PESQUISA

Nosso foco é contribuir com o amadurecimento e projeção do campo das ciências da comunicação, envolvendo todas e todos nos eixos da produção científica e da investigação qualificada

Para difundir e democratizar o conhecimento

Na condição de universidade, a São Judas estimula a sintonia entre os pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para isso, convida alunos e professores a se envolver em ações que fomentem a geração e difusão do conhecimento.

Nos últimos anos, tivemos mais de 10 projetos de pesquisa contemplados pelo programa de Iniciação Científica da universidade. Nossos docentes mestres e doutores orientam estudos que abrangem a análise crítica da mídia, o estudo de obras audiovisuais e a reflexão sobre o impacto social dos meios de comunicação.

Em 2020, também lançamos Narratio, nosso periódico científico da área dedicado à publicação e divulgação de artigos, entrevistas e resenhas que contribuam para oxigenar a pesquisa no campo.


Conheça a revista:

REVISTA NARRATIO

Narratio – Estudos de Comunicação, Linguagens e Mídias é um periódico eletrônico semestral de caráter científico vinculado à área de Comunicação e Artes da Universidade São Judas Tadeu. Tem como objetivo promover a difusão de conhecimento e de pesquisas que coloquem em diálogo a análise de processos e produtos midiáticos e aportes teórico-metodológicos das ciências da comunicação e dos estudos da narrativa, da linguagem e da cultura.

Constituída no âmbito do Grupo de Pesquisa em Narrativas, Estética e Estudos de Linguagem (NEEL), composto de docentes de Comunicação e Artes da Universidade São Judas, a revista se destina a trabalhos que tenham como objeto de estudo a comunicação social em variados suportes, meios, gêneros e manifestações. Acolhe, assim, produções que contribuam para examinar as práticas de produção de sentido e circulação de discursos na contemporaneidade, tendo nas mídias, suas narrativas e suas interfaces socioculturais local privilegiado de problematização.

Narratio aceita artigos em fluxo contínuo que se alinhem ao foco e ao escopo da revista. Os textos podem ser assinados por mestres, doutorandos e doutores e têm seções específicas para graduandos e recém-graduados e para publicar entrevistas e resenhas de obras científicas.

Acesse o site da revista e submeta trabalhos aqui.


Primeira edição

Lançado em dezembro de 2020, o número 1 de Narratio reúne artigos sobre cinema e apropriação queer, telejornalismo e vigilância pautada pela captura de dados

Confira a revista clicando na imagem à esquerda!


Para debater os temas-chave da área

Contamos com um corpo docente qualificado, composto de mais de 90% de mestres, doutores ou pós-doutores em suas áreas de saber. Participamos de congressos nacionais e internacionais, publicamos trabalhos em revistas científicas e buscamos estar conectados aos temas emergentes do campo científico e do mercado da comunicação para incrementar nossas aulas e qualificar o debate com alun@s e colegas. Desde 2018, começamos a estruturar o NEEL, nosso grupo de pesquisa institucional.


Conheça o grupo de pesquisa:

Grupo de Pesquisa em Narrativas, 

Estética e Estudos da Linguagem (NEEL)

Diretamente conectada ao desenvolvimento da filosofia, artes e ciências humanas, incluindo a teoria literária, a longa tradição dos estudos da narrativa encontra nas mídias – em suas configurações corpóreas, sonoras, visuais, verbais e convergentes – terreno fértil para problematizar algumas de suas noções de base. A partir de diferentes lugares teórico-metodológicos, como a narratologia, a análise do discurso, o estruturalismo e o paradigma corpóreo, contribuições de diferentes autores nos séculos XX e XXI reforçam a compreensão da pesquisa em torno do narrar como eixo central na investigação sobre mídias, processos estéticos, formas mediadas, massivas e pós-massivas, de comunicação. Importa a investigação sobre os lugares e posições de onde emanam os discursos identitários, as fronteiras cada vez mais frágeis que separam o eu/nós do outro diante da apreciação de obras, bens e produtos da cultura e os efeitos de sentido nos campos da informação jornalística, da arte, da ficção escrita e audiovisual, publicitária e formatos híbridos. A proposta do Grupo de Pesquisa em Narrativas, Estética e Estudos da Linguagem (NEEL) coloca em diálogo tais reflexões, com ênfase na mediação e na conformação narrativa de sensos estéticos na apreensão da realidade e sua produção. Por meio de pesquisas que elucidam processos produtivos e criativos, o grupo contribui para a formação de estudiosos especializados na leitura das relações entre mídias, narrativas e experiências estéticas.

Confira a página do grupo no Diretório de Pesquisa CNPq: