área de balanço de massa e energia em processos químicos, tendo no DEQUI parceria com o Laboratório de Processos de Separação (LPS). Graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Universidade de São Paulo - USP/ EEL em 2003, conclui o doutorado em 2008 (com o apoio de bolsa FAPESP) em Biotecnologia Industrial pela mesma universidade. Em 2010, concluiu pós-doutoramento (com o apoio de bolsa CAPES).

Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais, atuando principalmente nas áreas de aproveitamento de resíduos, bioconversão e planejamento de experimentos. Possui experiência didática em nível médio e profissionalizante, graduação e pós graduação. Na graduação ministra aulas de Balanço de Massa e Energia, Química Geral Experimental I e Físico Química e no Colégio Técnico de Lorena (COTEL) aulas de Físico Química II.

É coordenadora do Curso de Engenharia Química da EEL/ USP.

Profa. Dra. Vera Lúcia Arantes

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1991), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, no Departamento de engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em processamento de materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sinterização, prensagem a quente, sinterização assistida por campo elétrico, materiais com gradiente funcional, cerâmicas para ferramentas de corte, compósitos de matriz cerâmica, cermetos, ressoadores dielétricos, cerâmicas piezoelétricas, cerâmicas covalentes, moagem de alta energia. É líder do grupo de pesquisa em Materiais com Gradiente Funcional. É coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, vice-chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC/USP. além disso, é membro da Comissão de Graduação, da Egrégia Congregação, do Conselho Técnico administrativo e da Comissão de Cultura e Extensão da EESC/USP. Em 2020, como membro da CG, participou ativamente da organização das atividades de capacitação dos corpos docente e discente, relacionadas às mudanças no processo de de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. No mesmo ano, foi responsável pela elaboração do novo Projeto pedagógico do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da USP. É supervisora do laboratório de Materiais Cerâmicos e do Laboratório de materiais com gradiente funcional. Em função do isolamento social imposto pela pandemia no ano de 2020, no período também foram desenvolvidas e oferecidas avaliações a serem aplicadas a distância. Para tal, foram desenvolvidas, para as disciplinas oferecidas, um banco de questões com média de 20 questões para cada questão das avaliações aplicadas regularmente. As avaliações foram aplicadas e o processo se mostrou bastante interessante, dada a transparência do processo e eficiência de comunicação com o corpo discente. Esse processo deve se manter com a volta dos cursos presenciais.

Prof. Dr. Jefferson Lins da Silva

Engenheiro Civil - UFAL (2004), Mestre em Geotecnia - EESC/USP (2006), Doutor em Eng. Civil (Eng. de Estruturas) - EESC/USP (2011) com período sanduíche na University of Nebraska-Lincoln. Pós-Doutor em Eng. Civil - EESC/USP (2013). Pós-Doutor em Geotecnia (Geossintéticos) – FEUP/Portugal (2017). Professor Efetivo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), pertencente ao Departamento de Geotecnia (SGS). Leciona para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental sobre temas relacionados à Mecânica dos solos e Geossintéticos. Na EESC-USP, é professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes. Responsável pelo Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP. Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vice-coordenador da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Civil da EESC/USP.

Prof. Dr. Maximiliam Luppe

Possui graduação em Fisica Computacional - Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar (1994), mestrado em Física - Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor MS-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: fpga, processamento de imagens, processamento de sinais, vhdl e dispositivos reconfiguráveis.