Projeto Anariá

Ginecologia e valorização da mulher

O projeto Anariá reúne iniciativas de saúde feminina e de valorização da mulher, com ações concretas contra a violência doméstica contra mulheres.

A frente de ginecologia faz o rastreamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil.

Levamos atendimento completo, com consultórios instalados em contêineres, e realizamos uma série de exames, como o Cobas®, que permite que mulheres com resultado negativo para HPV fiquem 5 anos sem precisar voltar para a fila da saúde pública nas cidades em que visitamos.

Além disso, tratamos as lesões. Nossos consultórios itinerantes, montados sobre as carretas do SAS Brasil, são totalmente equipados para que essas lesões sejam curadas e o câncer não avance. Em casos mais graves, buscamos parcerias para atender as mulheres.

O projeto Anariá tem ainda a Frente de Valorização da Mulher, que faz a capacitação de profissionais locais para lidar corretamente com o tema delicado da violência doméstica. Além disso, atores voluntários fazem uma encenação sobre o ciclo da violência, em uma peça de teatro em que toda a população é convidada a assistir. Depois, as mulheres passam por uma oficina de embelezamento, com maquiagem, cabeleireiro e manicure.

Voltar para todos os projetos
Fotos: Ana Beatriz Sanchez, Beatriz Farrugia, Gabriel Trevisan, Maria Augusta Souza e Ton Pederneiras (equipe Comunicação SAS Brasil)