Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003), com estágio no Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar. É pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2004. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial (2009-2011 e 2019-2021) e chefe da Divisão de Geofísica Espacial (2011-2018), ambos do INPE. Desde 2020 é chefe da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia da Coordenação Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Geofísica Espacial, com ênfase em Física Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: coronal mass ejection, space weather, magnetic clouds, magnetic storms, geomagnetic storms e cosmic rays. Atualmente é membro do Comitê Gestor do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação do INPE (PrInt/CAPES).
Possui graduação em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007), Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2007-2014). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e modelagem numérica tridimensional (MHD) da interação do vento solar com a magnetosfera terrestre, assim como em Física Solar Terrestre, no estudo de estruturas solares que impactam os processos físicos, na região da Magnetopausa, lâmina de plasma, corrente de anel, cinturões de radiação, ionosfera e em solo. No INPE, durante o período de 2014-2015, atuou como bolsista de Pós-Doutorado do CNPq. Em seguida, foi bolsista PCI-DA do CNPq, realizando estudo dos efeitos de estruturas do vento solar e impacto nas GICs (2015-2018). Tem desenvolvido um modelo MHD3D da interação do vento solar com a magnetosfera global e interna, adaptado para ser executado em GPU (2015-atual). Participou do projeto, assimilação, processamento e disseminação de dados de plataformas orbitais, como bolsista PCI-DB do CNPq entre 2020-2021, no Programa de Clima Espacial do EMBRACE. Tem sido pesquisador de pós-doutorado no China-Brazil Joint Laboratory for Space Weather (CBJLSW/EMBRACE), entre 2018-2020 e desde 2021, atuando na área de interação do vento solar com a magnetosfera global e interna utilizando o modelo SWMF/BATS-R-US, conjuntamente com dados de observações de satélites. Também integrou a equipe de treinamento para o Serviço de Meteorologia Espacial Aeronáutica (CIMAER) e tem ministrado aulas no Curso de Doutorado da Pós-Graduação em Geofísica Espacial do INPE.
Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica (2002) e mestrado (2004) e doutorado (2008) em Geofísica Espacial, tendo realizado doutorado sandwich (2006-2007) na School of Electrical and Computer Engineering da Cornell University, EUA. Entre 2008-2010 realizou pesquisa de pós-doutorado na Divisão de Aeronomia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é professor em período integral na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) lecionando na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, e também membro do programa de pós-graduação em Física e Astronomia no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD). Atua nas áreas de Física Espacial, Aeronomia e Propagação de Ondas de Rádio trabalhando principalmente com os seguintes temas: monitoramento ionosférico por meio do GPS, ionossondas, instrumentos ópticos e medidas in-situ por satélites, efeitos ionosféricos sobre os sinais dos sistemas globais de navegação por satélite (GNSS), processos de acoplamento ionosfera/termosfera, modelagem ionosférica, cintilação ionosférica, rádio ocultação por GPS e rádiotomografia ionosférica.
Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: aeroluminescência (ou airglow), ondas de gravidade, fotômetro, mesosfera, radar meteórico, ionosonda, imageador e interferômetro Fabry-Perot. É responsável pelo Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba (OLAP) que tem como finalidade realizar observações rotineiras de parâmetros geofísicos através de equipamentos adquiridos a partir de convênios técnico-científicos com o INPE a as universidades de Illinois e Clemson. Atua tanto na graduação como na pós-graduação.
Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Física Nuclear/Plasmas pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986). Atuou como pesquisador do INPE (1980-1994), professor colaborador do ITA (1988-1990) , UNESP/Guaratingueta (1989-1992) e da UCB (1998-2001). Ele realizou varios trabalhos como colaborador/consultor para AEB Agência Espacial Brasileira, foi membro do conselho superior da FAP DF, membro da SAB-Sociedade Astronomica Brasileira e também do COSPAR- Committee on Space Research. Exerceu o cargo de Assessor/Analista de projetos dos Programas RHAE e PADCT no MCTI no período de 1992 a 1996. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília atuando como coordenador do Laboratório de Física dos Plasmas e do Observatório Astronomico Didático do IF na Fazenda Agúa Limpa da UnB. Ele tem experiência na área de Física e Tecnologia de Plasmas com enfase na Simulação de Plasmas Espaciais em Laboratório. O Professor/Pesquisador também possui expressiva experiência em outras aplicações aeroespaciais como é o caso do desenvolvimento de Propulsores a Plasma para Satélites. Na área de tecnologia de plasmas merece menção a sua experiência nas áreas de eliminação de poluentes atmosféricos , desinfecção de superfícies e no tratamento de materiais com plasmas. Ele também tem atuado na área de divulgação e ensino da área espacial propondo e ministrando cursos nas áreas de Física dos Plasmas e de Ciência e Tecnologia Espacial. Cursos de extensaõ, graduação e pós graduação foram criados. Destaque deve ser dado a sua participação nos programas AEB ESCOLA , EXPERIMENTOTECA MÓVEL e do MUSEU DE C&T de Brasília, proposto pela UnB e GDF em 2015. Ele é membro da SBF-Sociedade Brasileira de Física, SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da AAB- Associação Aeroespacial Brasileira.
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1982) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990). É pesquisador titular III, membro do corpo docente e chefe da linha de pesquisa de Física Solar da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Chefe da divisão de Clima Espacial. Responsável pelo execução do programa brasileiro de clima espacial EMBRACE. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Heliofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de explosões solares em ambientes inomogêneos complexos com diagnósticos em vários comprimentos de onda, atmosfera quiescente solar, instrumentação em rádio-astronomia, modelos de variáveis cataclísmicas magnéticas e modelos de previsão em clima espacial. Atualmente é gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Embrace (Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial). Vice presidente do "Panel on Space Weather" do COSPAR (2021-2024).
Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e em Física pela ULBRA (2017), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2005) e Doutora em Meteorologia pelo INPE (2010), com Doutorado Sanduíche realizado no Instituto Max Planck de Meteorologia - MPI-M/Alemanha (2007-2008) pelo CNPq. Realizou o primeiro Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/França (2010-2011) pelo CNPq, atuando na área de Sinótica e Dinâmica da atmosfera. O segundo Pós-Doutorado foi realizado no INPE (2011-2013) pela FAPESP na área de modelagem numérica para obtenção das projeções de cenários climáticos futuros. Ministrou aulas de Fenômenos de Transporte na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2013), e de Climatologia e Estatística-Probabilidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014). Atua como Pesquisadora na área de Cinturões de Radiação da Terra na Divisão de Clima Espacial - INPE (DICEP) desde o ano de 2014, sendo bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MCTI entre 2014 e 2017, Pós-doc Sênior pelo CNPq entre 2017 e 2018, e Pós-doc no China-Brazil Joint Laboratory for Space Weather (instalado no DICEP/INPE) de 2018 até os dias atuais. Realiza ministração de aulas na Pós-Graduação em Geofísica Espacial desde o ano de 2016 e treinamento para o Serviço de Meteorologia Espacial Aeronáutica (CIMAER) desde o ano de 2021.
Cosme earned his Bachelor's and master's degrees in Physics from Universidade Federal de Campina Grande (2010,2013) and his Ph.D. degree in Space Geophysics from Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2017). In 2024, he began his tenure as an assistant professor in the Physics department at the University Federal de Campina Grande. He has experience in Physics, Space Science in general, Aeronomy in general, ground-based airglow observations. Cosme's research interests lie in multi-technique remote sensing of the Earth's upper atmosphere. He works with ground- and satellite-based instrumentation to study both the quiet-time and storm-time behavior of this region at low-mid, and high-latitudes. These instruments include portable imaging systems, Global Navigation Satellite System (GNSS) receivers, ionossondes and Fabry-Perot interferometers. He is currently working on developing new techniques and algorithms to simultaneously analyze these multiple datasets to better understand the underlying electrodynamics of instability processes in the equatorial and mid-latitude ionosphere, as well as the physics coupling of the neutral atmosphere to the electrified plasma in the ionosphere.