Projeto de Criptografia

Bom dia, boa tarde, boa noite para você, leitor do Sagrada News!!!

O nosso querido professor Felipe deu início ao projeto de Criptografia com os alunos que fazem a eletiva  de Lógica da Programação e Matemática Computacional.

A nossa equipe esteve lá e cobriu tudo o que aconteceu! Vem ver o que rolou 😉

Vocês imaginavam que iriam ter esse tipo de projeto dentro da eletiva? E se não, o que imaginavam?

"Eu não imaginava que teria porque é algo grande né, meio complicado de fazer, por isso achei muito interessante a ideia do professor Felipe de proporcionar isso para nós, porque é algo diferente e é sempre bom ter novos conhecimentos.” 

Andriely Gonçalves - 9ºB

"Não imaginava, de começo, quando escolhi essa eletiva, achava que iria ser tudo muito pesado, que iríamos ter muita coisa teórica, mas na verdade estamos fazendo muitas coisas práticas."

Amanda - 2º Ensino Médio

"Acho que talvez sim, porque a eletiva está dentro dessa área, mas não acreditava que seria algo mais relacionado à matemática, mas mesmo assim é bem interessante."

Mateus Neves - 3° Ensino Médio

"Eu já achava que iria ser algo sobre matemática, não nessa área mais prática, mais diferente, mas mesmo assim gostei bastante."

Layza Caroline - 2° Ensino Médio



Quais são suas expectativas para o final do projeto? 

“Minhas expectativas são altas, acho que vai ser bem divertido de fazer e acredito que no final vai ficar bem legal o projeto.”

Andriely Gonçalves - 9ºB

“Acho que vai dar para tirar bastante coisa importante dessa eletiva, mesmo que, no futuro, eu não escolha estudar numa área que envolve o que estamos fazendo no projeto.”

Amanda - 2º Ensino Médio

“Acho que são expectativas boas, já que é uma matéria bem interessante.”

Mateus Neves - 3° Ensino Médio

“Acho que minhas expectativas são altas, espero que a gente faça um trabalho legal até o final do semestre!”

Layza Caroline - 2° Ensino Médio



Qual foi a reação de vocês ao descobrirem o que iriam fazer na eletiva?

“Minha reação foi boa, achei muito bom a maioria das aulas serem práticas, porque acho que aprendemos melhor assim.”

Andriely Gonçalves - 9ºB

"Eu fiquei bem animada e ao mesmo tempo surpresa. Acho que vai ser bem legal aprender um pouco mais sobre.”

Amanda - 2º Ensino Médio

“Eu já tinha mais ou menos uma ideia de que seria em relação a isso, então não fiquei muito surpreso, mas foi bacana, foi legal.”

Mateus Neves - 3° Ensino Médio

“Ah, eu fiquei bem surpresa, porque é uma coisa totalmente fora da minha rotina, mas achei bem legal.”

Layza Caroline - 2° Ensino Médio

"Bom dia a todos, a gente está começando a estudar o conteúdo sobre criptografia. A criptografia é a técnica utilizada durante muitos anos para transpor as letras e transformar o conteúdo em outras informações, ou seja, para confundir e proteger as informações de lugares diferentes. Ela começou a ser usada, o exemplo que é mais conhecido é o da Cifra de César, ela  foi utilizada durante o Império Romano para passar as ordens do imperador para os generais no campo de batalha para eles não terem a mensagem interceptada ao longo da história, então, ele pegava dois discos concêntricos, ou seja, no mesmo centro, com um círculo dentro do outro, e eles mudavam  de lugar as letras."

 Davi - 2º Ensino Médio



"Teve também o exemplo da guerra mundial onde os alemães (o exército nazista) usavam mensagens criptografadas para passar informações da Alemanha para os generais, soldados, etc. O Alan Turing, o famoso “pai da computação”, ele desenvolveu uma máquina junto com os assistentes dele que descriptografava essas informações. Isso acelerou muito e ajudou eles a interceptar várias mensagens de generais alemães e a vencer a guerra."

Luiz - 2º Ensino Médio


"A guerra foi encurtada inclusive por dois anos e salvou 14 milhões de vidas por conta dessa quebra da criptografia. A criptografia conforme os mecanismos, no caso da Segunda Guerra Mundial, eles usavam uma máquina que podia gerar 160 trilhões de possibilidades diferentes de criptografia, então quanto mais complexas e mais peças envolvidas para mudar via cálculos a informação, mais possibilidades gera, isso aplicando no campo da matemática, entra no caso das fatoriais, que são as possibilidades geradas a partir de um número de elementos dentro de um conjunto."

Davi - 2º Ensino Médio

No dia 17 de fevereiro, o professor Jorge Felipe realizou uma atividade com seus alunos na eletiva de Lógica de programação e Matemática Computacional, onde eles fizeram um instrumento que era usado como método de comunicação nas guerras.

“Basicamente é a Criptografia de Julio Cesar. Ela serve para mandar mensagens codificadas, mas para isso é necessário fazer um comando inicial”, explica o professor.

Após os alunos terminarem de montar o instrumento, foi realizada uma atividade em grupo ao ar livre, onde o professor daria um comando inicial e o grupo que acertar a palavra codificada primeiro ganha.