O SAS Brasil

Conheça a nossa ONG em vídeos e reportagens

O SAS Brasil é uma ONG itinerante criada em 2013 para unir duas paixões: viajar de carro e ajudar quem mais precisa. De lá para cá, já atendemos mais de 40 mil pessoas em 13 estados brasileiros. Realizamos ações de curta duração, alto impacto e com um legado duradouro.

Somos a ação social oficial do Rally dos Sertões, tradicional prova off-road realizada no país anualmente, em agosto. Levamos atendimento médico e uma série de ações para as populações carentes no entorno da competição. Além disso, realizamos ações autônomas com a participação de times de voluntários formados por profissionais multidisciplinares de várias áreas.


Atuamos principalmente em 5 frentes da saúde física e mental, com os seguintes projetos e iniciativas:

  • Projeto Anariá: projeto de saúde e valorização da mulher, com uma frente ginecológica que faz o rastreamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. Levamos atendimento completo, com consultórios instalados em contêineres, e realizamos uma série de exames, como o Cobas, que permite que mulheres com resultado negativo para HPV fiquem 5 anos sem precisar voltar para a fila. Além disso, tratamos as lesões. O projeto ainda realiza palestras sobre saúde da mulher e tem uma iniciativa sobre a violência doméstica.
  • Ver Magia: o projeto de oftalmologia do SAS Brasil leva atendimento completo a crianças em idade escolar com foco na melhoria da qualidade de visão e impacto decisivo na educação e na redução dos índices de evasão escolar. Além do completo atendimento, realizado com consultório oftalmológico itinerante completo, fazemos a doação de armações e lentes de grau a crianças que não têm acesso à saúde ocular. O dia do paciente termina com a projeção de um filme em uma tela de 180 polegadas acoplada ao nosso contêiner, oferecendo entretenimento inédito à maioria das crianças.
  • Sorrisaria: o projeto de saúde bucal do SAS Brasil leva atendimento odontológico a crianças em idade escolar, incluindo completo tratamento e pequenas intervenções para combate de cáries e outros problemas dentários, além de aulas interativas sobre escovação dos dentes, com uso de um divertido escovódromo montado no local das ações, para a parte prática das aulas, e doação de kits de higiene bucal para as crianças, incluindo pasta e escova de dentes e fio dental.
  • Dermatologia: o SAS Brasil realiza mutirões de câncer de pele nas populações rurais que trabalham expostas aos efeitos nocivos do sol, com identificação e tratamento de lesões e conscientização sobre a importância de se proteger dos raios solares, com a doação de protetor solar.
  • Puxirum: o projeto de psicologia do SAS Brasil tem uma frente voltada a educadores e lideranças locais para abordar o urgente tema da violência em ambiente escolar. Por meio de um aulão de 3 horas de duração, professores, diretores de escolas e funcionários da rede pública de ensino local aprendem a identificar e lidar com bullying e outros problemas comuns nas escolas.

Além da saúde, o SAS Brasil atua na Alegria, levando ações de entretenimento, esportes, oficinas de desenho e de pintura facial e muita diversão para as crianças. Gostamos de lembrar que, assim como a saúde é a alegria do corpo, a alegria é a saúde da alma. Cuidamos dos dois aspectos de forma sempre integrada. O SAS Brasil também atua realizando ações de sustentabilidade, como o plantio, em parceria com as secretarias locais de Meio Ambiente, de mudas nativas para compensar a emissão de carbono das nossas caravanas de carros, motos e caminhões para o transporte dos contêineres.

Acesse os links para conhecer melhor o trabalho que o SAS Brasil vem realizando

Destaque no 'Como Será?'

O programa "Como Será?", transmitido em rede nacional pela TV Globo, acompanhou o trabalho do SAS Brasil na cidade de São Raimundo Nonato (PI), durante o Rally dos Sertões 2018. Assista

SAS Brasil na TV Alesp

Os coordenadores Sávio Mourão, Ana Júlia Cussiol e Gabriel Toueg foram convidados para o programa "Nossa Entidade", da TV Alesp, em que puderam apresentar a ONG. Assista

TV mostra ação com índios terena

Em 2017, no Sertões daquele ano, a RedeTV! acompanhou nossa ação em uma comunidade indígena do MS. Veja

Unicamp destaca mobilização

O Portal da Unicamp publicou uma bonita entrevista sobre empreendimento social com nossas coordenadoras. Leia

Portal aborda a 1ª ação do SAS

Em 2013 o SAS Brasil nascia já impactando 1,5 mil no Rally dos Sertões. Foi destaque no UOL Dakar. Leia

Confira o trabalho que fizemos em 2017 com apoio da AmigoH contra o câncer de útero

Conheça os voluntários do SAS Brasil que participaram da 1ª ação no Piauí

Veja detalhes das cidades e dados das nossas ações

SAS Brasil: Dados