ENSINO REGULAR
Na continuidade de anos anteriores, os alunos do ensino regular, básico e secundário, podem participar em Projetos Erasmus+ que decorram no Agrupamento.
As candidaturas estão abertas até 1 de novembro de 2024.
O formulário de candidatura encontra-se em anexo e os candidatos serão contactados para uma reunião.
Caso já tenham preenchido o formulário para este ano letivo, não o devem fazer novamente
NOTA: Para aceder ao formulário deve abrir o mail institucional noutro separador
ANO LETIVO 2024/2025
Critérios de seleção dos participantes nas mobilidades do Projeto Erasmus
A Acreditação Erasmus surge no âmbito do trabalho que o AESM tem vindo a desenvolver com o intuito de melhorar as práticas educativas nele implementadas e visa dar resposta a algumas das necessidades identificadas no Agrupamento.
O projeto centra-se em quatro temáticas prioritárias às quais estão associadas diferentes modalidades de formação (Job shadowing, Cursos Estruturados e Mobilidade para alunos):
1| Construir pontes para o Futuro: aumentar o nº professores com proficiência em inglês, garantindo o funcionamento de pelo menos 1 turma CLIL do 5º ao 9º ano, valorizando práticas de ensino inovadoras.
2| Avaliar para a melhoria da qualidade das aprendizagens, com vista à melhoria das taxas de sucesso e médias do ensino secundário.
3| Construir uma Escola aberta para o mundo, aumentando o número de projetos internacionais em 50% e envolvendo, no mínimo, 5% do pessoal docente/Staff e alunos dos diferentes níveis de ensino.
4| Conseguir que 5% dos alunos participem em projetos internacionais relacionados com a arte, a educação ambiental e STEAM.
Estas áreas de intervenção têm como desígnio:
a) Consciência de cidadania europeia
b) Proficiência da língua inglesa
c) Inclusão
d) Ensino inovador
Critérios de seleção de alunos
CONDIÇÕES
Os alunos devem apresentar o formulário de inscrição, devidamente preenchido, explicitando claramente a autorização do Encarregado de Educação na participação do seu educando na mobilidade e o compromisso de cumprimento do plano de recuperação das aprendizagens.
Para a seleção dos alunos, são considerados os alunos que não tenham registos de comportamentos incorretos, valorizando-se o comportamento, responsabilidade e autonomia (Domínio das atitudes e valores). A existência de ocorrências disciplinares é fator de penalização ou exclusão.
Os alunos que, no mesmo ciclo de ensino, já tenham participado em mobilidades Erasmus+ terão um fator de penalização. Pretende-se, assim, proporcionar ao maior número possível de alunos a oportunidade de participar nas mobilidades Erasmus+.
CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO:
1.º CRITÉRIO – Resultados académicos
Será atribuída a seguinte pontuação aos resultados académicos obtidos pelo aluno no período anterior à mobilidade:
5 pontos: média acima de 17 valores ou de 5 valores (no ensino básico)
4 pontos: média de 13 a 16 valores ou de 4 valores (no ensino básico)
3 pontos: média de 10 a 12 valores ou de 3 valores (no ensino básico)
A proficiência na língua estrangeira de trabalho a que se refere a mobilidade (Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou outra), a aferir com base na classificação obtida na respetiva disciplina de língua estrangeira, se o aluno estiver matriculado na mesma, ou pela aplicação de um teste de proficiência, pode obrigar à necessidade de frequentar um curso de aperfeiçoamento da língua, para o qual o candidato deve obrigatoriamente ter disponibilidade.
2.º CRITÉRIO – Envolvimento nas atividades do projeto
Disponibilidade para participar em trabalhos extracurriculares, pedidos no âmbito do projeto de mobilidade:
● integração em projetos transversais da escola como clubes, projetos etwinning ou outros - valorização até 5 pontos;
● colaboração nas atividades de acolhimento de mobilidades de alunos de parceiros Erasmus+ - valorização até 5 pontos;
● realização de trabalhos digitais ou outros, para apresentação nas mobilidades de alunos - valorização até 20 pontos.
3.º CRITÉRIO – Ação Social Escolar
Será atribuída a seguinte pontuação aos alunos apoiados pelo ASE:
5 pontos: Aluno com Escalão A
4 pontos: Aluno com escalão B
3 pontos: Aluno com escalão C
2 pontos: Aluno sem escalão
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os critérios de desempate são os seguintes:
1.º critério: Ser aluno apoiado pelo ASE
2.º critério: Média mais elevada obtida sem arredondamento ou aluno com mais menções de MB no domínio cognitivo nas avaliações intercalares
3.º critério: Os alunos que frequentam os anos de escolaridade mais elevados terão preferência
NOTAS FINAIS:
Nota 1: Poderão ser acrescentados critérios de seleção de docentes/staff ou alunos, tendo em conta a especificidade da mobilidade em questão, cujo desenvolvimento assim o justifique.
ENSINO PROFISSONAL
No ano letivo 2024/25 o Agrupamento vai disponibilizar a possibilidade dos alunos do Ensino Profissional realizarem parte da sua Formação em Contexto de Trabalho no estrangeiro, no âmbito do Projeto Erasmus+.
Pretende-se dar aos alunos a possibilidade de conhecerem novas realidades, culturas e línguas no âmbito da sua formação profissional, realizando a Formação em Contexto de Trabalho em Espanha (Lugo, Pontevedra) com a duração de 45 dias.
O número de alunos a selecionar será de 8.
Estão abertas as candidaturas até 10 de outubro, para alunos do 2.º e 3.º ano dos Cursos de:
T. de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
T. de Multimédia
T. de Informação e Animação Turística
O formulário de candidatura deve ser preenchido pelos interessados que serão contactados para uma entrevista, componente integrante do processo de seleção.
Os candidatos serão selecionados em função dos critérios de seleção.
Os alunos selecionados terão de ter o acordo/autorização dos respetivos encarregados de educação.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1. Ponderação na seleção de 45% - Mérito na componente de formação técnica, calculado com base nas classificações de todos os módulos lecionados e concluídos;
2. Ponderação na seleção de 35% - Mérito na componente de formação sociocultural e científica, calculado com base nas classificações de todos os módulos lecionados e concluídos;
3. Ponderação na seleção de 10% - Mérito pessoal revelado na entrevista pessoal, onde se pretende avaliar as competências pessoais e sociais suficientes para desenvolver a sua formação em contextos diferentes dos habituais. Será valorizada a participação em projetos desenvolvidos na Escola, a pertença a qualquer tipo de ONG ou a participação em programas de voluntariado, devidamente comprovados, assim como o interesse e a iniciativa demonstrada.
4. Ponderação na seleção de 10% - Mérito pessoal revelado durante todo o percurso escolar do aluno em função da assiduidade, pontualidade e comportamento.
A comissão responsável pela avaliação e seleção dos participantes engloba elementos da Equipa Erasmus+, o Coordenador dos Cursos Profissionais e o Diretor do Curso de cada participante.