Na Íntegra é o espaço em que você, leitor, poderá conhecer mais sobre funcionários e alunos da Escola Sagrada Família através das entrevistas semanais.

Professor Felipe

Na última semana os alunos da Eletiva de Produção Audiovisual entrevistaram o Professor Jorge Felipe que leciona as matérias de física e matemática para o Ciclo II e Ensino Médio. 

Confira a entrevista:  

1- De onde surgiu sua paixão pela matemática e física?



R: Na verdade mesmo, eu queria ser professor de português e inglês. Eu tinha uma adoração pela gramática e pela parte da literatura, mas quando eu entrei no ensino médio, o inglês ficou um pouquinho difícil porque eu era aluno da escola estadual. De contrapartida, as professoras de física, química e matemática começaram a mostrar um jeito tão diferente de dar aula, relacionando as fórmulas matemáticas com a história, que a facilidade que eu tinha com matemática foi só se aprimorando no decorrer dos 3 anos de ensino médio, e então resolvi prestar o vestibular de matemática. Gosto ainda da língua portuguesa, e principalmente da literatura, como Machado de Assis, José de Alencar e entre outros, mas a matemática foi ganhando mais espaço dentro desse meio.



2- Qual foi a situação mais engraçada que você presenciou com algum aluno?


R: Situação mais engraçada....olha, teve uma vez que eu estava fazendo chamada, estava com meu diário de classe aberto, e de repente um aluno chegou perto de mim sem ar e tossindo, e quando fui ver, uma peça de corretivo voou em cima do meu diário. Eu fiquei parado...olhando... a sala toda parou vendo minha reação. Pensei "tá acontecendo isso mesmo?", pois ele cuspiu uma parte do corretivo na minha mesa e fiquei "o que ele estava fazendo com o corretivo na boca?". Acho que essa foi a situação mais engraçada que tive.



3- Qual foi sua reação ao ler os recados dos alunos no rascunho da prova de matemática?


R: Olha, teve muitos ali que me surpreenderam, mas não fiquei triste, só fiquei pensativo. Eu fiz uma reflexão do que será que levou eles terem colocado aqueles recadinhos carinhosos nas provas. Eu entendo que muitos não tem afinidade e podem achar difícil, porém também entendo que um pouquinho mais de empenho nas questões poderiam ter resolvido a prova melhor. Mas não fiquei chateado, só fiz uma reflexão, medindo o empenho do aluno, e pensando "será que ele estudou ou será que ele abriu o caderno?"



4- Pretende se especializar em mais alguma coisa?


R: Sim, fiz meu mestrado em física, porém pretendo fazer um doutorado na área da matemática dos anos iniciais. Inclusive, até acompanho um professor da Unicamp que foca exatamente nesse quesito, pois muitos bloqueios que os alunos dos 6º anos ao ensino médio têm é devido ao fato deles não entenderem os princípios da matemática ensinados do 1º ao 5º ano, como: as operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Então, no meu doutorado, eu queria fazer algo nessa área. Eu tenho estudado sobre isso, pois já tenho alguns livros desse professor, mas pretendo entrar em contato com ele ou com a Unicamp para começar a fazer as aulas.



5- O que você mais gosta de fazer no tempo livre?


R: Ah, eu tenho bastante coisa...eu gosto bastante de cozinhar, de assistir séries e filmes nos streamings. Gosto de rever séries, como por exemplo: eu assisti Diários de um Vampiro 3 vezes, e agora estou revendo pela 4 vez, pois me relaxa a mente. Gosto de ouvir música, fazer musicoterapia... Mas o que mais gosto é de ouvir música enquanto cozinho, pois me dá um gás.



6- Qual seu cantor favorito?


R: Nossa tem tantos... Vou falar da minha época de adolescente, pode? Rsrs

Quando eu era jovem gostava de ouvir Christina Aguilera, Britney Spears, Backstreet Boys, Annie Singer e também tinha a Shakira... Essas eram as internacionais. As brasileiras eram: Ivete Sangalo, muito axé, dançantes né; os sertanejos Zé Henrique e Gabriel... sou muito eclético! A minha playlist ao mesmo tempo que está em Zé Henrique e Gabriel, vai do nada para Pabllo Vittar, Ivete Sangalo, Anitta e de repente Shakira. Rsrs.



7- Quais são as pessoas que você é mais próximo da escola?


R: Hm... Mais próximo de afinidade é o Luciano, até que foi por meio dele que eu vim dar aula na Sagrada Família. Tem a Fabi, tem a Regiane, as meninas da secretária...(bastante gente rsrs)



8- Qual seu talento mais diferente ou o que você mais admira em você?


R: A responsabilidade e a organização. Se me tira da minha organização, eu fico perdidinho que nem uma barata tonta. Então, acho que meu maior talento é ser responsável com minhas coisas e com o meu trabalho, e a minha organização.




Obrigada pela entrevista!