ENSINO REGULAR
Na continuidade de anos anteriores, os alunos do ensino regular, básico e secundário, podem participar em Projetos Erasmus+ que decorram no Agrupamento.
As candidaturas estão abertas até 10 de outubro de 2025.
Os alunos que pretendem participar devem preencher o seguinte formulário de candidatura e os candidatos selecionados serão contactados para uma reunião. O preenchimento deste formulário é obrigatório, mesmo que já tenham entregue documento em papel, na Biblioteca, manifestando intenção de participar.
NOTA: Para aceder ao formulário deve abrir o email institucional noutro separador.
ANO LETIVO 2025/2026
Critérios de seleção dos participantes nas mobilidades do Projeto Erasmus+
A Acreditação Erasmus surge no âmbito do trabalho que o AESM tem vindo a desenvolver com o intuito de melhorar as práticas educativas nele implementadas e visa dar resposta a algumas das necessidades identificadas no Agrupamento.
O projeto centra-se em quatro temáticas prioritárias às quais estão associadas diferentes modalidades de formação (Job shadowing, Cursos Estruturados e Mobilidade para alunos):
1| Construir pontes para o Futuro: aumentar o nº professores com proficiência em inglês, garantindo o funcionamento de pelo menos 1 turma CLIL do 5º ao 9º ano, valorizando práticas de ensino inovadoras.
2| Avaliar para a melhoria da qualidade das aprendizagens, com vista à melhoria das taxas de sucesso e médias do ensino secundário.
3| Construir uma Escola aberta para o mundo, aumentando o número de projetos internacionais em 50% e envolvendo, no mínimo, 5% do pessoal docente/Staff e alunos dos diferentes níveis de ensino.
4| Conseguir que 5% dos alunos participem em projetos internacionais relacionados com a arte, a educação ambiental e STEAM.
Estas áreas de intervenção têm como desígnio:
a) Consciência de cidadania europeia
b) Proficiência da língua inglesa
c) Inclusão
d) Ensino inovador
Critérios de seleção de alunos
CONDIÇÕES
Os alunos devem submeter o formulário de inscrição, devidamente preenchido, mesmo que já tenham entregue documento em papel, na Biblioteca.
Para a seleção dos alunos, são considerados os alunos que não tenham registos de comportamentos incorretos, valorizando-se o comportamento, responsabilidade e autonomia (Domínio das atitudes e valores). A existência de ocorrências disciplinares é fator de penalização ou exclusão.
Os alunos que, nos últimos 3 anos, já tenham participado em mobilidades Erasmus+ terão um fator de penalização. Pretende-se, assim, proporcionar ao maior número possível de alunos a oportunidade de participar nas mobilidades Erasmus+.
CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO:
1.º CRITÉRIO – Resultados académicos
Será atribuída a seguinte pontuação aos resultados académicos obtidos pelo aluno no período anterior à mobilidade:
5 pontos: média acima de 17 valores ou de 5 valores (no ensino básico)
4 pontos: média de 13 a 16 valores ou de 4 valores (no ensino básico)
3 pontos: média de 10 a 12 valores ou de 3 valores (no ensino básico)
A proficiência na língua estrangeira de trabalho a que se refere a mobilidade (Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou outra), a aferir com base na classificação obtida na respetiva disciplina de língua estrangeira, se o aluno estiver matriculado na mesma.
2.º CRITÉRIO – Envolvimento nas atividades do projeto
Disponibilidade para participar em trabalhos extracurriculares, pedidos no âmbito do projeto de mobilidade:
● integração em projetos transversais da escola como clubes, projetos etwinning ou outros - valorização até 5 pontos;
● colaboração nas atividades de acolhimento de mobilidades de alunos de parceiros Erasmus+ - valorização até 5 pontos;
● realização de trabalhos digitais ou outros, para apresentação nas mobilidades de alunos - valorização até 20 pontos.
3.º CRITÉRIO – Ação Social Escolar
Será atribuída a seguinte pontuação aos alunos apoiados pelo ASE:
5 pontos: Aluno com Escalão A
4 pontos: Aluno com escalão B
3 pontos: Aluno com escalão C
2 pontos: Aluno sem escalão
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os critérios de desempate são os seguintes:
1.º critério: Ser aluno apoiado pelo ASE.
2.º critério: Média mais elevada obtida sem arredondamento.
3.º critério: Os alunos que frequentam os anos de escolaridade mais elevados terão preferência.
NOTAS FINAIS:
Nota 1: Poderão ser acrescentados critérios de seleção de docentes/staff ou alunos, tendo em conta a especificidade da mobilidade em questão, cujo desenvolvimento assim o justifique.
ENSINO PROFISSONAL
Abertura das Candidaturas para Estágios Internacionais Erasmus +
No ano letivo 2025/26 a Escola Secundária Sá de Miranda participa no ano letivo 2025/26 no Programa de Mobilidade Europeia Erasmus+, proporcionando aos alunos dos cursos profissionais Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, Técnico de Multimédia, Animador Sociocultural e Técnico de Informação e Animação Turística experiências de formação noutro país. Pretende-se proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecerem novas realidades, culturas e línguas no âmbito da sua formação profissional, realizando a Formação em Contexto de Trabalho em Espanha com a duração de 45 dias. As candidaturas estão abertas de 03 a 10 de outubro de 2025, e devem ser feitas através do seguinte Formulário . Os candidatos serão selecionados em função dos critérios de seleção.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1 - Pon
deração de 40% - Mérito na Componente de Formação Técnica
A componente de mérito técnico será calculada com base nas classificações obtidas em todos os módulos lecionados e concluídos até 31 de julho de 2025. Este critério tem como objetivo avaliar o desempenho académico dos candidatos em termos da sua formação técnica, assegurando que os alunos selecionados demonstram uma sólida base de conhecimentos e competências específicas no seu campo de estudo.
2 - Ponderação de 30% - Mérito na Componente de Formação Sociocultural e Científica
A componente de mérito sociocultural e científica será calculada com base nas classificações obtidas em todos os módulos lecionados e concluídos até 31 de julho de 2025 que abranjam áreas de conhecimento relacionadas com a formação sociocultural, científica e interdisciplinar do aluno.
3 - Ponderação de 20% - Mérito Pessoal na Entrevista e Carta de Motivação
O critério de mérito pessoal será avaliado com base no desempenho do candidato na entrevista pessoal e na carta de motivação, onde se pretende analisar as competências pessoais e sociais do aluno, essenciais para o desenvolvimento da sua formação em contextos diferentes daqueles a que está habituado. Este fator visa identificar a capacidade do aluno para se adaptar, interagir e contribuir em novos ambientes, incluindo contextos interculturais e profissionais.
4 - Ponderação de 10% – Mérito Pessoal Revelado Durante o Percurso Escolar
Este critério avalia a postura do aluno ao longo do seu percurso escolar, tendo em conta a assiduidade, pontualidade e, sobretudo, o comportamento demonstrado em contexto educativo.
Para que este mérito seja atribuído, o aluno deve evidenciar um comportamento irrepreensível, não podendo ter qualquer participação disciplinar, advertência registada ou comportamento incorreto graves que contrarie os princípios de convivência e respeito institucional.
A comissão responsável pela avaliação e seleção dos participantes engloba elementos do Gabinete de Apoio aos Projetos Europeus, o Coordenador dos Cursos Profissionais e o Diretor do Curso de cada participante.